O segredo para dar descontos nos marketplaces está ligado não só com a precificação correta do seu produto, mas também com as estratégias e, principalmente, os objetivos da sua empresa.

Com base nesses objetivos, você consegue alinhar a precificação de venda correta e ajustar os descontos para não ter prejuízos.

Afinal, ao dar descontos tanto nos marketplaces, quanto em qualquer outro lugar, você está diminuindo a sua margem de lucro em prol de um objetivo…

E quais seriam esses objetivos implícitos nos descontos? Vamos explicar com mais detalhes para você ao longo deste artigo. 

No vídeo de hoje, o Diego Ceciliano, sócio e COO do EnP, ensina como dar descontos nos Marketplaces. Assista:

Qual é o seu objetivo ao dar descontos?

Mais do que calcular o desconto do jeito certo, é muito importante que você tenha um objetivo muito bem definido para oferecer esse benefício aos seus clientes.

Por exemplo, você pode dar descontos com o objetivo de:

  • adquirir novos clientes;
  • captar novos leads;
  • queimar o estoque parado;
  • estimular a recompra.

Esses são os objetivos mais comuns pelos quais as empresas oferecem descontos para os clientes. É fundamental que a sua estratégia esteja alinhada com esses ou outros objetivos que façam sentido para a empresa.

E sabe por que ter um objetivo é tão importante?

Porque ao oferecer descontos, você acaba sacrificando o seu lucro. Então, a meta a ser alcançada precisa ser boa o suficiente para justificar o sacrifício do seu lucro. 

Para você entender melhor, vamos explicar como seria, na prática, oferecer descontos nos marketplaces focado em 3 objetivos: adquirir novos clientes, queimar estoque parado e estimular a recompra. 

Dessa forma, ficará bem mais fácil de entender a importância dos objetivos relacionados aos descontos.

Confira:

1- Adquirir novos clientes

Vamos supor que você queira oferecer 5% de desconto no produto X para adquirir 100 novos clientes. Para que isso dê certo, é necessário ter uma estratégia atrelada a esse resultado estimado.

Então, a ideia é transformar o lead em cliente e colocá-lo na base de clientes através desse desconto.

Além disso, para a pessoa ganhar o desconto, você vai pedir algum tipo de contato como telefone e e-mail para manter o relacionamento com ela.

Em seguida, você vai "doutrinar" esse cliente por meio de remarketing e pós-venda, fazendo com que ele compre novamente da sua empresa e, assim, você vai conseguir gerar lucro de fato. 

Nós vamos falar mais sobre essa estratégia de recompra no tópico 3.

Mas antes, há outro objetivo muito importante que precisamos abordar por aqui…

Leia também: Precificação para Marketplaces: Como Calcular do Jeito Certo?

2- Queimar o estoque parado

Agora se o seu objetivo é a queima de estoque, a estratégia deve ser outra. O foco aqui não é no volume de vendas, mas sim no volume de produtos. 

Uma estratégia interessante é criar kits de produtos para aumentar o ticket médio e vender mais produtos com desconto.

Como o objetivo é queimar o estoque, é importante que esses kits sejam um pouco mais elaborados e tenham produtos que se complementem.

Ou também oferecer esse produto parado como brinde, caso o cliente compre um produto com o ticket maior.

3- Estimular a recompra

E se o seu objetivo for que o seu cliente compre novamente da sua empresa, você não precisa montar kits elaborados… A estratégia é outra.

Você pode dar brindes no lugar de desconto para melhorar a experiência de compra do cliente e fazer com que ele compre novamente da sua empresa.

Ou até mesmo oferecer um pequeno desconto na próxima compra para estimular a recompra dentro dos marketplaces…

E os kits também podem te ajudar na recompra! 

Mas, neste caso, você não precisa criar kits super elaborados com produtos que se complementam… A estratégia aqui é bem mais simples do que você imagina.

Basta criar anúncios diferentes dentro dos marketplaces com kits do mesmo produto para estimular a compra de mais produtos.

Leia também: 7 Melhores Marketplaces para anunciar produtos na Internet

As funcionalidades para dar Descontos nos Marketplaces

Mas então é só chegar no marketplace e ajustar o valor de um produto que custa 100 reais para 80 reais, por exemplo?

O valor do desconto não depende só da estratégia por trás, mas também das funcionalidades que cada marketplace tem…

É o caso da Americanas.com que oferece cashback por meio do aplicativo AME. Isso pode fazer mais sentido tanto para você, quanto para o seu cliente que vai ganhar uma porcentagem do valor da compra de volta. 

Então, não necessariamente você precisa reduzir o preço! 

O que você pode fazer é testar a redução de preço e os benefícios em anúncios diferentes para ver o que mais faz sentido para a sua audiência.

Para finalizar, além dos objetivos que precisam estar atrelados às estratégias, você precisa também saber quais serão os próximos passos.

O que você vai fazer com os novos clientes, por exemplo? Quais serão as próximas ações? Como mantê-los conectados com a empresa?

Tudo isso deve ser pensado com antecedência! 

E se você quer ter acesso a mais análises do mercado, saber mais sobre o mundo dos negócios, entre outros assuntos relacionados a Ecommerce, Marketing, Empreendedorismo…

… conheça o EnP Prime por menos de 29 reais por mês.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!