Um dos grandes desafios para quem tem Loja de Roupas é lidar com as trocas e devoluções. Esse processo é sempre estressante, tanto para quem compra como para quem vende.

Afinal, nenhum cliente compra pensando em trocar ou devolver o produto. E muito menos um lojista vende pensando em deixar seu cliente insatisfeito. 

Geralmente, as trocas e devoluções no Ecommerce de Moda ocorrem por 3 motivos principais.

Pensando nisso, resolvi listá-los. Separei, também, algumas dicas certeiras para te mostrar como reduzir trocas e devoluções no seu negócio.

E se esse assunto te interessa, assista ao vídeo abaixo para saber mais:

Principais causas de trocas e devoluções em Loja De Roupas:

1 - Produto Danificado

Quando o produto chega ao cliente com alguma avaria existem 2 causas:

  • Ele já foi despachado com defeito;
  • Sofreu algum dano no transporte;

Falando sobre uma loja de roupas, dificilmente o produto vai “quebrar” durante o trajeto. 

Então, geralmente o envio de um produto danificado ocorre por descuido na hora da separação e despacho.

Para evitar erros desse tipo, é importante já atacar na raiz do problema.

Se você é fabricante, atenção aos profissionais de arremate na sua produção - as pessoas focadas em dar o acabamento aos produtos e identificar possíveis defeitos - é fundamental esse controle de qualidade.

Caso você seja revendedor, não esqueça de conferir sempre os produtos entregues pelo seu fornecedor.

Por mais que ele seja de confiança, erros podem ocorrer.

Vale a pena, também, dar aquela última checada na hora do embalo para garantir que sua loja de roupas garanta uma entrega perfeita ao seu cliente.

loja de roupas - trocas e devoluções

2 - Produto Diferente do Anunciado

Imagine comprar uma camiseta linda, naquela loja de roupas incrível que você encontrou, com uma estampa de caveira e receber em casa um mesmo modelo, mas com estampa de cachorrinhos...

Parece bizarro, né? Mas isso acontece muito!

Por vezes, não com erros tão gritantes, mas uma simples troca de cor (como um azul marinho por um preto) já é mais do que suficiente para deixar um cliente insatisfeito e inclinando a devolver o produto.

Esse problema pode ocorrer devido a poucas informações no cadastro do produto, fotos com baixa qualidade ou, novamente, desatenção no momento da separação dos pedidos.

Para evitar, é muito importante que você utilize fotos de alta qualidade, mostrando o produto no maior nível possível de detalhes.

Saia do feijão com arroz de fotos frente e costas apenas. Exiba outros ângulos da peça e os detalhes do produto.

Use e abuse das descrições e traga riqueza de detalhes aqui também. Falar sobre o material do produto é importantíssimo.

Afinal, seu cliente não é obrigado a reconhecer o tipo de material do produto só de olhar a foto, concorda?

Aqui, é importante também especificar a cor da peça na descrição, pois os monitores possuem diferentes configurações.

Isso faz com que as cores possam variar um pouco entre o seu computador e o do seu cliente.

loja de roupas - trocas e devoluções

3 - Tamanho Errado

Essa, sem dúvidas, é uma das maiores barreiras para a primeira compra de um consumidor nas lojas de roupas online. Ainda mais em se tratando de uma loja nova ou marca desconhecida.

O Brasil não segue uma padronagem de tamanhos clara. Logo, as modelagens podem variar entre marcas.

Ou seja, a mesma pessoa pode vestir diferentes tamanhos dependendo da loja de roupas que ela escolher.

Grandes Ecommerces já têm utilizado soluções automatizadas como “provadores-virtuais”, onde o cliente preenche com alguns dados como altura, peso e sexo, e a ferramenta automaticamente sugere o tamanho adequado.

Mas, se você está começando agora e não pode investir ainda em ferramentas. Não tem problema!

Invista em uma tabela de tamanhos clara e funcional, com detalhes como largura, comprimento, manga, e o que mais for relevante para o item que está sendo vendido.

É importante, também, ensinar o seu cliente a medir. Não adianta só jogar medidas e deixar ele se virar.

Se você vende camisetas, por exemplo, peça para ele pegar a camiseta que mais gosta no próprio guarda-roupas e com uma fita métrica medir as dimensões.

É importante realmente mostrar como se faz. Uma imagem explicativa já ajuda, mas se for em vídeo fica excelente.

Depois, basta ele comparar com as medidas fornecidas por você.

Boas fotos também fazem toda diferença aqui. Lembre-se de colocar pessoas reais vestindo a peça e informe também a altura e peso do modelo, além do tamanho que ele está vestindo.

Leia também: Como Encontrar Bons Fornecedores de Roupas.

loja de roupas - trocas e devoluções

E por fim…

Seguindo todas essas dicas, sem dúvidas suas taxas de trocas e devoluções vão reduzir drasticamente, mas é fato que ainda vão ocorrer algumas. É inevitável.

No Ecommerce, o cliente conta com a Lei do Arrependimento, então, por mais que você faça tudo certinho, ele ainda pode solicitar a devolução do produto simplesmente por não estar satisfeito.

Quando isso acontecer, por mais decepcionante que seja, é importante que você faça com que o processo seja o mais transparente e simples possível.

Definir uma ótima política de trocas e devoluções é fundamental. É importante, também, deixar acessível para os seus clientes. Evite qualquer dúvida.

Esse cliente pode não ter ficado satisfeito com o produto dessa vez, mas, se a logística reversa funcionar bem, a chance dele voltar é muito maior.

Agora que você já sabe o que você vai fazer com esse conhecimento? Não deixe passar e corra para aplicar agora mesmo.

E se você quer ir além na hora de construir um Ecommerce de Moda de sucesso, criando um negócio que possa unir paixão e lucro, tenho algo para te contar.

Resolvi disponibilizar, pela primeira vez, meu método exclusivo para criação de negócios online de MODA.

Esse foi o método que utilizei para criar a .pormenor e ajudar vários alunos do Ecommerce na Prática. Para ter acesso aos 4 passos essenciais na construção de um Ecommerce de Moda do ZERO - clique agora no botão abaixo.