Você já pensou em construir uma audiência para falar sobre algo que você goste? O tema poderia ser um hobbie, uma disciplina estudada na graduação ou até mesmo algo com o qual já tenha trabalhado no passado…

Este artigo foi pensado na medida certa para você que, apesar de ter grande vontade de montar um negócio, ainda encontra-se muito confuso em relação aos passos que precisa dar para conseguir fazer isso.

Será que é possível começar a construir um empreendimento mesmo sem saber muito bem para onde você está indo? Continue a leitura e entenda melhor sobre o que estamos falando...

Como Construir uma Audiência na Internet

Todo mundo tem paixões e assuntos que o interessam. Dessa forma, é fácil afirmar que qualquer pessoa possui conhecimentos acima da média em algum tema (seja ele negócios, aeromodelismo, budismo, moda ou qualquer outra área).

Sabe o que isso tem a ver com a sua vida? Tudo!

Não é de hoje que recomendamos por aqui: se possível, empreenda em um mercado com o qual tenha alguma afinidade. Fazendo isso, além de tornar o trabalho muito mais prazeroso, você também ganha uma vantagem óbvia frente à concorrência. Ao contrário de muitos deles, você é cliente, então sabe exatamente como funciona a cabeça dos compradores.

Sabe por quais assuntos eles se interessam, quais problemas enfrentam no dia a dia, como o produto se encaixa na rotina do consumidor… Perguntas que, se bem respondidas, colocam o negócio muito perto do tão desejado sucesso.

como construir uma audiência na internet

Mas por que estamos falando sobre isso? A resposta é simples: ao encontrar um assunto que seja do seu interesse, comece a falar sobre ele, mesmo que despretensiosamente.

Utilizando plataformas simples como um blog, fanpage ou canal no Youtube, você já vai começar a se familiarizar com a construção de uma audiência… Vai perceber que, só pelo fato de disponibilizar informação gratuita, muitas pessoas passam a ficar interessadas por acompanhá-lo nas redes.

Sobre o que Falar?

Antes de começar, reserve um tempo para analisar algumas questões importantes:

  • Eu realmente gosto da atividade da qual estou falando? Tenho familiaridade com ela?
  • O público se interessa pelo assunto?
  • Quem é o público-alvo? Para quem eu estou falando?

Perceba que, dentre as 3 questões, duas têm relação com o público escolhido. Se você quer mesmo saber como construir uma audiência na internet, precisa, antes de tudo, compreender quem é o seu público… Senão tudo vira um MONÓLOGO sem utilidade nenhuma. Você fala, fala, fala e ninguém te ouve.

Como Monetizar isso no Futuro?

Lembra que dissemos, lá no começo do texto, que essa é uma fórmula que serve até para quem não faz ideia de qual negócio montar?

Pois é, se você, em vez de ficar esperando, começar ainda nesta semana a construir uma audiência, certamente pensará em modos de monetizá-la mais tarde. Você poderá fazer isso vendendo produtos e cursos para o público, utilizando anúncios em seus textos, trabalhando como um influenciador digital… As possibilidades são diversas, então comece!

***

Quer se inspirar? Então confira a história da Loja Virtual da Estopinha — Alexandre Rossi, mais conhecido como Dr. Pet, utilizou exatamente a estratégia da criação prévia de audiência para montar esse negócio!