Já pensou em inserir vídeos junto às descrições dos seus produtos em seu canal de ecommerce? Se você entrasse numa loja virtual para comprar um produto, gostaria de vê-lo sendo manuseado em vídeo antes da compra? Com certeza sim. Quando compramos pela internet, a única experiência real que temos com os produtos são as imagens deles no site. Por isso, produzir vídeos para loja virtual é tão importante. Se tratando de imagem, o vídeo pode ser uma ferramenta decisiva para a tomada de decisão do comprador.

vídeos para loja virtual

Vantagens em utilizar vídeos para loja virtual

Os vídeos para loja virtual possuem diversas funcionalidades para o seu ecommerce. E isso não é mensurado apenas para deixar seu produto mais atraente, pois você não necessita fazer uso dos vídeos apenas para mostrar na prática o seu produto. Por exemplo, quando uma mercadoria possui informações complexas, é muito mais didático e atraente descrever as especificações do produto no vídeo.

Outra vantagem que ganhamos quando utilizamos este recurso é que podemos transmitir emoções que talvez não seriam bem interpretadas no texto. Isso porque dependemos da capacidade de interpretação de texto das pessoas, o que não acontece no vídeo, que acaba sendo uma das melhores maneiras para expor também argumentos embasados de técnicas de persuasão.

Além de uma exposição mais atrativa do seu produto, o vídeo também permite que o vendedor mostre para o comprador como aquele produto poderá ser utilizado. Se você vende, por exemplo, um removedor de manchas para sofá, com certeza o seu produto terá muito mais impacto e credibilidade para o consumidor se você demonstrar em vídeo a sua utilização e resultados.

Você também já parou para reparar que, ao entrar em determinados ecommerces pelo celular, não é tão fácil realizar a leitura da descrição dos produtos em razão do tamanho das telas dos smartphones? Isso, definitivamente, não acontecerá com os vídeos.

O tempo que o seu cliente fica na sua página também é outro fator a ser considerado. Geralmente, quando utilizamos bem os recursos do vídeo, o comprador acaba ficando mais tempo no site, até que o vídeo seja encerrado. E o tempo que o seu cliente navega no seu site pode ser um dado muito interessante para potenciais investidores.

Onde devo alocar meu vídeos?

A melhor maneira de fazer o consumidor comprar seus produtos utilizando os vídeos é colocá-lo junto à descrição e fotos dos produtos. Entretanto, você também pode utilizar os vídeos em outras mídias, como Facebook, Instagram e o Youtube para aumentar sua audiência e trazer novas pessoas para o seu site.

De acordo com um estudo realizado pela Aberdeen Group e divulgado pela Dtstore, 85% dos internautas que visualizam vídeos em lojas virtuais são mais propensos a realizar uma compra. Esse é um fator que qualquer empreendedor de sucesso não consegue mais ignorar. Isso porque, além de ajudar na hora de descrever e mostrar os benefícios dos produtos, eles também auxiliam, de forma didática, na criação de tutoriais acerca da utilização daquele item.

E se você não gosta de aparecer no vídeo, não se preocupe. Ele pode ser gravado apenas para mostrar os produtos, e também com pessoas que já compraram e estão satisfeitas com a compra. Neste último caso, o depoimento dos compradores satisfeitos irá gerar muita credibilidade para sua marca.

Como criar conteúdo audiovisual

Em primeiro lugar, você precisa saber que ter autoridade para falar sobre um determinado produto é fundamental. Por isso, conhecer a fundo a mercadoria é o ponto de partida para obter sucesso com seu vídeo, afinal, a intenção é passar credibilidade e não insegurança.

Não se preocupe com a perfeição no começo. O que o comprador espera neste vídeo é bastante informação sobre o produto, e não o William Bonner apresentando uma mercadoria. Se achar necessário, faça um roteiro, leia, decore, apresente para os amigos e peça opinião antes de publicá-lo.

Conhecer a fundo o seu público-alvo será determinante para conquistar o comprador. Quando conhecemos o sentimento do cliente, conseguimos falar das suas dores e das soluções que temos a oferecer com nossos produtos. Mas atenção: saiba que você está utilizando um vídeo institucional, ou seja, o tempo de vídeo deve ser bem planejado. Você não vai gravar um vídeo com o mesmo tempo de duração de um bloco de uma novela, por exemplo. Então delimite seu vídeo para durar até 3 minutos.  Procure também padronizá-los para que todos tenham a mesma identidade.

A sua identidade visual também deve estar atrelada ao seu vídeo. Muitos compradores podem compartilhar o link do vídeo em suas redes sociais, ou também para sugerir os produtos para terceiros. E a procedência do vídeo, neste caso, deve ser explícita. Por isso, crie uma vinheta com o logotipo da sua loja virtual e a utilize na abertura e fechamento dos vídeos. E não esqueça das trilhas sonoras. Músicas empolgantes servem de gatilhos mentais para estimular o comprador na tomada de decisão.

Se você realmente não se sente confortável para aparecer no vídeo ou não gosta da sua voz, não pense duas vezes em chamar um locutor ou um ator para gravá-los. Tudo é válido para cativar os seus clientes e aumentar a produtividade e lucros dos seus negócios.

O Youtube é uma ótima ferramenta para você começar. Qualquer pessoa pode criar um canal sem custos na plataforma. E atenção: mesmo que você seja uma autoridade sobre o assunto e não tenha vergonha alguma para gravações, se um bom equipamento não for utilizado para gerar suas imagens todo trabalho pode ser perdido. Faça uma boa pesquisa de equipamentos e preços. Veja quais são os equipamentos mais utilizados pelos youtubers e influenciadores digitais.

Assine o Ecommerce na Prática!

Se você quer ter um Ecommerce de Sucesso e estar sempre em evolução, conhecer tudo sobre o universo do Empreendedorismo e do Ecommerce é essencial. Por isso, nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com mais de 350 conteúdos e treinamentos completos…

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui!