Kylie Jenner só tem 20 anos, mas alcançou o a casa do bilhão na última semana e virou notícia ao redor do mundo. Esta é a história da caçula da família Kardashian, que está prestes a se tornar a bilionária mais jovem do planeta com a sua loja Kylie Cosmetics. Inspire-se e entenda como as estratégias do Ecommerce também podem ajudar no seu negócio.

Em 2015, Kylie montou uma plataforma online para vender um só produto - o famoso batom líquido com toque fosco, sua marca registrada. A popularidade foi tamanha que a marca expandiu seu portfólio e hoje é avaliada em 800 milhões de dólares. Acredite se puder: o canal de maior propulsão do negócio é o Instagram.

Antes que você pense "ah, mas ela já era famosa antes", lembrar-se que a Kylie era a menos popular das irmãs. O sucesso veio quando ela fez preenchimento labial e percebeu que os seguidores falavam muito dos batons que usava. Enxergando um nicho de mercado, criou o produto e começou a vender aproveitando, é claro, a audiência nas redes sociais.

É necessário bater nessa tecla: construir uma audiência é imprescindível para um negócio dê certo. Comece a falar sobre o que você gosta, use estratégias de marketing em redes sociais e perceba que, aos poucos, sua audiência vai aumentar e te acompanhar. Nenhum negócio sobrevive sem pessoas.

O preço dos batons, na época, girava em torno de 29 dólares. Eram poucas tonalidades, mas, diante da explosão de vendas, investiu-se em estoques maiores e ligeira ampliação da linha de produtos. Os preços também subiram: o valor médio de um produto hoje é 40 dólares.

A estratégia de vendas de Kylie Jenner

Assim que Kylie lançou sua marca e divulgou nas redes sociais, criou-se uma expectativa entre seus seguidores. Ela mostrava a construção dos batons, dava para amigas experimentarem e mostrava testes de tons pelo Snapchat e Instagram. Foi assim que, aos poucos, ela criou desejo nas pessoas. O resultado: no lançamento, que ocorreu próximo à Black Friday americana, os batons esgotaram em segundos. Este é considerado o maior boom de vendas já visto na internet.

Monte seu plano de negócios.

Além disso, a Kylie Jenner criou lojas temporárias. As pop-ups são instaladas em um local, passam por um período curto de vendas, fecham e vão para outro local. Apesar desse espaço, 80% das vendas acontecem no Ecommerce. Em dinheiro, isso significou 330 milhões de dólares só esse ano, de acordo com a revista Forbes.

Em seu Instagram pessoal, Kylie sempre faz postagens relacionadas aos produtos e à marca. Em alguns momentos, inclusive, sua melhor amiga - e assistente - toma as rédeas do Stories e mostra todas as novidades que estão por vir. Hoje o Instagram de Kylie tem 111 milhões de seguidores, mais do que o triplo que tinha antes de iniciar a marca.

É o velho - porém importante - assunto do escalonamento. Quando tiver uma audiência sólida ficará mais fácil escalar um negócio sem a necessidade de investimento pesado em publicidade. Esse é o melhor caminho para ganhar dinheiro na internet.

Confira o vídeo completo com mais dicas exclusivas do Bruno de Oliveira