É comum que lojistas não consigam identificar os problemas que desaceleram o crescimento de suas empresas ou até mesmo os que geram prejuízos… A boa notícia é que é possível resolver isso com o diagnóstico feito por um consultor especializado na área.

Você já pensou em trabalhar como um profissional desse tipo? Se sim, ótmo! Esses profissionais estão realmente em falta no mercado...

Ao longo deste artigo, vamos te mostrar as etapas da consultoria de Ecommerce, algo essencial para quem não só precisa de consultoria, mas também para quem deseja trabalhar como consultor!

No vídeo abaixo, inclusive, a Babi Tonhela, Diretora de Produtos e Consultora, mostra as 10 etapas da Consultoria de Ecommerce. Assista quando puder!

O trabalho de consultoria para Ecommerce

Não é novidade para ninguém que o mercado de Ecommerce vem crescendo de forma absurda ao longo dos últimos anos, não é mesmo?

Segundo o relatório Webshoppers 45, realizado pela Ebit | Nielsen, o setor registrou um faturamento de R$182,7 bilhões em 2021, alcançando uma alta de 27% em relação a 2020. Ao todo, foram 87,7 milhões de consumidores comprando online ao longo do período.

Com isso, muitas pessoas acreditam que as tantas oportunidades que surgem no setor são só para quem deseja ser dono de empreendimento ou, caso já seja, quem quer alavancar as vendas nesse mercado tão promissor. Mas a realidade não é bem por aí…

A verdade é que centenas de lojas virtuais foram abertas ao redor do país...  Contudo, o que chama a atenção é que nem todas conseguem operar plenamente e paralisam suas atividades de forma prematura. 

E qual é o reflexo disso no mercado, afinal? A carência por profissionais capacitados no setor de Ecommerce para ajudar esses lojistas a alavancarem seus negócios de uma vez por todas. 

E é neste ponto que entra o consultor de Ecommerce...

Para você ser um profissional desse tipo é preciso muito empenho e conhecimento. O primeiro deles, claro, são as etapas que uma consultoria de Ecommerce deve ter. Vamos falar sobre isso a seguir…

Etapas da Consultoria de Ecommerce

Como toda consultoria, a de Ecommerce possui algumas etapas cruciais que todo profissional da área precisa seguir com seus clientes. São elas:

1- Anamnese

Esse é um termo utilizado nos consultórios médicos, mas nós trouxemos para as etapas da consultoria, a fim de simplificar o entendimento. 

E, da mesma forma que é feito nos consultórios médicos, a consultoria também faz uma anamnese do seu negócio. 

Ou seja, o consultor vai passar um questionário para o empreendedor responder diversas perguntas relacionadas ao cenário atual do seu negócio.

Esse é o primeiro contato direto que ele tem com a empresa para começar a identificar possíveis problemas.

Por isso, é muito importante que a empresa que está contratando a consultoria não fique com receio de responder às perguntas.

2- Exames

A partir da ficha de anamnese, o consultor vai executar alguns exames, identificando onde estão os problemas e quais foram os motivos para que esses problemas surgissem

Afinal, para conseguir dar o diagnóstico, que é a próxima etapa, é fundamental que o consultor encontre a raiz do problema para trazer soluções viáveis.

Daí a importância também dos detalhes sobre a empresa, para facilitar o trabalho do consultor de Ecommerce.

3- Diagnóstico

O próximo passo do consultor é montar um diagnóstico COMPLETO da empresa para que o lojista entenda todos os problemas para conseguir estabelecer todas as metas para reverter essa situação.

Esse é um dos momentos mais importantes da Consultoria de Ecommerce, pois é com essas informações que fica possível começar a mudar a realidade da empresa.

E lembre-se: o consultor só dá o direcionamento para que o empresário possa seguir. Ele vai ajudar a desvendar os problemas, buscar por soluções, traçar metas e acompanhar o desenvolvimento. Mas a mão na massa é responsabilidade do dono da empresa.

4- Meta

Nessa etapa, vale ressaltar que as principais metas estão atreladas ao objetivo financeiro da empresa. O mais importante é que todo mês a conta feche com lucratividade e sustentabilidade. 

Então, por mais que as metas não sejam todas relacionadas ao financeiro em si, de qualquer forma elas têm que contribuir para que o faturamento da empresa cresça.

Além disso, na Consultoria de Ecommerce as metas são definidas com base na realidade atual do negócio. 

De nada adianta querer faturar 100 mil em 3 meses se hoje o faturamento é de mil reais por mês… 

E o consultor vai balancear as expectativas com a realidade, tudo com base em metodologia e estratégias que realmente trazem resultados.

5- Plano de Ação

Essa etapa é extremamente importante, pois o consultor vai ajudar a planejar tudo o que é necessário ser feito para atingir as metas. 

Nesse plano, todas as ações serão detalhadas para que fique bem claro o que deve ser feito, quem irá realizar a tarefa, até quando e o motivo para essa ação. 

Existe uma ferramenta chamada 5W2H que é muito utilizada para essa organização e pode te ajudar nessa tarefa.

Esse é um método japonês que é muito utilizado por empresas e até mesmo para objetivos pessoais. 

Os 5W são: 

1- O que? (What)

2- Por quê? (Why)

3- Onde? (Where)

4- Quando? (When)

5- Quem? (Who)

E os 2H são: 

1- How? (Como)

2- How Much? (Quanto custa)

Com base nessas perguntas simples, fica possível criar planos de ações direcionados e muito mais eficazes do que você imagina…

Leia também: 5W2H: O que é e como aplicar para ter mais produtividade

6- Execução

A execução não tem mistério e fica a cargo do empreendedor e dos colaboradores, e não do consultor (já falamos disso, mas vale ressaltar). 

Para esclarecer: o papel do Consultor é apenas de direcionamento, auxílio e acompanhamento dos resultados. 

De nada adianta diagnosticar os problemas, criar um plano de ação, mas não colocar em prática ou simplesmente achar que alguém vai se encarregar de fazer tudo…

Um negócio não sobrevive disso e sim, de muito trabalho, esforço e dedicação.

Portanto, é preciso que o empreendedor siga as dicas do Consultor de Ecommerce e coloque tudo em prática o quanto antes, para que os resultados também apareçam na mesma velocidade.

7- Checagem

Nessa etapa, o consultor vai checar todas as ações que foram realizadas e analisar os resultados. 

Com base nessa análise dos novos dados da sua empresa, após as implementações recomendadas pelo consultor, é chegado o momento de otimizar os processos.

8- Otimização

Aqui, o consultor vai identificar o que pode ser melhorado, o que deve ser descartado e o que deu certo para ser feito novamente. 

Esse é o momento certo para trazer novas ideias e sugestões para que a empresa continue em constante evolução. 

9- Documentação

Na 9ª etapa, o consultor e o empreendedor vão analisar o que foi feito que pode ser documentado e replicado. 

E o que isso significa?

Significa que os processos que foram realizados e deram certo devem ser documentados com o passo a passo completo. Isso pode ser em formato de vídeo, de texto… 

Dessa forma, conforme novos colaboradores forem contratados, eles terão acesso a alguns documentos com o passo a passo já validado. 

Leia também: Como fazer uma Consultoria para Ecommerce?

10- Plano de visualização

Por último, mas não menos importante, o consultor vai orientar o lojista para criar um plano de visualização dos próximos passos a serem seguidos na consultoria, caso haja renovação do acompanhamento.

Ou seja, ele vai projetar um possível futuro dentro dos próximos 3 meses, mostrando onde a empresa pode chegar se continuar com a consultoria e acompanhando os resultados das implementações.

E essas são as etapas da Consultoria de Ecommerce que o nosso time de consultores segue assiduamente.

Inclusive, nós temos a Formação de Consultores para quem quer atuar com consultoria de Ecommerce, ajudando diversos empreendedores a alavancar no mercado digital.

Formação de Consultor de Ecommerce: como participar?

Esta é uma oportunidade para você se profissionalizar para atuar em um mercado de alta demanda… e com poucos profissionais qualificados disponíveis.

Com o crescimento avassalador do Ecommerce brasileiro, cada vez mais empreendedores e empresas tomam a decisão de tentar vender na internet. … mas mais de 80% deles QUEBRA por não ter o conhecimento necessário para alcançar o sucesso online.

E o mercado está carente de Consultores Profissionais. Apesar do aumento exponencial na busca por esse serviço, há poucas pessoas prontas para assumir essa responsabilidade e trazer o retorno que os Ecommerces precisam.

E foi por isso que o Ecommerce na Prática desenvolveu a Formação de Consultores de Ecommerce. Você vai ser treinado para atuar de forma autônoma em um dos setores que mais cresce no Brasil…

… e preencher uma grande lacuna do mercado que está aberta agora. Para isso, basta realizar a sua aplicação: