O conteúdo gerado pelo usuário ou UGC tem o potencial de impactar seu negócio de forma muito positiva, e é por isso que é importante saber como conquistar esse tipo de conteúdo de forma autêntica.
Você que vende no digital sabe o desafio que é criar conteúdo interessante diariamente para a sua audiência. Nesse contexto, o UGC ou conteúdo gerado pelo usuário é uma mão na roda para facilitar esse processo.
Essa estratégia tem sido muito utilizada principalmente pelos Ecommerces. Basta observar que grande parte das lojas virtuais tem seção de comentários do produto, onde você pode ter acesso ao que os outros clientes estão falando dos produtos e das lojas.
Mas o conteúdo gerado pelo usuário pode e deve ir muito além dos comentários sobre o produto e hoje vamos te mostrar como usar o UGC como estratégia para quebrar objeções e vender muito mais!
Índice:
O que é UGC?
UGC é o mesmo que conteúdo gerado pelo usuário e, como o nome já sugere, se refere a qualquer forma de conteúdo gerado pelos consumidores para uma marca.
É importante lembrar que esses conteúdos podem ter qualquer formato, desde vídeos de resenhas de produtos, postagens em blogs ou até mesmo postagens nas redes sociais e em fóruns de discussão online.
O mais importante aqui é que o conteúdo gerado pelo usuário ajuda os visitantes online a confiar sobre o seu negócio e assim a principal objeção de compra, que é a falta de confiança em uma marca pode ser quebrada.
Afinal, essa forma de informação boca a boca pode fazer clientes em potencial se moverem mais rápido através do funil de vendas. Isso porque o conteúdo gerado pelo usuário é considerado mais autêntico e confiável do que o marketing gerado pela sua empresa.
Por que o Conteúdo Gerado pelo Usuário, ou UGC, é tão importante?
É tudo uma questão de criar confiança. Basta avaliar o que te leva a considerar uma marca nova como autêntica e confiável. É bastante provável que você se sinta mais à vontade para comprar um produto quando vê que outras pessoas estão satisfeitas com ele.
Independentemente do formato, o conteúdo gerado pelo usuário traz uma grande recompensa para as marcas e negócios, com alguns benefícios impressionantes, como:
- Coleta e compartilhamento fáceis de avaliações genuínas;
- Construir uma comunidade e uma base de fãs leais em torno da sua marca;
- Direcionar visitantes para seu site já com uma forte intenção de compra;
- Marketing acessível e de baixo custo.
Como aproveitar o UGC no seu negócio?
1. Incentive seus clientes a falar
É sempre um bom momento para mostrar ao mundo como seus clientes estão felizes e, especialmente através do UGC você pode transmitir isso de uma forma autêntica.
Por isso, para conquistar esse tipo de conteúdo você deve incentivar os seus clientes a falar. Isso pode acontecer de várias formas, como nas avaliações de produto, nas campanhas com hashtag nas redes sociais, com fotos, vídeos… Não há limites para a criatividade quando se trata de UGC.
Com esse conteúdo em mãos e a devida permissão do cliente, você pode compartilhá-lo nos seus diferentes canais de comunicação e de venda, incluindo e-mails marketing, redes sociais e em todo o seu site.
Um bom exemplo de UGC são as fotos dos seus consumidores que podem ser usadas para tranquilizar os clientes em potencial em relação à aparência de seus produtos na vida real, fora de um estúdio, e demonstrar como eles estão sendo usados.
Assim, você gera confiança na sua marca, o que deixa seus compradores mais entusiasmados com seus produtos e, por fim, leva a um maior número de vendas.
2. Envolva a audiência que ainda não está comprando
O conteúdo gerado pelo usuário é uma ferramenta poderosa para construir a prova social que você precisa para construir uma marca relevante nas redes sociais...
E ter uma boa visibilidade nas redes sociais aumenta a probabilidade de que seu produto seja o mais lembrado pelas pessoas quando elas precisarem de algo que você oferece.
Por isso, o UGS tem o potencial de te ajudar a dar um passo a mais para construir um relacionamento duradouro com a sua audiência dentro e fora da sua loja virtual.
COMECE SEU ECOMMERCE DO ZERO HOJE E FATURE OS PRIMEIROS 30 MIL EM 90 DIAS
Aula exclusiva (e gratuita) começando em:
00 horas
10 minutos
00 segundos
Dessa forma, é mais provável que eles indiquem sua marca para seus amigos e familiares quando chegar a hora certa.
3. Aproveite as avaliações e análises dos clientes
Lá no final da década de 90, sites como Amazon, Tripadvisor e Yelp começaram a permitir que os clientes postassem publicamente comentários de um produto ou serviço para que outras pessoas vissem online.
De lá para cá, muita coisa mudou e hoje temos avaliações muito mais visuais, com fotos e vídeos. Porém, uma coisa permanece igual: o fato que 88% dos clientes em potencial consideram as avaliações de produto no momento das suas decisões de compra online.
Ou seja, as avaliações de clientes oferecem aos novos usuários uma garantia antes da decisão final de compra, o que ajuda a aumentar ainda mais a confiança do cliente e consequentemente a reputação da sua empresa.
Leia também: 11 Estratégias de Marketing Digital que vão ALÉM dos Anúncios
4. Meça e Analise os resultados do conteúdo gerado pelo usuário
Para ter certeza de que a sua estratégia de UGC está funcionando, você tem que medir os resultados. Não importa quais sejam seus objetivos, conhecer os resultados das ações com UGC é uma obrigação sua.
Por isso, faça testes do tipo A/B em campanhas com e sem uso do UGC, avalie os resultados de campanhas nas redes sociais e aos poucos vá descobrindo a melhor forma de aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário para quebrar objeções e aumentar as vendas do seu negócio.
E acima de tudo, use esta oportunidade como uma chance de interagir mais com seu público e construir uma relação mais sólida com seus seguidores.
Guia de boas práticas para compartilhar o UGC ou conteúdo gerado pelos usuários
Antes de começar a aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário, é importante ter em mente algumas questões:
Peça permissão ao usuário para usar o conteúdo gerado por ele
No Instagram, por exemplo, antes de usar o print de um comentário, é conveniente enviar ao criador uma mensagem para perguntar se você pode compartilhar aquele conteúdo.
Essa postura além de ser a mais correta vai te ajudar muito a construir uma relação de confiança com o seu cliente.
Sempre dê os créditos do criador do conteúdo
Embora o compartilhamento de UGC em plataformas sociais tenha se tornado comum, ainda existem algumas áreas cinzentas sobre qual é o melhor protocolo para repostagem de conteúdo de outra fonte.
Antes de compartilhar sua próxima parte do UGC, certifique-se de marcar todas as caixas obrigatórias antes de clicar em compartilhar.
Assine o Ecommerce na Prática para ter acesso a todos os nossos cursos e treinamentos!
Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…
O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.
A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.
Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:
- Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
- Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
- Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
- Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.
Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!