O empreendedor de primeira viagem, quando está abrindo seu primeiro negócio, não faz ideia das verdades que existem por trás da profissão...

Isso acontece, principalmente, pela falta de experiência e conhecimento na área, o que é normal para quem está começando agora.

Mas para você se adiantar e ficar atento desde o início, vamos te contar, ao longo deste artigo, as 4 VERDADES sobre seu Primeiro negócio no Ecommerce

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, explica com mais detalhes cada uma dessas verdades. Assista: 

1 - As pessoas próximas podem não acreditar no seu negócio

A primeira verdade é que muitas pessoas próximas a você não acreditam no empreendedorismo, logo, não vão acreditar no seu negócio. 

E o que a opinião dos outros interfere na sua vida? 

Não deveria interferir, mas sabemos que a opinião de familiares, amigos próximos e qualquer pessoa que você gosta e confia influencia bastante nas suas decisões. 

Isso é mais comum do que você imagina e talvez isso aconteça na sua vida… 

Mas por que as pessoas não levam o empreendedorismo a sério? 

A maioria dos brasileiros não conhecem empreendedores de sucesso, pessoas próximas que progrediram por meio de um negócio. 

Boa parte dos empreendedores que essas pessoas conheceram não são bem sucedidos ou, simplesmente, desistiram ao longo do caminho. 

Ou seja, os parâmetros sobre o que é empreender, na visão dessas pessoas, não é positivo. Provavelmente, elas vão falar que isso não é para você ou que você não leva jeito para o mundo dos negócios… 

E nós estamos aqui para te dizer: Eles estão ERRADOS

Essa é apenas a visão deles de acordo com as experiências que eles tiveram ou viram acontecer. 

Isso não quer dizer que você vai seguir o mesmo caminho no empreendedorismo, ainda mais se você já sabe que a base para o sucesso é o conhecimento. 

Mas, é claro, que o seu plano de negócio não será 100% eficaz. Durante a jornada você vai ter que superar dificuldades e desafios para alcançar metas maiores. 

E são justamente nesses momentos que essas pessoas vão te desestimular… 

Então, a nossa dica valiosa é: acredite não apenas por eles mas, principalmente, por você! Pela sua capacidade de tornar os seus sonhos em realidade.   

Dica: se você quiser ter acesso gratuito a um modelo de plano de negócio efetivo, feito pelos especialistas do Ecommerce na Prática, clique aqui.

2 - O ideal é começar com o que você tem hoje 

Quando o assunto é iniciar um negócio, uma das primeiras coisas que vem a mente é o quanto você precisa de dinheiro para investir… 

Muitas pessoas passam anos juntando dinheiro para criar o negócio perfeito, com toda a estrutura física e online, mas já com uma loja virtual… 

No final, acabam até desistindo da ideia, pois nunca colocaram o projeto em prática e não saem da fase do planejamento. 

Outros usam a desculpa de que não têm dinheiro suficiente para investir em um negócio… 

Mas a verdade é que você pode começar a vender na internet sem dinheiro. 

É sério. 

Comece com o que você tem hoje, caso não tenha nada, comece com isso! 

Parece impossível, mas não é. 

Uma ideia é começar a vender coisas que você tem em casa mesmo, por exemplo, roupas usadas e anunciar num marketplace… Vender livros que não lê mais, oferecer um serviço, dar aulas online… 

Essas são algumas opções possíveis de fazer hoje mesmo para começar a vender na internet sem investir nada. 

Portanto, não deixe para depois, pesquise o que pode ser feito, faça uma análise do que você tem hoje e coloque a sua ideia em prática. 

Leia também: 10 Produtos para Começar a Vender na Internet Agora

3 - Vai fazer tudo sozinho no início

Sim, no seu primeiro negócio você terá que fazer praticamente tudo sozinho. Você será responsável pela parte financeira, gestão, marketing, vendas e por aí vai… 

Ou seja, você vai ter que aprender TUDO o que for necessário para fazer esse negócio acontecer do jeito certo. 

A ideia é que agora você esteja preparado para realizar todas as etapas de todas as tarefas da empresa para fazer esse negócio girar… 

Se você começou a vender e o faturamento está aumentando, em breve você poderá contratar uma pessoa para te ajudar. 

Conforme o seu negócio for gerando mais lucro, mais pessoas poderão ser contratadas e você terá a chance de focar apenas nas estratégias de crescimento. 

Mas o conselho que temos para você que está começando agora é: tenha paciência e aprenda a fazer tudo antes de contratar qualquer pessoa. 

4 - O resultado não virá tão rápido

Nada é por acaso, muito menos o sucesso do seu Ecommerce. Como falamos no tópico anterior, é fundamental ter paciência quando o assunto é empreendedorismo. 

Os processos são realizados diariamente, pouco a pouco, em busca dos resultados desejados.

Você só precisa manter a constância e eficiência no seu trabalho para alcançar os seus objetivos de médio e longo prazo. 

E lembre-se: não se compare aos outros empreendedores. 

Existem casos de pessoas que olham um negócio que está dando certo e, por algum motivo, acham que vão conseguir chegar naquele nível rapidamente…  

Estamos aqui para te falar que isso é MUITO improvável de acontecer…

Para chegar nesse patamar, a empresa passou por várias etapas, inclusive, pela fase inicial, na qual você está hoje.

Por isso, não se compare, pois o seu negócio está em outro momento… 

Na fase inicial, você precisa se preocupar com a estruturação e validação do negócio para só depois pensar em escalar… 

Mas como estruturar um Ecommerce? 

Vamos falar mais sobre isso no próximo tópico… 

Comece o seu primeiro negócio no Ecommerce agora mesmo

Para você começar o seu primeiro negócio no Ecommerce do jeito certo, nós disponibilizamos um material 100% gratuito que vai te ajudar na etapa inicial: 

É o Checklist Ecommerce do Zero!

Baixe agora o Checklist Ecommerce do Zero e conheça as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet…

… que vende todos os dias e dá lucro todos os meses.

Clique aqui para fazer o download: