Saber como montar uma equipe de sucesso é a preocupação de muitos empreendedores. Afinal, os bons resultados de uma empresa dependem muito das pessoas que trabalham nela. Quais as habilidades que você precisa procurar para montar um bom time? É isso que vamos responder neste artigo. 

A contratação de colaboradores é um ponto fundamental para companhias de todos os portes. No entanto, a maioria dos empresários brasileiros têm dificuldade na hora de saber como montar uma equipe de sucesso. 

Muitos optam por recorrer a amigos e familiares na hora de contratar mais pessoas para trabalhar em seus Ecommerces. Essa estratégia não é a mais indicada, sobretudo se o crescimento da empresa é o foco a longo prazo. 

Pode parecer óbvio, mas não é porque uma pessoa tem afinidade com você, que ela terá afinidade com a sua empresa. 

Somado a isso, também temos a tendência de centralização que muitos empresários experimentam. É a famosa cultura do “eupresário”, em que o dono da empresa quer dar conta de todas as atividades sozinho. 

A grande verdade é que, para crescer, um Ecommerce precisa de pessoas alinhadas aos valores do negócio. Isso é um verdadeiro time de sucesso. 

Mas, como montar uma equipe como essa? Se você também quer saber, te convidamos a ler este artigo e escutar o episódio 73 do EnPCast, onde Pedro Accioli, Gerente de Produtos e o Lucas Bezerra, Analista Financeiro do EnP, falam sobre o assunto. Ouça agora! 

Por que é importante montar uma boa equipe?

Montar uma boa equipe é fundamental para que uma empresa chegue ao sucesso que deseja no mercado. Nenhuma pessoa alcança o topo sozinha.

A partir do momento que você tem outras pessoas competentes envolvidas na sua empresa, maiores são as chances de ela prosperar como o almejado. já parou para pensar nisso?

A linha de raciocínio é simples: um negócio é composto por diversas áreas, que precisam ser desenvolvidas individualmente. Você não vai conseguir dar conta de tudo. Desista dessa falsa ideia…

O foco é você contratar colaboradores que chegam para somar, focando toda a expertise que possuem no crescimento do seu negócio. 

Como montar uma equipe de sucesso?

Existem muitas formas de se criar uma equipe de sucesso. O primeiro passo é conhecer bem a empresa e os seus objetivos. Dessa forma, você saberá exatamente o perfil profissional que poderá ajudar em seu crescimento.

Abaixo, listamos alguns dos elementos mais importantes para aqueles que desejam saber como montar uma equipe de sucesso. Veja:

1. Cuidado na contratação

É possível dizer que o êxito de um time é decidido desde a contratação. E isso vai desde a seleção dos currículos até o dia a dia do colaborador na empresa. 

Muitos empreendedores tendem a acumular funções, o que pode atrapalhar o andamento de tarefas em alguns momentos, inclusive nas entrevistas de contratação.

Nossa sugestão é que haja uma boa organização da rotina para que essa missão não sofra nenhum problema. Analise as informações e a postura do candidato desde o primeiro momento… mas com atenção e calma. 

2. Busque compatibilidade com a cultura da empresa

O maior segredo para montar sua equipe é definir os seus valores, ou seja: qual é a cultura da empresa. Sabendo disso pode buscar pessoas que encaixem, pois ela passará mais tempo com você do que sua própria família.

O livro “Empresas feitas para vencer“, de Jim Collins, traz pontos interessantes sobre o assunto. Ele ensina que antes de definir o que outra pessoa vai fazer dentro da equipe, é necessário antecipar uma possível sobrecarga de tarefas

Isso quer dizer que não adianta jogar no colo do seu funcionário uma porção de tarefas que ele não conseguirá cumprir. É preciso tempo para ensiná-lo tudo o que precisa saber antes para depois descobrir o que elas podem fazer.

O conceito disruptivo que o livro apresenta é exatamente esse: primeiro você coloca as pessoas no barco, depois descobre o que elas vão fazer. Trabalho nunca vai faltar, o primeiro e principal passo é escolher pessoas alinhadas com sua empresa.

3. Busque o equilíbrio entre competências técnicas e emocionais 

Quando estamos buscando profissionais para compor um time de sucesso, muitos empreendedores selecionam apenas profissionais que tenham o maior tempo de experiência, ou as conquistas mais relevantes para o mercado. 

Isso é muito importante, afinal, você precisa se certificar de que aquela pessoa tem as competências técnicas necessárias para ajudar a empresa. 

No entanto, não é possível ignorarmos o poder que as competências emocionais – chamadas de soft skills – também têm no desempenho geral de um time de sucesso. 

Pedro Accioli fala sobre a diferença entre essas competências no episódio 73 do EnPCast. Sobre as hard skills ele comenta: 

“As hard skills são as competências que a pessoa precisa dominar. [...] É o que nós colocamos no currículo. São aptidões técnicas, certificações, cursos complementares. São habilidades necessárias para desempenhar a função.”

Pedro Accioli 

O profissional segue explicando. Dessa vez, falando sobre soft skills

“As soft skills são competências comportamentais, aptidões mentais. [...] Autoconhecimento, liderança, trabalho em equipe, inteligência emocional são exemplos. [...] Essas são habilidades que, todos os dias, precisamos colocar em prática.”

Pedro Accioli 

Leia também: O que faz um auxiliar de Ecommerce? Entenda como contratar.

4. Faça um processo seletivo eficiente 

O processo seletivo tem esse nome exatamente porque é composto de diversas etapas que precisam ser seguidas em ordem. É comum que empreendedores optem por contratar novos funcionários apenas quando não estão mais dando conta, o que os incentiva a pular etapas do processo para que ele ocorra mais rápido.

Ainda assim, é essencial que todas as fases do processo seletivo sejam respeitadas. Desde a análise de currículos até as entrevistas comportamentais e, por fim, a proposta de contratação. Dessa forma, você garante que a pessoa certa estará integrando o seu time de sucesso. 

Pedro Accioli explica que as competências mais importantes para empreendedores vão variar de acordo com o momento do negócio. A ideia é analisar quais as necessidades da sua empresa e olhar para o mercado com esses objetivos em mente.

“O empresário precisa entender o momento em que a empresa está para entender qual o tipo de profissional necessário. [...] Se você precisa de uma pessoa que faça muitas atividades, você vai precisar de alguém com mais experiência, por exemplo.”

Pedro Accioli

5. Trabalhe para a integração e o treinamento do colaborador

Por mais que o profissional escolhido tenha boas competências técnicas, é natural que ele precise de um período de adaptação. Esse período vai ajudar a entender suas funções, conhecer seus principais pontos de contato dentro da empresa e começar a realmente colocar a mão na massa.

Por isso, invista um tempo para treinar e integrar esse colaborador, mostrando como realizar os processos e quais os pontos mais importantes da rotina de trabalho

Você também pode gostar desse artigo: O que faz um assistente de Ecommerce? Profissão, salário e mais.

6. Mantenha o diálogo aberto

Todo bom gestor deve estar aberto ao diálogo. Isso é ainda mais importante quando você tem um time com várias pessoas, visto que cada uma delas pode contribuir com insights interessantes para o negócio. 

Saber dialogar e ouvir a equipe cria um ambiente de confiança, onde todos se sentem confortáveis para contribuir. Aí está um bom ingrediente para uma equipe bem-sucedida, não acha? 

7. Divida as tarefas de forma justa

Quando as atividades estão mal divididas, sobrecarregando partes do time enquanto outras partes ficam ociosas, isso pode gerar um grande desequilíbrio. Uma situação que definitivamente prejudica as chances de uma equipe trabalhar em conjunto e ser bem-sucedida. 

Dividir as tarefas de forma justa também está relacionado com o perfil de cada colaborador. É ideal que as atividades estejam alinhadas com as habilidades de cada pessoa a fim de que a produtividade e a satisfação de todos sejam maiores. 

8. Dê feedbacks

Também é essencial que você implemente uma cultura de feedbacks. Do contrário, como seus colaboradores saberão que estão fazendo um bom trabalho ou terão a oportunidade de fortalecer os seus pontos mais desafiadores? 

A ideia é que você crie um processo de feedback regular. Ele pode acontecer a cada 6 meses, por exemplo. Atente-se apenas para a linguagem e o tom utilizados nesta comunicação. Mantenha um clima cordial e construtivo dentro da sua empresa! 

Leia também: Como ser um empreendedor? 31 dicas para ter sucesso no Ecommerce

Como montar uma equipe do zero?

Se você está montando uma equipe do zero e o seu negócio ainda está dando os primeiros passos, o ideal é que você foque em pessoas que tenham um alinhamento cultural maior com a sua empresa, mais do que aquelas que apresentam competências técnicas avançadas. 

No episódio 73 do EnPCast, Lucas Bezerra, analista do EnP, fala sobre o assunto da perspectiva do empreendedor: 

“No início, quando você começa a pensar em contratação, não faz muito sentido você buscar uma pessoa sênior. No início de qualquer negócio, o principal sênior que existe é o próprio empreendedor. [...] Ele conhece todos os aspectos do negócio, os produtos, enfim, tudo.”

Lucas Bezerra

O profissional fala, ainda, sobre como a contratação de uma pessoa no início do negócio pode ajudar o empreendedor a assumir atividades mais estratégicas

“À medida que os donos vão delegando as funções, eles são capazes de pensar, planejar e traçar as melhores metas. [...] O Ecommerce na Prática é um exemplo disso. [...] Ele começou o blog sozinho e hoje o time do EnP se expandiu.”

Lucas Bezerra

Estruture o seu negócio do jeito certo!

Muitos empreendedores querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade de encontrar um caminho claro para seguir. Resumindo, eles ficam travados e andando em círculos nessa jornada. 

E quando falamos isso estamos nos referindo a absolutamente tudo o que diz respeito à criação e estruturação de uma empresa. 

Se você se sente assim, temos uma boa notícia: nós podemos te ajudar!

Foi pensando em ajudar empresários como você que nós nós criamos a aula gratuita Ecommerce do Zero.

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é fundamental para montar uma equipe?

Para montar uma equipe, você precisa entender os objetivos da sua empresa, contratar com consciência, estar aberto para o diálogo, fazer a divisão de tarefas de maneira justa e implementar uma cultura de feedback.

Como treinar uma equipe de sucesso?

Alguns dos pontos mais importantes para treinar uma equipe de sucesso são: identificar as necessidades da equipe e os pontos de melhoria; escolher os objetivos de cada treinamento; criar métricas de avaliação; definir os tópicos que cada treinamento vai abordar; avaliar resultados e identificar processos que precisam ser alterados.

O que uma equipe precisa para ter sucesso?

Para ter sucesso, uma equipe precisa ter: objetivos bem alinhados; parceria e confiança entre os membros; organização; boa divisão de tarefas; diálogo; autonomia para colaboradores.