Quando o assunto é comércio eletrônico, nossa equipe costuma falar, basicamente, sobre operações que vendem produtos físicos… Se você nos acompanha há algum tempo, provavelmente já sabe disso.

Mesmo assim, frequentemente recebemos perguntas de médicos, advogados, contadores e outros profissionais que querem montar uma loja virtual de serviços.

A pergunta dessas pessoas é a seguinte: é possível? Se sim, quais os primeiros passos para começar?

Montar uma Loja Virtual de Serviços: Dicas Importantes

A resposta é sim, é completamente possível montar a sua loja virtual de serviços. Mas aqui vai um adendo importante: esse negócio terá algumas diferenças em relação ao que faríamos se você fosse vender produtos físicos.

Em suma, o que estamos dizendo é que existem diferenças óbvias na maneira de se vender produtos e serviços na internet.

Montar uma Loja Virtual de Serviços

Confira abaixo o que trouxemos de dicas para quem vai montar a sua loja virtual de serviços:

1 - Empacote os Seus Serviços

Como assim? Imagine que o seu serviço possa ser embalado e vendido como um produto físico. Esse é um excelente caminho para vender mais.

É claro que muitos serviços precisam ser personalizados de acordo com a necessidade do cliente, mas, se você quer vender serviços online, é preciso tentar empacotá-los como se fossem produtos em uma prateleira.

Para isso, crie pacotes personalizados. Neles, conte tudo sobre como os serviços funcionam, citando desde preço até benefícios e formas de entrega. Facilite o entendimento do seu cliente.

2 - Conheça a Sua Persona

Coloque uma coisa de uma vez por todas na cabeça: você não presta serviço para todo mundo — é preciso descobrir qual é o “melhor cliente” para o seu negócio e começar a focar nesse cara. Isso facilitará a sua vida na hora de ter um negócio descomplicado e rentável.

Para isso, pense no seguinte:

  • Quais são as principais dores da sua persona?
  • Quais soluções são as mais indicadas para ela?

Caso não saiba o que é persona, leia o artigo abaixo para descobrir:

Leia mais: Como definir a persona do seu negócio?

3 - Fale Sobre o que o Seu Cliente Quer Ouvir (Foco nos Benefícios)

Esta dica é fundamental e costuma separar negócios bem-sucedidos daqueles que não atraem cliente algum.

Uma vez criando a sua oferta, em vez de pensar em termos de descrições complexas e termos técnicos que ninguém entende, tente pensar fora da caixa: elabore uma lista com os principais benefícios que o cliente terá ao contratá-lo.

Afinal, como o serviço que você oferece vai melhorar a vida ou o negócio dele?

Montar uma Loja Virtual de Serviços

Mais aspectos importantes:

Conte a história da empresa, prepare um portfólio mencionando o que você já realizou e o que os clientes antigos têm a dizer sobre a qualidade dos seus serviços.

Separe também uma seção no site para o pré-fechamento, onde será possível realizar uma interação com o seu cliente em potencial. Em vez de se preocupar em ter um carrinho de compras, prepare um formulário onde seja possível captar informações de contato do usuário.

Depois de empacotar os serviços do seu negócio, entender claramente a sua persona e otimizar seu site, você estará à frente de mais de 95% dos prestadores de serviço na internet. Essas pessoas ainda não entenderam muito bem como as vendas online funcionam… Sorte a sua!

4 - Escolha sua plataforma de vendas

Você não precisa ter conhecimentos aprofundados sobre programação para criar a sua loja virtual de serviços. Para isso, você pode contar com uma plataforma para criar sites e lojas online de maneira simples e rápida

A Nuvemshop é uma excelente opção nesse sentido, pois vai te permitir criar uma página completa. Isto é: com ferramentas de marketing integradas, design responsivo, etc. A plataforma líder na América Latina e você ainda pode fazer um teste gratuito por 30 dias.

***

Quer mesmo montar uma loja virtual de serviços para vender muito pela internet? Então não deixe de dar o play no vídeo que está no topo do texto. E, para aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, te convidamos a assisir à palestra Ecommerce do Zero, gratuitamente. Clique aqui: