Técnicas de SEO para Ecommerce: o BÁSICO que Você Precisa saber


técnicas de seo

A otimização para lojas virtuais, popularmente conhecida como SEO, é o principal recurso capaz de trazer tráfego orgânico para o seu ecommerce.

Por conta dele ser uma ação a longo prazo, com os primeiros resultados sendo visíveis somente depois de 1 ou 2 anos, muitos empreendedores do comércio eletrônico ainda pensam de forma amadora e teimam em ignorar o SEO do seu ecommerce.

Tomando decisões tão ruins, não é surpresa para mim que a maioria deles quebre tão rápido…

Não caia no mesmo erro de ignorar o SEO da sua loja virtual.

Em primeiro lugar porque ele vai te dar um poder incrível daqui a algum tempo… Por mais que o trabalho seja de “formiguinha”, como eu gosto de dizer, as técnicas de SEO para ecommerce são o único meio que você tem para passar a depender menos de anúncios e links patrocinados nas redes sociais.

Além disso, jajá você vai perceber como é EXTREMAMENTE SIMPLES praticar o SEO no seu site =)

Bom, então sem mais delongas, vamos ao que interessa. Continue lendo e descubra tudo sobre Search Engine Optimization (SEO) para lojas virtuais!

O que é SEO?

SEO é uma sigla em inglês que significa “Search Engine Optimization” — ou seja, “otimização para mecanismos de busca”.

Podemos definir o SEO como um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar a posição das páginas do nosso site nas buscas do Google.

técnicas de seo

Qual o objetivo das técnicas de SEO?

O objetivo das técnicas de SEO é melhorar a posição das suas páginas no Google, aumentando, dessa forma, o número de vezes em que você é visualizado e clicado organicamente (de maneira gratuita, sem precisar anunciar no Adwords).

Vamos supor que você tenha uma loja virtual de acessórios masculinos…

Não seria legal se os usuários te encontrassem na primeira página do Google sempre que pesquisassem por “pulseiras de couro masculina original”, por exemplo?

Pois é, a boa notícia é que isso é completamente possível de ser feito.

Otimização de Sites: Considerações iniciais

Antes de qualquer coisa, eu não vou enganar ninguém: como já disse, o SEO é um trabalho que leva de 6 meses a 2 anos para trazer bons resultados.

Com isso, eu quero deixar bem claro que você NÃO terá resultados do dia para a noite… Não espere coisas do tipo.

Por outro lado, se você não começar a trabalhar o seu SEO hoje, daqui 1 ou 2 anos ainda estará com tráfego orgânico nulo, porque o Google simplesmente não conseguirá identificar suas páginas como relevantes para o público.

técnicas de seo

Se você conhece o meu método, o Viver de Ecommerce, já sabe que sou bastante direto e prazo pelos resultados… Todos que seguem o método já entram no mercado fazendo vendas e reinvestindo o capital gerado.

É a famosa estratégia de alavancagem, que permite baixo custo inicial e alto potencial de crescimento.

Dito isso, a minha dica sobre SEO é: faça ele, mas não dependa dele.

Estratégias de marketing digital, como campanhas no Facebook e Google, sempre serão muito relevantes. Tráfego pago e tráfego orgânico são coisas complementaress (opte por trabalhar com os dois em sua loja virtual).

SEO para Ecommerce: primeiros passos

A primeira coisa a ser dita sobre SEO é que cada página (url) da sua loja virtual deve estar voltada para uma palavra-chave diferente.

Ou seja: cada categoria e cada produto precisa ser otimizado individualmente (e é por isso que, dependendo da quantidade de produtos que você vende, o trabalho pode ser bastante demorado).

técnicas de seo

Bem, para começar, é importante dizer que o nome da sua marca e o domínio escolhido já são muito relevantes para o seu trabalho de SEO.

Um ecommerce chamado “cuecasboxer.com” tem muito mais chances de ser encontrado em uma busca por “cuecas boxer masculinas” do que uma loja virtual chamada “mundohomem.com”, por exemplo.

Por outro lado, isso não impede que, com um bom trabalho de otimização, o “mundohomem.com” ultrapasse o “cuecasboxer.com” nas páginas do Google.

É tudo uma questão de fazer um trabalho bem feito.

Começando

Para começar a trabalhar o SEO do seu site, acesse o painel administrativo da sua plataforma e vá ao primeiro produto a ser otimizado.

Lá, você poderá encontrar 3 campos importantes: título, descrição e URL.

Título: o título deve conter a palavra-chave a ser trabalhada, ser interessante, explicativo e ter até 70 caracteres (mais do que isso o Google cortará no momento de exibir).

Descrição: a descrição também precisa conter a palavra-chave e é muito importante que você escreva algo legal ali, que crie desejo em quem está lendo. Ela deve ter, no máximo, 155 caracteres.

URL: a URL deve sempre ser amigável (apenas palavras e hífens), curta e conter a mesma palavra-chave trabalhada no restante da página.

Obs 1: antes de editar uma URL, tenha a certeza de que o redirecionamento é feito automaticamente pela sua plataforma. Loja Integrada e XTech Commerce já fazem isso. Se a sua é outra plataforma, procure se informar melhor antes de começar as otimizações.

Obs 2: Se no seu painel aparecer o campo “Meta Tag Keyword”, saiba que não é necessário preenchê-lo.

técnicas de seo
Pronto, a página desse produto já está otimizada e poderá ser encontrada de forma mais fácil pelos robôs do Google.

Template Icon

Apresentação Gratuita: Como Montar seu Ecommerce do Zero

Temos uma Sessão Começando em: min seg

Você vai aprender um método passo a passo que já ajudou Mais de 1500 empreendedores a Começar seus Negócios e VENDER MUITO todos os dias. Assista Abaixo:


Agora é repetir a operação para todos os produtos, categorias e marcas (se é que você trabalha com marcas diferentes) da loja.

Bom, tudo bem, esse problema nós resolvemos…

Mas, de acordo com o que eu falei até agora, falta uma peça nessa equação, certo? Afinal de contas, como é que você descobre qual palavra-chave utilizar em cada página do seu site?

Te explico já =)

técnicas de seo

Encontrando palavras-chave relevantes de verdade para o seu negócio

Antes de escolher pela palavra-chave (keyword) ideal para cada produto ou categoria do seu site, é importante que uma rápida pesquisa seja feita a fim de tentar entender como é que os consumidores estão buscando por esses produtos no Google.

Vamos supor que você tenha uma loja virtual de camisetas e acessórios de bandas de rock.

Você sabia que o termo “camisetas metallica” é 3 vezes mais buscado no Google do que “camisas do metallica”?

Dito isso, qual das duas palavras você trabalharia na página onde vende uma camisa do Metallica? Parece óbvio, não?

Todos os segmentos possuem essas variações, e é importante que você fique ligado nos detalhes. Um plural, um advérbio diferente, um erro gramatical, tudo faz diferença.

O segredo não é usar palavras-chave… O segredo é usar as mesmas palavras-chave que os seus clientes e potenciais clientes estão usando =)

Para descobrir informações como a que citei mais acima ou mesmo ter novas ideias sobre palavras-chave, a ferramenta gratuita ideal é o próprio Google Keyword Planner.

Essa plataforma fará maravilhas pelo planejamento de SEO da sua empresa.

Se você já está em um nível avançado e precisa de algo mais sofisticado, existem ferramentas pagas (como SEMrush e Majestic) que podem ajudar… Mas isso já é assunto para um outro artigo.

técnicas de seo

Meu amigo, acredite em mim: só fazendo esse pequeno planejamento de palavras-chave e otimizando cada página do seu ecommerce, você já estará anos-luz à frente da concorrência.

E lembre-se: quando começar a dar muito trabalho, pare e respire. Vá otimizando algumas páginas todas as semanas, não tente fazer tudo de uma vez.

O importante é não desistir. Tenho certeza que lá na frente você me escreverá um email agradecendo e dizendo o quanto valeu a pena =)

curso-de-google-para-loja-virtual

SEO para lojas virtuais: recursos extras

Agora que você já viu um pouco mais sobre como deixar sua loja virtual otimizada para as buscas do Google, vou falar aqui sobre alguns recursos que podem dar um plus para o seu SEO:

Imagens

Ao fazer o upload da imagem de um produto, nomeie o arquivo com a palavra-chave escolhida para a página onde ele aparecerá.

Fazendo isso você conseguirá ser encontrado mais vezes pelo Google Images, que é a aba do Google onde os usuários procuram pelas imagens mais populares de sua busca.

Google Search Console

Outra boa ideia para qualquer empreendedor interessado em SEO é integrar o seu site com o Google Search Console.

O objetivo dessa plataforma é entender como o Google está lendo o seu site, se existem falhas de indexação, palavras-chave oportunas etc.

Vale a pena acompanhar atentamente as estatísticas do Search Console.

técnicas de seo

Blog

E, por último, uma estratégia bastante interessante para melhorar o ranqueamento das suas páginas é apostar em um blog. Cerca de 82% das empresas que fazem postagens diárias já conseguiram clientes através desse canal.

Por mais que o chamado marketing de conteúdo faça mais sentido para alguns negócios do que para outros, ele pode ser aplicado na maioria dos segmentos do ecommerce.

Ao criar conteúdo relevante para o seu público, você gera identificação com a marca, autoridade no seu mercado, tráfego para o site, engajamento, compartilhamentos etc.

A médio e longo prazo isso é ótimo!

Porém, tenha a certeza de que você tem tempo suficiente para dedicar a esse projeto… Pois, sinceramente, o blog, apesar de ser um excelente complemento, ainda está longe de ser um recurso fundamental para o sucesso do seu negócio.

Para ler mais sobre essa discussão, acesse o post do Ecommerce de Sucesso onde debatemos um pouco mais sobre as utilidades do blog dentro dos pequenos e médios ecommerces.

técnicas de seo

Por hoje é isso, empreendedor! Espero que a questão das técnicas de SEO para o seu ecommerce tenha ficado bem clara pra você.

Como eu disse, seguindo esses passos simples você já estará deixando para trás, facilmente, mais de 90% da sua concorrência =)

Se você curtiu esse texto, que tal me seguir também no Facebook e Youtube? Por esses canais você continuará tendo acesso diário a conteúdos incríveis!

Além disso, deixe seu email na caixa abaixo e entre para a minha seleta LISTA VIP de empreendedores que querem impactar o comércio eletrônico brasileiro. Vamos crescer juntos!!!

Um forte abraço e até a próxima!

curso-de-google-para-loja-virtual

Comentários

Trackbacks