Nômades digitais são pessoas que usam a internet para trabalhar de qualquer lugar, ganhando mais liberdade geográfica e de tempo. Existem muitas profissões que permitem atuar como nômade digital – mas o empreendedorismo é uma das mais populares. 

Você já pode ter ouvido falar sobre nômades nas aulas de geografia ou história. O termo é usado para designar povos antigos que não tinham uma residência fixa, ou seja, se mantinham em constante movimento ao longo do tempo.

Hoje em dia, no entanto, os nômades não têm nenhuma relação com a antiguidade. Estes são profissionais independentes, que atuam em qualquer lugar e fazem o seu próprio horário. 

Como você pode ver, os nômades de hoje, ao contrário de nossos antepassados,  são possíveis apenas por causa do avanço tecnológico e da internet

Se você também quer experimentar mais liberdade em sua carreira, existem algumas opções que podem te ajudar na transformação em um nômade digital. Neste artigo, nós vamos falar sobre algumas delas. 

Temos certeza de que este conteúdo vai te inspirar a tomar as rédeas da sua própria carreira. Vamos começar? 

O que é ser um nômade digital?

Um nômade digital é um profissional que trabalha remotamente por meio da internet. Em outras palavras, ele não precisa estar alocado em uma empresa para realizar as suas tarefas profissionais. 

Os nômades têm sido cada vez mais comuns nos mais variados segmentos de mercado. Empresas de tecnologia, por exemplo, já aderiram em massa ao home office. Em outros segmentos… essa revolução ainda anda a pequenos passos. 

Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que 1 a cada 4 pessoas poderia trabalhar remotamente no Brasil. Isso é o equivalente a 20,4 milhões de pessoas, ou 24,1% do total da população em idade produtiva. 

Um estudo do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), no entanto, revela que apenas 10% dos trabalhadores do País adotaram a modalidade de trabalho remoto nos últimos anos. E a maior parte desses trabalhadores se concentram em regiões urbanas, como o Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. 

Seja por falta de infraestrutura ou por falta de conhecimento sobre o assunto, a verdade é que os benefícios de se trabalhar remotamente não podem ficar restritos apenas à população que vive nos grandes centros. 

Se você é uma pessoa que deseja ter mais liberdade em sua profissão, mas não sabe por onde começar, nós temos algumas dicas sobre como se tornar um nômade digital. Vamos compartilhá-las nos próximos tópicos. 

Leia também: Negócios milionários: conheça 8 histórias de sucesso no empreendedorismo brasileiro | Ecommerce na Prática 

O que preciso para ser um nômade digital?

Para ser um nômade digital é preciso, em primeiro lugar, uma conexão estável com a internet, além de equipamentos para o trabalho remoto. Também é necessário ter uma boa dose de disciplina e comprometimento com as tarefas que se propõe a realizar. 

Não existem conhecimentos prévios totalmente indispensáveis para trabalhar como um nômade digital. Isso porque é possível trabalhar remotamente nos mais variados segmentos de mercado. 

O que pode existir, no entanto, é a necessidade por ferramentas específicas, que vão variar de acordo com as atividades que você desempenha. Um recurso que é comum a quase todos os nômades digitais são as ferramentas de chamada em vídeo.

Quanto ao ambiente de trabalho, muitos profissionais do tipo optam por lugares como cafeterias, bibliotecas públicas, espaços de coworking, hotéis, etc. Ao contrário do que muitos podem pensar, ter um “escritório na praia” pode não ser tão prático assim no dia a dia. 

É preciso lembrar que, quando você é um profissional independente, os seus conhecimentos são o ativo mais importante que você tem. Por isso, é essencial que você tenha muita disposição para aprender, seja com cursos pagos ou conteúdos gratuitos. 

Quais as vantagens de ser um nômade digital?

Agora que você já sabe um pouco sobre o que é ser um nômade digital, vamos falar sobre as vantagens de optar por esta modalidade de trabalho. Veja…

Liberdade geográfica e de tempo

A vantagem mais óbvia é, sem dúvidas, a liberdade geográfica e de tempo. Ao escolher atuar de forma independente, você pode desempenhar as suas tarefas profissionais de qualquer lugar que quiser, seja a sua casa, um quarto de hotel ou uma cafeteria em um país estrangeiro. 

Além disso, você também pode fazer os seus próprios horários, sem se limitar a janela do “horário comercial”, que dita a vida de tanta gente. Se você é uma pessoa mais produtiva durante a noite, por exemplo, nada vai te impedir de trabalhar durante este espaço de tempo. 

Toda essa liberdade, é claro, requer disciplina e planejamento. Essa pode ser uma rotina difícil de seguir caso você tenha tendência a procrastinar ou perder prazos. 

Maior satisfação pessoal

Vamos falar a verdade… trabalhar para outra pessoa, ou passar todos os dias da semana no escritório – ou no trânsito –, não é uma rotina que todos se adaptam facilmente. Esse é um modelo de trabalho que pode até ter funcionado por muitos anos, mas que tem acumulado cada vez mais críticos.

É por isso que muitas pessoas têm avaliado o trabalho remoto como uma forma de aumentar a sua qualidade de vida e tirar maior satisfação pessoal de sua linha profissional.

Ao trabalhar de qualquer lugar, é possível estar perto da família, viajar, investir em hobbies e demais atividades que fazem toda a diferença na vida de uma pessoa. Sem contar que isso impacta diretamente a qualidade de seu trabalho. 

Desenvolvimento da criatividade 

Na maior parte das vezes, profissionais que trabalham de forma independente atuam em linhas profissionais que requerem bastante criatividade. Não à toa, muitos escolhem atividades que têm tudo a ver com seus hobbies e aptidões, como a escrita, o design e a estratégia. 

Além disso, esses profissionais têm maior liberdade para escolher em que tipo de projetos vão investir o seu tempo, o que dá uma agência maior sobre os resultados obtidos. 

Quanto ganha um nômade digital? 

Não é possível estimar um ganho médio para nômades digitais, já que este é um modelo de trabalho e não necessariamente uma profissão em si. O que queremos dizer é que um nômade digital pode ver seus ganhos variarem de acordo com os projetos em que escolhe trabalhar e até mesmo a moeda na qual faz cobrança.

Vamos explicar… 

Muitas pessoas optam por trabalhar remotamente com o objetivo de ocupar posições em empresas do exterior. Essa é uma prática bastante comum em países da Europa e dos Estados Unidos. Para essas pessoas, o pagamento é em dólar ou em euros. 

Isso quer dizer que a cotação varia muito para o real, mas quase sempre oferece grandes vantagens monetárias. 

Outro fator que influencia os ganhos de um nômade digital é a duração dos projetos. Tarefas mais simples, normalmente, têm contratos mais baratos. Enquanto as mais complexas geram ganhos maiores. Nesse sentido, o jogo funciona de forma semelhante ao mercado de trabalho tradicional. 

Se você tem dúvidas sobre quanto ganha um nômade digital em sua área de atuação, busque se conectar com profissionais do segmento e troque informações sobre o dia a dia de trabalho. Podemos apostar que eles terão insights interessantes sobre o mercado. 

Como ser um nômade digital? 4 dicas para começar

Agora que já falamos sobre o que é ser um nômade digital e quais as vantagens dessa modalidade de trabalho vamos te dar algumas dicas para começar neste segmento com o pé direito. 

Leia agora! 

1. Analise as suas habilidades

Lembra sobre como falamos que muitos nômades digitais optam por trabalhar dentro de segmentos que têm a ver com seus hobbies, interesses e habilidades? Talvez você tenha um conhecimento que pode até parecer simples, mas que ajudaria outras empresas e pessoas. 

Por isso, o primeiro passo é analisar as suas habilidades com cuidado. Talvez as habilidades que você usa em sua carreira, hoje, possam ser traduzidas para uma rotina de prestação de serviços. 

Antes de começar a prestar serviços em tempo integral, muitas pessoas começam a trabalhar como freelancer, conciliando a sua rotina de trabalho. Vamos falar sobre isso no próximo tópico… 

Você também pode gostar deste artigo: Como vender desenhos na internet: conheça 10 sites para ganhar dinheiro com arte

2. Pesquise sobre plataformas de freelance

Trabalhar como freelancer é uma das formas mais fáceis de se inserir no mercado dos nômades digitais. O intuito dessas plataformas é conectar profissionais independentes e pessoas – ou empresas – que precisam de seus serviços. 

Algumas das plataformas de freelancer mais usadas são o Workana, 99Freelas e Upwork. Existem, no entanto, várias plataformas diferentes e algumas delas são especializadas em trabalhos como escrita, design, consultoria, dentre outras atividades.

Por isso, faça uma boa pesquisa e cadastre-se nas plataformas que mais fazem sentido para o seu contexto. 

Leia também: Como fazer um ebook? 8 passos para criar um profissional

3. Invista em cursos de capacitação

Se você está buscando se tornar um nômade digital bem-sucedido, saiba que investir em capacitação é fundamental. Isso porque, nesta linha de trabalho, você precisará ter um conjunto de habilidades diversificado para se destacar. 

Além disso, o mercado digital está em constante mudança e evolução. Se você não se mantém atualizado, pode ser que o seu trabalho perca a relevância com o passar do tempo. Um cenário que ninguém quer, não concorda? 

Ao investir em treinamentos, cursos e aulas livres, você tem a chance de  adquirir novas habilidades e aprimorar as que já possui. Isso vai tornar o seu trabalho ainda mais valioso para potenciais clientes.

Cursos também podem te ajudar a desenvolver uma rede de contatos com outros profissionais que, assim como você, optaram por trabalhar remotamente. Fazer networking pode ser a porta de entrada para novos projetos e clientes. 

Portanto, nunca subestime o valor que os cursos de capacitação têm quando se trata de construir uma carreira bem-sucedida como um profissional independente. 

4. Busque por vagas remotas

Se você quer ser um nômade digital, existem duas principais possibilidades: prospectar clientes por conta própria, ou buscar por vagas remotas em empresas. Se você ainda não tem anos de experiência e uma ampla rede de contatos, a segunda opção é a mais viável. 

As vagas remotas são anunciadas em sites como o LinkedIn ou os sites de freelancer que mencionamos anteriormente. Esse tipo de vaga permite que você se conecte com empresas em diferentes partes do mundo, aproveitando as melhores condições e remuneração.

Também é possível entrar em contato com empresas em seu setor de interesse e perguntar se eles oferecem opções de trabalho remoto. Você ficaria surpreso ao saber quantas oportunidades de trabalho começam com uma simples conversa. 

Em resumo, devemos dizer que não há uma fórmula única para encontrar vagas remotas, então o ideal é explorar várias opções e escolher aquela que melhor atenda às suas necessidades e objetivos.

4 profissões para quem deseja ser um nômade digital

Para fechar este guia com chave de ouro, vamos mostrar algumas das profissões que você pode escolher ao se tornar um nômade digital. 

Temos certeza de que essas serão fontes de inspiração para que você escolha o seu campo de trabalho e alcance muitos novos projetos. 

Continue a leitura!

1. Criação de sites 

Com a popularização da internet, empresas e indivíduos estão cada vez mais interessados em criar sites que sejam atraentes e intuitivos para o usuário. Por isso, um dos principais serviços que um profissional nômade digital pode oferecer é o de criação de layout e design de sites.

Esses profissionais podem prospectar clientes de diversas formas, através de redes sociais, indicação de amigos e familiares, divulgação em fóruns e grupos de discussão relacionados a web design, entre outros. 

Além disso, eles também podem trabalhar em parceria com empresas de desenvolvimento de sites, oferecendo serviços personalizados às necessidades de seus clientes. 

É importante destacar que, para seguir nesta linha de trabalho, os profissionais também devem ter conhecimento em programação e desenvolvimento de sites

Outra forma de ganhar dinheiro com a criação de sites é através da venda de templates personalizados. Existem muitos clientes que procuram por templates prontos para utilizar em seus sites, e um profissional nômade digital pode criar templates exclusivos e vendê-los em plataformas online de venda de templates. 

Leia também: Como criar site profissional? Aprenda a fazer um para o seu negócio

2. Prestação de consultorias

Trabalhar remotamente é uma opção cada vez mais desejada por profissionais que buscam mais flexibilidade e autonomia. E uma das maneiras de alcançar esse objetivo é por meio da prestação de consultorias em diferentes segmentos.

As consultorias podem ser oferecidas em diversas áreas, como finanças, recursos humanos, marketing, gestão empresarial, entre outras. 

Para começar, é importante que o profissional que deseja trabalhar como consultor tenha uma boa rede de contatos e um vasto conhecimento na área em que deseja atuar. É necessário ser proativo e buscar oportunidades de trabalho em plataformas de freelancer ou redes sociais profissionais.

Ao prestar consultoria, é fundamental que o profissional seja capaz de compreender as necessidades de seu cliente e oferecer soluções personalizadas para cada caso. Além disso, é importante manter uma comunicação clara e eficiente para garantir a satisfação do cliente.

Uma opção de consultoria que vem ganhando cada vez mais destaque é a consultoria em Ecommerce. Ela consiste em auxiliar empresas a desenvolverem suas operações de comércio eletrônico, desde a escolha da plataforma de Ecommerce até as estratégias para aumentar as vendas e reter clientes.

Se essa é uma linha profissional que você deseja seguir, te indicamos o programa de Formação de Consultores do Ecommerce na Prática. Esse é um treinamento completo, que vai te transformar em um consultor profissional em poucos meses. Aproveite!

3. Produção de conteúdo 

A produção de conteúdo, hoje, pode tomar muitas formas: texto, vídeos, imagens. Cada uma delas tem as suas próprias características. Vamos falar sobre elas agora…

Para trabalhar com a produção de conteúdo em texto, você pode focar na  escrita de artigos para blogs ou sites de notícias. 

Para conseguir clientes neste nicho de mercado, é possível enviar propostas de trabalho para empresas ou, mais uma vez, consultar os sites de freelancer. Outra forma de se destacar é produzindo conteúdo para redes sociais

Já para a produção de conteúdo em imagem, é possível trabalhar como fotógrafo ou ilustrador, criando conteúdo para sites, redes sociais ou lojas virtuais. Nesse caso, você vai conseguir mais clientes se tiver um portfólio com seus melhores trabalhos. 

Já para a produção de conteúdo em vídeo, uma opção é criar um canal no YouTube e produzir vídeos sobre um tema específico, como viagens, culinária, entretenimento ou o que mais captar o seu interesse – e o da sua audiência. 

Nesse caso, é essencial investir em uma boa qualidade de imagem e som, além de criar um roteiro e edições que prendam a atenção do público. Para prospectar clientes, é possível oferecer seus serviços para empresas que precisam de conteúdo audiovisual para suas plataformas, como vídeos publicitários ou de apresentação.

4. Vendas online

Se ser um nômade digital significa ter a liberdade de trabalhar de qualquer lugar do mundo – desde que você tenha acesso à internet –, vender online pode ser uma bela oportunidade

Nesse caso, nós incluímos tanto a venda de infoprodutos – como e-books, aulas virtuais e outros tipos de conteúdo – quanto o dropshipping. Vamos explicar melhor, começando com os infoprodutos… 

Como o próprio nome já diz, estes são produtos digitais, como livros, cursos online, podcasts e outros. Com essa opção, você não precisa se preocupar com estoque ou logística, e pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha acesso à internet.

Já no dropshipping, você terceiriza a logística da sua empresa e não precisa se preocupar com o armazenamento e o envio dos produtos. Com essa opção, você pode vender seus produtos por plataformas de marketplace ou ter o seu próprio site de vendas.

Em resumo, ser um nômade digital como vendedor online requer escolher uma modalidade de vendas que permita a flexibilidade geográfica. E nesse caso, a venda de infoprodutos ou por meio do dropshipping são duas opções vantajosas.

Independentemente do modelo escolhido, você precisará da orientação certa para tirar o seu negócio do papel. É por isso que te convidamos a participar da palestra gratuita Ecommerce do Zero.

Nela, você aprenderá todos os passos para tirar o seu comércio digital do papel e vender qualquer coisa pela internet. Inscreva-se para a próxima sessão agora

Perguntas Frequentes

O que é ser um nômade digital?

Um nômade digital é um profissional que trabalha remotamente por meio da internet. Em outras palavras, ele não precisa estar alocado em uma empresa para realizar as suas tarefas profissionais.

Quanto ganha um nômade digital?

Não é possível estimar um ganho médio para nômades digitais, já que este é um modelo de trabalho e não necessariamente uma profissão em si. O que queremos dizer é que um nômade digital pode ver seus ganhos variarem de acordo com os projetos em que escolhe trabalhar e até mesmo a moeda na qual faz cobrança.

O que preciso para ser um nômade digital?

Para ser um nômade digital é preciso, em primeiro lugar, uma conexão estável com a internet, além de equipamentos para o trabalho remoto. Também é necessário ter uma boa dose de disciplina e comprometimento com as tarefas que se propõe a realizar.