Tocar um negócio é como qualquer outra profissão. É normal em algum momento se sentir confuso ou perdido… principalmente quando temos a responsabilidade de tomar as decisões importantes do negócio. O que você pode não saber é que existe uma forma simples para evitar que o stress faça você escolher o caminho errado. Por isso, nesse artigo vou te mostrar uma estratégia que vai te ajudar a tomar as decisões importantes do seu negócio.
No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, fala sobre o assunto. Confira.
A estratégia dos 4 Ps para tomar decisões importantes
Se você trabalha com marketing ou tem algum conhecimento do assunto, pode estar pensando que estou falando dos 4 Ps do marketing… Na verdade, não é bem sobre esses 4 conceitos que vou falar aqui.
Quando se tem uma ação em mãos, que requer uma decisão de que caminho tomar, não tem jeito… A resposta certa não vai cair do céu. Se fosse assim, o mundo seria um lugar perfeito e não veríamos empresas fecharem por má administração.
Tem gente que diz que o bom empreendedor é aquele que age sem medo, aquele que arrisca. Isso não está errado… Contudo, é preciso colocar um parênteses:
O bom empreendedor é aquele que age sem medo, que arrisca, MAS tem conhecimento dos riscos que estará enfrentando. Ele nunca segue com uma ação sem antes fazer todo um mapeamento das possíveis consequências que pode acarretar.
A chave para tomar qualquer decisão que vá impactar o negócio é fazer uma análise de 4 conceitos fundamentais - os 4 Ps. Fazendo isso, é possível se prevenir de surpresas indesejáveis, sendo capaz de antecipar os resultados possíveis que uma ação pode ter.
Vamos a eles:
1 - Propósito
Todo negócio tem um propósito.
Mark Zuckerberg, quando criou o Facebook, tinha o propósito de revolucionar a maneira das pessoas se relacionarem...
Larry Paige e Sergey Brion, quando criaram o Google, tinham o objetivo de transformar a maneira das pessoas pesquisarem sobre qualquer coisa…
O sucesso e lucro que essas empresas alcançaram foram consequência de toda a paixão e tempo investidos pelos seus idealizadores nos seus propósitos.
Então, sempre que tiver uma decisão que precisa ser tomada em mãos, analise se o propósito dela está alinhado com o propósito geral da empresa. Veja se esse caminho vai deixar o seu negócio mais próximo de alcançar os seus objetivos.
Em certo momento da sua jornada para criar o Facebook, apontaram para o Mark Zuckerberg a oportunidade colocar anúncios na plataforma. Embora hoje isso exista e renda muito dinheiro para a empresa, na época a ideia foi descartada quase que imediatamente por ele.
Isso porque, apesar do potencial de gerar lucro para a empresa, a ação não estava alinhada com o propósito dela… Afinal, colocar anúncios no Facebook não ajudaria a rede a revolucionar o jeito das pessoas se relacionarem.
Portanto, não tome suas decisões apenas pelo lucro que elas podem gerar. Pense no propósito da sua empresa e o que ela oferece para seus clientes. Entregando o que você promete, o lucro virá naturalmente com o tempo.
2 - Potencial
Se a ação que você estiver analisando estiver alinhada com o propósito da sua empresa, o próximo passo é avaliar o potencial que ela pode ter.
Caso seja implementada e tenha sucesso, o que ela vai agregar para o negócio?
Nesse ponto é que devem ser avaliadas questões como faturamento, audiência, engajamento…
Mas o potencial não precisa ser necessariamente em números…
Uma ação pode agregar de várias formas diferentes para um negócio. Afinal, nem todas estão diretamente ligadas ao faturamento de uma empresa.
Por exemplo:
Uma empresa resolve mudar o ambiente de trabalho dos seus funcionários, colocando uma máquina de milk shake no escritório. Ao analisar essa possibilidade, o patrão percebeu que isso tinha um potencial de elevar o ânimo das pessoas, gerando engajamento interno e, consequentemente, aumentando o rendimento da equipe.
Portanto, o segundo P é para colocar na balança e ver o que essa ação pode agregar para o negócio como um todo.
3 - Probabilidade
Como o nome já diz, nesse ponto da tomada de decisão, você deve fazer uma estimativa das chances dessa ação dar certo, levando em conta os recursos que tem à disposição.
De 1 a 10, qual a chance dessa ação funcionar perfeitamente?
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Seria ótimo se tivéssemos a certeza absoluta que toda decisão vai dar certo.
Mas, como sabemos… não é assim que funciona. Então como fazer?
Digamos que você tenha um Ecommerce e decida abrir uma loja virtual, mas não tem qualquer conhecimento sobre o assunto.
Se tentar fazer tudo sozinho, sem esse conhecimento necessário, as chances disso dar certo são pequenas. Afinal, quando a primeira dificuldade aparecer, você não vai ter ideia do que fazer.
Agora, se buscar um direcionamento de alguém que já teve um Ecommerce e abriu uma loja virtual, provavelmente essa pessoa vai te indicar uma boa plataforma, te dizer que precisa de um orçamento “x” e de “y” funcionários.
Esse direcionamento já aumenta muito as chances dessa ação funcionar, pois você tem o caminho traçado e sabe quais as dificuldades que pode encontrar no caminho.
Portanto, esse é o momento de avaliar se os recursos que tem à disposição são capazes de levar a ação que deseja tomar a diante.
4 - Perda
O último passo da estratégia dos 4 Ps para tomar decisões importantes nos negócios é avaliar o que vai acontecer se a ação não der certo.
Ela está alinhada com o seu propósito, tem um potencial incrível e a probabilidade de dar certo é altíssima… Contudo, temos que estar prevenidos para o pior que pode acontecer.
Caso dê tudo errado com a ação, quanto de prejuízo você terá? O seu negócio tem como aguentar esse tipo de prejuízo? São essas as reflexões que deve fazer nesse momento.
Ignorar as chances da ação não dar certo é a causa de falência de milhares de negócios todos os dias.
Aqui entramos de novo naquela questão de agir sem medo de errar, arriscando os recursos da empresa.
Vamos voltar ao exemplo da criação da loja virtual:
Digamos que você decidiu seguir em frente por conta própria, sem direcionamento ou conhecimento do assunto. Na hora de avaliar as possíveis perdas que um fracasso poderia te acarretar, percebeu que os prejuízos poderiam chegar a 60 mil reais.
Bom, se você tem esse dinheiro em caixa e tem convicção que perder 60 mil reais é algo que o seu Ecommerce aguenta, talvez seja interessante seguir com essa ação. Mesmo não dando certo, você vai ganhar experiência que pode ser importante no futuro.
Agora, se analisar e perceber que o seu Ecommerce não tem condições de arcar com um prejuízo desses nesse momento, talvez seja melhor repensar essa ação com mais calma.
Saiba como tomar as decisões importantes para o seu negócio
Como falei antes, as decisões certas não caem do céu… É preciso muito cuidado e, principalmente, estudo para escolher bem os caminhos que uma empresa deve seguir.
Analisando cada decisão importante com essa estratégia dos 4 Ps, você fica protegido de surpresas indesejáveis que podem afetar negativamente o seu negócio.
Esse é o propósito de avaliar os benefícios e riscos que cada ação pode ter na sua empresa. Assim, tomar decisões importantes se transforma em uma tarefa mais fácil.
E ela pode ficar mais fácil ainda se você tiver ao seu lado uma pessoa que já tenha passado por aquelas situações. Ou seja, você precisa ter acesso a conteúdos criados por especialistas do mercado...
Para isso, é claro que nós podemos te ajudar!
Nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos…
Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!
Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui ou no botão abaixo: