Se em alguma parte da sua jornada das vendas online você já ouviu sobre os termos Plataforma de Ecommerce, HUB de integração e ERP, temos duas notícias para você: 

  • Tudo bem se confundir entre as propostas de cada serviço;
  • Parabéns, provavelmente você está profissionalizando o seu negócio.

Esses termos realmente são capazes de deixar um lojista confuso e sem saber em qual momento do negócio implementar cada aplicação. 

Mas por que a confusão?  

Por muito tempo, as pessoas criaram e alimentaram os MITOS das vendas online.

Antes, as pessoas afirmavam que vender pela internet era simples e sinônimo de dinheiro fácil, já que não envolviam despesas com:

  • Aluguel; 
  • Encargos trabalhistas;
  • Decoração do espaço físico.

Entre outras burocracias e investimentos para manter uma loja física em pé e atrativa...

Mas isso não quer dizer que vender pela internet pode ser feito sem planejamento e investimentos.

Até porque esse é um dos motivos pelos quais lojas virtuais vão à falência. 

Por isso, entender a diferença desses termos e como cada um deles impactam no seu negócio te ajudam a abrir caminhos para o crescimento do seu negócio. 

O que é uma Plataforma de Ecommerce?

Sabe quando você entra em um site e consegue ver todo o catálogo de produtos, navega pelas páginas, realiza compras, faz um cadastro, entre outras ações? Na visão do lojista, essas ações ocorrem dentro de uma Plataforma de Ecommerce.

Por isso, o ideal é que o site seja desenvolvido dentro de uma plataforma especializada em comércio eletrônico, pois é interessante ter uma plataforma de Ecommerce para vender online. 

Mas uma dúvida bem recorrente é: qual a diferença entre loja virtual e marketplaces? 

Os marketplaces podem ser considerados como um shopping online, no qual você pode anunciar os seus produtos e aproveitar o tráfego de pessoas já existentes para anunciar seus produtos. 

Enquanto isso, na loja virtual, você possui um domínio próprio e precisa construir audiência para gerar tráfego dentro do site, como no caso da Plataforma de Ecommerce. 

E qual é a melhor opção para começar a vender na internet? 

Se você ainda não tem um catálogo de produtos validado, o melhor local para fazer testes de validação e performance é dentro dos principais marketplaces, como Mercado Livre, Amazon Brasil, Magazine Luiza e Americanas.com. 

O valor de investimento nesses marketplaces é bem menor comparado a uma loja virtual e esses canais já possuem algo muito valioso para o Ecommerce que são os ACESSOS.

Mas pode vender em um Site Próprio e em Marketplaces ao mesmo tempo?

Sim, inclusive, essa é uma ótima estratégia para aumentar o fluxo de caixa e atrair novos visitantes para a sua loja. 

Entretanto, quando você escolhe trabalhar com dois canais de vendas diferentes, é necessário ter a atenção redobrada com:

  • Rupturas de estoque;
  • SLA’s de entrega;
  • Aceitação dos seus anúncios nos marketplaces.

E é nessa hora que entra o HUB DE INTEGRAÇÃO, aliado com os marketplaces… Aliás, a Plugg.To tem propriedade para falar sobre o assunto,pois tem mais de 8 anos de experiência no mercado de HUB e é especialista em integração com marketplaces. 

O que um Hub de Integração faz com os Marketplaces?

Se você possui uma loja online e também trabalha com marketplaces, o hub faz uma ponte entre esses dois canais, sincronizando o estoque de produtos sempre que houver uma venda e centralizando os pedidos em um único lugar. 

Porém, algumas soluções vão ainda mais longe e auxiliam o lojista em vários outros processos da rotina de vendas, como:

  • Impressão de etiqueta de envio;
  • Emissão de Notas fiscais eletrônicas;
  • Edição de cadastros em massa; 
  • Criação e gestão de kit de produtos. 

A Plugg.To, por exemplo, possui essas e mais outras funcionalidades que tornam muito mais dinâmica a rotina de vendas.

Mas só dá para usar um Hub de Integração se vender em Marketplaces e também tem uma loja virtual?  

Não, além de centralizar a loja virtual e marketplaces, é possível utilizar um HUB em outras configurações de negócios como:

  • HUB + ERP: para quem vende nos marketplaces e integra todos os canais de venda com o ERP para realizar a emissão de notas fiscais de forma automática;
  • HUB somente: para quem vende em vários marketplaces e precisa de uma ferramenta para realizar a gestão de forma centralizada. 

Ou seja, utiliza um HUB quem vende em vários canais e precisa de um centralizador! 

E o que é um ERP? 

Se de um lado temos ferramentas voltadas para o esforço de vendas, o ERP é uma aplicação visando a gestão empresarial de um negócio. 

Portanto, o ERP é necessário para controlar entradas e saídas de estoque, emissão de notas fiscais, monitorar movimentação de caixa, entre outras ferramentas com base na necessidade da empresa.

Como cada empresa possui um tamanho e cenários diferentes, o ideal é que o lojista procure um ERP que mais se encaixe com a realidade da empresa.

A longo prazo e de acordo com o desenvolvimento do seu negócio, pode ser necessário o uso das três ferramentas (Plataforma de Ecommerce, Hub e ERP). 

Mas você não deve se desesperar e achar que vender online é contratar uma série de aplicativos... 

Você deve fazer um exercício de PLANEJAMENTO e GERENCIAMENTO do seu negócio. 

De tempos em tempos, é ideal ver quais são seus pontos fracos e como você pode contornar com a ajuda da tecnologia. Uma ótima maneira de fazer um diagnóstico do seu negócio é utilizando a análise SWOT.

O Swot é muito utilizado no marketing, pois ajuda o tomador de decisões analisar os seguintes pontos:

  • Fracos;
  • Fortes;
  • Oportunidades;
  • Ameaças.

Como identificar cada um desses fatores:

  • Fracos: questões internas que não performam como deveriam. 
  • Fortes: questões internas que se saem muito bem e devem ser mantidas dessa maneira.
  • Oportunidades: questões externas que fazem sentido para o seu segmento e você pode aproveitar como oportunidade de crescimento. 
  • Ameaças: questões externas que podem fazer mal para o negócio, como você pode evitar ou criar maneiras de contornar essa situação.

Com a análise SWOT e sabendo como cada ferramenta pode te ajudar a tomar a decisão certa, fica mais fácil.