Nem sempre a mensagem em texto será eficaz. Especialmente para produtos de alto ticket, é comum as pessoas querem uma interação, no mínimo por telefone. Isso é algo considerado básico para todo tipo de Ecommerce. Entretanto, hoje, múltiplas empresas já substituíram as ligações convencionais por telefonia VoIP.

Mas o que é telefonia VoIP?

Neste artigo, explicamos o que é e como usar a Telefonia VoIP no Ecommerce para reduzir custos e melhorar a qualidade do atendimento via telefone.

O que é Telefonia VoIP?

O termo VoIP é um acrônimo para Voice Over Internet Protocol, em inglês, e pode ser traduzido para voz sobre protocolo de rede. Essencialmente, esta é uma tecnologia desenvolvida para atingir o objetivo de possibilidade comunicações por voz através da conexão via internet, ao invés do uso de redes de telefone convencionais.

Seu funcionamento pode ser explicado de forma simplificada através da imagem abaixo: 

O que é Telefonia VoIP

Portanto, a telefonia VoIP é o que possibilita chamadas de voz entre dois ou mais usuários através do uso da internet. 

Talvez você já até tenha usado este recurso em algum aplicativo de mensagens ou sistema de atendimento ao cliente...

Diversos aplicativos já oferecem chamadas VoIP como um recurso para ligações e atendimento ao cliente, como o JivoChat, WhatsApp, Viber, Telegram, Facebook Messenger, Skype, Google Hangouts, entre outros.

Entretanto, devemos mencionar que a telefonia VoIP não se limita às ligações entre dois dispositivos conectados à internet. 

Na verdade, é possível realizar ligações através de ferramentas VoIP para números de telefone convencionais, através de operadores de telefone.

Leia também: Como melhorar o seu atendimento ao cliente com JivoChat

Telefonia VoIP para atendimento no Ecommerce

O atendimento ao cliente é um dos pilares do sucesso no Ecommerce. Por isso, oferecer a melhor experiência aos seus consumidores e otimizar seus canais de atendimento é determinante.

Diferente do uso do telefone convencional, através de uma solução profissional para atendimento online, você poderá aproveitar todos os diferenciais oferecidos por esta tecnologia através de recursos projetados para otimizar o atendimento. 

Conheça alguns destes recursos:

1- Retorno de chamadas

Também conhecido como Callback, o retorno de chamadas é uma funcionalidade realmente capaz de revolucionar a qualidade do atendimento via chamadas por voz em seu Ecommerce. Isso porque ele é capaz de eliminar completamente o tempo de espera na linha. 

Com o retorno de chamadas, ao invés de ligar para seu telefone comercial, clientes poderão, através de um widget na página de seu Ecommerce, solicitar uma ligação de um de seus representantes.

Dessa forma, assim que um operador da equipe de atendimento ao cliente estiver disponível, ele poderá imediatamente retornar a ligação e entrar em contato com o cliente - que não precisará ficar esperando na linha.

A telefonia VoIP no Ecommerce ajuda a melhorar o tempo de resposta deste canal de atendimento - uma métrica crucial para que consiga garantir a satisfação dos consumidores.

2- Transcrição de chamadas

Hoje, todos os melhores sistemas de telefonia - convencional ou VoIP - oferecem a possibilidade de gravar ligações, tanto para segurança do consumidor e da empresa quanto para auditorias internas e acompanhamento.

Mas escutar cada ligação por extenso toma muito tempo. 

Por isso, outra grande vantagem de uma ferramenta de telefonia VoIP para seu Ecommerce é a possibilidade de transcrever ligações em texto.

Dessa forma, torna-se possível ler tudo o que foi discutido rapidamente e armazenar todas as informações ao cadastro de seus clientes dentro de ferramentas de atendimento ou em seu sistema de CRM, por exemplo.

3- Integração com outros canais

Se você já trabalha com uma ferramenta de atendimento ao cliente em sua loja virtual, como um chat online ou suporte via redes sociais, já deve saber como alguns consumidores ainda preferem conversar com sua equipe através de chamadas por voz.

Saiba que é possível trabalhar com ferramentas integradas de telefonia voIP no Ecommerce. 

Os clientes podem migrar de uma conversa no chat para uma chamada de telefone sem qualquer dificuldade - bastando apenas estar conectado à internet. Seus clientes não precisam estar na área de cobertura de operadores de telefone. 

Além disso, você poderá economizar ao ligar para os mesmos diretamente através de uma plataforma de atendimento online integrada de forma gratuita, usando apenas a internet.

Vale a pena usar Telefonia VoIP no Ecommerce

Diferente do uso de um telefone comercial, com o VoIP você garante um maior alcance e seus clientes não ficam limitados à área de cobertura das operadoras de telefone - eles podem ligar para você mesmo que estejam fora do país, por exemplo, desde que estejam conectados à internet, claro.

Além disso, ligações VoIP entre dois ou mais dispositivos conectados à internet são inteiramente gratuitas para a sua empresa.

Por outro lado, caso queira ligar através da internet para telefones convencionais, soluções profissionais de VoIP oferecem pacotes de créditos para isso - normalmente, muito mais baratos que o preço praticado por operadores de telefone comercial convencional.

Saiba mais sobre como a telefonia VoIP funciona na prática através da ferramenta profissional do Jivochat e otimize o atendimento por telefone em seu Ecommerce imediatamente. 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!