A jornada do empreendedor de Ecommerce tem várias etapas, desde a escolha do produto até o faturamento de 1 milhão de reais por mês e além. No caminho, porém, várias dificuldades vão aparecendo... Por isso, vou te mostrar o caminho das pedras para não desistir e conseguir montar um verdadeiro Ecommerce de Sucesso.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, dá a sua opinião sobre o assunto. Confira:

1 - Validação do Ecommerce de Sucesso

O primeiro objetivo de qualquer Ecommerce quando entra no mercado é fazer a validação, ou seja, fazer com que o negócio consiga se manter de pé e lucrativo. 

Vemos negócios surgirem todos os dias, mas somente alguns conseguem passar dos primeiros meses de vida. Eles são os que chamamos de negócios validados.

Até estarem nesse estágio, no entanto, precisam passar por algumas etapas essenciais:

Primeiro passo: escolher o nicho

Toda aventura começa com o primeiro passo. No caso da montagem de um Ecommerce de Sucesso, esse pontapé inicial é a procura por um plano de negócios.

a escolha do nicho

A escolha do nicho de mercado que o negócio vai funcionar não é uma tarefa fácil…

Mas também não é nenhum bicho de 7 cabeças.

É comum perguntarem para nossa equipe se existe um nicho melhor do que o outro. É claro que existem alguns segmentos que são mais populares do que outros, mas isso não significa que você não possa ter sucesso em qualquer área que escolher.

O nicho mais improvável pode acabar dando certo se você fizer um trabalho bem feito. 

Não importa qual o seu segmento, faça um bom trabalho e terá grandes possibilidades de que as coisas funcionem bem.

(Se você ainda estiver em dúvidas de como escolher o seu nicho de mercado, esse artigo pode te ajudar: Nicho de Mercado: veja como escolher o seu)

Segundo passo: identificar a persona do Ecommerce

Depois de escolher o nicho de mercado do seu Ecommerce, o próximo passo é identificar a persona do seu negócio.

Isso porque não adianta você escolher um segmento e tentar vender os produtos para pessoas que não se interessam por aquilo.

Claro que existem marcas que vendem para públicos variados, mas até elas têm uma persona definida, na qual baseiam toda a sua estratégia.

A diferença entre marcas que funcionam e as que não dão certo é que as primeiras identificam com clareza a sua persona e, em seguida, fazem um estudo completo a respeito dela.

persona do ecommerce de sucesso

As dores, desejos e sonhos daquela persona ficam claros neste estudo. Somente sabendo essas características que um negócio consegue pensar em um produto que sirva exatamente para saciar todas as suas necessidades.

Esse é, portanto, o segundo passo: conectar o produto às dores e desejos da persona que será atingida.

Esse é o modelo inicial de qualquer Ecommerce de Sucesso. Para isso, você tem o apoio do Mapa da Empatia, que pode baixar aqui.

mapa da empatia

Terceiro passo: validação do negócio

O próximo passo é produzir conteúdos que impactem positivamente essa audiência, conectando-a ao produto.

Artigos, vídeos… Tudo aqui é válido para gerar valor para quem você quer atingir.

É com isso que você vai fazer as pessoas conhecerem a sua marca, atraindo cada vez mais possíveis clientes através de conteúdos de qualidade.

É importante que esse conteúdo conecte os seus produtos com as soluções para os problemas dos seus clientes.

Se isso for feito do jeito certo, o conteúdo produzido começa a direcionar o cliente a uma venda.

A partir do momento que você começa a fazer vendas regularmente, todas vindo do mesmo canal, então podemos dizer que o seu Ecommerce está validado.

vendas regulares

Portanto, o primeiro grande desafio no começo é a realização da primeira venda. 

O segundo é conseguir uma constância. 

A partir do momento que vender se torna algo natural, aí chegamos no segundo estágio: o sprint inicial, ou primeira escala.

2 - Primeiras barreiras do Ecommerce de Sucesso

Conforme o Ecommerce vai atraindo mais clientes, com conteúdos cada vez melhores e, consequentemente, realizando mais vendas, as primeiras dificuldades começam a surgir.

Geralmente falamos que um negócio está validado quando chega aos primeiros 10 mil reais de faturamento. Em seguida, ele consegue crescer tranquilamente até os 30 mil reais mensais, quando aparecem as primeiras barreiras.

E a principal delas é...

Muitos pedidos ao mesmo tempo.

Quando você consegue, sozinho, validar seu Ecommerce e o faz crescer até ter um faturamento de aproximadamente 30 mil reais mensais, começa a se enrolar com tarefas operacionais do dia a dia.

dificuldades do ecommerce de sucesso

Muitos pedidos começam a aparecer ao mesmo tempo e, para atendê-los dentro do prazo, você começa a depositar cada vez menos tempo às estratégias de crescimento.

O resultado disso é uma queda na qualidade daqueles conteúdos produzidos, além de possíveis atrasos na entrega dos pedidos, que não param de chegar.

Para aliviar esse volume de trabalho do seu ombro, o que você deve fazer é contratar ferramentas que te ajudem na gestão do negócio.

É nesse estágio que recomendamos a contratação de um Sistema ERP para que as tarefas operacionais do seu Ecommerce - como atendimento e processo de venda - possam ser automatizadas. Assim, você fica livre para voltar a pensar em estratégias para continuar crescendo.

Se você não sabe qual sistema ERP usar, um dos que costumamos usar e indicar é o Bling. Essa é uma das melhores opções do mercado.

3 - Primeiros 70 mil do Ecommerce de Sucesso

O alívio que o sistema de ERP dá te leva ao segundo sprint de crescimento. Se antes você tinha empacado na casa dos 30 mil reais de faturamento, com o sistema de integração ao seu lado é possível chegar até os 70 mil reais mensais.

A partir daí, você fica novamente tomado por tarefas operacionais, pois somente a ajuda de uma ferramenta não é suficiente para tirar todo o volume de trabalho do seu ombro. 

É nesse momento que você precisa fazer a sua primeira contratação.

Primeira contratação e as suas consequências

Você venceu a primeira barreira através de ferramentas que auxiliam na gestão do Ecommerce. Porém, para superar a segunda barreira, precisa agora contratar uma pessoa para te ajudar.

Inicialmente, uma pessoa é suficiente para te ajudar. Esse é o Assistente de Ecommerce.

contratando um assistente de ecommerce

É ele que vai abraçar grande parte do trabalho operacional que as ferramentas não conseguem solucionar. Essa ajuda vai ser suficiente para te deixar livre para continuar pensando em maneiras de fazer o negócio crescer.

No entanto, contratar alguém para trabalhar com você tem mais consequências do que imagina.

Se você trabalha em casa, por exemplo, não vai poder contratar alguém e continuar fazendo tudo do conforto da sua residência. Vai precisar alugar um escritório, o que custa dinheiro.

Portanto, nesse estágio é provável que aquela lucratividade que você tinha comece a cair, pois outras despesas começam a aparecer. O custo para montar a estrutura física do seu Ecommerce pode fazer a sua margem de lucro cair.

Contudo, depois que tudo estiver funcionando perfeitamente, você entrará no terceiro sprint de crescimento.

4 - Expansão milionária do Ecommerce de Sucesso

Se antes você estava estagnado nos 70 mil reais de faturamento, com um assistente de Ecommerce, ferramentas de gestão e uma estrutura bem montada, será possível crescer até os 300 mil reais mensais.

A partir daí, no entanto, uma só pessoa não é mais suficiente...

Surge a necessidade de outras lideranças.

lideranças do ecommerce de sucesso

Quando um Ecommerce chega ao patamar de faturar 300 mil reais por mês, significa que ele está impactando centenas, talvez milhares de pessoas com seus produtos.

Portanto, para que continue crescendo, é preciso que o time seja composto por mais do que apenas funcionários operacionais.

É nesse momento que novos departamentos são formados - e precisam ser liderados por pessoas competentes.

Ou seja: você precisa de pessoas capazes de não apenas seguir processos criados por você, mas que também consigam criar seus próprios processos e designá-los para outros funcionários.

Para solucionar isso, não tem jeito. É preciso investir tanto em pessoas quanto em ferramentas. Será preciso contratar pessoas que sejam capazes de conduzir departamentos por conta própria para o Ecommerce de Sucesso continuar crescendo.

E a contratação de novos funcionários significa também a necessidade de expansão do escritório, para que todos possam ficar confortáveis e empenhados em designar suas funções.

Fazendo isso de forma correta, você verá o faturamento do seu Ecommerce pular de 300 mil para 700 mil reais mensais. A partir daí, os problemas que aparecem são muito parecidos, geralmente relacionados ao time.

Afinal, somente com pessoas que compartilhem do mesmo sonho e objetivo que você que é possível atingir as metas mais insanas no seu negócio.

Comece agora o seu Ecommerce de Sucesso

Esses são os estágios de um Ecommerce de Sucesso, desde a primeira venda até as barreiras que são enfrentadas para atingir 1 milhão de reais de faturamento mensal.

Eu te mostrei o caminho das pedras para superar as principais dificuldades que podem aparecer durante a sua jornada no Ecommerce.

No entanto, sem uma coisa fundamental, necessária desde o primeiro momento até o último segundo, é impossível alcançar o sucesso: a força de vontade. 

Sem ela, nem as mentes mais brilhantes conseguem superar as barreiras da jornada do empreendedor.

Mas até as mentes mais brilhantes precisam de direcionamento.Com ele, é possível passar por todos esses estágios da melhor maneira possível.

Pensando nisso, o Bruno gravou uma aula gratuita, na qual ele mostra o passo a passo para começar um Ecommerce, desde a escolha do produto até a validação e escala do negócio.

Para assistir à aula grátis, basta acessar aqui: