Sabemos que no mundo dos negócios, a guerra de preços com a concorrência é feroz. Se o seu mercado de atuação tem grandes players, então… Fica muito difícil competir. Esse problema é ainda maior, porque eles possuem margem de lucro o suficiente para oferecer preços melhores do que os seus. No entanto, existem estratégias para minar completamente esses concorrentes e lucrar até 10 vezes mais. É isso o que eu vou te mostrar aqui.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, conta como ele conseguiu fazer isso na sua empresa de cartuchos usando essas mesmas técnicas que vou te ensinar. Confira:

Entrar em um mercado sem concorrência é o sonho para um empreendedor. No entanto, sabemos que nem sempre é possível. Por isso, uma coisa que qualquer pessoa que é dono de negócio precisa saber é como lidar com os demais vendedores do mesmo produto.

E não dá para pensar nisso como se fosse um problema intransponível. Na realidade, a existência de concorrentes nos obriga a melhorar nosso serviço e aprender cada vez mais com o público.

Foi exatamente isso o que aconteceu com o Bruno na época da Cartucho ETC. E, para te provar, trouxe aqui 4 estratégias que surgiram devido a presença de concorrentes fortes no mercado.

Elas foram tão valiosas que fizeram a empresa lucrar 10 vezes mais rapidamente.

4 estratégias para lucrar mais

1 - Supra necessidades imediatas 

Todo negócio tem o objetivo de atender às necessidades do seu público-alvo. Mas o que diferencia as grandes empresas das demais é que conseguem ir além…

Supra necessidades

Para elas, não basta oferecer o simples. Em vez disso, estão sempre pesquisando coisas que facilitem a vida das pessoas.

Esta é a grande sacada para você se diferenciar.

A Cartucho Etc, por exemplo,  era conhecida por vender cartuchos de impressora.

Porém, no começo dos anos 2000, empresas muito grandes, como Kalunga, Lojas Americanas e HP, também vendiam cartuchos de impressoras. 

Então toda vez que o Bruno colocava um preço X para vender o seu produto, esses concorrentes colocavam 10 centavos mais barato, 20 centavos…

Eles faziam isso porque podiam arcar com essa diferença. Afinal, não viviam apenas da venda de cartuchos.

A Cartucho Etc, por outro lado, não tinha como competir diretamente nessa guerra de preços. 

Foi olhando para o público local que o Bruno encontrou a solução para este problema. Ele percebeu que as pessoas, de tempos em tempos, precisavam recarregar os cartuchos. No entanto, poucos locais ofereciam este serviço, de modo que elas acabavam tendo que comprar outro.  

Decidiu, então, que a Cartucho Etc começaria a vender tinta para impressora.

2. Inove sua linha de produtos 

A partir do estudo das dores e necessidades do seu público-alvo, também poderá encontrar brechas para introduzir novos produtos. Assim, você sempre estará um passo na frente do seu concorrente. 

Inovação para lucrar mais

No caso da Catucho Etc, outra coisa que o Bruno foi percebeu foi que nem todo mundo queria comprar 25 litros de tinta para impressora. Esta era a quantidade mínima na época. 

Ou seja, ninguém que precisasse recarregar um único cartucho comprava esse galão… Valia muito mais a pena simplesmente comprar um novo cartucho.

A ideia do Bruno, então, foi envasar essa bomba de tinta em garrafas menores, de um litro cada.

Agora as pessoas conseguiam ver vantagem em adquirir a tinta para recarregar os cartuchos, porque era mais barato do que comprar um novo.

Com essa inovação, Cartucho Etc começou a vender mais tinta do que os próprios cartuchos.

E, como a margem de lucro era 9 vezes maior e o preço estipulado era 10 vezes mais caro do que o custo com o produto, os ganhos se multiplicaram rapidamente.

A tinta que ele comprava por 12 reais, vendia por 150… E as pessoas compravam!

Ao descobrir a brecha no mercado, você consegue bolar um produto único, que pode ser vendido pelo preço que quiser!

3. Monte Kits para lucrar mais

Não tem jeito. Alguma hora os seus concorrentes vão perceber o que você está fazendo e passarão a oferecer o seu produto.

É nessa hora que deve parar e pensar em como facilitar ainda mais a vida do seu cliente. Foi o que o Bruno fez na sua empresa.

Use as dúvidas a seu favor

Com o tempo, os concorrentes da Cartucho Etc perceberam o que estava acontecendo e passaram a vender também a tinta para impressora.

Isso fez com que a empresa tivesse que acompanhar os preços do mercado.

Para parar de brigar com os concorrentes, a nova solução foi oferecer a tinta em unidades ainda menores, em garrafinhas de 100ml. Assim, alcançava também aquelas pessoas que tinham uma frequência de uso menor da impressora.

Sabe o preço dessas garrafinhas? R$49,90. Isso mesmo, um terço do preço da garrafa de 1 litro! Ou seja, a margem de lucro era extremamente alta!

Para vender por esse preço, ele montava um kit com 4 garrafinhas e oferecia um desconto de cerca de 20%. Dessa forma, conseguiu lucrar mais no se negócio.

4. Use as dúvidas a seu favor

A busca constante por feedbacks do público pode te gerar novas ideias para vender mais. A Cartucho Etc, por exemplo, entendeu que ainda haviam pessoas que não compravam simplesmente porque não sabiam como fazer a recarga sem ajuda.

A partir desses dados, a Cartucho Etc desenvolveu um kit para recarga.

Esse kit continha um manual, um líquido para desentupir cartuchos, 4 seringas de 10ml, uma para cada tinta, 4 agulhas grossas, um par de luvas e um maço de papel para as pessoas limparem os seus cartuchos.

Kit para lucrar mais

Esse era o Super Kit de Recarga da Cartucho Etc, que vendeu cerca de mil unidades só na primeira semana. O preço era de R$249,90.

Com ele, a empresa bateu todos os recordes de venda de tinta e conseguiu desbancar a concorrência tranquilamente por um período de quase um ano e meio.

Esses pequenos insights são valiosos para a sua empresa, mas você só conseguirá saber disso se ouvir o que seu público tem a dizer.

Agora é a sua vez de lucrar mais

Como você viu, a chave é estar sempre buscando formas de suprir as dores e necessidades do seu cliente de maneira inovadora.

Com pequenos ajustes na sua estratégia, você consegue atropelar a concorrência e lucrar até 10 vezes mais!

Portanto, esteja sempre estudando e escutando o seu público-alvo. Assim, é possível entender suas necessidades e como adaptar seus produtos para suprí-las de um jeito que seus concorrentes não façam.

É com conhecimento que você consegue ter grandes ideias.

Por isso, te convido a assistir à aula grátis do Bruno de Oliveira. Nela, ele te mostra o passo a passo para tirar as ideias do papel e finalemente vivenciar de verdade o mercado, em vez de viver no plano da teoria.

E ai, vai deixar essa oportunidade passar? Assista à aula grátis!