Já foi o tempo em que a chegada da idade era quase sinônimo de invalidez. Hoje, o cenário mudou. Seja por necessidade ou por vontade de se aventurar nos negócios, os idosos têm tido cada vez mais presença no mercado. Confira o que as mais recentes pesquisas indicam sobre o trabalho das pessoas que chegam à "melhor idade" no Brasil:

A entrada de idosos no mercado de trabalho

Um levantamento do Sebrae de 2017 mostrou que 12,35% dos empreendedores do país estão na faixa dos 55 a 64 anos. Esse dado é uma das diversas provas de que pessoas da melhor idade ainda possuem capacidade para lidar com questões administrativas de um negócio.

Ter uma renda extra e não querer ficar parado são os principais motivos para a entrada de idosos no mercado de trabalho.

Segundo a pesquisa, 49,7% dos idosos pretendem abrir uma empresa para complementar a renda. Além disso, 21% citaram a necessidade de manter a família e 21% pensam em se manter ocupados após a aposentadoria.

A crise e a pouca oferta do mercado formal fazem com que o mundo do empreendedorismo se torne uma ótima oportunidade para aqueles que não sabem como se reinserir no mercado de trabalho.

A participação de empreendedores nesta faixa etária se explica não apenas pela falta de oportunidade no mercado formal, mas pela preferência de muitos idosos por funções mais flexíveis, sem horário fixo e sem necessidade de deslocamento.

O empreendedorismo como melhor opção para o sucesso

Outra pesquisa, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aponta que o empreendedorismo tem se mostrado uma excelente opção para os idosos brasileiros.

Segundo o último levantamento, no segundo trimestre deste ano, 46% da população com mais de 60 anos trabalhava por conta própria e 9,3% eram empreendedores.

Enquanto isso, apenas 1 em cada 4 idosos ativos tinham emprego com carteira assinada.

Fica claro, portanto, que as oportunidades para a entrada de idosos no mercado de trabalho são escassas. Diante disso, o empreendedorismo se tornou uma grande oportunidade para aqueles que querem mudar de vida, independentemente da idade.

Um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT),  revela que, na verdade, empreendedores mais velhos têm mais chances de abrir um negócio de sucesso.

A experiência profissional é apontada como um fator que pode levar um empreendedor “menos jovem" a ser bem-sucedido. O estudo mostra que pessoas que têm ao menos três anos de experiência no ramo em que empreenderam possuem uma chance de sucesso 85% maior.

Isso prova que pessoas mais maduras, por mais que subestimadas, possuem muito mais know-how. A idade carrega consigo anos de conhecimento e aprendizado que, muitas vezes, não são aproveitados da maneira certa.

O fato é que a idade não é um fator determinante para o sucesso. Os fatores que realmente diferenciam os grandes empreendedores dos medianos são: o planejamento, o preparo e o trabalho duro.

Leia também: 7 dicas DE OURO para Jovens no Mercado de Trabalho.

Os benefícios da melhor idade no Ecommerce

Sendo assim, é visível o quanto que idosos possuem uma grande chance de serem bem sucedidos no mundo do empreendedorismo, talvez mais do que os próprios filhos, netos, sobrinhos e familiares mais jovens.

Seja por necessidade ou por oportunidade, empreender é uma ótima opção.

Para quem está começando, investir em um Ecommerce é a alternativa mais viável.

O empreendedor que decide entrar no comércio eletrônico conta com vantagens como:

  •  Trabalhar com o que gosta.
  • Alcançar sonhos e objetivos.
  • Mais autonomia.
  • Ter uma renda extra.
  • Passar mais tempo livre com a família e amigos.

Além disso, o investimento para abrir um negócio digital é muito baixo. Com tantas possibilidades e nichos de atuação, é possível empreender online com pouco dinheiro no bolso.

Clique aqui e saiba como empreender com pouco dinheiro.

Vender pela internet significa ter todo o seu negócio no seu computador. Poder se realizar profissionalmente e, ao mesmo tempo, curtir o tempo livre e os benefícios da melhor idade é uma realidade no Ecommerce.

É possível empreender na melhor idade

Muitos empreendedores mais velhos já estão tendo sucesso no Ecommerce. É o caso da Maria de Fátima Ferraz, que trabalhou durante toda a sua vida na área de telecomunicações e, após sua aposentadoria,  decidiu abrir uma empresa.

Sua ideia inicial era produzir somente para presentear as amigas. Entretanto, devido à vontade de ter um negócio próprio e produzir peças com o nome de sua loja, surgiu a necessidade de criação da marca.

Foi assim que surgiu a Artes da Fatiminha.

O resultado foi um excelente. Além de suas amigas amarem seus produtos, Fátima expandiu o seu negócio e hoje tem um Ecommerce de cama mesa e banho que vende regularmente.

Ter uma loja online fez com que seu sonho de trabalhar com confecção artística fosse realizado.

Meu Deus, como amo fazer este trabalho, isso realmente me deixa muito satisfeita e feliz.

Um outro caso é o da Silvia Frizera, que decidiu abrir um Ecommerce quando a sua contribuição para o INSS foi negada.

Após anos trabalhando na área de vendas, e sem ganhar a tão sonhada aposentadoria, Silvia decidiu abrir uma loja de roupas. Infelizmente, cinco anos depois a loja teve que ser fechada porque não estava dando lucro.

Após tentar trabalhar em outras áreas, ela decidiu investir em algo que proporcionasse um horário mais flexível e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Foi com a busca por uma vida mais feliz que Silvia se deparou com o conteúdo do Ecommerce na Prática. Entusiasmada com os benefícios e facilidades do Ecommerce, surge a grande ideia de abrir uma loja de bolsas de couro (produto que ela já amava e consumia).

Ela fez o curso Ecommerce do Zero e abriu sua loja online, a Julie Bolsas.

Hoje, Silvia é realizada e trabalha com o que gosta. Para ela, desistir não é uma opção. Com sua determinação, seus resultados prometem crescer de forma significativa.

A mudança está em suas mãos

A realização pessoal vai muito além do que ganhar dinheiro. Estar em um momento da vida com poucas opções no mercado de trabalho faz com que muitos idosos repensem antes de entrar em uma nova oportunidade.

Para mudar de vida de forma rápida e segura, o Ecommerce é a melhor alternativa.

Se você não quer perder tempo e dinheiro, conheça o Treinamento Viver de Ecommerce. Nele, o especialista Bruno de Oliveira ensina o passo a passo de como iniciar com, baixíssimo investimento um negócio sólido e lucrativo.

Esse é um curso que aborda todas as etapas do negócio de forma simples e clara, mapeando o plano de ação para quem está começando e deseja ir mais longe. O conteúdo é explicado com vídeo aulas detalhadas e, além delas, o material complementar reforça todo o aprendizado.

Para começar as aulas, assina o Ecommerce na Prática! É só clicar no botão abaixo: