Como começar um Ecommerce do zero sem correr riscos? Quando criar um negócio entra em questão, várias estratégias que precisam tempo e dinheiro vêm à cabeça. O problema é que, sem saber se esse modelo de negócio vai funcionar, o risco é alto demais.

Ao observar o negócio de terceiros, a inspiração vem porque vemos potencial naquela ideia. Isto não é errado - já ouviu o ditado "nada se cria, tudo se copia"? -, mas o modo que funciona com uma empresa pode não funcionar em outra. Uma série de questões estão em jogo: o modo de produção, o nome da marca, o preço, os fornecedores, distribuição, etc. Além do mais, o modelo do outro por vezes está oculto no negócio, o que você não desvendará apenas observando de fora.

A estratégia de validação significa verificar se o modelo de negócio e as estratégias que você escolheu são as ideais para o ecommerce. Pense no segmento de moda, por exemplo. Embora muitas pessoas trabalhem com isso e pareça que já está validado, não vale para todos. Imagine investir 100 mil reais neste negócio. Você contrata uma agência, empregados, escritório, entre outros aspectos importantes, e no fim a empresa não deslancha. Não faz sentido, certo?

No Ecommerce é possível testar antes de colocar tanto em jogo. Uma loja física já tem tráfego, ou seja, já tem pessoas que passam por aquele ponto. Na internet, é necessário construir audiência, investir em marketing e optar por estratégias atuais que estejam funcionando - e as estratégias na internet mudam rápido.

Saiba como começar um negócio com pouco dinheiro 

Pegue o exemplo da Zappos. Eles fizeram um esquema de validação para Ecommerce de sapatos sem investir nada inicialmente. Simplesmente colocaram os produtos no ar e só compravam no fornecedor quando eles vendiam alguma coisa. Além disso, eles perguntavam para os clientes se  estavam satisfeitos ou não. Anotavam as principais objeções para aplicar melhorias.

A estratégia de validação também pode acontecer mais de uma vez, porque o negócio vai mudando e as estratégias também. Nos dias de hoje existem formas mais fáceis de validar um negócio. Você pode começar por um marketplace para validar um produto, por exemplo, porque a audiência já está lá. É um canal de vendas excelente para começar, principalmente pra quem já tem loja física.

Por outro lado, quem não tem loja física precisa aprender a vender. Não é possível ignorar temas como: fornecedor, pró-labore, margem de lucro e habilidade de negociação.

Para ajudar nesta trajetória, o fundador do Ecommerce na Prática, Bruno de Oliveira, gravou um vídeo detalhando 7 etapas para começar um negócio.

Como Montar um Ecommerce do ZERO em 7 Etapas

Comece o seu Ecommerce do Zero!

Não deixe de saber tudo sobre como criar e estruturar um Ecommerce de Sucesso com o nosso treinamento Ecommerce do Zero, disponível pela assinatura do Ecommerce na Prática

O método do Ecommerce do Zero ensina tudo que você precisa fazer para montar uma operação sólida e lucrativa sem gastar rios de dinheiro. Você vai aprender o passo a passo para:

  • escolher o produto ideal para vender;
  • encontrar os melhores canais de venda para você;
  • escolher o público certo para sua empresa;
  • montar a estrutura mínima (e barata) necessária para ter lucro;
  • criar anúncios que trazem retorno com investimentos baixos;
  • validar seu negócio.

Para saber sobre os planos, clique aqui ou no botão abaixo: