Definição
CAPTCHA é um teste usado em sites para distinguir entre humanos e bots. A sigla significa "Completely Automated Public Turing test to tell Computers and Humans Apart", ou “teste de Turing público, totalmente automatizado, para distinguir entre computadores e humanos”.
Esses testes geralmente apresentam textos distorcidos, imagens ou desafios que são fáceis para humanos resolverem, mas difíceis para programas automatizados.
O objetivo é proteger sites contra atividades automatizadas maliciosas, como spams e fraudes.
Origem do termo
O conceito de CAPTCHA foi desenvolvido por pesquisadores da Carnegie Mellon University em 2000.
A tecnologia foi criada para prevenir que bots automatizados acessassem serviços online de forma fraudulenta.
Com o tempo, várias formas de CAPTCHA foram desenvolvidas, incluindo o reCAPTCHA, que foi adquirido pelo Google em 2009.
O reCAPTCHA usa tecnologia mais avançada para diferenciar humanos de bots, inclusive com desafios de reconhecimento de imagens e comportamento do usuário.
Como usar “Verificação por CAPTCHA” na prática
Para implementar CAPTCHA em seu site, você pode usar serviços como o Google reCAPTCHA.
Isso pode ser feito integrando um simples código HTML e JavaScript nas páginas onde você deseja proteger, como formulários de login ou de comentários.
Por exemplo, se você possui um e-commerce, pode usar CAPTCHA para garantir que apenas humanos consigam criar contas, evitando assim a criação de perfis falsos por bots.
No entanto, ao escolher um CAPTCHA, é importante considerar a acessibilidade, oferecendo opções de áudio para usuários com deficiência visual.
Conteúdos sobre o tema
A verificação por CAPTCHA é uma medida de segurança importante para muitas lojas virtuais. Para entender mais sobre o tema, leia: