Existem várias estratégias para vender mais e o Growth Hacking te ajuda a implementá-las e testá-las de forma rápida, agilizando seus processos e otimizando resultados. Neste artigo, vou te mostrar 3 técnicas comprovadas para você vender mais com o mindset de growth.

O que é Growth Hacking?

Growth Hacking é um mindset de experimentação constante que segue uma premissa simples: você precisa testar tudo, de forma ágil, antes de realmente colocar dinheiro naquilo.

Por exemplo: se você vai colocar uma campanha para rodar no Instagram, em vez de já começar colocando 1000, 10000 mil reais, pode colocar 100 para um público menor e testar o resultado de uma semana. Assim, conseguirá entender se aquela campanha vale a pena ou se precisa de algum ajuste.

Portanto, antes de lançar qualquer novidade no seu Ecommerce e gastar tempo, dinheiro e energia, o ideal é fazer testes super rápidos, usando o mínimo possível para validar sua hipótese.

São processos de gestão ágil, com modelos de campanhas do tamanho reduzido para comprovar uma ideia.

Ou seja, se você pensar em realizar um teste antes de lançar um produto ou uma campanha, você está falando em Growth Hacking.

Imagina só fazer um mega lançamento de um produto, gastar muito dinheiro e, no final, não dar certo… às vezes, isso pode acontecer.

Com o Growth Hacking, você vai testar antes se realmente esse produto daria certo para a sua audiência. Seria uma tremenda economia já que você vai diminuir os custos e os riscos.

E esses testes podem ser feitos rapidamente dependendo do volume de tráfego do seu site.

Por exemplo: em um site com número muito grande de tráfego, os testes podem ser concluídos em horas, porque ele gera relevância suficiente, numericamente, para validar o teste.

Ao falar assim parece ser óbvio, né? Mas até hoje muitas agências trabalham com campanhas super pesadas e não têm essa dinâmica de testar tudo antes.  

O mindset Growth Hacking ainda é pouco utilizado no Brasil, porque essa ideia de testar tudo com uma mínima estrutura viável é algo distante da nossa cultura.

Mas você pode aprender a usar o Growth Hacking no seu negócio com essas 3 táticas comprovadas.

A Ana Clara Magalhães, gestora de Conteúdo do Ecommerce na Prática, falou com o Rafael Lassance, especialista em Growth Hacking, sobre essas técnicas comprovadas para vender mais. Confira aqui:

1 - Testes Ágeis

Como eu disse, Growth Hacking é a experimentação de hipóteses para validá-las e economizar tempo, dinheiro e energia.

Por isso, saia testando tudo antes de lançar uma novidade.

Selecione 10% do seu público-alvo e mande a sua campanha para eles. Dessa forma, você pode analisar como foi o resultado sem ter gastado a quantidade de dinheiro que seria mandar para a sua base toda de clientes.

Se o resultado for bom, mande a campanha para os 90% que sobraram. Se for ruim, você economizou muito dinheiro e tempo fazendo esse teste.

O ideal é fazê-los um por vez e nunca ao mesmo tempo, de forma que você pode saber qual indicador está gerando o resultado certo.

Você pode até gerar vários testes ao mesmo tempo, contanto que eles não sejam testados pelo mesmo indicador. Ou seja: um pode ser conversão, outro tráfego, etc.

growth hacking vip

2 - Clientes VIPs devem ter tratamento VIP

Uma tática super simples e que pode fazer diferença para você é tratar o seus melhores clientes de forma diferenciada.

Você precisa extrair o máximo de quem compra de você com mais frequência e com maior ticket. Em vez de tratá-los como qualquer outro, você deve dar um diferencial para eles. Isso pode te ajudar a fazer com que eles se sintam especiais e, consequentemente, você vai vender mais.

Muitas vezes essa base de clientes, por mais que seja pequena, é a que gera o maior percentual dos seus resultados. Por isso, eles devem ter um tratamento diferenciados para não irem embora e comprarem mais ainda.

Pensando nisso, antes de lançar uma campanha, seleciona essa base e manda apenas para eles, avisando que é um bônus por eles serem os melhores clientes.

Por exemplo: lance a Black Friday para eles 2 dias antes do lançamento oficial da sua loja, e, claro, não deixe de avisar que é um tratamento especial.

Com isso, você está explorando alguns dos gatilhos mentais de exclusividade, escassez e urgência.  

Fale “Você está recebendo a promoção antes de todo mundo e, em 2 dias, para comprar, vai precisar competir com todo mundo. Não perca essa oportunidade!”.

Com isso, eles se sentem especiais e são incentivados a gastar mais. As pessoas querem sentir que estão sendo tratadas de uma forma diferenciadas.

Essa tática pode gerar fidelização nos seus clientes e, sem dúvidas, aumentar as suas vendas.

Não precisa ser necessariamente uma oferta com desconto. Ele pode dar acesso à nova coleção de produtos, por exemplo, com antecedência para esses clientes VIPs.

Essa estratégia é tão boa que pode até fazer com que você bata a sua meta de venda nos primeiros dias!

growth hacking youtube

3 - Capturar o tráfego dos concorrentes no Youtube

Imagina só: o seu concorrente acabou de lançar um produto novo e anunciou no Youtube. Ele que está gerando tráfego, curiosidade… Mas o anúncio que aparece antes do conteúdo dele é SEU.

Isso é possível.

Com essa tática, você consegue aparecer ANTES do vídeo do seu concorrente e fazer com que os clientes comprem de você sem sequer precisar assistir ao vídeo do concorrente.

O melhor de tudo é que não existe restrição (além de não poder falar o nome do seu concorrente) e pouquíssimas pessoas usam essa técnica.

Você vai mostrar o seu produto antes do produto do concorrente. Fantástico, não?

Não é preciso gastar muito dinheiro para realizar esse teste e, se funcionar, você vai captar uma nova base de clientes e até tirá-la do seu concorrente.

Fique por dentro das estratégias

E aí, gostou dessas dicas? Elas vão fazer muita diferença no seu negócio, sem dúvidas.

E se eu te falar que tem muito mais de onde elas vieram…

Bom, se você quer ter um Ecommerce de Sucesso e estar sempre em evolução, conhecer tudo sobre o universo do Empreendedorismo e do Ecommerce é essencial. Por isso, nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos…

Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui!