Quando começamos um negócio, seja ele online ou não, é muito comum que o tempo fique curto. Principalmente se você vai tocá-lo sem uma equipe, as tarefas são diversas, então é mais que recomendado que você se organize e estude sobre as formas de aumentar sua produtividade.
Um dos grandes vilões que assombram empreendedores do mundo inteiro é o perfeccionismo… Você se considera uma pessoa perfeccionista?
Apesar de a resposta “sim” parecer boa, ela não é. O perfeccionismo acaba travando os empreendedores e fazendo com que, por vezes, os seus projetos parem no meio do caminho.
Vamos falar um pouco mais sobre isso? Então continue a leitura!
Feito é Melhor que Perfeito
Vendo pelo lado positivo, ser perfeccionista pode nos ajudar a trazer mais excelência à nossa atividade profissional. Quando buscamos aperfeiçoar nossa estratégia, resultados impressionantes acabam surgindo, e isso é excelente!
Por outro lado, quando o perfeccionismo passa a ser uma “religião”, ele prejudica a nossa produtividade e se torna mais um obstáculo no meio do caminho. Vendo por esse lado, podemos chamá-lo de VILÃO.
A mania de tentar encontrar perfeição em todos os aspectos do nosso negócio pode trazer consequências sérias e, como dissemos lá no começo, até inviabilizar a continuidade do negócio: você dá tanta atenção aos pequenos detalhes que fica sem tempo para cuidar do que realmente importa.
Assim, uma tarefa que poderia ser resolvida em 2 horas acaba se tornando uma atividade exaustiva que só termina ao final do dia. Se gastamos tempo demais cumprindo apenas uma ou duas tarefas entre tantas que planejamos para aquele período, muita coisa se acumula e isso gera estresse e sensação de improdutividade.
Nos próximos dias, naturalmente, esse acúmulo causará mais problemas, que causarão mais problemas e assim por diante… O perfeccionismo é uma verdadeira bola de neve.
Seja Mais Realista
Feito é melhor que perfeito: esse precisa ser o seu mantra a partir de agora. Não importa se você tem o melhor anúncio, a câmera mais moderna ou o melhor designer freelancer do país: o que importa é o que você pode fazer com as ferramentas disponíveis no momento.
Além disso, sempre se pergunte o seguinte: os resultados desses detalhes que eu quero alterar vão trazer muito mais resultados para o meu negócio no futuro? Se a resposta for negativa, você não deveria estar investindo tanto do seu tempo e energia ali.
Uma estratégia legal para enfrentar o perfeccionismo é dar o nosso melhor dentro de um período pré-determinado: se reservamos 2 horas para uma tarefa, vamos completá-la dentro desse prazo. De nada adianta transformar uma tarefa de 2 horas em algo que dure uma semana inteira. Na realidade, essa tarefa, em vez de perfeita, será responsável por atrasos em entregas, falta de atualizações nas redes sociais, pouco tempo para falar com fornecedores… É isso que você chama de perfeição?
Como se Tornar um Empreendedor Mais Equilibrado?
Faça com que a perfeição e a produtividade se casem e, juntas, o ajudem a atingir objetivos realmente satisfatórios. Seja mais pragmático no cumprimento de suas metas.
Não sacrifique a qualidade da sua operação, mas também não permita que a busca por perfeição o faça ignorar seu planejamento. Isso sim é equilíbrio!
Ser especialista não significa que todo o seu tempo será dedicado a uma tarefa só. Pode ser que você queira impressionar seus clientes além do que eles mesmos estão esperando… Por vezes entregamos, além do “A”, “A + B + C” e os clientes nem mesmo percebem o elemento “C”.
Em vez de buscar a sua satisfação com cada tarefa, procure satisfazer seus clientes! Só assim será possível acelerar a sua produtividade ao mesmo tempo que a qualidade do seu negócio dispara.
Deixe um comentário