Na jornada rumo ao seu Ecommerce de Sucesso, você terá que ultrapassar barreiras, aplicando diferentes tipos de estratégias para alcançar metas. E caminho a ser percorrido começa desde o momento que você tem a ideia de negócio e vai até os dias de glória com o seu Ecommerce.

Mas, para chegar ao Sucesso, você vai passar por 8 fases claras, que são como “marcos” da evolução do Ecommerce...

Essas são as fases que todos os empreendedores bem-sucedidos passam antes de conquistar um lugar no pódio de empresas consolidadas do mercado.

E, para te ajudar a reconhecê-las, vamos compartilhar, ao longo deste artigo, as 8 Fases de um Ecommerce de Sucesso.

No vídeo abaixo, o CEO do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, também abordou essas fases. Assista:

8 Fases de um Ecommerce de Sucesso

1- Tirar a ideia do papel 

Se você está no “plano da ideia de negócio”, ainda não deu o primeiro passo para a criação do seu Ecommerce de Sucesso. Logo, ainda não entrou na primeira fase.

A primeira fase começa quando você dá o “start” no Ecommerce.

Sabemos que, às vezes, existe certo receio sobre a hora certa de dar o primeiro passo.

Mas não existe hora certa.

Mesmo que você tenha todo o conhecimento teórico do mundo, ainda encontrará pontos de risco, porque isso é o medo de dar errado falando mais alto.

Então pare de se sabotar, faça um rápido plano e coloque em prática. Assim, você vai aprendendo e aperfeiçoando conforme for aplicando e colocando em prática. Isso é normal.

Toda a teoria só vale se você for colocar em prática.

Mas, se sente que precisa de ajuda nesse processo, clique aqui e saiba os passos para Começar um Ecommerce do Zero.

2- Validação do negócio 

Depois que começou a vender na internet, você precisa VALIDAR o seu Ecommerce de Sucesso.

Como fazer isso?

O processo de validação funciona dessa forma:

Comece a vender na internet por meio dos principais Marketplaces e/ou redes sociais. Conforme a demanda for aumentando, isso quer dizer que o seu produto é interessante e que as vendas estão constantes...

Entenda se o seu produto é sustentável para manter a sua empresa de pé, se realmente faz sentido vendê-lo. Caso as vendas se tornem constantes, com mais de uma venda por dia entre o primeiro e terceiro mês, é um bom sinal.

Aqui, no EnP, entendemos que um Ecommerce está validado quando é alcançado a meta de 10 mil reais de faturamento ao mês, considerando um ticket médio de 100 reais…

Isso significa 100 vendas realizadas em um mês, número muito bom para uma empresa que está começando.

Inclusive, se precisar de ajuda nas etapas de validação, temos um Checklist GRATUITO com o método de validação no Ecommerce criado pelo Bruno de Oliveira (clique aqui e garanta seu Checklist). 

Alcançando essa meta de validação, podemos pular para a próxima fase!  

3- Estrutura de Crescimento 

Depois de validar o seu Ecommerce de Sucesso, você vai notar que os resultados ficarão estagnados por um tempo… 

Não significa que não irá vender, só que chegou em um ponto em que não consegue mais crescer, então vende sempre a mesma média.

Isso acontece porque você não consegue mais dar conta das tarefas da empresa com a mesma estrutura de quando começou a vender na internet.

Agora, é necessário implementar uma nova estrutura para que a sua empresa continue crescendo. 

É nessa fase que você terá a oportunidade de montar a sua própria loja virtual, contratar novas ferramentas de ERP, hospedagem de site, melhorar a gestão do estoque, sistema que concentre os canais de comunicação em um lugar só… 

Tudo o que for necessário para que você comece a aplicar as estratégias de crescimento e chegar a meta de 100 mil reais de faturamento por mês, expandindo o seu negócio.

4- Estratégias de Crescimento 

Esta fase é a continuação da estruturação. É onde acontece o crescimento do seu negócio, quando você já não tem mais espaço o suficiente para o estoque, não tem tempo e não consegue mais resolver tudo sozinho.

Se você está nessa fase, saiba que chegou a hora de contratar pessoas qualificadas para assumir alguns setores da empresa e ter o seu próprio time.

Talvez seja o momento de montar um escritório e montar uma estrutura física para que o seu time trabalhe de lá… Ou contratar ferramentas necessárias para tocar a empresa em regime Home Office.

Outro ponto também importante na fase de crescimento é a evolução dos processos logísticos. Pensar no que você pode fazer para melhorar o tempo de entrega, a qualidade do pedido…

Ou seja, começar a movimentar a empresa para que a parte operacional não fique nas suas mãos mais e você tenha tempo de continuar pensando em estratégias para crescer ainda mais o seu Ecommerce de Sucesso.  

5- Profissionalização do Negócio 

Não estamos dizendo que você não tem um negócio profissional antes dessa fase. Pelo contrário, você só chegou até aqui por conta do profissionalismo que a sua empresa tem! 

Mas quando falamos em profissionalização do Negócio, pensamos em gestão

Neste momento, o que falta no seu negócio é gestão profissional para tornar o seu negócio mais ágil, fazendo com que os setores trabalhem em sintonia e de forma constante. 

E quais os objetivos da gestão, afinal? Ganho de eficiência e tempo da empresa como um todo. 

Até aqui, provavelmente, só você faz a gestão do seu time. Agora, você precisa de outros gestores para coordenar cada área que a sua empresa possui. 

Por exemplo: Se a sua empresa possui um time de conteúdo, é necessário ter um gestor que cuida desse setor. Ou um gestor de finanças, gestor de atendimento e por aí vai…

Leia também: Gestão de Equipe: 4 dicas para melhorar a performance do seu time

6- Estratégias de Escala 

Nessa fase, você precisa aumentar, ou melhor, escalar tudo o que você fez até agora. É colocar o seu Ecommerce em outro patamar. 

Ou seja, aqui você pode - e deve - aumentar o volume e a variedade de produtos, consequentemente, aumentar o estoque, aumentar o time para conseguir fazer mais coisas…

Pense em novas estratégias para aumentar mais e mais o seu negócio e mantê-lo escalável. Por mais que o seu negócio, ao chegar nesse estágio, já possua um bom volume de vendas, acreditamos que você não queira estagnar...

Também não queremos que você se acomode com o tempo. 

A ideia é manter o seu negócio escalável, aumentando e potencializando todos os setores que compõem a sua empresa.  

Leia também: Negócios Lucrativos: como superar desafios e escalar vendas

7- Otimização do Negócio 

Esta é a fase do seu Ecommerce de Sucesso na qual fará pequenos ajustes para diminuir cada vez mais falhas na operação. 

Fazendo esses pequenos ajustes, o seu faturamento aumenta, assim como o seu lucro.

Busque melhorar o funcionamento de TODOS os setores do seu negócio. 

8- Aproveite os resultados

Se você estiver trabalhando com uma margem final líquida de, mais ou menos, 5% (média dos Ecommercers nessa fase), você já estará lucrando por volta de 400 mil reais ao ano e isso já cortando todas as despesas, custos, salários e afins… 

Chegou a hora de aproveitar o seu Ecommerce de Sucesso!

Desfrute do seu trabalho, aproveite bastante e comemore por ter chegado tão longe! 

Mas saiba que a caminhada não acaba por aqui. 

Esses 3 últimos estágios (Escalar, otimizar e aproveitar) se tornam um ciclo

Você sempre vai escalar mais o seu negócio, otimizá-lo para melhorar a experiência e aproveitar os frutos do seu esforço. 

Dica: se você quer planejar um negócio de sucesso, faça o download da planilha de plano de negócios do EnP.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!