Apesar de muito se falar sobre a importância de uma assinatura digital para validar as tramitações sem precisar se deslocar, existem muitas dúvidas quando o assunto é Certificado Digital para o Ecommerce. Neste artigo, vamos entender alguns pontos importantes, desde o que é o Certificado Digital, para quais modelos de negócios ele é aplicado e também como obter um Certificado Digital se esse for o caso do seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é um Certificado Digital?

O Certificado Digital nada mais é do que  uma identidade da empresa mas de forma digital, como o próprio nome indica. Tudo o que for feito ou assinado por meio dele ganha validade jurídica. Cada vez que o Certificado Digital é usado uma assinatura digital é gerada, ou seja, ele serve para autenticar e assinar documentos que são fundamentais para o funcionamento das operações de diversas modalidades de negócio, especialmente para quem trabalha no e-commerce, facilitando processos e evitando deslocamentos e custos extras.

Bling ERP

Aproveite 4 meses gratuitos do Bling ERP utilizando o código #viverdeecommerce no site do Bling.

O trabalho no Ecommerce

Assim como o comportamento do consumidor mudou com a pandemia de COVID-19, fazendo com que a experiência de compra seja cada vez mais digitalizada, o comportamento do lojista também passou a mudar e para poder vender em canais variados e realizar operações é importante que se tenha mobilidade e flexibilidade. 

O Certificado Digital permite facilitar as transações legais da empresa, e por isso é muito importante que empresas públicas e privadas, especialmente quando se trata de e-commerce, assinam eletronicamente seus documentos e transações a fim de desburocratizar processos e agilizar o trabalho. 

Como adquirir um Certificado Digital? 

Para adquirir um Centificado Digital para a sua empresa, o primeiro passo é contratar um serviço que seja de uma Autoridade Certificadora habilitada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ICP-Brasil). 

Depois basta comparecer a uma das agências da Autoridade Certificadora com a documentação necessária para emissão do documento eletrônico. O preço varia de acordo com o modelo que for adquirido e ele pode variar entre A1 e A3. 

As diferenças entre as modalidades é basicamente o formato de armazenamento (token ou cartão) e o tempo de validade do documento. 

Também é possível obter um Certificado Digital via videoconferência, porém este formato somente é válido para o primeiro Certificado Digital, de fessoa física ou jurídica, restrito a validade de 12 meses, podendo ele ser um A1, no computador, ou A3, no cartão, token ou na nuvem.

Confira os Passos para Para realizar a videoconferência e obter o seu Certificado Digital

  1. Efetue a compra da sua certificação e aguarde a confirmação do pagamento;
  2. Realize o agendamento do atendimento escolhendo o dia e horário que deseja;
  3. Envie previamente os documentos exigidos;
  4. Acesse o link para o atendimento no dia e horário escolhido anteriormente.

Quais negócios devem contar com um Certificado Digital?

O Certificado Digital não é uma obrigatoriedade para as empresas, mas ele é um documento fundamental para realizar as seguintes operações:

1- Emitir Nota Fiscal Eletrônica

Como o Certificado Digital funciona como a assinatura eletrônica, na emissão de Notas Fiscais eletrônicas, ele  comprova a validade do documento fiscal, e também é exigido para emissão da NFC-e (Nota Fiscal Eletrônica do Consumidor).

2- Para empresas com mais de 5 funcionários

O Certificado Digital para empresas com mais de cinco funcionários é exigido nos demonstrativos de recolhimento do FGTS, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, além de outros encargos trabalhistas.

3- Para entregar a Relação Anual de Informações Sociais

A Relação Anual de Informações Sociais, ou RAIS, deve ser declarada todos os anos pelas empresas. O documento contém dados da atividade trabalhista, como horas extras, contribuições sindicais, salários e outras informações dos funcionários.

Leia também: O que é o Simples Nacional? Conheça as Possibilidades e Limitações

Quais as principais vantagens em ter um Certificado Digital para negócio no Ecommerce? 

A grande vantagem é, certamente, tornar o dia a dia mais prático e menos burocrático. Assim como a segurança, já que as transações ficam registradas no documento digital e não é preciso imprimir papéis ou precisar se deslocar até algum órgão de validação de assinaturas. Mas outros benefícios também podem ser destacados: 

Segurança

Com a assinatura digital é possível assinar documentos com valor jurídico e garantir a segurança das informações do seu negócio;

Sustentabilidade

Essa também é uma forma de economizar recursos sustentáveis, já que não é preciso deslocar-se para assinar documentos nem imprimir papéis para comprovar transações. 

Praticidade

Além de economizar tempo da equipe, o certificado digital também permite que ações contábeis sejam feitas sem complicações. 

Alinhado com um sistema de gestão de sua confiança, a administração do seu negócio passa a ficar cada vez mais digital e facilitada. Assim como o e-commerce é um processo natural para a evolução do nosso tempo, dispor de assinatura digital através de um Certificado eletrônico é importante para que o negócio cresça e permitindo que o empreendedor tenha mais tempo para pensar na empresa de forma mais criativa.