No mundo pré-pandemia, as expectativas para o crescimento do Ecommerce no Brasil eram boas e o otimismo com relação à ascensão desse mercado ao longo dos próximos anos já era grande. O que ninguém esperava era que, com a pandemia do COVID-19, todo o crescimento previsto… acontecesse em poucos meses.

Nesse cenário, ao contrário do que muitos imaginavam, as pessoas NÃO deixaram de comprar. O que aconteceu foi que elas se adaptaram ao “novo normal” e mesmo quem antes não comprava online por algum receio, agora compra.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, já houve um aumento de 30% nas vendas online em abril em comparação com o mês de março, reflexo dos mais de 4 milhões de novos consumidores no Ecommerce.

E grande parte desses novos consumidores vão continuar comprando online MESMO após a pandemia passar, porque se tornou o novo hábito e a barreira de primeira compra já foi quebrada.

É muita gente usando o Ecommerce como um dos principais meios de consumo! Isso sem contar as pessoas que já compravam online antes…

O que nos faz pensar em qual o impacto real dessa onde novos consumidores no mercado de Ecommerce para quem vende - ou pretende vender - online.

Leia esse artigo até o final para entender sobre o Novo Cenário do Ecommerce e o reflexo disso na sua vida e empresa.

Explosão no mercado Ecommerce

Nos últimos meses, o Ecommerce, de uma vez por todas, mostrou sua força - tanto para os consumidores quanto para os lojistas. Não é à toa que, inclusive, marcas como BMW e Chevrolet apostaram em pontos de venda digitais para o lançamento de seus novos carros.

Com a adesão e números que o Ecommerce tem apresentado e o isolamento social atual, a grande verdade é que qualquer empresa que não se posicione dentro do comércio digital não vai não vai conseguir sustentar as atividades por muito tempo.

E isso não vale só se você já tem um negócio.

Na realidade, o Ecommerce é um mercado democrático e viável para qualquer pessoa que queira empreender e ganhar dinheiro online… de forma extremamente mais barata e com maior poder de escala do que qualquer outra.

Enquanto ainda existem das pessoas não se convenceram de que vender na internet vale a pena e é possível ter um negócio sólido, lucrativo e altamente escalável aqui dentro, o segmento do Ecommerce não para de crescer. 

Olha esse gráfico aqui, da 41ª edição do Webshoppers, que é um relatório semestral sobre Ecommerce no Brasil, realizado pela Ebit e Nielsen.

Gráfico disponibilizado pela Ebit, no estudo Webshoppers, sobre o aumento no número de pedidos.

Esse gráfico compara o Ecommerce no período de março a abril dos anos de 2019 e 2020. 

No ano passado (2019), os números tiveram um aumento espetacular, alcançando R$ 61,9 bilhões em faturamento. Isso representa um crescimento 16,3% com relação ao ano anterior, com 21% a mais no número de compras realizadas online.

Esses números mostram o desempenho do Ecommerce no ano inteiro.

E, se olharmos 2020, considerando apenas o período até 30 de abril, o Ecommerce já alcançou a marca incrível de 32% do valor total do ano passado inteiro. 

Leia também: A importância da Transformação Digital no seu negócio.

4 Milhões de Novos Consumidores

Só durante o período da pandemia aqui no Brasil, o Ecommerce já recebeu mais de 4 milhões de novos consumidores, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Devido a Pandemia do COVID-19, uma das medidas incentivadas pela OMS (Organização Mundial de Saúde) foi o isolamento social. No Brasil, diversos estados adotaram essa medida, fechando shoppings, centros comerciais e incentivando o isolamento voluntário da população.

O reflexo disso foi imediato: as pessoas, mesmo aquelas que nunca haviam comprado antes e não se sentiam seguras ao comprar online, se voltaram para o Ecommerce e tiveram a primeira experiência.

E isso mudou completamente a visão que tinham sobre compras na internet.

Uma pesquisa da Bain&Company (The Elements of Value), divulgada pelo Google, apontou que uma das grandes mudanças comportamentais que foi com relação à aceleração da confiança no digital como canal de compra e venda.

Assim, a objeção ligada à confiabilidade no Ecommerce foi quebrada…

E a tendência é que grande parte desses 4 milhões de novos consumidores continuem comprando online...

Fazendo com que os lojistas que querem vender online ou que já estavam posicionados no Ecommerce multipliquem as oportunidades de venda e ganho.

A Nova Era do Consumo

O Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, falou durante uma  de suas aulas gratuitas, que as mudanças no comportamento do consumo é o principal fator para a ascensão do comércio eletrônico, porque o cliente fomenta o mercado de Ecommerce no Brasil.

E, se existe essa quantidade gigante de clientes comprando na internet, você pode aproveitar esse movimento para criar seu negócio e se posicionar no Ecommerce.

Conversamos com a Babi Tonhela, Sócia e Head de Produtos do Ecommerce na Prática, falar sobre o novo comportamento de consumo. 

Para ela, devemos nos preocupar com alguns fatores que serão levadas em consideração pelos cliente daqui em diante, como a valorização da durabilidade, qualidade e benefícios.

Leia também: Como começar um Ecommerce do Zero

A grande oportunidade do Ecommerce 

Com base nesse novo cenário, milhares de novos consumidores, faturamento espetacular e número de pedidos a todo vapor, fica difícil ignorar o poder de venda do Ecommerce.

E não é necessário ser um empreendedor experiente para atuar no Ecommerce. 

Você pode vender online com baixo investimento e sem ter nenhuma experiência. 

Como Matheus Ferreira, dono da Yeshua Vestes, que não entendia absolutamente nada sobre internet e mercado digital e, após abrir o Ecommerce de moda evangélica, nos primeiros 3 meses de negócio, conseguiu faturar mais de 10 mil reais.

caso de sucesso - edz

Isso é possível quando você tem o auxílio correto para estruturar o seu negócio, validar e impulsioná-lo dentro da internet.

Para isso, você precisa passar por 6 etapas essenciais:

  • Planejamento;
  • Estrutura;
  • Audiência;
  • Atendimento;
  • Vendas;
  • Impulsão. 

Todas essas etapas fazem parte do método exclusivo do Ecommerce do Zero, treinamento 100% online ministrado por uma as maiores autoridades em Ecommerce do país, o Bruno de Oliveira, que tem mais de 18 anos de experiência na área.

Nesse treinamento, o Bruno mostra, em forma de passo a passo, TODO o processo para você aproveitar e Ecommerce e garantir a sua fatia desse mercado, seja para construir o negócio da sua vida ou simplesmente garantir uma renda extra.

Para você ter uma ideia do que vai aprender nesse treinamento, vamos liberar para você agora o acesso à aula exclusiva e GRATUITA que o Bruno montou para você saber Como montar um Ecommerce do Zero.

Assista à aula gratuita clicando no botão abaixo.