O novo Meta e o Metaverso virou o assunto do momento e chamou a atenção do mercado mundial. O objetivo de Zuckerberg com essa mudança é retratar todos os aplicativos que fazem parte da empresa e também deseonvolver produtos de realidade virtual e aumentada, fazendo referência ao que chamam de Metaverso.

Mas será mesmo que em um futuro próximo pequenos e médios empreendedores vão conseguir utilizar esse espaço virtual como um novo canal de venda? 

Para entender melhor sobre esse tema e os avanços tecnológicos que chegaram para agregar ao Ecommerce, continue a leitura. 

No vídeo abaixo, eu falo mais sobre como vender no Metaverso. Assista: 

O que é o Metaverso? 

Esse é um espaço de realidade virtual e aumentada que tem o objetivo de unir pessoas por meio do ambiente virtual, onde seria possível fazer coisas como: ir ao museu, ao cinema, jogar, participar de eventos “físicos” como se de fato estivesse lá, tudo isso por meio de um avatar...

Esses espaços parecem com as redes sociais que utilizamos hoje conectadas à internet, mas com algumas pequenas diferenças como a ideia de um mundo de jogos/games e também a possibilidade de utilizar criptomoedas. 

Por exemplo, quando o Fortnite realizou shows ao vivo dentro do mundo do jogo em si para milhares de gamers, essa foi uma experiência dentro do que chamamos de Metaverso. Outro jogo que também traz a ideia do Metaverso por meio da realidade aumentada é o Pokemon Go, no qual os jogadores conseguem capturar Pokemon’s pelas ruas utilizando o celular.

Diante desse novo cenário, empresas de tecnologia começaram a implementar cada vez mais o conceito do Metaverso para otimizar a experiência dos usuários. A empresa que mais bombou o tema foi o grupo Facebook, atual Meta!

Em seu perfil no Instagram, Mark Zuckerberg postou um vídeo mostrando o seu avatar no “metaverse”. Confira:

Para quem não entendeu muito bem o que o Mark Zuckerberg está tramando com essa estratégia de rebranding, vamos esclarecer alguns pontos...

O ponto mais importante de todos é: o que realmente mudou foi o nome da empresa que administra as redes sociais Instagram, Whatsapp e Facebook, passando a se chamar Meta Inc! Por outro lado, a rede social Facebook terá o nome mantido.

O segundo ponto, mas não menos importante, é o objetivo de Zuckerberg com essa mudança. Durante a conferência Facebook Connect, ele afirmou que a ideia do nome Meta é retratar todos os aplicativos que fazem parte da empresa e também o desenvolvimento de produtos de realidade virtual e aumentada, criando o Metaverso.

Como falamos anteriormente, Metaverso não é um termo tão novo para algumas empresas que já exploram o futuro da internet com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários. É o futuro da realidade virtual cada vez mais próximo, gerando uma nova perspectiva e experiência ao utilizar a internet.

Leia também: Como estimular vendas no Ecommerce com Realidade Virtual e Aumentada

Metaverso voltado para o Ecommerce

Uma das curiosidades da novidade é que uma empresa poderá abrir uma loja “física” dentro do universo virtual, isso quer dizer que você pode criar um ambiente para a sua loja no Metaverso e as pessoas poderão visitá-lo para comprar o seu produto. 

Ou seja, essa é uma experiência cada vez mais imersiva por meio da realidade aumentada. E quanto mais imerso o consumidor está na sua marca, mais chances dele comprar o seu produto. 

É por isso que o Metaverso chama tanta atenção do mercado mundial e faz com que empresas acelerem o processo de desenvolvimento tecnológico em busca dessa nova experiência.

Outro ponto interessante é a possibilidade de comprar produtos/serviços e tê-los para sempre, podendo utilizar em qualquer lugar dentro do Metaverso. 

Então, vamos supor que você tenha um avatar, foi até uma loja que faz parte do Metaverso e comprou uma roupa para utilizar no avatar. 

Essa roupa será para sempre sua e, caso queira vendê-la depois, será possível fazer a revenda dentro do próprio metaverso, pois haverá funcionalidades desse tipo por lá. 

Assim, nós já conseguimos desenhar um pouco como será esse metaverso no futuro próximo… 

Mas ainda assim, falta um bom caminho a ser percorrido para que essa tecnologia chegue aos pequenos e médios empreendedores. Por mais que ela não seja algo tão próximo da realidade da maioria dos empreendedores, também não é uma realidade a ser totalmente descartada.

Aliás, é muito importante ficar por dentro de todas essas novidades, para se inspirar e, principalmente, acompanhar a evolução do mercado para então traçar estratégias para que um dia o seu negócio consiga ampliar em vertentes tecnológicas, assim como a realidade aumentada. 

E o conteúdo não para por aqui…

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!