O consumidor está cada vez mais exigente? Sim. A concorrência é cada vez mais voraz? Certamente. Nesse cenário, a primeira coisa que vem à cabeça é baixar o preço dos produtos para aumentar as vendas. Leia esse texto e entenda por que esse pensamento NÃO vai levar seu Ecommerce ao sucesso.

Pontos gerais

Ao abrir uma loja virtual, você tem que conhecer bem sua persona e saber qual a faixa de preço ideal, levando em consideração os custos da empresa, margem de lucro e também a concorrência. Entretanto, isso não significa que você precise ter o preço mais baixo do mercado para vender. Adote estratégias que diferenciem seu Ecommerce dos demais, fidelize seu público, otimize seus processos e crie uma experiência que faça valer a pena cada centavo extra gasto pelos compradores nos seus produtos.

Prejuízos do preço baixo

Se você vende a um preço muito baixo, certamente sua margem de lucro será menor. Isso pode se tornar um problema, especialmente se o planejamento não tiver sido bem feito. Sua loja online paga impostos, taxas para adquirentes e marketplaces, investe em comunicação e talvez até tenha funcionários. Além disso, você tem as contas fixas a pagar e diversos imprevistos em que pode precisar de dinheiro. Vender muito barato pode acabar sendo um tiro no pé, fazendo seu Ecommerce andar no vermelho ou muito próximo disso.

Ainda que sua loja virtual consiga se manter no início com preços muito baixos, há outra questão que deve ser analisada. Muitas marcas comprometem a qualidade de produtos para reduzir custos e tentar vender de forma mais competitiva. Mas esse tipo de postura compromete a satisfação do cliente e mancha a imagem do seu negócio. Ao receber um produto que o decepciona, o consumidor também fica insatisfeito com a loja online responsável. Ele não vai voltar a visitá-la. Para piorar, pode usar o poder das redes sociais e o Reclame Aqui para criticar a empresa. Essa propaganda negativa vai acabar fazendo com que você tenha menos vendas. Ou seja, vendeu o produto barato, teve margem de lucro menor e ainda vendeu menos.

Como lidar com a concorrência de lojas físicas?

Preço baixo não significa vendas altas

A ideia de que o fluxo de vendas está ligado diretamente ao preço do produto não se aplica na prática. A primeira reação de um possível cliente que avista um preço muito baixo em uma loja online é a desconfiança. Além disso, seu Ecommerce precisa ser visto e visitado para converter. Se suas estratégias de comunicação são fracas e o posicionamento no mercado não é bom, como as pessoas vão chegar até seus produtos? Nem mesmo os preços competitivos vão trazer o volume de vendas desejado.

Afinal, o que vai te fazer vender mais?

A pergunta óbvia é: 'se não é o preço baixo que vai me levar ao sucesso, o que vai?"

A resposta envolve diversos fatores muito importantes. Clientes que buscam apenas preço têm milhares de opções na internet para comprar. Por isso, sua loja virtual tem que focar em proporcionar uma experiência de compra especial, além de entregar um produto de qualidade. Pequenas coisas e ações estratégicas vão fazer o consumidor ter a certeza de que comprar na sua empresa vale a pena, independentemente de ter que gastar um pouco a mais por isso.

Foco na experiência

Proporcionar uma experiência de compra memorável é o melhor meio de vender. Para isso, otimize e qualifique todos os processos, desde a arquitetura da loja virtual, passando pela facilidade de realizar a compra até chegar ao ponto mais aguardado: a entrega do produto. Além disso, o Ecommerce deve proporcionar um atendimento ao cliente memorável e estar trabalhando sempre para fidelizar seu público. As pessoas sempre voltam às lojas em que se sentem bem tratadas.

Overdelivering: como superar expectativas e vender mais

7 dicas para fidelizar seus clientes

Atração de clientes que funciona

Seja o preço alto ou baixo, sua loja virtual só vai vender se for visitada regularmente. E como fazer isso? Invista em comunicação e anúncios. Faça sua marca presente em redes sociais para atrair possíveis compradores, crie campanhas de email marketing interessantes e cative seu público com conteúdo de qualidade. Trace uma estratégia de anúncios que faça seu Ecommerce estar no lugar certo, na hora certa. O posicionamento e os canais escolhidos vão fazer toda a diferença.

Os clientes e a reputação do seu negócio são muito mais importantes do que o preço dos produtos.  Aposte em qualidade, estratégia e excelência para ter mais vendas e mais lucro em seu Ecommerce. Não deixe sua marca ser vista como uma opção apenas de preço. Ofereça diferenciais para alcançar o sucesso.

Quer receber todo o conteúdo do Ecommerce na Prática? Entre na Lista Vip