O seu Ecommerce pode crescer de forma rápida e saudável. Para ele crescer de forma rápida e saudável, é preciso pensar além do lucro. Se o seu mindset é focado apenas em ganhar dinheiro, as chances de você se desmotivar e desistir ficam muito maiores. Se você não quer que isso aconteça com você, fique ligado aqui nessas 5 dicas de como fazer seu Ecommerce crescer mais rápido.

A Babi Tonhela, diretora de produtos do Ecommerce na Prática, falou um pouco sobre o assunto neste vídeo. Confira:

Neste artigo, trouxe 5 dicas para fazer seu Ecommerce crescer mais rápido e de forma saudável.

Com elas, você vai adotar o mindset que grandes empresas de hoje utilizam para dominar o mercado em que atuam.

Google, Facebook, Apple… Todas elas têm uma coisa em comum: revolucionaram o modelo tradicional de gestão.

Mas, como seus fundadores e idealizadores conseguiram mudar o jeito que empresas funcionam no dia a dia? Foi a partir desses 5 aspectos que vou te mostrar agora:

1 - Foque no propósito para seu Ecommerce crescer

A primeira coisa que você deve entender é que o lucro do seu negócio deve ser uma consequência, não o principal objetivo.

Crescer ecommerce - propósito

Mark Zuckerberg, quando bolava a ideia do Facebook, não estava pensando apenas em quanto dinheiro ele ia ganhar. Ele tinha o propósito de revolucionar a maneira das pessoas se relacionarem.

Larry Paige e Sergey Brion, quando juntaram suas genialidades para criar o Google, também não estavam pensando somente no potencial financeiro que aquela ideia teria. Eles tinham o objetivo de transformar a maneira das pessoas pesquisarem sobre qualquer coisa.

O sucesso e o lucro que essas empresas alcançaram foi consequência de toda a paixão e tempo investidos pelos seus idealizadores nos seus propósitos.

Foram os propósitos delas que encantaram e ainda encantam milhões e milhões de pessoas todos os dias.

Depois que esses propósitos foram definidos, ficou fácil encontrar pessoas para ajudarem nos projetos. Afinal, quem não gostaria de fazer parte de um negócio que revolucionasse o mundo que conhecemos?

Portanto, foque no propósito da sua empresa.

Transmita o propósito com toda a paixão do mundo para os seus empregados, clientes e para qualquer um que queira saber sobre a sua empresa.

Dessa forma, as pessoas ficam engajadas e todas as peças da engrenagem passam a funcionar em perfeita sintonia.

2 - Elimine o conceito de hierarquia de antigamente

Como já falei antes, os modelos de empresas que funcionavam e dominavam o mercado no passado não funcionam mais hoje.

Acabar com a hierarquia de antigamente

Antigamente, existia a figura do CEO, seguida dos diretores, conselheiros, funcionários, estagiários…

Quem estava na base da empresa (ou seja, estagiários e funcionários) raramente tinham contato com diretores. Eles ficavam presos aos seus postos, tendo que responder única exclusivamente ao gestor da sua equipe.

Ou seja, se alguém tivesse uma grande ideia que pudesse aumentar os resultados da empresa, teria primeiro que apresentar ao gestor, que teria que aprovar para encaminhar para a diretoria e assim por diante…

Caso o gestor não gostasse da ideia, ela sequer chegaria aos ouvidos do “andar de cima”. E, mesmo que fosse aprovada, até chegar aos ouvidos do presidente, muito tempo era perdido até a aprovação final e implementação da ideia.

Hoje, todos esses postos ainda existem, mas a interação entre eles é completamente diferente.

O modelo do diagrama organizacional em rede é o que as startups vêm utilizando. Ele vem se mostrando a cada dia que passa como o ideal.

Pode parecer complicado, Mas vou te mostrar que na verdade é muito simples: se você ainda não utiliza esse modelo, está ficando para trás.

Nesse modelo, todos os setores da empresa circulam em torno da figura do cliente. E como o objetivo é ajudar de todas as formas possíveis a figura central, esses setores se comunicam entre si, sem aquela burocracia da hierarquia.

Dessa forma, tanto o CEO como o estagiário trocam ideias que podem melhorar os resultados da empresa. Sempre com foco no cliente.

3 - Deixe o microgerenciamento do seu Ecommerce de lado

As grandes empresas de hoje funcionam no modelo de autogestão. Ou seja, as pessoas são livres para fazerem o seu trabalho.

Microgerenciamento no Ecommerce

Essa habilidade é uma das mais requisitadas do mercado nos dias de hoje.

Se você é aquele tipo de pessoa que fica querendo supervisionar o tempo inteiro tudo o que cada pessoa da sua empresa está fazendo, está perdendo tempo.

Todo esse tempo desperdiçado poderia estar sendo usado no planejamento e aplicação de estratégias importantes para a sua empresa.

Portanto, a chave é contratar pessoas em que você confie que sejam capacitadas para fazerem as tarefas que forem designadas a elas.

Contudo, se a sua equipe não tem essa capacidade de autogestão enraizada, existem maneiras de implementar essa cultura:

  • Seja um orientador:

Para que as pessoas da sua equipe tenham confiança para realizar todas as tarefas, elas devem ser, primeiramente, orientadas.

Não adianta contratar alguém e, no primeiro dia, virar e simplesmente sair designando as tarefas, sem explicar como elas devem ser feitas.

Se essa for a maneira que você introduz as pessoas novas que contrata, com certeza não fica satisfeito com o resultado final obtido por elas.

Afinal, você não ensinou o método para realizar aquela tarefa, não avisou o que pode e o que não pode ser feito e todo o resto. Dessa forma, a pessoa fica perdida e não se sente confiante a fazer o que deve ser feito.

  • Defina limites:

De nada adianta ter funcionários com currículos excelentes se, no final das contas, eles não estão alinhados com as diretrizes e valores da empresa.

Apesar de em uma empresa existirem diversas e diversas pessoas completamente diferentes entre si, todas elas devem estar na mesma página. 

Por isso, toda empresa deve ter um código de conduta, que todos os funcionários, independente da área e hierarquia, devem seguir todos os dias.

O mesmo deve ser feito para as tarefas que forem designadas. Defina exatamente a maneira que cada função deve ser desempenhada. Dessa forma, você não terá de ficar a todo momento checando o que cada pessoa está fazendo.

  • Dê feedbacks sempre que possível:

Sempre que perceber alguma coisa errada, chame a pessoa e converse com ela, mostre os pontos negativos e direcione a fazer corretamente na próxima vez.

Não precisa ser algo formal, muito menos na frente de todo mundo. Fazer isso só causa constrangimento e pode ter o efeito contrário do desejado.

E uma coisa muito importante, também, é dar feedbacks positivos. Se você der apenas feedbacks negativos, toda vez que chamar a pessoa para uma conversa, ela já vai saber que fez algo de errado. Isso pode desmotivar.

Portanto, quando uma pessoa se destacar e fizer algo que você tenha gostado além do normal, vá e fale a ela que você gostou. Essas coisas pequenas fazem toda a diferença do mundo.

4 - Não tenha medo de errar!

Algo que atrapalha muito o desenvolvimento de empresas é o medo de errar.

crescer ecommerce - medo de errar

São extremamente raros os casos em que pessoas arriscam e têm sucesso logo de cara. O que acontece, na maioria das vezes, é a resposta negativa.

Mas o que você deve fazer é pegar esses fracassos e aprender com eles. Não abaixar a cabeça e ir em busca de novas oportunidades. 

Essa capacidade de não desanimar deve ser sempre transparecida a todas as pessoas da empresa. Mostrar à sua equipe que errar faz parte da jornada, faz com que ela ganhe coragem para buscar estar sempre inovando e dando novas sugestões.

O ato de não poder errar significa, na verdade, não poder fazer nada. Portanto, adote o mindset da Experimentação.

5 - Transparência para seu Ecommerce crescer

Se você quer ser um negócio de mindset moderno, como Google, Apple e outras grandes empresas, você tem que eliminar a privacidade de toda a gestão do seu negócio. A sua equipe deve ser formada a partir da transparência.

Crescer ecommerce - transparência

Lucro, faturamento, gastos… Tudo isso deve estar sempre às claras para sua equipe e seus colaboradores.

Dessa forma, eles vão saber exatamente as contas diárias da sua empresa, o que aumenta a confiança na prosperidade do seu negócio.

Empresas de antigamente mantinham tudo debaixo dos panos e tinham muitos problemas com isso.

A desconfiança acarreta na falta de engajamento com a empresa.

Transforme sua empresa em um negócio milionário

Agora que você já conhece as dicas de como fazer seu negócio crescer rapidamente, tenho certeza que vai implementá-las e ver os resultados por si mesmo.

Mas muitos empreendedores que vêem suas empresas crescerem de maneira acelerada, têm dificuldade de se manterem em crescimento.

Ao atingirem o sucesso, muitas vezes, não têm a vivência necessária para saber como se manter no topo. E sabe qual é a solução para isso? Adquirir conhecimento!

Quem vende online, ou pretende fazer isso, precisa estar constantemente atualizado e ter acesso aos melhores conteúdos sobre como alavancar os negócios...

Para ajudar nisso, nós criamos uma plataforma de educação por assinatura com centenas de conteúdos e treinamentos completos

Por lá, você encontra aula sobre os mais variados assuntos do universo do Ecommerce e do Empreendedorismo, como Finanças, Logística, Marketing e muito mais!

Para saber mais e fazer a sua assinatura do Ecommerce na Prática, clique aqui ou no botão abaixo: