facebook para pequenas empresas

Dos milhares de empreendedores brasileiros que sonham, dia após dia, em montar um negócio na internet, diversos acabam desistindo por medo de não saber lidar com questões tecnológicas como o gerenciamento de uma fanpage nas redes sociais.

O Ecommerce na Prática, além de educar o empreendedor iniciante, também serve para amenizar esse tipo de crença limitante que por vezes acaba impedindo alguém de dar continuidade a um projeto tão sonhado e desejado como a montagem do negócio próprio.

A questão é que, para trabalhar com um ecommerce, ou seja, vendendo produtos online, você NÃO PRECISA ser alguém que entende muito sobre computadores e internet… No fim é só uma questão de buscar conhecimento — exatamente o que você está fazendo aqui, lendo o nosso artigo de hoje =)

Bom, então vamos começar… Como você já deve ter percebido, a partir de agora falaremos um pouco sobre Facebook para pequenas empresas. Afinal:

  • Para que serve uma fanpage no Facebook?
  • O que sua marca deve postar lá?
  • Com qual frequência?
  • Como interagir com o público?
  • Quais estratégias você pode utilizar para multiplicar os resultados?

Tudo isso você vai aprender com o artigo de hoje aqui do blog… Então leia até o final e, se quiser ficar por dentro do assunto.

Fanpage x Perfil

Vamos começar pelo básico: se você quer atrair uma audiência e fazer vendas através do Facebook, é imprescindível que crie uma fanpage (e não um perfil).

PERFIL é quando você entra como pessoa física no Facebook. Então o “Joãozinho da Silva” criou um perfil e agora vai adicionar os amigos, compartilhar coisas engraçadas etc.

FANPAGE é quando você entra como uma empresa, ONG, instituição etc. Através de uma fanpage você consegue seguidores, o que gera um ativo para a sua empresa… Essas pessoas estão ali porque, de alguma forma, se identificam com o que você diz/vende/defende.

Facebook para Pequenas Empresas: 3 Formas de se Posicionar

Quando falamos em Facebook para Pequenas Empresas, é muito comum que as pessoas acreditem que a única maneira de se posicionar é como MARCA. Mas, na verdade, existem outras duas formas interessantes…

Vou deixar aqui os 3 tipos de posicionamento que sempre recomendo aos alunos do meu treinamento:

MARCA

O tipo mais comum de todos, onde o posicionamento é feito com o nome e o logotipo da sua marca. Não tem segredo, certo?

Grandes ecommerces como a Netshoes, por exemplo, não têm opções: precisam se posicionar como marca…

PESSOA

Por outro lado, você provavelmente não é proprietário de uma grande empresa… E tem uma vantagem excepcional com isso!

Uma vez nas redes sociais, pode criar uma fanpage como pessoa proprietária da marca e pessoalizar sua comunicação... É como eu sempre digo: PESSOAS querem, cada vez mais, comprar de outras PESSOAS.

Diversos alunos que são cases de sucesso do nosso treinamento atingiram resultados espetaculares posicionando-se exatamente dessa forma. É o caso da Patrícia Henriques, por exemplo:

facebook para pequenas empresas
Reprodução

CAUSA

Uma terceira possibilidade é posicionar-se como causa. Está confuso? Calma, eu já te explico…

Vamos supor que você tenha um ecommerce de produtos para gatos e, em vez de criar uma fanpage com a logo da sua marca, prefira montar uma página com o nome “Comportamento Felino”, só com conteúdos altamente relevantes para donos e apreciadores de gatos… O que você acha que vai acontecer?

SUCESSO ABSOLUTO.

Sim, pois você uniu conteúdo de qualidade a um nicho fortemente emocional. É natural que você ganhe milhares de fãs, seguidores e admiradores em pouco tempo.

Com essa audiência toda, fica muito mais simples publicar ofertas esporádicas dos seus produtos e… VENDER!

Estou dando esse exemplo porque, curiosamente, foi exatamente o que uma de minhas alunas fez… Como eu disse, deu muito certo e hoje a fanpage “Comportamento Felino” já reúne mais de 140 mil fãs (potenciais consumidores da “Cat Life”, o ecommerce dela).

facebook para pequenas empresas
Reprodução

Dentre essas 3 opções de posicionamento, não dá para dizer se essa ou aquela funcionará melhor… Tudo depende de algumas variáveis como o mercado escolhido, o comportamento do seu cliente etc.

O que eu posso dizer é que, para quem é pequeno empreendedor, PESSOALIZAR A MARCA deve ser palavra de ordem nos negócios.

Gere “LUCRO” Para a sua Audiência

Antes de pedir que a sua audiência gere lucro para a sua empresa, eu recomendo que você GERE LUCRO para a audiência. Esforce-se de verdade para entender dos seus problemas e criar conteúdo que resolva essas “dores”.

facebook para pequenas empresas

Um erro muito comum é encontrar pequenos empresários que só fazem postagens de ofertas na fanpage e depois ainda reclamam que as pessoas nem mesmo curtem as publicações…

A pergunta que você precisa se fazer é: você se sentiria interessado por uma empresa que está a todo momento tentando vender para você? “Compre isso”, “Promoção daquilo”... Um pouco entediante, não?

Se você não quiser ser percebido assim pelo cliente, precisa agir de forma diferente, planejando cada postagem com o intuito de gerar lucro para os seguidores. Não lucro no sentido real da palavra, mas lucro no sentido de fazer postagens valiosas que, acima de tudo, despertem emoções…

Você prende a atenção do cara que está no Facebook? Faz ele rir? Chorar? Pensar? Imaginar? Clicar? Comentar?

Você não consegue nada disso apenas oferecendo produtos… É preciso ir mais fundo =)

Como Criar Conteúdos MATADORES para a sua Fanpage?

Vamos supor que você tenha um ecommerce de bolsas femininas. Assim como a maioria dos outros segmentos, existem muitos conteúdos que são do interesse da sua audiência.

Você pode, por exemplo:

  • Dar dicas de combinação de looks com as bolsas
  • Dar dicas de como os famosos combinam as bolsas
  • Falar sobre os diferentes tipos de tecidos utilizados na fabricação
  • Fazer vídeos com os bastidores da fabricação
  • Falar sobre tendências de moda
  • Criar conteúdos que falem da origem das bolsas

Perceba que, ao contrário de uma fanpage que só fica atormentando a timeline dos seguidores com oferta atrás de oferta, você está se preocupando em gerar valor para essas pessoas sem pedir nada em troca...

Ao fazer isso, seus potenciais clientes naturalmente começarão a se interessar... Passa a ser algo benéfico seguir a sua página.

Assim, naturalmente, você vai ganhar mais seguidores que, além de acompanharem suas postagens, também começarão a enxergar a sua como uma marca que tem autoridade naquele mercado, uma marca que, acima de tudo, sabe do que está falando.

Transformando o Potencial em Vendas

Agora que você já gera valor para a sua audiência, chegou a hora de oferecer seus produtos. Para fazer isso, você pode intercalar posts de ofertas e posts de conteúdos ou, simplesmente, misturar as duas coisas.

Veja só, por exemplo, que legal o que a minha aluna e mentorada Patrícia Henriques faz na fanpage do seu ecommerce de moda:

facebook para pequenas empresas
Reprodução

Existem alguns elementos muito interessantes nesse post que eu gostaria de destacar:

O texto gera necessidade e desperta o desejo

Ao fazer um post, não basta que você escreva uma sequência aleatória de frases... É preciso trabalhar o texto para que ele desperte o DESEJO e a NECESSIDADE no consumidor.

Veja como a Patrícia conseguiu trabalhar dessa maneira, explicando os benefícios do produto e vendendo a ideia de que ele resolve "dores" rotineiras no cotidiano das suas clientes.

Ela Informa ao Cliente o que Ele deve Fazer (Dá uma ORDEM)

Além disso, outro ponto interessante é perceber como a postagem dá uma ordem, o que chamamos de "Call to action" (chamada para a ação).

Em vez de falar do produto e deixar que o cliente decida mentalmente se quer comprar ou não, ela ordena: “COMPRE AQUI”.

Você pode tornar tudo ainda mais interessante gerando escassez. Por exemplo: “Essa é a última peça do estoque… Nos chame no WhatsApp, temos uma oferta especial para você!”.

Perceba como esse tipo de frase mexe com os impulsos e sentimentos de quem está do outro lado da tela...

Imagem, vídeo ou link?

No momento de definir o planejamento de conteúdos, você terá que escolher se o seu texto será veiculado no Facebook acompanhando por uma imagem, vídeo ou link para o site… Qual é o melhor?

O Facebook, naturalmente, dá preferência às postagens que não tirem os usuários da plataforma — ou seja, imagens e vídeos. Quando comparados às imagens, os vídeos são ainda mais poderosos…

Porém isso não quer dizer que você não possa utilizar links… Você pode e deve. O segredo é fazer testes e ver o que funciona para o seu negócio.

DICA 1: Mesmo que esteja utilizando imagens ou vídeos, você pode deixar o link no post. Nesse caso, não use aquele link longo do site. Use serviços como o Bitly para encurtar seu link e deixá-lo mais amigável.

DICA 2: No caso dessa lancheira térmica, por exemplo, o link a ser inserido tem que ser o do próprio produto, e não o da página inicial do seu site… Facilite a vida do seu cliente!

A Arte de Engajar a Audiência

Engajamento, nas redes sociais, é quando um usuário interage com a sua marca de alguma forma. Cliques na imagem, curtidas, compartilhamentos, comentários… Tudo isso mostra para o Facebook que as pessoas gostam do seu conteúdo (então a plataforma passa a mostrá-lo para cada vez mais usuários).

Sabendo disso, incentive os usuários a interagirem com as suas postagens… Faça perguntas, peça opiniões, diga para as pessoas comentarem um “eu quero”... Enfim, use a sua criatividade! Quanto mais usuários entrarem no jogo, maior o alcance da publicação.

Além disso, é fundamental que você enxergue a coisa como uma via de mão dupla: alguém comentou? Comente de volta! (Mesmo que o comentário não tenha sido relevante).

Veja como a Patrícia faz isso muito bem:

Também é muito comum que, apesar de muitos comentários, algumas postagens simplesmente gerem poucas conversões… Será que isso é motivo para frustração?

De jeito nenhum!

Se muita gente comentou e poucas vendas foram geradas, isso quer dizer que, mesmo tendo despertado o interesse dos usuários, sua postagem não foi capaz de quebrar todas as objeções…

De qualquer forma, essas pessoas agora já conhecem e GOSTAM de você. É muito mais provável que comprem em um futuro próximo =)

Quantas vezes postar?

Por fim, outra dúvida bastante comum de alunos e leitores: qual a frequência ideal de postagens diárias na fanpage?

Apesar de não ter um “número de ouro”, recomendo que o mínimo seja uma por dia e o máximo 3. Assim você estará cuidando para não falhar por excesso ou falta de conteúdo na timeline dos seguidores.

facebook para pequenas empresas

E aí, o texto de hoje foi relevante para você?!

Tudo que eu disse aqui é parte do método que ensino aos alunos do Treinamento Ecommerce do Zero. Lá, além de técnicas para atrair e converter consumidores no Facebook, também falamos sobre planejamento do negócio, construção de audiência, Mercado Livre e diversas outras temáticas interessantes e fundamentais para o sucesso de um negócio desse tipo.

Se você está com dificuldades para vender os seus produtos online, sugiro que conheça mais sobre o Ecommerce do Zero. Se achar que o treinamento é para você, será um prazer recebê-lo em nossa comunidade de alunos =)

Para qualquer dúvida sobre Facebook para pequenas empresas, basta deixar um comentário abaixo do texto. Responderei o mais rápido possível!

Aproveite também para conferir os outros conteúdos do Ecommerce na Prática no:

>> Facebook
>> Youtube
>> Blog Ecommerce de Sucesso

Forte abraço e sucesso,

Bruno de Oliveira