O dropshipping representa o sonho de muita gente que pensa em montar um negócio na internet sem precisar ter uma estrutura de estoque. Contudo, muitos acreditam que a modalidade logística seria um pesadelo disfarçado de sonho. Será que isso faz sentido? Nós vamos explicar neste artigo!

A ideia de ter uma loja sem estoque a partir de casa ou de qualquer lugar do mundo, apenas com um computador e um plano de internet, é o máximo. Nós vemos comentários sobre isso nos nossos vídeos no YouTube e nos artigos do blog o tempo todo.

Imagine não se preocupar com espaço físico para os produtos, insumos para embalagens, bancadas e estantes, etc. Tentador, não é mesmo? Pois é… 

Mas, antes que você comece a gostar da ideia, nós precisamos te explicar que iniciar um negócio via dropshipping sem uma estrutura eficiente e validada pode simplesmente acabar com o seu negócio antes mesmo dele começar pra valer.

Quer entender por que estamos falando isso? Não deixe de ler os próximos tópicos!

Entendendo o grande mito

A internet mudou, e muito, a maneira como as pessoas ganham dinheiro hoje em dia. Mas, mesmo assim, aquela imagem de uma pessoa na areia de uma praia paradisíaca, sentada numa cadeira com água de coco ao lado e laptop no colo, ainda é muito forte.

Criou-se um grande mito em torno disso, que foi transferido para o mercado de Ecommerce. E, nesse segmento, o dropshipping surge como o método preferido para quem deseja trabalhar de qualquer lugar.

A verdade é que trabalhar pela internet – seja com dropshipping ou não – requer muito esforço e dedicação. Ou seja, uma imagem totalmente diferente do que algumas pessoas acreditam.

Sem trabalho, não há sucesso. Qualquer propaganda que pregue o contrário disso tem grandes chances de ser enganosa. Então, não dê bobeira e fique atento, combinado?

📥 Se você quer saber se vale a pena fazer dropshipping, confira este artigo aqui: Dropshipping Vale a Pena?

O que é dropshipping?

O dropshipping é uma modalidade logística que consiste na  terceirização do estoque e entrega.

Funciona assim: você anuncia um produto e, assim que o vende, o fornecedor o envia para o seu cliente. Na verdade, o fornecedor fica responsável não só pelo envio, mas pelo armazenamento também.

Até aí, tudo bem… Até que você se pergunta: mas porque o dropshipping ainda é visto como pesadelo por algumas pessoas? Vamos explicar…

O problema é que para driblar a Receita Federal e garantir uma boa margem de lucro, pessoas optam por fazer dropshipping sem incluir o CNPJ da empresa, de modo que deixa de pagar os devidos impostos da transação comercial, o que pode deixar o empresário trabalhando às margens da lei, abrindo caminho para problemas futuros.

Precisamos ressaltar que essa prática é errada!  Existe, de fato, uma forma legalizada de fazer dropshipping

Na nossa visão, um Ecommerce que tem como base apenas a venda de produtos dropshipping pode ser sustentável a longo prazo apenas se for estruturado da maneira correta. Para resumir, o que estamos dizendo é que não pode ser de qualquer jeito.

Além da criação e estruturação do negócio, é preciso considerar, por exemplo, as formas de consumo atuais,  que exigem entregas cada vez mais ágeis.

Para te explicar a nossa visão, vamos te dar um exemplo fazendo um contraponto com a forma como o dropshipping era feito há tempo e como é hoje (ou pelo menos deveria ser): 

Antigamente, o lojista anunciava um produto em seu site de vendas ou rede social. E assim que o cliente concluía o pedido, o empresário entrava no Aliexpress ou outros sites internacionais, e efetuava a compra do item informando o endereço do seu cliente.

Muitas vezes, o prazo de entrega variava de 60 a 90 dias, podendo ser bem mais e ainda com o risco de ser taxado na receita federal. Hoje, essa realidade é bem diferente… A entrega de pedidos feitos via dropshipping podem levar cerca de 15 dias – às vezes até menos, 10 dias.

💡 Vale lembrar que com a adesão ao Remessa Conforme, programa da Receita Federal que entrou em vigor em agosto de 2023, esse prazo pode ficar ainda menor. Não sabe do que estamos falando? Sem problemas… Explicamos tudo sobre isso no artigo: Como vai ficar o dropshipping com as taxas no Brasil? Entenda tudo

Dessa forma, ressaltamos que tudo o que estamos falando aqui é baseado na experiência real de especialistas do Ecommerce na Prática, que testaram o dropshipping exaustivamente em vários modelos diferentes. 

Por isso, se sua ideia é utilizar dropshipping como estratégia para validar um produto, testar a demanda por um item ou, de fato, montar um negócio nesses moldes, ele pode sim ser uma boa opção - desde que seja feito da maneira correta… Vamos explicar mais no próximo tópico.

Como construir um negócio de sucesso com dropshipping?

Iniciar um negócio é bem parecido com iniciar a construção de uma casa, por exemplo… Ninguém começa construindo uma casa pelo telhado. A parte mais importante no início é a fundação da casa.

Se a fundação estiver errada, as paredes, os cômodos, as portas, as janelas, enfim, tudo estará errado. E você terá problemas sérios no futuro.

A mesma linha de raciocínio vale para o seu negócio.

Iniciar uma loja utilizando o dropshipping da maneira errada é como iniciar a construção da sua casa com a fundação toda errada.

Agora, se você deseja montar um negócio sólido na internet, que tem o poder de mudar para sempre a história da sua vida e das pessoas ao seu redor, você precisa ter algumas habilidades…

Vamos destacar 3 habilidades básicas que são como a fundação perfeita de um negócio de sucesso:

  1. Conhecer o mercado que você vai trabalhar (produto, praça, cliente, etc);
  2. Ter bom relacionamento com bons fornecedores;
  3. Conhecer estratégias de marketing e vendas.

Conhecer o mercado significa entender como funciona o Ecommerce, o nicho que você deseja trabalhar e conhecer muito bem operfil dos seus clientes.

Bons fornecedores – independentemente do seu negócio contar com o modelo logístico de dropshipping ou não – garantem que você tenha sempre o produto ideal, aquele que resolve perfeitamente os problemas dos seus clientes.

Com as estratégias de marketing e vendas corretas, você saberá exatamente quem é o seu cliente, onde ele está e construirá uma ponte que liga o seu produto ao seu cliente.

A partir daí, com estratégia e produto validados, é só escalar.

Esse é o mapa... não adianta reinventar a roda ou ingressar por caminhos fraudulentos que te levarão ao fracasso total. Opte sempre por técnicas e estratégias já validadas.

Aprenda como construir e alavancar o seu negócio no Ecommerce!

Quer aprender o passo a passo para construir um Ecommerce com um verdadeiro potencial lucrativo? 

Baixe agora o Checklist Ecommerce do Zero e conheça as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet que vende todos os dias e dá lucro todos os meses.

O material é 100% gratuito! Para fazer o download, clique aqui: