A busca por itens de brechó cresceu muito nos últimos anos, especialmente com a popularização dos marketplaces do segmento e perfis do Instagram. E, se você tem alguns itens perdidos no seu guarda-roupas ou objetos que já não quer mais, vender brechó online pode ser uma grande oportunidade de iniciar um negócio em casa.

Neste artigo, separei 5 razões que fazem do Brechó Online algo que realmente vale a pena. 

Se você preferir, também pode acompanhar o conteúdo neste vídeo. Nele, Babi Tonhela, Head de Produtos do Ecommerce na Prática, pontuou os principais motivos para criar um Brechó Online. Assista:

O que é um Brechó Online?

o que é um brechó online

Entender o que é um Brechó Online é simples: é uma loja virtual que comercializa itens de segunda mão, isto é, que já foram utilizados por outra pessoa. 

Todos os anos há incontáveis peças novas no mercado prontas para serem vendidas. E, em um esforço de diminuir o consumo acelerado de artigos da moda, os brechós online surgiram como uma nova opção nesse sentido. E mais do que isso: são uma excelente oportunidade para ter um negócio na internet

A verdade é que saber como montar um brechó online e ter sucesso no segmento de roupas usadas pode ser muito mais lucrativo do que você imagina. Se você quer saber em mais detalhes se a venda de itens de segunda mão é uma boa opção de negócio, sugerimos a leitura do artigo “Vender Produtos Usados é Lucrativo? Entenda”.

Brechó Online x Brechó Físico: qual o melhor?

Antes, para conseguir comprar peças mais baratas, era necessário ir até os brechós físicos, aqueles com aparência desagradável e que mais pareciam um estoque desorganizado de roupas usadas e sem valor. 

Porém, com a chegada dos brechós online, toda a experiência de compra do cliente e a forma como o lojista vende mudaram. 

Agora, as pessoas podem achar diversos itens usados com ótima qualidade e preços acessíveis por meio de marketplaces e de perfis no Instagram, que servem como uma vitrine para essas peças. 

Além disso, é uma forma das pessoas não perderem horas garimpando em busca da peça ideal… Basta o lojista divulgar a peça com todos os detalhes (foto, descrição, tamanho, preço) e o cliente poderá identificar rapidamente se é aquilo que ele está procurando. 

Outro ponto que facilita para quem trabalha com o Brechó online é a venda de produtos de terceiros. Você pode fazer a intermediação entre essa pessoa e o cliente ao divulgar o item, mas só precisa buscar o produto caso alguém se interesse. 

Ou seja, seu negócio não necessariamente precisa ter um estoque enorme com diversos produtos “entulhados”. 

Porém, há outros motivos que, com certeza, vão te animar para começar um brechó online para ganhar dinheiro. 

Veja as 5 razões que fazem do Brechó Online algo que realmente vale a pena. 

5 razões para vender Brechó Online

1 - Barreira para iniciar um brechó é baixa

A barreira para iniciar um brechó online é bem baixa, porque você não precisa de um orçamento alto para começar a vender. 

Basta criar um perfil no Instagram, por exemplo, com a marca do seu Brechó. Comece anunciando algumas peças próprias que você tem em casa - aquelas que estão no fundo do armário, por exemplo mas em boas condições - e, aos poucos, pode incluir também peças de terceiros.

Tem empreendedores, por exemplo, que começam um brechó online utilizando peças selecionadas de amigos e familiares. 

O papel do empreendedor, neste caso, é fazer a seleção dos melhores produtos, combinar um percentual de repasse para as pessoas que colocaram peças no brechó, precificar e vender.

Você pode divulgar o seu brechó online para os amigos e pedir para eles indicarem para mais pessoas. Assim, verá que fará as primeiras vendas rapidamente, sem grandes barreiras para te impedir.

2 - Pode utilizar canais de venda gratuitos

Use os recursos gratuitos que as redes sociais possuem para fazer o seu negócio acontecer. O Instagram é um ótimo espaço para mostrar os produtos do brechó online e divulgar para mais pessoas.

Para isso, uma dica é criar uma loja no Instagram Shopping (veja aqui como criar sua loja no Instagram). Com isso, poderá fazer marcações de produtos e as pessoas poderão comprar sem grande dor de cabeça, sendo redirecionadas direto para o meio de pagamento (Mercado Pago, PagSeguro…)

Outra opção é anunciar seus itens e criar um brechó online em plataformas que já possuem a estrutura e tráfego impecáveis para esse segmento: os marketplaces. Esses são sites que funcionam como shoppings virtuais e vão te ajudar a vender mais rápido e ganhar visibilidade.

No segmento de brechó e itens usados, um dos marketplaces mais populares é o Enjoei. Veja aqui como cadastrar sua loja e vender no Enjoei.

A princípio, só eram vendidas peças de roupa usadas dentro da plataforma, mas agora você também pode vender roupas novas, itens de decoração, livros, entre outras coisas… 

Marketplaces como o Enjoei são ótimos para iniciar o negócio, pois, como o perfil no Instagram, a barreira para iniciar é bem baixa e você não precisa investir nada para realizar as primeiras vendas. 

Porém, há um ponto que pode te dar um pouco de trabalho... são as peças únicas do estoque. 

Raramente você terá mais de uma peça de algum item que está vendendo, mas, com uma persona bem definida, você terá uma rotatividade boa dos produtos.

3- Público Específico 

Uma das vantagens de trabalhar com o Brechó é lidar com um público bem específico, que gosta de consumir esse tipo de produto. São pessoas que, em geral, já estão acostumadas a comprar peças usadas e que enxergam valor nisso.

Isso torna mais fácil o seu processo de venda e facilita bastante a definição da persona (veja o que é persona) que pretende atingir, o que impacta diretamente na sua comunicação.

4 - Negócio altamente lucrativo

Outro ponto que pode ser animador para quem quer vender peças de Brechó Online é: esse é um segmento de negócio extremamente lucrativo! 

É muito difícil fazer um brechó online dar errado… Mas, para atrair clientes, você precisa ter atenção aos seguintes pontos: 

  • Oferecer conteúdo de qualidade para os seus clientes; 
  • Procurar por peças em ótimas condições para vender; 
  • Fidelizar os clientes. 

Não é muito complicado fidelizar clientes em um Brechó. Essa é uma das características desse negócio, pois quem compra itens desse tipo quer qualidade e preços mais acessíveis, então dificilmente opta por lojas oficiais das marcas...

É um consumidor fiel que, ao notar que você tem peças de qualidade, vai voltar a comprar da sua loja. 

5 - Hábitos de Consumo

O último motivo é a grande relação que o segmento tem com a mudança dos hábitos de consumo de boa parte das pessoas que cresceram com a internet

Hoje, os clientes buscam cada vez mais fazer compras no Ecommerce, já que é um meio mais rápido e fácil. 

No Ecommerce, o cliente pode comprar a qualquer momento por meio do seu celular e em poucos cliques. 

E, na correria do dia a dia, muita gente acaba optando por fazer compras dessa forma. Isso evita deslocamentos e faz o cliente economizar tempo!

Além disso, os sites e perfis de negócios online nas redes sociais oferecem diversas promoções que só podem ser aplicadas nas compras online. 

Então, cada vez mais pessoas optam por esse novo hábito de consumir.

E, com o brechó online, não é diferente. Por que não usar isso a seu favor?

Ao invés de investir em uma loja física, invista no online e aproveite os novos hábitos de consumo dessa nova geração. É uma forma de atingir o público ideal para o negócio e oferecer um serviço de qualidade e rápido, o que as pessoas procuram hoje em dia. 

Quanto mais fácil para o cliente, mais chance dessa pessoa finalizar a compra. 

Siga todas as nossas dicas para começar a vender os itens que deseja. Para você se inspirar e ter mais certeza de que é isso que precisa e quer investir, vou te contar três casos de sucessos inspiradores. 

Depois de conhecê-los, vai ser difícil não seguir com o seu sonho de criar um brechó online!

Como vender roupas usadas no brechó?

1. Crie um Plano de Negócios

O plano de negócios nada mais é do que um planejamento para estabelecer os fatores indispensáveis para o crescimento do seu brechó online. É uma ótima ferramenta para entender a necessidade do público, do mercado e do produto a ser comercializado.

Logo, escreva um passo a passo com o que precisa ser feito para que você alcance as suas metas. Não deixe de inserir também os pontos que podem ser desafiadores e que devem ser evitados. 

Dica: baixe a planilha de plano de negócios exclusiva do Ecommerce na Prática aqui.

2. Encontre fornecedores de confiança

Contar com bons fornecedores é o básico quando o assunto é como montar um brechó online. 

Muitas vezes as opções disponíveis de fornecedores podem ser outros bazares, pessoas comuns ou empresas que atuam focadas em venda de fardo de roupas usadas voltadas para o abastecimento de brechós…

E, para encontrar bons fornecedores, você pode fazer uma pesquisa na região ao redor do seu negócio ou da sua casa. É claro que uma boa pesquisa no Google é válida e pode te ajudar a escolher os melhores fornecedores, mas, conhecer pessoas, ir a feiras de roupas usadas e pedir indicações também são excelentes estratégias.  

Caso queira saber mais sobre o assunto, temos um artigo com tudo o que há a respeito disso: Como Encontrar Bons Fornecedores de Roupas

3. Defina os canais de venda em que irá vender

Como dito anteriormente, os marketplaces e as redes sociais são espaços essenciais para quem quer montar um brechó online. O que você precisa saber antes disso é por qual começar…

Sim, dá para anunciar as peças em diversas plataformas ao mesmo tempo. Mas, logo no início do seu negócio, a sugestão é que você escolha apenas uma para começar. Isso no que diz respeito aos marketplaces… As redes sociais você pode utilizar sempre para divulgar, conhecer o seu público e vender as suas peças usadas. 

4. Faça fotos de qualidade dos produtos

As fotos são cruciais na hora de montar um brechó online. E você sabe por quê? Porque os clientes não estão com as peças em mãos para sentir o tecido, conferir o tamanho ou experimentar para verificar o caimento da roupa no corpo. 

Por isso, boas imagens fazem toda a diferença na hora de vender roupas usadas em um brechó online. Para conseguir fazer isso, monte um espaço na sua casa só para fazer as fotos dos itens… 

Fique atento à iluminação (opte pela luz natural, pois o flash pode modificar as cores das roupas nas imagens), ao enquadramento, ao fundo etc. E não pense que você precisa de uma câmera profissional para fazer isso! Os smartphones atualmente estão tão avançados que possuem excelentes câmeras que dão conta das fotos dos produtos… 

Para saber tudo sobre como tirar fotos de, confira o artigo “7 dicas para tirar Fotos de Produtos profissionais pelo celular

Empreendedores de Sucesso no segmento de Brechó Online

Manoela Gomes Brechó 

A Manoela Gomes é esposa do Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, e, após estudar muito sobre moda, resolveu abrir um brechó online de bolsas de luxo no Instagram.

O Brechó de bolsas de luxo trabalha com um público bem segmentado. Além disso, Manoela resolveu especificar ainda mais e trabalha apenas algumas marcas, de forma que atrai um tipo específico de público. 

Apesar de ser específico, é um negócio extremamente sustentável e lucrativo…

Hoje, o Brechó fatura quase 6 dígitos por mês.

Você deve está imaginando que a Manoela deve trabalhar várias horas por dia para conseguir faturar dessa forma… 

A verdade é que ela trabalha apenas de 3 a 4 horas por dia! 

Mas, como dito antes, isso é fruto de um trabalho bem estruturado de construção de marca e de conteúdo que, após 5 anos, trouxe um resultado impecável. 

TROC

Outro exemplo para você pesquisar mais sobre e se inspirar é o brechó TROC!

A TROC é um dos maiores brechós online especializados em roupas, bolsas, sapatos e acessórios femininos de marcas conceituadas e de luxo. 

Diferente do Enjoei, a TROC não funciona como um marketplace. Você envia as roupas para a equipe da empresa e eles vão cuidar de todos os fatores: descrição das peças, fotos, negociação… 

E você, claro, fica com uma parte do valor da venda.

Nasty Gal 

Nasty Gal é a marca varejista fundada por Sophia Amoruso. Ela começou vendendo roupas usadas no Ebay - empresa de comércio eletrônico dos Estados Unidos que, na época, funcionava como um leilão. 

A partir dessas vendas no Ebay e o crescimento exponencial que chamou a atenção de investidores, Sophia criou a sua própria marca e se tornou uma grande empresária e referência na área. 

Ela validou um negócio online com recursos bem acessíveis e transformou em um negócio de verdade!  

Uma história muito inspiradora para você ganhar um gás e começar a escrever a sua! 

Como começar e estruturar seu Brechó Online 

Com esses motivos e histórias inspiradoras de casos de sucesso no segmento de brechó online, fica mais fácil de você juntar todas as ideias que tem e colocar em prática. 

Quem sabe, um dia, você também se torne referência como essas pessoas? 

Agora você sabe que não é impossível! O caminho é longo, mas, com o direcionamento certo, o seu negócio certamente vai mais longe. 

Porém, ao montar seu brechó online, você precisa pensar na profissionalização do seu brechó… 

Afinal, isso pode se tornar um negócio extremamente lucrativo! 

Então é importante pensar na estrutura saudável para tornar esse negócio escalável, atraindo mais clientes para a sua loja.

Pense: o que é necessário para que o brechó funcione como um negócio de verdade?

  • Ter bons parceiros / fornecedores de produtos; 
  • Elaborar o planejamento do negócio;
  • Meios de pagamentos acessíveis para os seus clientes.
  • Estratégias de comunicação para atingir essa persona; 
  • Pensar numa boa logística de entrega; 
  • Definir quem é a persona;

No checklist abaixo, nós listamos os 6 passos indispensáveis para estruturar um negócio online de forma saudável.

Dessa forma, o seu Brechó vai se profissionalizar mais rápido e as chances de alavancar as vendas aumentam.

EEste checklist é gratuito! Para acessar, basta clicar no botão abaixo!