É como um roteiro: terminou o ensino médio, vai para a faculdade e, depois, começa a trabalhar. Esses são os passos naturais que ensinam para a gente. Afinal, é assim que você continua seu ciclo de aprendizado antes de entrar no mercado de trabalho. Mas será que fazer uma faculdade de fato vale a pena no mundo dos negócios?

Grandes empresas, como Google e Facebook, não requerem mais um diploma para que você participe do processo seletivo em busca de uma vaga. Ou seja, elas não estão interessadas no seu histórico acadêmico… 

Nesse artigo, vou te mostrar a razão disso e tirar uma dúvida frequente: afinal, vale ou não vale a pena fazer uma faculdade para o mundo dos negócios?

Algumas vantagens de se fazer uma faculdade

Conhecimento

Conhecimento nunca é demais. Na faculdade, não há dúvidas de que você aprenderá muito conteúdo relevante, de diferentes matérias e profissionais capacitados para ensinar.

Conhecimento na Faculdade

Ir às aulas e fazer trabalhos e provas ao longo de vários anos vai te dar uma bagagem de aprendizados que você usará para o resto da vida. Tanto no âmbito profissional quanto pessoal.

A rotina de uma graduação exige muito esforço e dedicação, é verdade. Mas também é uma jornada que faz com que você crie a capacidade de gerar conhecimento, e não só absorver. 

Essa troca de conhecimento é um dos pontos de mais alto valor de uma faculdade.

Maturidade

Na faculdade, você também conhecerá realidades diferentes da sua, o que pode abrir a sua mente a respeito de como enxerga o mundo à sua volta.

Se você viver sempre dentro da sua bolha, convivendo com as mesmas pessoas, a tendência é permanecer sempre na sua zona de conforto. No mundo dos negócios, isso não existe. 

Na faculdade, você está sempre lidando com prazos e metas. A sua capacidade de lidar com essa pressão é bem desenvolvida nesse período de graduação.

Contatos

Como disse anteriormente, na faculdade você vai conhecer gente de todos os lugares. Portanto, é o seu contato inicial com os futuros empreendedores, tanto da sua área como de outras.

Gerar um bom relacionamento com essas pessoas te coloca na lembrança delas quando forem indicar alguém para alguma vaga. O mesmo ocorre com os professores. Eles estão sempre sendo perguntados por alunos a recomendar, pelo mercado de trabalho.

Menos dificuldade de inserção no mercado de trabalho

Hoje em dia o mercado está bem disputado. As empresas que buscam novos empregados querem aqueles bem capacitados e já com alguma experiência, preferencialmente. Aqueles que ainda não a tem podem adquirir através de um estágio quando estão em uma faculdade.

Mercado de trabalho com Faculdade

É a forma das empresas contratarem com um custo menor, a fim de qualificarem e especializarem esses empregados para, possivelmente, contratarem em efetivo ao final do estágio.

Se eu não tenho uma faculdade, como consigo competir no mercado?

Acima, citei algumas vantagens de se fazer um curso de ensino superior. Mas no começo do artigo, falei que grandes empresas hoje não requerem um diploma, lembra? Por que isso acontece, se fazer uma faculdade traz tantos benefícios?

O Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, fez um vídeo falando exatamente sobre isso: o que a faculdade não te ensina. Confira abaixo:

Bom, vamos entender o porquê dessas grandes empresas contratarem gente sem formação superior? É simples.

Nem todas as pessoas têm condições de fazer uma faculdade, por “n” motivos: financeiros, pessoais, de logística… 

Mas isso significa que essas pessoas não são capacitadas? Claro que não!

É por isso que o Google, Facebook e outras grandes empresas abriram as portas para essas pessoas. Não é somente quem tem um diploma de faculdade que tem a capacidade de agregar a uma empresa. Hoje em dia o diploma não é mais um diferencial.

O que interessa para o mercado de trabalho é experiência e capacitação prática, não acadêmica.

E uma coisa que a faculdade não te dá é experiência prática. Ela pode até te ajudar a conseguir uma, falei isso acima quando me referi ao estágio, mas dentro do campus em si, você não consegue capacitação prática.

Competição no mundo dos negócios

Vamos a um exemplo prático:

Você é dono de um negócio e está em busca de uma pessoa para comandar todo o seu setor de vendas. Existem dois candidatos para a vaga.

Um é formado em marketing e vendas, fez outros dez cursos relacionados ao assunto e mais uma pós-graduação, mas nunca teve contato de fato com o assunto, nunca trabalhou. Seu conhecimento está todo baseado na teoria.

O outro não tem nem formação superior completa, mas já trabalhou em duas agências de publicidade, tem vários projetos relevantes para mostrar de portfólio e tem uma grande lista de pessoas que só falam bem e recomendam.

E aí, qual você contrataria?

A segunda opção, né? Depois que você avalia parece óbvio: o candidato com a maior vivência, maior experiência e contato com o universo da vaga terá sempre a maior vantagem para ser contratado.

E essas coisas você não aprende dentro de uma faculdade. E são elas que fazem do empreendedor o que ele é: alguém diferenciado, que pensa fora da caixa.

Mas lembre-se sempre: o objetivo aqui não é fazer você desistir ou largar a faculdade. 

É te mostrar que fazendo apenas o que ela exige para obtenção do diploma, você não vai tão longe quanto aqueles que pensam e fazem diferente.

Ou seja:

Se você está em uma faculdade, aproveite tudo que ela tem pra te oferecer. Não espere terminá-la para ir atrás de um trabalho ou experiência que possa te agregar, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Estude muito, se capacite academicamente e consiga toda essa bagagem. 

Mas mais importante que adquirir essa bagagem é ter onde colocá-la em prática. 

Ninguém cresce profissionalmente apenas com o conhecimento acadêmico.

Agora, caso você não esteja fazendo faculdade e não tenha condições, nesse momento, de ingressar em uma, não é motivo para se desmotivar, muito pelo contrário. 

Vá atrás de vivências, experiências e projetos que te agreguem em algo, pense fora da caixa.

Talvez tudo o que você já vivenciou por aí já conte muito mais do que os anos que a outra pessoa passou dentro da faculdade. 

“O mundo não está nos seus livros e mapas. Está lá fora!” - J.R.R Tolkien

E é exatamente o que acontece lá fora, e como você lida com isso que interessa no mundo dos negócios. 

Gostou dessa sacada? Que tal assistir a aula GRATUITA do Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática? 

Nela, ele mostra os passos para tirar as ideias do papel e finalmente vivenciar de verdade o mercado, em vez de viver no plano da teoria.

A ideia do Bruno é que você não precisa de faculdade para empreender, e é verdade. Mas precisa de capacitação, que é buscar conhecimento com quem entende do assunto, vivenciar o mercado e adquirir experiência prática para conseguir empreender.

E aí, vai deixar essa passar? Assista a aula gratuita: