Para ganhar dinheiro e acumular capital e riquezas, você precisa conhecer essa fórmula. Se aplicá-la corretamente nas suas finanças, vai conseguir ajeitar sua vida financeira e, gradativamente, aumentar suas receitas.
No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, mostra como isso funciona. Confira.
Índice:
Tenha noção da sua situação financeira atual
Antes de te mostrar a fórmula para ganhar dinheiro, preciso que você tenha em mente a importância de estar atento à situação financeira.
É fundamental saber de tudo que acontece na sua conta: despesas, receitas, saques, depósitos…
Somente assim você fica capaz de traçar estratégias para aumentar seu capital.
Afinal, é impossível ganhar dinheiro e planejar alguma coisa para o futuro sem ter o controle das suas finanças.
Portanto, se você divide sua conta com mais alguém, seja exigente em relação à prestação de contas das movimentações feitas nela. Esteja sempre por dentro de tudo o que acontece para não se surpreender com uma falta de dinheiro em um momento inoportuno.
Estabilize suas finanças no verde para ganhar dinheiro
Além de ter plena consciência de tudo que se passa na conta, também é muito importante mantê-la no positivo.
Deixar uma dívida esquecida é a pior coisa que pode ser feita, pois sabemos como as taxas de juros, principalmente aqui no Brasil, são altíssimas.
O resultado disso é uma verdadeira bola de neve que, se não enfrentada rapidamente, fica muito difícil de segurar e impossível de ganhar dinheiro.
Portanto, tenha consciência das dificuldades que devem ser superadas e trace um plano para resolvê-las gradativamente.
Sabemos como as dívidas são um assunto delicado. Seria muito simples virar e falar “pague todas as dívidas antes de começar a se planejar”, mas não é assim que funciona.
Hoje, existem várias maneiras de negociar as dívidas, de uma maneira que elas possam ser pagas sem comprometer as suas finanças.
Ter algum dinheiro em caixa para eventuais emergências é fundamental para uma boa saúde financeira e para não contrair novas dívidas.
Divida sua receita
Uma vez que suas finanças estiverem sob controle e em ordem, pode começar a aplicar a fórmula para acumular capital e ganhar dinheiro.
Basicamente, o que você precisa saber é separar todos os seus ganhos mensais e dividí-los em duas partes: 80% e 20%.
Os 80% servem para você viver o seu dia a dia. Tudo o que você pode imaginar que gaste no seu dia a dia deve ser pago com esse orçamento.
Aqui estou falando de contas, comida, mensalidade da escola, viagens, compras, idas ao cinema...
Resumindo, tudo o que você gasta no seu dia a dia deve sair desse montante.
Renda Extra
Contudo, existem casos à parte. Se você precisa de 100% das suas receitas para conseguir tocar o seu dia a dia, não vou falar para você parar de comer para conseguir fazer essa divisão.
A saída, nesse caso, é ir atrás de alguma renda extra para que, no fim das contas, você tenha pelo menos 20% das suas receitas separadas dos seus gastos cotidianos.
E, como sabemos, existem várias formas de conseguir renda extra por aí, tanto na internet quanto no mundo físico.
Invista os 20% restantes em ativos geradores de caixa para ganhar dinheiro
O dinheiro que sobrou daquela divisão que te falei deve ser investido. Mas não estou falando de qualquer tipo de investimento…
Afinal, no começo não podemos nos dar ao luxo de sair arriscando o nosso dinheiro em apostas que podem ou não dar certo. É preciso investir com segurança para não ter dores de cabeça.
Portanto, os 20% da sua receita mensal deve ser investido em ativos geradores de caixa.
Vou te explicar aqui o que são:
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
No mercado de capitais, existem diferentes tipos de ativos financeiros.
Eles nada mais são que ativos líquidos intangíveis, como depósitos bancários, obrigações e ações, cujo custo é derivado de acordo com o contrato que eles representam.
Cada um deles tem uma particularidade e característica específica.
Os ativos geradores de caixa são aqueles que geram juros, dividendos, aluguel ou alguma forma de renda com recorrência.
Esses ativos são ótimos para quem quer obter uma renda extra através do mercado de capitais.
Ações
Quando você compra ações de uma empresa, passa a ter direito sobre os lucros que essa empresa distribui para os seus sócios na forma de dividendos e juros sobre capital.
Investir em ações pode ser muito lucrativo pela valorização da própria ação. Contudo, uma estratégia que dá muito certo é o investimento em empresas que pagam bons dividendos.
Isso porque o recebimento de dividendos não tem a incidência de Imposto de Renda, uma vez que a própria empresa já paga esse imposto sobre os seus lucros.
Existem segmentos que, tradicionalmente, são bons pagadores de dividendos, como as instituições financeiras e as concessionárias de serviços públicos.
Imóveis
Outro ativo gerador de caixa são os imóveis. Quando alugados, eles geram uma renda mensal. Contudo, diferentemente de outros investimentos, ele requer muito tempo do proprietário.
Além disso, imóveis requerem muito capital, portanto é mais difícil diversificar a sua renda e os riscos em vários imóveis do que em outros ativos financeiros.
No entanto, se se você já tem um imóvel que está parado, ele pode ser uma boa fonte de renda, desde que você cuide dele e consiga alugar por um bom preço.
Fundos Imobiliários
Uma alternativa para quem quer aproveitar os ganhos possíveis dos imóveis, mas não pode ou não quer investir um grande valor no segmento, são os fundos imobiliários.
Eles são negociados diretamente na bolsa de valores e têm o pagamento recorrente de aluguéis.
Como você estará comprando cotas de um fundo de investimento, não precisa investir um alto valor. Além disso, é possível investir em segmentos que não sejam residenciais, como shoppings, lajes corporativas, galpões…
Invista em negócios que gerem fluxo de caixa positivo para ganhar dinheiro
Todo esse investimento feito em ativos geradores de caixa vai render dinheiro, que você deve, todo mês, reinvestir em outros ativos.
Depois de algum tempo, você vai perceber que já acumulou uma boa quantia apenas fazendo esse tipo de investimento. Quando sentir que está em uma situação financeira segura o suficiente, pode passar a investir em negócios diretamente.
Mas lembre-se que nem todas as grandes ideias acabam resultando em grandes negócios. É muito mais seguro investir em empresas que já estão validadas e que gerem fluxo de caixa positivo.
Isso porque esses negócios já passaram por toda a fase de experimentação e validação da marca, já têm um público definido e números que comprovem a sua lucratividade.
Comece a acumular riquezas agora
Como você viu, qualquer um pode começar sua caminhada rumo à riqueza a qualquer momento. E o que pode ser riqueza para uns, pode não ser para outros. Quem vai definir até onde se pode chegar é você.
Podemos resumir a fórmula da riqueza, portanto, em 4 etapas:
- Organizar a situação financeira
- Estabilizar as finanças no positivo
- Dividir as receitas em 80% e 20%
- Investir os 20% em ativos geradores de renda e, posteriormente, em negócios que gerem fluxo de caixa positivo
Seguindo esses passos, você terá, a médio e longo prazo, uma vida extremamente próspera e rica. Basta ter disciplina para sempre separar os 20% do restante do orçamento.
A caminhada até a riqueza pode ser feita. Porém, existem alguns erros comuns que podem atrapalhar essa jornada. É sobre eles que o Bruno de Oliveira, um dos maiores especialistas em Ecommerce do país fala nesse outro artigo.
Saiba mais sobre isso: