A Transformação Digital que estava prevista para acontecer ao longo dos próximos 5 anos agora está acontecendo muito rápido devido às restrições de locomoção e abertura de lojas impostas pelo governo. O motivo disso foi o COVID-19, que parece ter vindo para chacoalhar o mercado e provar que adaptação ainda é a habilidade mais importante para um negócio.

O comportamento de consumo dos clientes mudou, assim como a forma de vender...

Com as pessoas em casa e lojas fechadas, o espaço digital se tornou não apenas importante, mas também essencial para os resultados positivos da sua empresa.

Hoje, quem não passar pela transformação digital e se posicionar no Ecommerce terá pouquíssimas chances de sobreviver a esta crise.

Mesmo empresas com bom fluxo de caixa precisam se atentar a isso, porque ainda não sabemos até quando essa situação vai durar…

E, mesmo que as lojas voltem a abrir, a retomada do consumo no físico ainda não será no volume que estamos acostumados.

A Nielsen, inclusive, publicou um estudo falando das 3 etapas da retomada, comprovando essa questão.

Enquanto isso, o Ecommerce brasileiro ganhou 4,2 milhões de novos consumidores apenas no quarto trimestre de 2020.

Ou seja: trazer o seu negócio para o Ecommerce é questão de NECESSIDADE. Você precisa digitalizar o seu negócio e acompanhar o ritmo de transformação do mercado para manter-se nele…

Vamos te explicar sobre isso ao longo do artigo, abordando a importância da transformação digital no seu negócio e como colocar em prática. 

O novo cenário do varejo 

A digitalização do varejo físico é algo que já vinha acontecendo há algum tempo, mas de maneira gradual.

De acordo com o relatório trimestral NEOTRUST, no ano de 2020, o Brasil atingiu o recorde de pedidos no Ecommerce.

Isso é: 301 milhões de compras foram realizadas, um número que representa uma alta de 68,5% em relação a 2019.

Quando comparado com a edição anterior deste levantamento (feito em 2019), podemos observar um crescimento inacreditável da transformação digital. 

Conforme o Coronavírus se espalhou pelo Brasil e as medidas de contenção ao vírus surgiram, a necessidade de ficar em casa influenciou no comportamento de consumo - e de venda.

Pessoas que não compravam pela internet por algum motivo (insegurança, preferência, experiência anterior desagradável) começaram a comprar porque precisavam desse serviço. Esse meio se tornou essencial.

Não é à toa que as vendas realizadas no Ecommerce tiveram um salto. Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) houve um aumento nas vendas online no mês de abril, 30% a mais do que março (veja mais sobre o panorama do Ecommerce durante a quarentena).

O que vemos hoje é a aceleração total desse processo de transformação digital das empresas, que buscam se manter ativas no mercado.

Expectativas para o pós-crise 

1- Novos hábitos de consumo do cliente 

Uma das grandes preocupações tanto para empreendedores do varejo físico quanto para vendedores digitais é: será que as pessoas vão continuar comprando pela internet após a crise?

A tendência é que as compras feitas pela internet realmente se tornem um hábito comum no dia a dia das pessoas. Uma vez que a experiência de compra é positiva, as chances desse cliente se fidelizar à marca que está vendendo na internet são muito maiores. 

Mas existem alguns requisitos que a loja deve cumprir para proporcionar uma boa experiência. Veja: 

  • Imediatismo na realização de compra;
  • Redução de burocracia; 
  • Quebra de barreiras geográfica - a internet aproxima lojas e clientes de diferentes partes do Brasil e do mundo; 
  • Transparência com relação ao serviço oferecido; 
  • Segurança e pedido entregue como desejado, superando as expectativas. 

Se você  compra um produto sem nenhuma dificuldade, tem um atendimento eficaz e recebe o produto dentro do prazo estipulado, tudo isso sem sair de casa… Certamente, vai querer ter essa experiência novamente. 

Funciona da mesma forma com seus clientes.

2- Destaque no serviço Omnichannel 

Como estamos falando da jornada de compra do consumidor, outro ponto que deve ser mantido é o atendimento Omnichannel. 

Com a transformação digital, muitas lojas físicas começaram a também vender online, mas isso não significa que precisam abandonar a loja física.

Na verdade, o Ecommerce é um canal de vendas a mais para empresa ampliar as chances de venda e potencial lucrativo.

E, quando você tem um negócio que oferece canais de atendimento como o chat online, redes sociais, email, telefone e loja física, isso quer dizer que você trabalha com o método Omnichannel (veja mais sobre o atendimento Omnichannel).

E a tendência é que todas as empresas comecem a se adequar a este modelo para garantir maior diversidade de canais de atendimento/venda para os clientes.

É o que está acontecendo agora durante a quarentena com diversos negócios e deve se manter no pós-crise.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!