Receber comida em casa, pegar um produto de alguma loja ou até mesmo entregar trabalho na faculdade... Se você já precisou de um serviço desse tipo, provavelmente já ouviu falar da Rappi, um dos casos de sucesso do Ecommerce.

O que talvez seja uma surpresa é que a empresa especializada em logística de entrega superou os 3 bilhões de dólares de valor de mercado em apenas 4 anos!

Considerada um dos principais aplicativos da América Latina, a Rappi bate de frente com gigantes como Ifood e Uber, conquistando cada vez mais espaço.

Crescer dessa maneira e incomodar grandes players do mercado, em apenas 4 anos, não é algo que se veja todos os dias… Nesse artigo, vou te mostrar a trajetória da empresa até atingir o patamar que tem hoje.

Ideia Milionária vs. Mercado Concorrido

Quando surgiu a Rappi, já existiam vários aplicativos de delivery por aí: Ifood, Uber Eats, Apptite… Eles já estavam ou consolidados, ou muito próximos no processo de consolidação de mercado. 

Então como ingressar em um mercado onde os concorrentes já tinham adeptos e seguidores fiéis?

Foi esse o pensamento que circulou na cabeça dos três idealizadores do aplicativo, Felipe Villamarín, Sebastián Mejía e Simon Borrero.

Mas, após uma análise aprofundada, perceberam que todos esses aplicativos focavam exclusivamente no delivery de comida.

Daí surgiu a ideia de entrar com uma nova categoria.

A Grande Sacada da Rappi para ser um caso de sucesso

Os sócios se deram conta de que “Delivery de Comida” é apenas um pedaço de um mercado gigantesco: o de logística de entrega. E, para pessoas que não têm tempo ou não querem sair de casa para buscar algo na rua, esse é um serviço importante.

Rappi ideia milionária

A Rappi, então, foi o primeiro aplicativo a expandir o campo de atuação. Em vez de entregar apenas comida ou produtos - como fazem transportadoras comuns -, decidiram entregar Tudo o que o Cliente Deseja.

Para tornar isso possível no aplicativo, a Rappi incluiu o botão “qualquer coisa”, além dos habituais “supermercado” e “restaurante”. E, com esta nova proposta de serviço, se lançou no mercado.

Essa foi a grande sacada da Rappi: enquanto outros aplicativos se limitavam a um ou dois tipos de serviço, a Rappi expandiu o leque de opções do aplicativo.

Hoje, as opções são infinitas.

Pessoas em Primeiro Lugar

O grande diferencial da Rappi é permitir que pessoas resolvam problemas sem sair de casa. Essa é a grande “dor” que a empresa se propõe solucionar.

A Rappi está o tempo todo buscando entender as necessidades das pessoas. Assim, podem proporcionar a melhor experiência, atendendo no que for preciso, a qualquer momento do dia.

Rappi pensa primeiro nas pessoas

Para fazer isso da melhor forma, eles incluem entrega 24 horas, todos os dias da semana e com preços iguais aos das lojas com as quais tem parceria.

Além disso, aqueles 3 botões de quando a empresa surgiu já se transformaram em mais de 10. A opção “qualquer coisa” ainda existe e, quando alguém a utiliza, a Rappi avalia a demanda daquele tipo de pedido para ver se vale a pena criar uma nova categoria.

Depois que as pessoas perceberam todas as utilidades do aplicativo, o crescimento da empresa foi exponencial. Hoje, a marca funciona em 7 países (Colômbia, Brasil, Peru, Chile, Uruguai, México e Argentina).

“O sonho da Rappi é se tornar referência na América Latina como super aplicativo”, diz Ricardo Bechara, diretor de expansão e cofundador da Rappi no Brasil.

Ser um “super aplicativo” significa oferecer, na mesma plataforma, múltiplos serviços.

O Desafio do Crescimento Exponencial

Crescer de forma exponencial e alcançar a casa dos bilhões é incrível. No entanto, traz um desafio para a empresa: não comprometer a qualidade do serviço oferecido. 

Perigo no crescimento exponencial

O foco da Rappi, então, é em inovar e evoluir de forma constante, pensando sempre no público. É só assim que a startup vai conseguir alcançar aquele sonho de ser um super aplicativo.

E “inovação”, neste caso, não quer dizer uma novidade tecnológica necessariamente. Os lançamentos variam desde melhorias no aplicativo e anúncios de novas parcerias até campanhas de engajamento para atrair novos clientes.

Uma das campanhas que fez muito sucesso aconteceu na Copa São Paulo de Futebol Júnior deste ano. A Rappi colocou um entregador em campo para entregar a bola da partida para o juíz e distribuiu bonés para os torcedores presentes no estádio.

Outro exemplo da Rappi brasileira é a estratégia de lançar um novo produto a cada 20 dias. Com ela, a empresa conseguiu um incrível crescimento no volume de entregas de 30% ao mês.

A Empresa de 3 Bilhões de Dólares

O sucesso do negócio alcançou tamanho resultado lá no início que, um ano após a fundação, a Rappi recebeu o apoio da Y-Combinator para participar de seu programa de desenvolvimento.

A entrada desse grande player abriu as portas para os fundos de capital de risco. Hoje, são 34 investidores, que, em oito rodadas de investimento, injetaram mais de 1,7 bilhão de dólares na empresa (6,41 bilhões de reais).

Todo esse investimento e a prospecção de crescimento da empresa fez com que o valor da marca superasse os 3 bilhões de dólares. 

Isso mesmo. A Rappi vale 3 bilhões de dólares.

A empresa de 3 bilhões de dólares

E isso em apenas 4 anos de existência.

A chave do sucesso foi conseguir investidores que estavam alinhados com a visão estratégica da Rappi. Eles entendem a necessidade de gastar dinheiro para abrir novos mercados e conquistar novos clientes.

E não há dúvidas de que o investimento deu certo. 

Hoje a Rappi conta com mais de 3 mil funcionários, 80 mil parceiros, 9,3 milhões de usuários ativos e está presente em 40 cidades.

Mas o objetivo da empresa é muito maior.

O plano é converter para o aplicativo 700 milhões de consumidores da América Latina. Isso equivale a quase a metade da população da China!

Vamos ficar de olhos abertos e acompanhar esta evolução.

O Sucesso em 5 Etapas

Fernando Vilela resumiu o sucesso da trajetória da Rappi em 5 mindsets fundamentais:

  • Problemas geram negócios;
  • Marketing é muito mais que uma logo ou branding hoje em dia;
  • Muito foco no digital;
  • Nunca perder oportunidades;
  • Escutar os anseios dos seus clientes. “O importante é sempre estar atento.”

Portanto, conhecer o mercado, construir uma marca forte e aprender a ter boas estratégias para impulsão são fundamentais para o desenvolvimento de um negócio de sucesso.

Nesse artigo, você encontra outro caso de sucesso: o da Desinchá.

E você pode aprender a fazer isso no seu próprio negócio!

Assistindo a nossa aula grátis, você vai conhecer o método de sucesso do Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática e um dos maiores especialistas em Ecommerce do país.

Tudo que fez a Rappi dar certo, como construção de marca, impulsionamento, construção de audiência e vendas, está dentro desta aula gratuita.

Não deixe essa oportunidade passar!