Antes de alcançar o sucesso, é preciso determinação e perseverança para enfrentar os desafios. E foi isso que o Bruno de Oliveira aprendeu ao longo de sua trajetória de mais de 20 anos no varejo físico e online…

Ele perdeu todo o seu estoque em um incêndio, foi à falência 2 vezes e deu a volta por cima usando o Ecommerce como aliado.

Hoje, ele dono da maior escola online de Ecommerce do Brasil, que dobra de tamanho a cada ano, fatura acima dos 7 dígitos e é sócio de diversas micro empresas.

E toda essa jornada começou quando Bruno, sem nenhum dinheiro para iniciar um negócio, decidiu ir atrás da sua independência financeira. 

Ao longo desse artigo, vou te mostrar como ele superou todos os desafios, deu a volta por cima e se tornou uma das maiores referências em Ecommerce do país.

O Produto Perfeito

Desde jovem, o Bruno estava acostumado a trabalhar na empresa do pai, ajudando com algumas questões. E ele ia de forma recorrente fazer cópias de documentos em uma loja próxima da empresa do pai…

Foi em uma dessas visitas que ele se deu conta de que a loja estava sempre cheia. Sempre tinha fila de pessoas querendo utilizar o serviço.

Então ele entendeu que o segmento de impressão poderia ser uma boa ideia para ele ganhar um dinheiro extra.

Ele começou a bater de porta em porta distribuindo cartuchos para impressão e, em pouco tempo, começou a receber ligações de pessoas interessadas.

Esse foi o primeiro passo dentro de um mercado que, algum tempo depois, abriria as portas para um negócio com mais de 30 lojas físicas: a Cartucho Etc.

A Primeira Loja

Aos 19 anos, Bruno resolveu apostar de vez no varejo físico. 

Ele já tinha um negócio no segmento de cartuchos no Ecommerce. Os produtos eram vendidos em marketplaces e a demanda começou a aumentar tanto que achou que seria um bom momento para se aventurar no varejo físico.

Com pouca experiência, achou que seria uma boa ideia montar o negócio em um shopping pouco movimentado por conta do aluguel barato. Seu pensamento era de que, na época, seria fácil levar os clientes da loja virtual para a loja física...

Mas não foi bem isso que aconteceu.

Ele descobriu, na prática, que negócio físico é muito diferente de um negócio online. E, como o Bruno não sabia nada sobre o comércio físico, acabou cometendo grandes erros.

Um dos grande erros foi abrir a loja em um lugar sem movimento, porque o número de clientes que entravam no estabelecimento era pouco para manter o negócio. 

Para tentar contornar a situação, Bruno buscou por alternativas…

Continuou a divulgação na internet, começou a distribuir panfletos na região, fechou parcerias com condomínios próximos para colocar anúncios nas caixas de correios...

Mas, apesar dessas ações estarem dando algum resultado, o negócio só alavancou de vez quando ele anunciou a empresa no site Boa Dica.

Em menos de 24 horas, a loja bombou!

Só que a felicidade não durou muito, porque ele percebeu que alguns dos produtos que mais vendiam na loja tinham uma margem de lucro muito pequena...

O novo desafio era achar um fornecedor melhor, que oferecesse uma margem de lucro maior e pudesse repor de forma mais rápida esses produtos...

O Fornecedor Errado

Na época, o Bruno não tinha contato direto com o fornecedor, ele tinha parceria com um lojista que repassava os produtos. 

A parceria funcionava assim: o Bruno arcava com 10% do valor dos pedidos do lojista para alimentar o estoque.

Um dia, esse lojista resolveu fazer um pedido muito maior que o normal, no valor de 500 mil reais, e negociou que o Bruno teria que arcar com 100 mil. Ou seja, 20% do pedido.

Como o Bruno não tinha esse valor no momento, resolveu fazer um acordo: ele dava 60 mil e pagaria o restante uma semana depois que a mercadoria chegasse, porque contava com o dinheiro que ganharia da venda.

Só que a mercadoria nunca chegou...

E ele acabou perdendo os 60 mil reais que tinha investido.

Isso fez com que ele começasse a contrair dívidas, porque o estoque que tinha disponível não era o suficiente para pagar as contas da loja.

Conclusão: ele acabou fechando.

Os aprendizados e a Volta por Cima

Apesar de ter ficado abalado e pensado em desistir de empreender, ele entendeu que precisava resolver a situação.

Procurou um emprego CLT para pagar as dívidas que tinha e, quando conseguiu, decidiu começar um novo negócio. 

Dessa vez, ele buscou entender melhor como funcionava o varejo físico do segmento de informática. Para isso, passou a observar o que as lojas mais movimentadas do Centro da cidade do Rio de Janeiro faziam para ter tantos clientes satisfeitos.

Nessa busca por respostas, descobriu que uma dessas lojas havia fechado por conta de conflitos entre os sócios e viu uma oportunidade...

Ele decidiu tentar alugar o espaço, que tinha bom movimento, e arcou com o valor pedido, mesmo achando assustadoramente alto. Para ele, que já tinha a experiência de apostar em algo barato, era melhor investir em algo com maior potencial de retorno.

Ele apostou tudo o que tinha. 

Em uma semana, faturou mais 10 mil reais.

Com o tempo e o aumento no volume de vendas, resolveu contratar mais pessoas e expandir a loja para outros pontos. 

O negócio cresceu tanto que, de 2006 a 2011, chegou a ter mais de 30 lojas funcionando.

Porém, em 2012 o segmento de informática começou a entrar em crise, ao mesmo tempo em que o comércio também passava por uma situação difícil.

No meio desse turbilhão no mercado, a falta de demanda e altos custos para manter as lojas de pé, ele precisou fechar alguns dos estabelecimentos…

Só que o problema não diminuiu. Em vez disso, a crise piorou, as vendas se tornaram escassas e, em pouco tempo, o Bruno faliu novamente, tendo que fechar mais e mais lojas.

E, desta vez, a dívida que adquiriu foi muito maior: 2 milhões de reais.

A Última Aposta

Aos poucos, os fornecedores começaram a diminuir o preço de custo e os lojistas concorrentes diminuiam os preços de venda para tentar escapar da crise.

Para tentar dar o último respiro, o Bruno percebeu que tinha uma grande oportunidade em mãos para a qual não estava olhando antes: o Ecommerce, que é um mercado que, hoje, já movimenta mais de 60 bilhões de reais.

Como as lojas físicas estavam dando mais prejuízo que lucro, ele resolveu deixar apenas uma aberta e apostar tudo nas vendas online.

E essa foi a sua melhor e mais inteligente decisão.

Ele direcionou toda a sua energia para criar um negócio totalmente online que fosse capaz não só de quitar a dívida de 2 milhões, mas de ir muito mais longe. 

Em 2 anos, conseguiu pagar todas as dívidas acumuladas.

E o negócio continuou crescendo...

Um Novo Começo

Depois de tantos erros e acertos, Bruno começou a se cansar do mercado de cartuchos e achou melhor dividir a responsabilidade da empresa com outros 2 sócios.

Mas isso não foi o bastante…

Ele estava tão cansado mentalmente com o segmento de informática, que resolveu se afastar totalmente desse negócio.

Sem saber muito o que fazer, mas com tanta experiência e conhecimento no mundo dos negócios, o Bruno começou um blog chamado Ecommerce na Prática.

Seu objetivo era ajudar outros empreendedores a construírem um negócio do zero, mostrando tudo o que aprendeu no meio do caminho, de forma simples e sincera.

O blog começou a ter um feedback tão positivo que o Bruno de Oliveira teve a ideia de criar uma mentoria para as pessoas que mandavam mensagem para ele.

Nessa mentoria, o Bruno ensinou tudo que aprendeu na prática com seus empreendimentos, tanto no mundo físico quanto no Ecommerce.

Depois do sucesso que foi a mentoria, nasceu o Viver de Ecommerce, o curso mais completo sobre o Ecommerce e referência no Brasil.

Aos poucos, o que começou como um blog se tornou uma escola, uma empresa altamente lucrativa.

O Bruno decidiu, então, focar completamente no segmento de educação.

Em pouco tempo, o Bruno começou a ser reconhecido no mercado, chegando até a ganhar um prêmio como Melhor Profissional de Ecommerce do Brasil.

Hoje, o Ecommerce na Prática é a maior escola online de Ecommerce do Brasil, com mais de 20 mil alunos guiados e direcionados com os métodos exclusivos, e um faturamento de mais de 7 dígitos. O EnP fez tanto sucesso que já ajudou mais de 45 mil empreendedores e entrou para o grupo Nuvemshop!

Além disso, ele também é sócio de uma startup de gerenciamento de contas nos marketplaces, a Place2U, ele é dono da Patacori, uma loja online de incensos que vende mais de 20 mil ao mês.

Construa a sua história de sucesso!

A história do Bruno é incrível e inspiradora. Duas das lições que tiramos da história do Bruno: determinação e perseverança. 

O caminho do Bruno, como você percebeu, não foi nada fácil. Ele cometeu erros, acertos, precisou estudar e pesquisar muito para chegar onde chegou.

E todo esse conhecimento adquirido, hoje, está dentro dos conteúdos e treinamentos do Ecommerce na Prática.

Se o seu objetivo é criar um Ecommerce de Sucesso, você tem a possibilidade de optar por um caminho mais curto e certeiro, sempre precisar se arriscar tanto quanto o Bruno.

O curso Ecommerce do Zero conta com a metodologia exclusiva do Bruno, criada e aperfeiçoada ao longo de seus muitos anos de experiência.

O treinamento completo pode ser encontrado na assinatura do Ecommece na Prática. Para começar a sua jornada empreendedora do jeito certo – com o auxílio de um dos maiores profissionais de Ecommerce do país – clique aqui: