A Xtech Commerce, plataforma de Loja Virtual do grupo Vtex e uma das maiores do Brasil, anunciou o encerramento das atividades. O fim da Xtech, de forma mais clara. Embora tenha sido uma surpresa para os clientes da empresa, o anúncio faz parte da estratégia de unificação da empresa.

Neste artigo, vamos falar sobre o fim da Xtech e o que você deve fazer caso tenha uma loja cadastrada na plataforma.

No vídeo abaixo, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, contou sua opinião sobre o fim da Xtech: 

O Fim da Xtech

A comunicação da Xtech enviou uma nota por email para os usuários dizendo que, após 6 anos, as ações da empresa serão descontinuadas a partir do dia 30 de maio de 2020. O serviço vai continuar no ar por enquanto - não tem previsão de quando vai parar -, mas o suporte não existirá mais.

A princípio, a nota direciona os usuários para a Loja Integrada, outra empresa do grupo Vtex. Lá, o lojista encontra um catálogo com produtos selecionados, fazendo a migração para essa nova plataforma. Além disso, eles ofereceram um manual com as principais informações sobre a migração para a Loja Integrada. 

Confira o e-mail:

Xetch - e-mail com nota oficial
Xetch - e-mail com nota oficial

No comunicado, a Xtech diz que, no momento, essa era a melhor decisão a ser tomada para favorecer os clientes e parceiros. E, de fato, foi… porque há algum tempo o desempenho da plataforma deixava a desejar.

Vamos aos fatos:

Leque de Produtos

Um ponto relevante numa análise sobre o fim da Xtech é o leque de produtos que o grupo Vtex tem. Enquanto o posicionamento da Vtex Commerce é claro (serviço mundial de alto ticket e para lojas mais robustas) e o da Loja Integrada também (serviço com valor acessível, focado no pequeno e médio empreendedor), a Xtech acabava ficando no limbo entre as duas.

No geral, a Xtech competia por um público semelhante ao da loja integrada, por um valor só um pouco mais alto. Essa diferenciação de preço era o suficiente para fazer o produto fazer sentido no grupo? Essa é uma questão a se pensar.

No fim das contas, de acordo com a própria empresa, a melhor decisão foi unificar as plataformas.

A realidade da Xtech nos últimos anos

O fim da Xtech - A realidade da Xtech nos últimos anos

Outro ponto é que a situação da plataforma já não era das melhores. Nas duas últimas Black Fridays (2018 e 2019), a Xtech não ofereceu o serviço prometido e esperado pelos clientes. A plataforma ficou fora do ar justamente na data mais importante para o Ecommerce brasileiro, gerando prejuízo para os lojistas lá dentro.

Milhares de vendedores foram prejudicados nas vendas. Alguns, por sorte, como já haviam passado pela situação em 2018, conseguiram se prevenir em 2019 e anteciparam as promoções, garantindo o lucro. Os novos usuários, porém, saíram perdendo. 

Entre tantos outros problemas (financeiros e administrativos), talvez o mal funcionamento da plataforma numa data como a Black Friday tenha sido determinante para o fim da Xtech.

E agora, o que fazer? 

Se você for uma dessas pessoas que utilizam os serviços da Xtech ou estava nos seus planos começar o seu Ecommerce dentro da plataforma, deve estar se perguntando o que fazer após essa informação. 

Para tranquilizar você e os nossos mais de 25 mil alunos, resolvemos produzir um manual completo com todas as informações necessárias para migrar da Xtech para qualquer outra plataforma. 

De todo modo, nós do Ecommerce na Prática indicamos a wBuy como a melhor opção de plataforma para você migrar a sua loja.

Para saber mais, leia também: A wBuy é boa? Veja o review completo

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!