Para se destacar, não basta ter uma grande ideia aqui ou ali… É preciso ter uma rotina que te diferencie do resto das pessoas. É isso que diferencia quem faz sucesso e quem não faz. Por isso, vou te mostrar 6 hábitos de pessoas bem-sucedidas que podem fazer a diferença na sua vida.

Se preferir, no vídeo abaixo, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira conta sobre os hábitos que pessoas bem-sucedidas têm em comum e que você pode fazer para se espelhar nelas. Assista:

Baixe agora o Checklist gratuito e tenha em mãos o melhor direcionamento para começar a empreender.

Bom, vamos aos hábitos:

1 - Tudo na vida acontece com um propósito

O mundo em que vivemos não quer saber das dificuldades que estamos enfrentando ou dos problemas pessoais que temos que lidar todos os dias.

Situações complicadas acontecem com todos. O mercado de trabalho exige que as pessoas sejam capazes de fazer mil e uma coisas ao mesmo tempo, por isso, muitas vezes, situações que planejamos não saem como o esperado.

O que diferencia as pessoas bem-sucedidas do restante é que, enquanto todo mundo olha para esses “fracassos” como experiências traumáticas, quem atinge o sucesso sempre conseguem tirar algo positivo deles.

Por exemplo:

Em um processo seletivo para uma grande empresa, três candidatos chegam à última fase, que é a entrevista com o gestor. Contudo, apenas um acaba sendo contratado, pois só havia uma vaga para a posição.

Para os dois que não conseguiram o emprego, o futuro imediato é o mesmo: continuar procurando por outra oportunidade.

Agora pense comigo: um deles sai da entrevista arrasado por não ter conseguido a vaga, culpa Deus e o mundo pelo fracasso e nem para por um momento para pensar no porquê de não ter sido escolhido.

Enquanto isso, o segundo, que também ficou triste por ter sido rejeitado, analisa a situação como um todo. Observa as qualidades do outro candidato que foi contratado e percebe que ele oferecia habilidades a mais. Decide, então, ir atrás desses conhecimentos.

Meses depois, surge uma nova vaga parecida com a primeira. Enquanto um ficou apenas se lamentando e culpando os outros por não ter conseguido o emprego, o outro estudou e adquiriu novos conhecimentos.

 Qual você acha que tem mais chance de conseguir esse outro emprego?

O segundo, pois ele tirou pontos positivos da última entrevista que tinha feito. Pegou aquela experiência que parecia traumática e a transformou em uma oportunidade de evoluir.

Um empreendedor de sucesso não vai simplesmente desistir e deixar de lado todo o esforço dedicado a determinada tarefa e torná-la apenas em frustração. 

Essa pessoa consegue enxergar o erro como um aprendizado para não cometer o mesmo erro novamente. 

Ou seja, ao errar, você é capaz de tirar diversos aprendizados que o faz ser mais preparado para lidar com problemas futuros no seu negócio.

Encare esses momentos difíceis como algo que não é impossível de reverter e que será mais um aprendizado para te fazer evoluir não só como empreendedor, mas como pessoa também! 

E isso faz a diferença.

2 - Pessoas bem-sucedidas assumem responsabilidades

pessoas bem-sucedidas têm responsabilidade

Outra coisa que diferencia pessoas bem-sucedidas das outras é a capacidade de assumir as responsabilidades de quando algo não sai como o esperado.

É muito mais fácil sair apontando dedos quando alguma coisa não dá certo.

É comum ouvir frases como: "Ah, mas se ele tivesse feito do jeito que mandei, isso teria dado certo?” ou “Mas não era minha responsabilidade conferir se tínhamos estoque suficiente”.

As pessoas adoram bater no peito e falar que a ideia foi delas quando elas resultam em algo grandioso, mas, quando alguma coisa dá errado e isso acarreta em um prejuízo, é difícil encontrar alguém para assumir a culpa.

Pessoas bem-sucedidas assumem a responsabilidade e se comprometem a fazer melhor na próxima oportunidade.

Um empreendedor de Sucesso não transfere a responsabilidade que ele tem para terceiros.

Se o resultado não foi como o planejado por você e tudo deu errado, mais do que aprender com o erro, você precisa assumir responsabilidade.

Seja transparente com a sua equipe e, principalmente, com você e assuma os problemas da empresa!

Assumir as responsabilidades significa estar sempre com as rédeas na mão para evoluir.

3 - Pessoas bem-sucedidas precisam ser versáteis

versatilidade

Caminhamos para um mundo de maior generalização e menor especialização.

Antigamente, o trabalhador era valorizado por saber desempenhar apenas a sua função e nada mais.

Nas fábricas, havia uma pessoa encarregada de empacotar, outra de pregar os pregos, outra de apertar os parafusos e assim por diante… Cada pessoa tinha uma função específica na linha de produção. 

Hoje, o mercado exige que o profissional faça um pouco de tudo. E quem quer ser empreendedor precisa entender que sua especialização não define o que você vai fazer.

As pessoas que acham que o empreendedor deve ser um especialista em administração de empresas estão erradas. Grande parte dos empreendedores não têm faculdade ou são formados em coisas que não tem nada a ver com empreendedorismo.

Afinal, a faculdade ensina apenas a desempenhar o básico do que suas áreas requerem… Hoje, quem sabe somente o básico não tem como se tornar uma pessoa bem-sucedida.

Para alcançar os seus sonhos de se tornar uma pessoa de sucesso, é preciso parar de pensar que o que se aprende nos cursos de faculdade é suficiente. E é preciso, também, parar de pensar que você precisa de um diploma “x” para ser empreendedor. 

Não é sua formação que vai definir quem você é, e sim sua capacidade de pensar fora da caixa e sair da sua zona de conforto. Sua busca por conhecimentos não pode nunca parar. E não é apenas através de cursos que você aprende alguma coisa… Conhecer outras culturas e pessoas também trazem grandes aprendizados.

4 - Pessoas são o maior recurso de pessoas bem-sucedidas

valorize seu time

Ninguém consegue ser uma pessoa extremamente bem-sucedida sozinho.

Até mesmo aquelas pessoas que aparentam ter chegado lá por conta própria têm uma equipe por trás do seu sucesso. Quer um exemplo?

Roger Federer, multicampeão no tênis, um esporte individual onde ele disputa sozinho todos os campeonatos. Pelo menos, isso é o que a gente vê...

Mas, por trás das câmeras, existe uma equipe inteira de pessoas que ajudam ele a alcançar cada título da sua carreira.

Existe o scout, que estuda os adversários do Federer, apontando suas fraquezas e pontos fortes;

O treinador, que recebe essas informações do scout e monta uma estratégia de jogo para chegar à vitória;

O fisioterapeuta, que ajuda na recuperação do jogador depois de cada partida exaustiva (partidas de tênis às vezes duram mais do que 4 horas)...

Ou seja, até mesmo aquelas pessoas que parecem terem alcançado o sucesso sozinhas têm uma equipe por trás de todo o trabalho.

Um exemplo próximo é a história do EnP… Bruno de Oliveira fundou a empresa, mas logo chamou uma pessoa para trabalhar com ele, hoje, sócia e Head de produtos, Babi Tonhela.

De acordo com a evolução e expansão do EnP, mais pessoas foram chegando para compor o time e hoje somos uma equipe de 25 pessoas. Com o trabalho de cada um, o EnP se tornou o que é hoje, a maior Escola Online de Ecommerce do Brasil.

Portanto, para se tornar uma pessoa bem-sucedida você precisa valorizar as pessoas que estão ao seu redor com o mesmo objetivo de crescer e contribuir para o sucesso do seu negócio.

5 - Pessoas bem-sucedidas aprendem a gostar do que fazem

pessoas bem-sucedidas amam o que fazem

Sabe aquele clichê que diz que você precisa fazer o que você ama? Não é bem assim…

Claro que o melhor dos mundos é conseguir entrar de cara no mercado de trabalho que sempre sonhou. Contudo, sabemos que na maioria das vezes não é assim que acontece.

É claro que você não pode trabalhar com algo que odeie, mas é possível “aprender” a gostar do que você faz, desde que tenha um propósito maior por trás da sua função.

Se ficar pensando apenas na sua rotina e como ela é sempre igual e cansativa, não vai conseguir ter ideias de como otimizar seu trabalho. Vai apenas ficar sempre pensando na hora de ir embora e como não gostaria de ter que voltar no dia seguinte.

Pessoas bem-sucedidas têm claro na cabeça o propósito daquilo que fazem, e, por isso, estão sempre pensando em formas de melhorar. Esse processo, no fim, pode fazer você aprender a gostar daquela profissão, algo que antes podia ser impensável.

6 - Não existe sucesso duradouro sem comprometimento

Às vezes vemos as pessoas de sucesso no auge de suas carreiras e achamos que chegar até ali foi fácil.

Mas o que não fazemos é analisar o caminho que foi trilhado até chegarem ali. Certamente para conseguirem chegar ao topo, tiveram que enfrentar muitas dificuldades na jornada.

Ninguém que alcançou os seus sonhos fez isso sem ter trilhado um árduo caminho até poder colher os frutos.

Quando estavam no processo de construção do patrimônio, certamente não tinham o tempo que têm hoje para usufruir do dinheiro acumulado.

Às vezes, precisamos abrir mão de algumas coisas que nos dão prazer para conseguirmos atingir as metas que nos propusemos a alcançar.

O sucesso não cai do céu… Pessoas bem-sucedidas precisaram sacrificar muitas coisas para chegar ao topo.

É aquele ditado:

“Treine enquanto eles dormem, estude enquanto eles se divertem, persista enquanto eles descansam, e então, viva o que eles sonham.”

Claro que não estou falando para você abdicar de todos os lazeres da sua vida. Afinal, ninguém é feliz trabalhando 24 horas por dia.

Contudo, no caminho para se tornar uma pessoa de sucesso, é preciso saber quais são suas reais prioridades.

Uma dica: com um propósito, fica bem mais fácil para você passar por cima de todas as dificuldades que vai encontrar ao longo do caminho. Você precisa ter um propósito que te motive todos os dias a levantar e correr atrás dos seus sonhos.

Quando digo propósito, não estou falando em dinheiro. Eu sei que é difícil não pensar no dinheiro como ponto central do seu negócio.

Mas, se você não tem um propósito além do lucro, a tendência é desistir no primeiro declínio.

Portanto, tenha um propósito! Seja viajar com a família, dar um futuro melhor para os seus filhos, ser referência no posto que você exerce…

Veja qual é o seu propósito e tenha isso em mente, pois é isso que vai te motivar a persistir no seu sonho de ser empreendedor.

Comece a traçar seu caminho para ser uma pessoa bem-sucedida

Agora que você sabe como um empreendedor de sucesso pensa e quais são os hábitos que o tornaram em milionários, é o momento certo para você incluí-los na sua vida e começar a empreender.

Com certeza, seguindo esses hábitos você vai conseguir construir um império no Ecommerce, aprendendo com os erros e evoluindo com o tempo.

Talvez seja um desafio começar um negócio sozinho e arriscar suas fichas… Por isso, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, com base nos seus mais de 18 anos de experiência no ramo, criou um Checklist gratuito com as 6 etapas indispensáveis para iniciar uma carreira no Ecommerce e estruturar o seu negócio da maneira certa.

Baixe agora o Checklist gratuito e tenha em mãos o melhor direcionamento para começar a empreender.