A logística é uma das principais áreas de um Ecommerce. Entretanto, também é um dos setores que mais traz dores de cabeça, tanto para empreendedores quanto para clientes. Para agilizar a entrega de encomendas, o empreendedor Fabien Mendez criou a Loggi, que funciona como um Uber de motoboys, em que pessoas físicas e empresas podem solicitar entregas de documentos e pacotes a preços acessíveis de forma rápida e segura.

loggi

A ideia por trás da Loggi

O francês Fabien Mendez mora em São Paulo e, observando o trânsito caótico da cidade, teve a ideia de criar uma empresa para facilitar a logística na cidade.

Ele conta que aproveitou o momento em que leis regulatórias passaram a atuar no segmento de motofretistas (popularmente conhecidos como motoboys) e o aumento exponencial do acesso a smartphones para criar um aplicativo que unisse consumidores e empresas aos entregadores.

Foi assim que surgiu a startup Loggi, em 2013. A princípio, a startup operava apenas na capital paulista, mas hoje também atende Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e São José dos Campos, além de cidades da Grande São Paulo.

A empresa entrou na lista das 10 melhores Startups de 2018, elaborada pelo LinkedIn, em que ocupa a 8ª colocação.

loggi motoboy

Como funciona a Loggi

O conceito se assemelha muito a um marketplace, ou ao Uber com vários motoboys disponíveis para fazer a entrega dos produtos. Na Loggi, cliente usa o aplicativo para solicitar uma entrega, que é rapidamente aceita por um entregador.

É necessário dar instruções sobre a entrega, como ponto de encontro, cuidados com o produto etc.

A startup tem três tipos de público:

  • Pessoa física
  • Restaurante
  • Ecommerce

As taxas e condições variam de acordo com o serviço, distância e a cidade em questão.

Além de viabilizar a entrega de documentos e encomendas, a Loggi também disponibiliza relatórios completos sobre o trajeto e notas fiscais detalhadas. Todas as informações são registradas no histórico do remetente para consulta a qualquer momento.

Assim como nos serviços como Uber e 99Taxis, o preço é mostrado antes da confirmação da corrida. As opções de pagamento são boleto bancário ou cartão de crédito.

A empresa tem uma média superior a 600 mil entregas mensais, com mais de 55 mil clientes cadastrados e 5 mil mensageiros registrados.

Entre os clientes da marca, estão gigantes como Netshoes, Saraiva, C&A e Mercado Livre.

loggi entregas

Same Day Delivery

A entrega no mesmo dia, conhecida como Same Day Delivery, é uma tendência no mercado varejista mundial.

Em se tratando de Ecommerce, o imediatismo do comprador é ainda mais acentuado. Por isso, empresas que têm opção de entrega no mesmo dia têm grande vantagem em relação à concorrência.

Na China, por exemplo, há lojas virtuais em que mais de 90% das vendas são entregues em até dois dias. A tendência é que esse modelo de entregas seja cada vez mais adotado por lojas físicas e virtuais do mundo inteiro. E que cada vez mais clientes exijam essa possibilidade.

Recentemente, o Mercado Livre anunciou o Mercado Envios Flex, um serviço de Same Day Delivery para atender ao público do marketplace.

loggi brasil

O futuro da Loggi

A empresa começou a atuar apenas em São Paulo, mas hoje já atende 6 cidades brasileiras. O plano é expandir o alcance do serviço.

No primeiro momento, a expectativa é que a Loggi chegue, em breve, a Campinas, Salvador e Fortaleza.

Para garantir que isso aconteça, a empresa pretende triplicar seu quadro de funcionários, que hoje conta com cerca de 280 colaboradores.

O objetivo da empresa é continuar focando no serviço de entrega via motos. Sobre a possibilidade de incluir bicicletas no portfólio, o CEO disse que esse não é um modelo viável para a Loggi, uma vez que entregadores de bicicleta demoram mais e fazem muito menos serviços por dia do que os motoboys.

A ideia da Loggi é manter a proporção entre demanda e entregadores equilibrada, para evitar que haja desequilíbrio tanto no relacionamento com entregadores quanto com os clientes.

Em depoimento à PEGN, Lucien Mendez afirma que a startup ainda não alcançou nem 5% de seu potencial.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!