Antes de saber como evitar erros no Facebook, você já sabe que o Facebook Ads (plataforma de anúncios do Facebook), é a maneira mais fácil, rápida e barata de começar a divulgação do seu negócio, seja ele uma loja virtual ou qualquer outro tipo de negócio.

- Mas e ai? Como estão seus resultados?

- Você está feliz com os resultados das suas campanhas de anúncios no Facebook?

queimar-dinheiro-no-facebook-ads

Recebo com frequência, diversas mensagens de pessoas, desesperadas e extremamente insatisfeitas com seus resultados e já pensando em desistir. Por isso, preparei esse artigo, onde vamos abordar 3 grandes erros comuns. Porque certamente você está fazendo algo errado.

Quando eu tento ajudar essas pessoas (na medida do possível), percebo que quase sempre, os erros cometidos são básicos e simples de serem evitados. É o típico caso de não saber usar corretamente os recursos do Facebook. (ou achar que sabe...)

É incrível mas as vezes, você começa rapidamente seus anúncios, achando que "quanto antes melhor", mas na verdade você está ainda não domina a ferramenta e está se preparando pra jogar dinheiro fora rapidamente.

Antes de escrever esse artigo, eu conversei com a Camila Porto que foi premiada em 2015 com a maior especialista em Facebook Marketing do Brasil, ela até escreveu um livro sobre Facebook Marketing.

Ela me disse que após 5 anos capacitando mais de 4 mil alunos para trabalhar profissionalmente com o Facebook, conseguiu identificar esses principais erros que as pessoas cometem nos seus primeiros anúncios. Curiosamente, os erros que Camila citou, "bateram" com os erros que eu identifiquei dos meus leitores.

Nesse artigo eu vou te mostrar como evitar erros no Facebook que te fazem queimar dinheiro com anúncios, ou seja, te fazem gastar dinheiro sem ter nenhum retorno.

3º Maior Erro: Não Entender o Modo de Cobrança do Facebook

Quando você faz anúncios no Facebook, tem somente duas formas de ser cobrado:

  • CPM: Custo por Mil Impressões, o Facebook vai exibir os seus anúncios e cada 1 mil vezes que anúncio for exibido, você será cobrado. Independente se alguém clicou ou não.
  • CPC: Custo por Clique, nesse caso você vai pagar a cada clique que se anúncio receber.

Segmentação por Objetivo

Esse geralmente é um ponto que causa uma grande confusão.

Muitos me escrevem indignados:

Bruno me ajuda, o Facebook está me roubando... Eu criei um anúncio com objetivo de Curtidas na Página ou Conversão no Site... Não tive o retorno e mesmo assim o Facebook me cobrou...
Esse tem sido um relato comum.

O fato é que você não entendeu como funciona o sistema de cobrança do Facebook. Só existem as duas formas de cobrança que eu citei acima.

Blz... Mas e esse negócio de objetivo?

Vamos ver o exemplo abaixo:

artigo-maiores-erros-facebook-1

Ao criar uma anúncio, você tem a opção de otimizá-lo para "Objetivo" ou Cliques.

O objetivo irá otimizar o seu anúncio para o objetivo, porém você será cobrado por CPM.

Mas qual a vantagem disso?

Pode ser muito vantajoso se você souber usar o recurso.

Uma grande vantagem é que é uma ótima maneira de calcular o ROI da sua campanha. Afinal, você sabe quanto pode gastar pra realizar uma venda, desta forma fica fácil identificar se uma campanha está sendo viável ou não.

Quando você anuncia desta forma, só que para um público altamente segmentado ao seu produto e com um anúncio bem feito. As probabilidades de cliques são altas, você terá muitos cliques e pagará a cada 1 mil impressões.

Exemplo:

Digamos que você tenha 50 cliques a cada 1 mil impressões (totalmente possível quando se domina a ferramenta).

Você vai pagar R$ 2,00 por CPM (exemplo).

Nessa campanha o seu custo por clique ficará em 4 centavos. (R$ 2 CPM / 50 cliques = 0,04)

Não é Incrível?

Esse é só um exemplo do quanto o Facebook Ads pode ser poderoso, se você souber usá-lo de forma correta e profissional.

Esse erro tem outro ponto importante que é o gerenciamento do orçamento da campanha.

Muita gente anuncia no Facebook sem fazer a mínima idéia de como gerenciar o orçamento que tem para investir nos anúncios. Sendo assim, deixam tudo no modo automático, o que geralmente causa grandes prejuízos.

Dica: Faça sempre duas campanhas, com modelos de pagamento diferentes. Deixe uma campanha no automático e a outra você configura valores máximos de CPC e CPM que está disposto a pagar. Faz esse teste. Depois é só medir os resultados, comparar as campanhas e ver qual está performando melhor.

Para fazer isso você precisa saber quando usar CPC, CPM, como criar variações das suas campanhas, que formato de anúncio usar, entre outras coisas. Mas, fique com essa ideia.

2º Maior Erro: Baixa Qualidade da Página de Destino

Um problema bem clássico pra quem tem Loja Virtual e começa a anunciar no Facebook.

Esse na realidade talvez, seja o principal motivo da falta de resultados nas campanhas.

Muita gente alega que "Facebook não Vende" ou que já gastaram centenas de Reais no Facebook e não fizeram uma venda sequer.

O curioso é que na maioria das vezes quando tento ajudar e vou "dar uma olhada" nas campanhas, a página de destino é totalmente inadequada ao anúncio.

Só para que fique claro, Página de destino é o link que você informa quando criou o anúncio. É o destino que você dá, ao usuário que se interessou pelo anúncio e clicou.

Abaixo alguns erros que você precisa evitar em sua Página de destino:

  • Página Lenta, demora para carregar;
  • Atendimento ao cliente deficiente; (Falta um Chat online para tirar as dúvidas do cliente)
  • Layout (visual) não atraente;
  • Falta de informações relevante e suficientes para uma decisão de compra consciente por parte do consumidor; (descrição do produto, imagens, depoimentos e textos institucionais da empresa)
  • Não é a página relacionada ao produto anunciado; (clássico);
  • Condições de Venda deficientes o que diminui as chances de conversão; (formas de pagamento, preço e forma de envio)
artigo-maiores-erros-facebook-2

Acima eu separei um exemplo que a Camila Porto menciona no Curso de Facebook Ads. É o caso mais clássico de quem "queima dinheiro" no Facebook. A pessoa anuncia um produto específico e coloca como página de destino a "Home" do site.

Se você está anunciando um produto, leva o cliente pra página "do raio" do produto...

1º Grande Erro: Não definir Foco, Métricas nem Objetivos do Anúncio

Esse é o erro o pior erro: As pessoas não fazem a mínima ideia de quem está sendo impactado com o anúncio, muito menos de como mensurar os dados das campanhas.

Existem alguns princípios básicos quando você faz anúncios, seja no Facebook ou em qualquer outro lugar:

Você precisa definir muito bem quem será impactado com o anúncio, qual o seu objetivo com o anúncio e ter as métricas para analisar os resultados.

Parece meio óbvio, mas a maioria das pessoas que está começando ignora essas questões acima, geralmente por falta de conhecimento e teimosia.

Sempre que posso, tento ajudar algumas pessoas que me pedem ajuda por email, faço sempre algumas perguntas clássicas:

Quanto você já gastou? Qual alcance dos seus anúncios? Gerou quantos Cliques? Está captando leads? Qual a taxa de conversão do anúncio?

O engraçado é que a grande maioria, nunca me responde de volta. O motivo é simples; elas não fazem a mínima ideia de como responder essas perguntas.

Anunciando desta forma, é praticamente impossível que qualquer campanha de marketing traga retorno.

Nos meus anúncios eu acompanho diversas métricas, preciso saber exatamente quantas pessoas eu impactei, qual o CPC, CPM, CTR, Quanto de faturamento a campanha gerou, qual foi o caminho desse usuário no meu site, CPL, CPV entre várias outras métricas.

Em resumo, você precisa saber identificar as métricas do seu anúncio, entender quais são as métricas ideais para o seu negócio e acompanhar as campanhas.

Em resumo;

  • Você agora sabe como funciona o sistema de cobrança do Facebook (CPC ou CPM) e já sabe também, os testes que precisa fazer para ter melhores resultados.
  • Precisa definir bem a página de destino dos seus anúncios. Leve o cliente exatamente para a oferta prometida no anúncio.
  • Sua página de destino precisa estar bem otimizada, para assim, seu anúncio obter o máximo de conversão possível.
  • Seu anúncio precisa de um Foco (Público Alvo e Objetivo), você precisa saber as métricas e medir os resultados de cada campanha.
  • Fazendo isso você testará evitando os 3 Grandes Erros que fazem a maioria das pessoas Queimar Dinheiro no Facebook.

Recomendação:

O Facebook Ads possui recursos muito mais avançados, recursos como o Power Editor ou o Audience Insights entre outros. Ferramentas que estão bem distantes da maioria das pessoas que tenta aprender por conta própria.

Você pode explorar o máximo do Facebook Ads:

  • Aprendendo a encontrar o público alvo exato para cada anúncio,
  • Fazendo anúncios impossíveis de serem ignorados,
  • Atuando com Remarketing dinâmico,
  • Trabalhando com Público Semelhante sugerido pelo próprio Facebook,
  • Aplicando Pixel de Conversão,
  • Entre vários outros recursos.

Quer usar o Facebook Ads no seu Negócio?

Criei um Manual Gratuito e Completo de Facebook Ads, que será um guia para começar a usar essa ferramenta potencializadora de resultados no seu negócio.

Garanta seu Manual Gratuito de Facebook Ads: