Todos querem ser empreendedores. Mas o que de fato significa ser empreendedor? O que é de fato empreender? 

Muita gente por aí diz que sabe e na verdade não sabe. Então é melhor procurar por gente que entenda do assunto e que saiba te explicar o que de fato significa ser empreendedor.

O Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, nesse vídeo fala um pouco sobre o que é ser empreendedor.

Nesse artigo, vou te explicar o que é empreendedorismo e os elementos fundamentais deste mindset.

Qual o significado da palavra “Empreendedorismo”

De acordo com o dicionário Aurélio, significa:

1 - “Qualidade ou caráter do que é empreendedor”

2 - “Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração.”

Mas parece complicado ler desta forma, né?

Vou simplificar pra você.

Ser empreendedor significa estar em constante aprimoramento. É ter a capacidade de enxergar um futuro que os outros não enxergam.

Em geral, empreendedores nunca estão satisfeitos. Essas pessoas buscam novas ideias de forma constante, são inquietas e estão sempre um passo adiante.

É só você olhar ao redor para entender isso. A maioria dos grandes empresários que você vê hoje no mercado eram pessoas com apenas uma característica em comum: eram inconformados.

Insatisfeitos, eles começaram a ter novas ideias e criar novas coisas para suprir aquela falta que eles sentiam no que já existia. 

Isso é o que significa empreender.

E, para isso, você não precisa ter uma empresa e nem tocar um negócio próprio. Na realidade, uma vez que empreendedorismo está ligado à mentalidade, você pode ser empreendedor trabalhando em qualquer setor e em qualquer cargo.

A única coisa que não pode é se acomodar.

No vídeo abaixo, o Bruno mostra 9 filmes que todo empreendedor deveria assistir. Dá uma olhada:

Grandes Empreendedores que começaram do Zero

Empreendedorismo exemplos

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.

Na faculdade, Mark não estava satisfeito com as limitações que as pessoas tinham na internet para se relacionarem. Ele sempre quis um espaço no meio digital onde todos pudessem se conectar e socializar.

Então decidiu criar  uma rede social para as pessoas da sua faculdade. Em pouco tempo, o projeto cresceu de tal forma que ele percebeu que poderia abrir isso para todo mundo.

E foi o que aconteceu.

Assim surgiu o Facebook, que hoje engloba outras marcas gigantes, como Instagram e Whatsapp. Se ele tivesse se acomodado e não se empenhasse para tirar sua ideia do papel, hoje nós estaríamos nos socializando de maneira diferente.

Bill Gates, fundador da Microsoft

Se você tem um computador na sua casa, agradeça a este homem. Foi ele que enxergou, lá no final do século passado, uma demanda do mercado que ninguém mais viu.

No final dos anos 80 e começo dos 90, os computadores eram usados somente por grandes empresas para fazer, sobretudo, cálculos que humanos não conseguiam fazer rapidamente.

Foi então que Bill Gates viu no software uma oportunidade de transformar aquelas grandes máquinas em aparelhos pessoais.

Ele teve a ideia, enxergou um futuro onde todos possuíam um computador pessoal e criou um plano de execução para tirá-la do papel. 

É por isso que ele é considerado um dos grandes empreendedores do nosso tempo.

Larry Page e Sergey Brion, fundadores da Google

A Google é uma das maiores empresas de tecnologia digital do mundo. Isso sem contar que seu sistema de busca é o mais importante do mercado, com milhões de acessos diários.

Sem a Google, você provavelmente não saberia qual o melhor transporte público para chegar em um local desconhecido e nem quem inventou a cerveja, por exemplo.

Eu imagino, inclusive, que você tenha pesquisado isso agora mesmo, se já não sabia a resposta.

Mas nada disso poderia ser feito se não fosse por esses dois caras: Larry Page e Sergey Brion. 

No passado, eles perceberam a dificuldade que era para adquirir conhecimento e bolaram a ideia de criar um lugar onde todas as perguntas pudessem ser respondidas.

Sem essa ideia genial desses empreendedores, talvez nós ainda dependêssemos de enciclopédias. 

Esses são só alguns dos maiores empreendedores que o mundo conhece nos dias de hoje. Mas existem outros milhões espalhados por aí que não têm a fama que esses caras conquistaram. 

Pelo menos, não ainda…

Mesmo assim, a inquietude já os move e os faz ter ideias e colocá-las em prática todos os dias.

O meu ponto é que você não precisa ser rico e nem um grande gênio para pensar como um empreendedor.

Mas, se você está em busca disso, precisa ter atenção a alguns fatores essenciais que compõem a mentalidade empreendedora.

Como treinar a mente para o Empreendedorismo 

Separei aqui alguns dos fatores que todo empreendedor tem em comum. Se você quer começar a treinar a sua mente para o empreendedorismo, deve considerar cada um deles.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, fundador do Ecommerce na Prática, fala sobre como ele chegou do zero ao primeiro milhão de reais a partir dos elementos fundamentais do empreendedorismo. Confira:

1 - Visão

Empreendedorismo visão

É aquela capacidade que falei antes de conseguir enxergar um futuro onde os outros geralmente não conseguem. No empreendedorismo, a visão é o essencial.

O empreendedor está constantemente observando tudo o que acontece à sua volta e pegando essas informações para tentar mudar como as coisas acontecem.

Quando essa ideia surge, ele tem a capacidade de enxergar o mundo com ela já implementada, ao mesmo tempo que enxerga também um mundo sem ela.

Assim, enxerga mais longe do que as outras pessoas. E enxerga também o presente com mais atenção aos detalhes do que as outras pessoas. 

Essa capacidade de visão é o que difere o empreendedor dos outros.

2 - Capacidade de Planejamento e Velocidade

Observou o mundo à sua volta, viu uma oportunidade de mudá-lo e surgiu com uma ideia genial. E agora?

O empreendedor tem a capacidade de pegar essa ideia que vai mudar o futuro e torná-lapara a realidade.

Quando Mark Zuckerberg enxergou um mundo conectado pelas redes sociais, ele trouxe para a realidade e implementou sua ideia na faculdade onde estudava.

Essa capacidade de tirar a ideia do papel, adequando-a às limitações iniciais que o presente apresenta, é o pontapé inicial que somente quem é empreendedor consegue dar.

Comece pequeno e se mova rápido. A alta velocidade é o que define o sucesso de uma empresa nos dias de hoje.

Se você está satisfeito com o seu crescimento de 10%, talvez um dos seus concorrentes esteja crescendo 100%. É assim que os negócios ficam para trás.

Você deve sempre focar em um crescimento que te possibilite dominar o mercado. Esse é o pensamento de grandes negócios. Se, em 3 anos, você não conseguir atingir a velocidade necessária, seu negócio pode deixar de existir.

3 - Coragem

Empreendedorismo coragem

Não adianta surgir com várias grandes ideias e não ter a coragem de colocá-las em prática. A diferença de quem tem a cabeça voltada para o empreendedorismo para quem não tem é a capacidade de arriscar até conseguir.

Sabemos que correr riscos é perigoso, principalmente quando eles são financeiros e podem significar um futuro difícil .

O empreendedor corre riscos, mas faz isso com segurança. Ele corre riscos calculados para que ele possa arriscar novamente no futuro, caso a sua ideia não dê certo.

Se os fundadores do Google não tivessem tido a coragem de arriscar ao investirem na ideia do site de buscas, hoje o mundo seria um lugar completamente diferente.

4 - Competência e Execução

Ninguém consegue fazer nada sozinho. Nem mesmo o maior dos empreendedores conseguiu tirar sua ideia do papel sem ajuda.

A competência de passar sua visão para algumas pessoas é uma capacidade que somente o empreendedor tem.

Ter a competência de montar uma equipe, gerí-la e direcioná-la para colocar suas ideias em prática são características natas do empreendedorismo.

Esse direcionamento só é possível se a pessoa tiver as características de um bom líder. E o empreendedor tem essas características naturalmente, enquanto outros lutam para ter.

É assim que ele inspira os outros a enxergarem o mundo como ele para conseguir mudá-lo com a ideia que for.

Existem muitas pessoas com grandes ideias, mas que não têm capacidade de executá-las e botá-las em prática.

Uma ideia ruim bem executada tem muito mais chances de dar certo do que uma grande ideia mal executada.

O verdadeiro valor de um negócio está na sua capacidade de execução. Menos planejamento e Mais execução!

5 - Resiliência

São extremamente raros os casos onde pessoas arriscam e têm sucesso logo de cara. O que acontece na maioria das vezes é a resposta negativa, o fracasso.

Mas o empreendedor pega esses fracassos e aprende com eles. Ele não abaixa a cabeça e vai em busca da próxima oportunidade, enquanto que os outros desistem na primeira oportunidade.

Você acha que Bill Gates montou a Microsoft da noite para o dia? Ou que Mark Zuckerberg teve todo o apoio do mundo para a criação do Facebook? 

A resposta é não

Mas eles não abaixaram a cabeça quando as dificuldades surgiram. Por isso é que são grandes nomes do empreendedorismo.

O empreendedor leva um milhão de “nãos”, mas sabe que precisa apenas de um “sim”. E é nele que ele está sempre focado.

6 - Tolerância ao estresse

Receber um feedback negativo, um “não” ao apresentar sua ideia ao chefe e poucos recursos para colocar a ideia em prática levam qualquer um à loucura.

O empreendedor, no entanto, consegue absorver todas essas coisas negativas e continua em frente. Ele tem a inteligência emocional para lidar com tais situações. 

Ele tem a capacidade de, sob pressão, parar, respirar e analisar a situação para encontrar uma saída para os seus problemas.

7 - Formar Equipe

empreendedorismo equipe

Já falamos que uma boa características do empreendedorismo é a capacidade de transmitir sua visão  para aqueles que no processo de implementação da ideia.

Mas não adianta nada passar a visão para pessoas que não têm competência para realizar as tarefas que devem ser realizadas.

O bom empreendedor sabe escolher bem a sua equipe para que tudo saia conforme planejado e que o resultado obtenha os resultados desejados.

Bill Gates baseia toda a sua estratégia de negócio na formação das equipes. Um dos seus maiores conselhos, inclusive, é a contratação de pessoas muito inteligentes… Para ele, você deve colocá-las em pequenas equipes para resolver grandes problemas.

8 - Paixão

O desafio está em ter paixão pelo negócio quando ele estiver passando por dificuldades.

As pessoas vivem dizendo que devemos fazer aquilo que amamos. Na verdade, precisamos amar o que fazemos. Existe uma grande diferença entre os dois.

Ao compreender o que te motiva, você consegue entender as razões pelas quais você faz o que faz. Então, consegue superar as dificuldades através da paixão que sente.

O dinheiro precisa ser uma consequência do trabalho, não o seu objetivo.

Como criar um Ecommerce do Zero em 6 passos simples 

Agora que você já conhece os principais elementos do empreendedorismo, chegou a hora de implementá-los na sua vida e começar a empreender de vez.

Para te ajudar a colocar as suas ideias em prática, baixe agora o Checklist Ecommerce do Zero e conheça as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet…

… que vende todos os dias e dá lucro todos os meses.

O material é 100% gratuito!

Clique aqui para fazer o download: