Empreender é uma atividade que gera muitas dúvidas, sobretudo em quem está começando. Se você também está nesse barco, aqui vão 12 dicas de empreendedorismo que vão te ajudar a começar sua jornada com o pé direito. Boa leitura!

Mais de 1,3 milhão empresas foram abertas no Brasil durante o primeiro quadrimestre de 2022; isso é o que informa o boletim Mapa de Empresas, ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal.

Esse é um número 11,5% maior do que o registrado no mesmo período de 2021. E mais: coloca o Brasil na 7ª posição do ranking dos 50 países que mais possuem empreendedores. Incrível, não é mesmo? 

No entanto, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 6 em cada 10 empresas fecham antes de completar 5 anos de atuação. Dentre as causas estão a falta de planejamento, inexperiência, pouca capacitação, problemas na gestão financeira e mais… 

Neste artigo queremos compartilhar algumas dicas de empreendedorismo que vão te ajudar a fugir dessa estatística e ter um negócio de sucesso. Por isso, se você está começando agora, leia os próximos tópicos com atenção.

O que é empreendedorismo? 

O empreendedorismo é a capacidade de melhorar uma realidade por meio de ideias, estratégias e planejamento. Em outras palavras, pode ser resumido como uma inquietação com a forma que as coisas funcionam. 

Por isso, muitas das vezes, é possível dizer que o verdadeiro empreendedor é aquele que “nunca está satisfeito com nada”. Essa é a mentalidade que faz as pessoas buscarem soluções mais inteligentes para melhorar a rotina, um produto ou um processo. O ponto de virada para qualquer empresa de sucesso! 

Identificou-se com essas características? No vídeo abaixo, nosso CEO e fundador, Bruno de Oliveira, fala sobre os 5 pilares do empreendedorismo, oferecendo a sua visão sobre o assunto. Vale a pena conferir! 

12 dicas de empreendedorismo para quem está começando 

Como você já deve saber, abrir e gerenciar um negócio próprio não são  as tarefas mais simples. 

Existem muitas variáveis que precisam da atenção do empreendedor e, se você não tem experiência para lidar com elas… pode ser ainda mais desafiador alcançar o sucesso. 

Nada te impede, no entanto, de aprender com o erro dos outros e aplicar esses conhecimentos práticos na criação do seu próprio negócio. 

É por isso que, ao longo dos próximos tópicos, vamos compartilhar 12 valiosas dicas para empreendedores. 

Vale lembrar que os ensinamentos a seguir são fruto de todos os nossos anos no mercado e não estão expostos em uma ordem hierárquica – ou seja, todos são importantes para o seu negócio… 

Vamos começar? 

1. Escolha um segmento que você tenha alguma afinidade

Se você está criando um negócio do zero, saiba que essa é uma oportunidade única de transformar uma paixão, um passatempo ou uma área de expertise em uma atividade lucrativa. Acredite… ter afinidade com o seu segmento de atuação faz toda a diferença na hora de empreender. 

E quando falamos isso, veja bem, não queremos repetir o velho ditado que diz que trabalhar com o que se ama não é um trabalho. A realidade não é bem assim. 

Como empreendedor, você vai logo perceber que, por mais que você faça o que gosta, o volume de atividades diárias ainda é grande e chegarão os dias que o desânimo pode bater… Nessas horas, no entanto, saber que você está construindo um sonho só seu é o incentivo necessário para continuar firme

Mas, quando falamos sobre perfil, não estamos nos referindo apenas aos hobbies, mas também a áreas que podem ser especialidades suas por conta de experiências profissionais passadas. 

Um bom exemplo disso é a D. Martarello, grande empresa brasileira do segmento de joias que nasceu da afinidade que seu fundador tinha com o artesanato. Ele confeccionava brincos, colares e anéis de cobre para vender nas ruas e hoje gerencia uma empresa que fatura milhões. Para conhecer a história deles, leia: Essa loja de joias virou referência com uma sacada simples: conheça a D. Martarello.

2. Prepare-se para ser multitarefa 

Ao contrário do que muitos podem pensar, empreender não é uma atividade cheia de glamour.  Ao menos nos primeiros anos do seu negócio, você deve estar preparado para fazer de tudo um pouco. 

É comum que os negócios começam com poucas pessoas, ou até mesmo com um único funcionário – você mesmo! – e, por isso, é importante ter multidisciplinaridade e força de vontade

Você vai se deparar com atividades estratégicas, é claro, mas também vai precisar lidar com os fornecedores, embalar e despachar produtos, atender clientes e pensar em estratégias de marketing. Ufa! 

3. Antes de dar o primeiro passo, faça uma análise de mercado

Antes de começar a investir no que quer que seja, procure conhecer bem o mercado em que pretende atuar. Algumas das perguntas que você precisa responder neste momento são: 

  • Qual o seu nicho de mercado
  • Quem são seus concorrentes? 
  • Quais e quantos fornecedores existem dentro deste segmento? 
  • Qual o perfil do seu cliente ideal? 

Todas essas perguntas vão ajudar a guiar decisões super importantes como: quem é a sua persona, quais itens vão compor o seu mix de produtos, quais os canais de venda mais interessantes, quais empresas podem ser referência para você e por aí vai… 

4. Não tenha medo de assumir riscos (desde que estes sejam calculados) 

Ao empreender você precisa aprender como assumir riscos que realmente tenham um objetivo e um ganho claro para sua empresa. Para fazer isso, no entanto, você precisa ter um olho treinado para identificar oportunidades.

Uma boa maneira de adquirir a habilidade de arriscar com segurança é conhecer bem o seu negócio, quais são as suas fraquezas e os pontos fortes. Além disso, também é importante ter consciência do contexto em que a sua companhia está inserida e agir de acordo. 

Leia também: O que um empresário faz na prática? Quanto ganha? Precisa de formação? 

5. Esteja disposto a aprender continuamente 

Lembra sobre como falamos que o empreendedor é multitarefa e está inserido nas mais diversas frentes do negócio? É por isso que o empreendedorismo é uma atividade que demanda aprendizado constante. Essa é uma das dicas de empreendedorismo que ninguém te conta! 

Você vai se deparar constantemente com atividades que não sabe como executar, conceitos que não conhece e estratégias que demandam mais do seu conhecimento. Isso não é nenhum problema – até mesmo os empreendedores mais experientes não sabem de tudo! 

O que você precisa ter é disposição para absorver esses novos conhecimentos e aplicá-los no dia a dia da sua empresa. 

E mesmo no cenário hipotético no qual você já tenha aperfeiçoado todos os processos de gerenciamento da sua empresa, é preciso notar que a sua companhia está inserida em um contexto de mercado que muda constantemente

Sempre vão existir novas ferramentas, novos processos, novos concorrentes… esse é o dinamismo que atrai muitas pessoas para o empreendedorismo. Por isso, é possível dizer que um empreendedor é também um eterno aluno

Aproveite para ler: Como ser um empreendedor? 31 dicas para ter sucesso no Ecommerce

6. Seja persistente e tenha paciência 

Duas das maiores características de empreendedores bem-sucedidos são as seguintes: persistência e paciência. Essa é uma das dicas de empreendedorismo que poucos conhecem. 

Por mais que muitos esperem lucros rápidos e sucesso imediato, a verdade é que esses resultados podem demorar a chegar. O que não pode acontecer é ceder ao desespero e às soluções fáceis. 

Nesse caso, ter um bom planejamento é fundamental. É esse elemento que vai te manter no caminho certo mesmo que o desânimo bata à porta. 

7. Mantenha os custos fixos e variáveis bem mapeados 

Uma das dicas de empreendedorismo mais valiosas que podem ser compartilhadas é a seguinte: mantenha um controle financeiro estável. O planejamento financeiro e  controle do fluxo de caixa da sua empresa são duas das maiores armas contra momentos difíceis. 

Saiba quais são os seus custos fixos, quais são os custos variáveis e crie uma reserva para investimentos. Use planilhas, ferramentas online e até mesmo blocos de anotações, se isso for te ajudar… 

E já que estamos falando de finanças, vale lembrar que você deve separar muito bem a sua vida financeira pessoal da empresarial. Evite fazer retiradas de caixa que não estão previstas em seu planejamento e nem use o dinheiro da empresa para fazer compras para você ou sua família. 

Leia também: Como investir dinheiro com CNPJ e aumentar o caixa do seu negócio 

8. Preocupe-se com a comunicação visual da sua empresa desde o início 

No meio de tantas variáveis, a comunicação visual da sua empresa pode ficar em segundo plano. Aqui vai uma das nossas mais valiosas dicas de empreendedorismo: não cometa esse erro! 

Como a sua empresa se apresenta para os clientes – isto é, qual logo utiliza, quais cores são sua marca registrada, etc – são elementos importantes para causar uma boa impressão e conquistar novos clientes. 

Se você cria a sua empresa desde o primeiro dia com isso em mente, fica mais fácil construir um branding forte e estabelecer o seu negócio como uma referência. 

9. Não faça grandes investimentos sem antes validar o negócio 

Ter uma boa ideia de negócio é importante, mas ainda mais essencial que isso é validar essa ideia no mercado. Você pode, por exemplo, achar que determinado produto vai ser um grande sucesso, ou que sua marca apela para um público específico… mas apenas a prática vai dizer se essas previsões se concretizam, ou não. 

É por isso que, em todos os nossos cursos e formações, nós ensinamos a validação do negócio como passo principal. Essa é mais do que uma dica de empreendedorismo, é o nosso método. 

Afinal de contas, você não quer investir todo o seu capital em um projeto que não tem aderência com o público, certo? 

Outro alerta que podemos compartilhar, já que estamos falando sobre validação do negócio: não se apegue a conceitos e ideias. Como falamos anteriormente, um conceito pode funcionar de formas bem diferentes na teoria e na prática

Sendo assim, esteja aberto a fazer mudanças em seu plano sempre que necessário. 

10. Tenha organização como prioridade 

Desde as finanças, passando pela documentação até o cadastro dos produtos e gestão de estoque. A organização deve ser uma prioridade em todas as áreas da sua empresa. É impossível falarmos sobre dicas de empreendedorismo sem tocarmos nesse ponto. 

Esse é um cuidado importante, principalmente, porque algumas empresas crescem rapidamente e isso pode se tornar um problema, caso o gerenciamento da companhia não seja bem organizado. 

Ter organização vai evitar, por exemplo, que você envie produtos atrasados, que o pagamento de taxas e impostos aconteça fora de época, que seus fornecedores percam prazos… enfim, a lista de problemas que a organização pode evitar é gigante. 

11. Formalize a sua empresa desde o primeiro dia 

Muitas pessoas começam a empreender vendendo na internet e fazem isso sem ter um CNPJ. Isso não é nenhuma surpresa, já que muitos marketplaces permitem o cadastro de pessoas físicas. 

Não nos entenda mal, não há nada de errado em ganhar uma renda extra por meio de canais como esse. Mas se você quer empreender de forma séria, ter um CNPJ é essencial. 

Ele permite que você separe as suas finanças pessoais e empresariais, garante benefícios tributários, permite a emissão de notas fiscais e prepara a sua empresa para crescer sem ter problemas fiscais. 

Você pode começar com um MEI, por exemplo, gastando muito pouco. Apenas lembre-se de que o teto de faturamento anual dessa modalidade de formalização pode ser baixo para o tipo de negócio que você pretende gerenciar. 

Se esse assunto te interessa, esses artigos podem ajudar a aprofundar seus conhecimentos: 

12. Conheça ferramentas que podem te ajudar na rotina 

Um empreendedor precisa ser multitarefa e, por vezes, desempenhar todas as funções sozinho… mas isso não quer dizer que ele não possa ter ajuda da tecnologia.

Hoje, existem diversas ferramentas que ajudam a tornar o gerenciamento de uma empresa mais simples, cuidando da organização e da produtividade – dois elementos fundamentais do empreendedorismo bem-sucedido. 

Um ERP, por exemplo, é uma ferramenta que centraliza todas as informações mais importantes para o seu negócio, facilitando a observação de dados e o controle dessas variáveis. 

Existem também as plataformas voltadas para o controle de tarefas e produtividade. O Asana e o Trello são bons exemplos…

Dentro do contexto da comunicação visual, o Canva pode ser um grande aliado, já que permite a criação de peças gráficas com qualidade profissional. A ferramenta pode ser usada em seu plano gratuito ou em algum de seus planos pagos. 

Também vale lembrar de ferramentas como o Google Drive, Sheets e Docs, que são gratuitas e ajudam muito na organização do negócio. Na comunicação, o WhatsApp Business também pode ajudar.

5 livros sobre empreendedorismo para ler e se inspirar 

Gostou das dicas de empreendedorismo que compartilhamos nos últimos tópicos? Bom, esses são apenas alguns dos ensinamentos que julgamos importantes para pessoas que desejam empreender ou estão nos primeiros estágios de sua empresa. 

Como destacamos, no entanto, empreender é uma atividade que demanda constante aprendizado. Por isso, encorajamos você a buscar as suas próprias respostas e construir a experiência necessária para gerenciar uma empresa de sucesso… 

Muita dessa expertise vem da prática, devemos admitir, mas nada impede que você crie uma bagagem teórica. Por isso, vamos dividir com você 5 livros inspiradores sobre empreendedorismo!

Confira agora… 

1. “A Loja de Tudo””, de Brad Stone 

Não é nenhuma novidade que a Amazon é uma referência de mercado, não é mesmo? O que poucos sabem é que esse, que é um dos maiores marketplaces do mundo e uma das companhias mais valiosas da atualidade, começou como uma loja de livros

A visão de Jeff Bezos e o seu desejo de transformar a Amazon em uma verdadeira “loja de tudo” rende uma história muito inspiradora e certamente pode te proporcionar valiosas dicas de empreendedorismo. 

Para comprar o livro, veja só, visite o próprio site da Amazon.

2. “A Startup Enxuta”, de Eric Ries 

O livro “A Startup Enxuta” é um verdadeiro guia de lançamento de produto. Levando em consideração um contexto ágil, o livro ensina as técnicas para refinar ideias, fazer testes e validar negócios em pouco tempo. 

Essa é uma leitura indispensável para empreendedores em todas as fases do negócio. Encontre o livro clicando aqui

3. “O poder do hábito”, de Charles Duhigg 

Esse não é exatamente um livro sobre empreendedorismo, mas é útil pois mostra de forma objetiva algumas das armadilhas mentais que podem atrapalhar o mindset empreendedor

Ao longo do livro, o autor fala sobre como criar hábitos construtivos, ter disciplina e ter uma rotina orientada para o sucesso. Vale muito a leitura! Para comprar, clique aqui

4. “Crie seu Mercado no Mundo Digital ”, de Bruno de Oliveira

Com décadas de experiência no empreendedorismo dentro do contexto brasileiro, Bruno de Oliveira condensou toda essa expertise em um livro que mostra como criar um mercado dentro do Ecommerce e ser bem-sucedido no empreendedorismo digital

O livro é cheio de dicas práticas e cases, tornando-se uma leitura indispensável para empreendedores que buscam dicas de empreendedorismo e orientação em seus primeiros passos. Para comprar, clique aqui.

5. “O monge e o executivo”, de James C. Hunter

O livro “O monge e o executivo” é um dos mais célebres livros de empreendedorismo que existe. Ainda que esta seja uma história fictícia, conta com muitos ensinamentos sobre liderança, autoconhecimento e disciplina. 

Uma leitura muito interessante! Para garantir o seu, clique aqui

Para conhecer outros títulos e aprofundar os seus conhecimentos sobre os que mencionamos aqui, visite: Conheça os 20 Melhores Livros de Empreendedorismo

Trabalho muito e tenho pouco resultado: o que devo fazer? 

Se você tomou a decisão de empreender, não deve se assustar com a perspectiva de trabalhar muito. Essa é uma profissão extenuante, com horários que superam qualquer jornada tradicional. 

Por isso, a pergunta que você deve se fazer não é como trabalhar menos, mas como ter mais resultados

Então, vamos falar sobre isso? 

Independentemente do tamanho do seu negócio, existem nele, hoje, 3 tipos básicos de funções:

  • Funções operacionais
  • Funções táticas
  • Funções estratégicas

As funções operacionais são, de longe, as que mais demandam tempo e energia de quem está à frente do negócio. Se você é um empreendedor do tipo “faz tudo”, pode ser que esteja gastando 60%, 70% do tempo disponível com tarefas como empacotar mercadorias, responder e-mail, gerenciar canais de comunicação e etc.

É normal que uma empresa inicie suas operações em torno de uma pessoa só. Porém, com o amadurecimento do negócio, não deixe que essa lógica pouco flexível continue a vigorar… Contrate o seu primeiro ajudante e comece a formar uma equipe!

Grandes empreendedores delegam — é assim que você libera tempo para tarefas táticas e estratégicas e finalmente sai do pensamento “estou trabalhando demais'' e "ainda tenho poucos resultados com o negócio”.

Na realidade, as funções que mais precisam de atenção e que, de fato, fazem um negócio crescer, são as táticas e estratégicas.

O estratégico diz para onde você vai e o tático diz como você vai. Se você não anda pensando o suficiente em nenhum dos dois aspectos, não precisamos dizer que sua empresa terá problemas, certo?

Se você quer se diferenciar do restante dos empreendedores e conquistar resultados acima da média, precisa aprender a delegar e, principalmente, perder o medo na hora de deixar que outras pessoas trabalhem para você. É sobre essa lógica que as pequenas empresas mais saudáveis e sustentáveis vêm sendo construídas ao longo do tempo.

Não abra mão do tático e do estratégico: essas áreas precisam da supervisão de quem mais se importa com o negócio… você!

E já que falamos sobre estratégia... temos um convite a te fazer!

Neste artigo nós compartilhamos algumas dicas de empreendedorismo que consideramos muito valiosas para quem está começando… 

Se você realmente quer empreender, podemos apostar que não vê a hora de colocar a mão na massa e tirar o seu negócio do papel. Acertamos? 

Se sim, saiba que podemos ajudar! 

Assista agora à aula gratuita Ecommerce do Zero.

Nela, você vai aprender o nosso método para planejar, construir e validar um negócio, mesmo que você não tenha nenhuma experiência prévia. Esse é o conteúdo que você precisa para ter um olhar mais estratégico para o seu negócio.

E ele está disponível gratuitamente...

Para começar, clique aqui

Perguntas Frequentes

O que empreender em 2022?

O mercado de beleza e roupas é muito forte no Brasil, sendo uma tendência para 2022. Esse pode ser um segmento lucrativo sobretudo no Ecommerce, que permite a venda para todo o país por um baixo investimento inicial.

Como empreender de forma correta?

Para empreender da forma correta você precisa ter um bom planejamento, foco, controle financeiro e muita vontade de aprender.

Como se tornar um empreendedor de sucesso com pouco dinheiro?

Se você tem pouco dinheiro para empreender, foque em fazer um planejamento eficiente dos seus recursos, optando por negócios que demandem menos investimento, como o dropshipping.

Qual é o primeiro passo para empreender?

O primeiro passo para empreender é escolher um segmento de mercado com o qual você tenha afinidade. Dedique um tempo para estudar o mercado e os seus concorrentes, a fim de que você possa ter mais certeza sobre o propósito e os diferenciais da sua empresa.

Qual o melhor ramo para empreender?

Hoje, o melhor ramo para empreender é o Ecommerce. Esse é um mercado que fatura bilhões e, todos os anos, cresce em faturamento e adesão do público.