As compras via mobile crescem no Brasil ano após ano. Nesse contexto, empreendedores que desejam alavancar um negócio precisam aprender como vender pelo celular – ou correm o risco de ficar para trás. 

De acordo com o estudo Beyond Borders 2021/2022, do EBANX, as compras via mobile correspondem a quase 60% de todas as transações que acontecem na América Latina. Esse é um número 46% maior do que o observado em 2020. 

Além disso, a pesquisa Panorama do Comércio Móvel no Brasil, criada pelo Mobile Time em parceria com a Opinion Box, mostrou que 85% dos brasileiros que possuem um smartphone compram online.

Os levantamentos mostram uma realidade que empreendedores brasileiros já conhecem faz tempo: celulares são essenciais para as vendas no varejo. 

E se nós disséssemos que essa é uma ferramenta útil não apenas para a compra, mas também para a venda?

Com o avanço da tecnologia, hoje, os lojistas finalmente têm os recursos necessários para gerenciar os seus negócios e oferecer uma boa experiência de compra, usando apenas um celular. 

Quer entender como vender pelo celular e maximizar os seus lucros? Este artigo tem todas as dicas que você precisa. 

Vem ler! 

O que é vender pelo celular?

Vender pelo celular nada mais é do que realizar vendas e transações comerciais através deste tipo de dispositivo móvel. Isso pode incluir a venda de produtos ou serviços através de plataformas online, redes sociais ou aplicativos de mensagens de texto. 

Cada vez mais pessoas buscam alternativas para vender pelo celular, afinal, o uso de dispositivos móveis no processo de compra só aumenta – assim como a popularidade do Ecommerce. 

A popularidade é tanta que o processo de fazer compras pelo celular já tem até um nome próprio: M-commerce. Existem muitas vantagens em vender pelo celular, sejam para lojistas já experientes, ou aqueles que estão apenas começando neste segmento. 

Uma das principais vantagens é a conveniência. Os clientes podem comprar produtos ou serviços a qualquer hora do dia ou da noite, de qualquer lugar, bastando apenas um dispositivo móvel e uma conexão com a internet. 

Além disso, vender pelo celular também permite que novos negócios atinjam um público mais amplo, já que existem ferramentas diversas para criação de campanhas e divulgação de produtos

Hoje, existem muitas plataformas que facilitam o processo de vender pelo celular. E nós vamos falar sobre algumas delas logo mais. 

Quais as vantagens de vender pelo celular?

Algumas das vantagens de vender pelo celular incluem a praticidade na gestão e venda, o acesso rápido e fácil ao negócio a qualquer hora e lugar, e a possibilidade de monitoramento em tempo real do desempenho das vendas. Mas essa é apenas a ponta do iceberg…

Em um mundo cada vez mais conectado, os smartphones desempenham um papel crucial em nossas vidas diárias – e isso também se estende aos negócios. E num contexto em que celulares são cada vez mais usados para compras, vender pelo celular se torna mais do que uma alternativa, mas uma necessidade para se manter competitivo.

O cenário é promissor: 69% dos usuários consideram o WhatsApp – um dos aplicativos mais populares do Brasil – um canal excelente para se comunicar com as empresas. 

E os números não param por aí. De acordo com o estudo The 2022 Global Digital Shopping Playbook, em 2021, houve um salto significativo de 47% para 52% na parcela de consumidores que utilizaram smartphones pelo menos uma vez nas suas últimas compras.

A seguir, vamos explorar as vantagens de vender pelo celular em detalhes, confira… 

1. Praticidade na gestão e venda

O uso de smartphones traz uma grande dose de praticidade para a gestão de um negócio. Essa praticidade começa pela possibilidade de operar sua loja online de praticamente qualquer lugar

Com um smartphone em mãos, você pode gerenciar pedidos, responder a consultas de clientes e até mesmo cadastrar produtos, tudo enquanto está no viajando, em uma sala de espera ou até mesmo em casa. O resultado é uma maior flexibilidade e uma administração do negócio mais eficiente e ágil.

2. Acesso rápido e fácil ao negócio a qualquer hora e lugar

Essa é uma vantagem especialmente valorizada por empreendedores que estão sempre em movimento e não têm a possibilidade de estar fisicamente na loja ou no escritório o tempo todo. 

Com um smartphone, você pode acompanhar o desempenho das vendas, gerenciar o estoque, resolver questões de atendimento ao cliente e até mesmo realizar novas vendas, tudo isso de maneira remota.

Além disso, os smartphones facilitam a rápida tomada de decisões

Imagine a seguinte situação: você está longe do seu computador quando recebe a notificação de que um produto popular está quase esgotado. 

Com o acesso à sua loja pelo celular, você pode imediatamente verificar a situação do estoque, entrar em contato com os fornecedores para solicitar mais produtos e atualizar a informação na loja online, evitando assim a perda de vendas.

3. Monitoramento em tempo real do desempenho das vendas

Com o uso de aplicativos de gestão de negócios e Ecommerce, é possível acompanhar de perto as vendas, visualizando em tempo real quantas transações foram realizadas, quais produtos estão sendo mais vendidos e até mesmo a eficácia de diferentes estratégias de marketing

Essa disponibilidade constante de dados permite que se façam ajustes imediatos na estratégia de negócio, maximizando assim a eficiência das vendas. 

Por exemplo, se uma determinada promoção está gerando muitas vendas, você pode optar por prolongá-la ou replicá-la para outros produtos diretamente do seu celular. Nós falamos mais sobre o conceito de tomada de decisão baseada em dados neste artigo: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados.

Como vender pelo celular? 6 dicas para começar 

Para vender pelo celular, lojistas podem, por exemplo, criar um site de vendas, por meio de uma plataforma de Ecommerce. Além disso, também é possível criar um perfil em redes sociais e fazer vendas por lá. O Facebook, o Instagram e o   WhatsApp costumam ser as principais escolhas, já que têm ferramentas voltadas para a venda.

De modo geral, é possível dizer que não faltam opções para aqueles que querem vender pelo celular e criar um negócio lucrativo. Vamos falar um pouco mais sobre formas de vender pelo celular agora… 

Como vender pelo celular começando do zero?

Agora que você já sabe o que é vender pelo celular e quais as principais alternativas para lojistas que desejam fazer isso, vamos mostrar algumas das alternativas que você tem para mergulhar neste mercado de uma vez por todas. Leia agora… 

1. Venda produtos nas redes sociais 

Hoje, é impossível falar de vendas pelo celular sem falar de redes sociais. Essas plataformas se tornaram muito mais do que espaços para compartilhar fotos e vídeos, ganhando um papel de protagonista também no varejo. 

De acordo com o relatório NuvemCommerce, criado pela Nuvemshop em parceria com o Ecommerce na Prática, o WhatsApp e o Telegram foram os canais alternativos – isto é, canais que não são uma loja online – mais utilizados pelos lojistas

No total, quase 44% deles afirmaram usar os aplicativos de mensagem em suas vendas. Além disso, 37% também afirmaram que o Instagram é um canal de vendas muito utilizado. 

Redes como o Instagram – com o Instagram Shopping –, Facebook, TikTok e Pinterest têm funções que ajudam a vender pelo celular. Apesar disso, na hora de escolher quais redes sociais utilizar em seu negócio, leve em consideração o seu público e qual o uso que eles fazem dessas plataformas. 

Você não quer desperdiçar esforços em plataformas que têm pouco, ou nada, a ver com o seu perfil de cliente ideal, certo? 

Leia também: Como aumentar as vendas de uma loja virtual? Dicas para 2023

2. Crie a sua loja online

Se você quer vender pelo celular com mais frequência e escala, criar uma loja online é a melhor alternativa. Isso porque, com um site próprio, você pode construir e fortalecer uma marca e oferecer uma experiência de compra mais conveniente para o cliente.

Além disso, com uma loja online própria, você pode receber pedidos 24 horas por dia, todos os dias da semana. Para isso, faça uma boa pesquisa quanto às plataformas de Ecommerce, comparando funcionalidades, taxas e mais. 

Nós sempre indicamos a Nuvemshop pois, além de ter um plano gratuito, que te permite validar o negócio sem investir muito logo de cara, a plataforma é a maior de seu segmento na América Latina. Para saber mais sobre a plataforma, clique aqui.

Vale lembrar que também existem outras alternativas para criar sua loja online e vender pelo celular. Os marketplaces, por exemplo, também são canais de venda lucrativos e que podem ser aplicados logo no início do negócio

Alguns dos marketplaces mais populares são o Mercado Livre, a Amazon e o Magazine Luiza. Apenas atente-se para o fato de que todas essas plataformas trabalham com o pagamento de comissões mediante cada venda. Faça uma boa pesquisa para entender se o pagamento dessa taxa faz sentido para você e sua empresa.

Leia também: Marketplace para iniciantes: 6 passos para começar do zero.

3. Participe de um programa de afiliados

Se você quer vender pelo celular, uma boa forma de fazer isso é participando de programas de afiliados. Dessa maneira, você ganha comissões a cada venda, além de poder trabalhar com uma infinidade de produtos. 

Empresas como a Shein e a Shopee, por exemplo, têm programas de afiliados muito lucrativos. Já se você pretende trabalhar com infoprodutos, plataformas digitais, como a Hotmart, é são as melhores opções, já que é uma das principais para produtores de conteúdo no Brasil. 

Para ganhar dinheiro como afiliado, primeiro selecione um produto ou serviço para promover. Nessa escolha, leve em consideração o que o seu público acharia interessante, ou enxergaria algum valor de verdade. 

Depois, crie canais de comunicação para falar do produto ou serviço anunciado. Um site próprio ou um blog costumam ser as escolhas mais adequadas. Não deixe de usar as redes sociais ao seu favor, elas têm um grande potencial para atrair diferentes públicos. 

Lembre-se sempre de ser transparente em suas promoções e de seguir as regras do programa de afiliados. Isso ajudará a garantir que você tenha sucesso ao promover produtos ou serviços através do seu celular.

Como vender pelo celular se você já tem uma loja online?

Se você já tem um negócio online e deseja aprender como vender pelo celular para expandir seus lucros, saiba que está no caminho certo! A boa notícia é que, porque você já tem um negócio operante, o processo de vender via mobile é muito mais fácil

A seguir, vamos mostrar alguns dos passos mais importantes para tornar as operações da sua empresa mais eficientes para quem deseja comprar pelo celular. Veja! 

1. Integre sua loja com o WhatsApp e outros aplicativos de mensagens

Se você quer vender pela internet, não há como fugir dos aplicativos de mensagens, em particular, o WhatsApp. Esse é o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do Brasil, com aproximadamente 120 milhões de usuários.  

De acordo com um levantamento da Opinion Box, 79% dos usuários usam o WhatsApp para se comunicar com marcas e empresas. E 59% usam a plataforma para fazer compras. 

Sendo assim, a plataforma é essencial para a estratégia de vendas pelo celular. 

Para integrar a sua loja com o WhatsApp, você precisa de uma conta comercial na plataforma, chamada WhatsApp Business. Essa é uma versão do aplicativo com funcionalidades específicas para quem deseja vender ali. 

É possível usar o WhatsApp Business e Messenger ao mesmo tempo, desde que cada um esteja associado a um número de telefone distinto. Siga os passos para concluir a configuração da sua conta comercial no WhatsApp:

  • Depois de associar um novo chip ao seu celular, vá até a loja de aplicativos do seu telefone e faça o download do WhatsApp Business;
  • Associe a sua conta do WhatsApp Business ao novo número;
  • Adicione o nome da sua empresa e escolha a sua categoria. Adicione também uma foto de perfil e a descrição do seu negócio; 
  • Configure seu horário de funcionamento e escreva um recado para seus contatos.

Nessa etapa de configuração, você também pode criar um catálogo de produtos, cadastrar links para a compra em seu site e mais. Esses são passos essenciais para o gerenciamento da sua loja no futuro, por isso faça-os com calma. 

Aqui estão alguns dos nossos artigos que podem te ajudar nos próximos passos: 

2. Trabalhe seus canais de aquisição mobile 

Um dos principais cuidados de quem vende pelo celular é atrair as pessoas certas para esses canais de aquisição. Afinal de contas, uma conta comercial no WhatsApp – ou em qualquer outro aplicativo de mensagens – só é útil se você tem clientes esperando pelo atendimento, certo? 

Mas, como atrair esses leads? Existem algumas alternativas… 

Um dos primeiros passos deve ser adicionar o link para o seu perfil no WhatsApp Business na bio das redes sociais. O Instagram e o Facebook costumam ser as escolhas mais naturais para a maioria dos empreendedores. 

Você também pode incluir botões em sua loja virtual e QR Codes em materiais impressos – como os que acompanham a embalagem da encomenda, por exemplo. 

3. Aprenda a negociar com o cliente 

Você criou o seu perfil comercial, trouxe pessoas interessadas em seus produtos e serviços…. mas e agora? 

Quando alguém entra em contato com a sua empresa diretamente por um aplicativo de mensagens, você ganha uma oportunidade de ouro de melhorar a percepção de valor dessa pessoa e torná-la mais receptiva à sua oferta. 

Por isso, foque em oferecer uma experiência personalizada. Ouça com atenção as necessidades do seu cliente e procure alternativas para ajudá-lo da melhor maneira possível. 

Além disso, facilite o processo de pagamento para cliente, tendo links em mãos para o checkout do seu site de vendas, ou links de pagamento confiáveis. Acredite: a praticidade é um fator muito relevante para a negociação. 

Se você vende pelo WhatsApp, é possível até mesmo receber diretamente na plataforma. Falamos mais sobre isso neste artigo: WhatsApp Pay: o que é e como receber pagamentos app.

5 cuidados que você deve ter para vender pelo celular

Ao decidir vender pelo celular e criar o seu próprio negócio, é importante ter em mente alguns cuidados. Vamos falar sobre ele agora… 

1. Evite clicar em links suspeitos

Quando você usa o seu celular para trabalhar e, sobretudo, para vender, é preciso ter muito cuidado com os tipos de links que você clica. Alguns deles podem conter páginas maliciosas, que podem prejudicar o seu aparelho. 

Por isso, sempre se certifique que os links clicados são confiáveis. Alguns dos pontos que você pode observar são:

  • Domínio do site;
  • Estabilidade da página; 
  • Se existe algum histórico de fraude a respeito da empresa.

Mantenha a sua navegação em sites seguros e evite fazer downloads de aplicativos suspeitos em seu telefone. 

Leia também: Antifraude para Ecommerce: o que é e qual a sua importância.

2. Estude o seu mercado 

Outro ponto importante, que precisa estar em seu radar na hora de vender pelo celular, é o seguinte: o posicionamento da sua empresa no mercado. Quando falamos de mercado, estamos nos referindo tanto aos seus clientes quanto aos seus concorrentes. 

Em primeiro lugar, estude a sua persona e entenda quais produtos mais fazem sentido para ela, quais plataformas ela mais usa e quais os seus hábitos de consumo. Depois disso, analise atentamente o mercado, buscando por empresas que tenham propostas semelhantes à sua. 

A ideia aqui é diferenciar o seu negócio e trazer diferenciais para a sua proposta. 

3. Ofereça opções de entrega personalizadas 

Ainda de acordo com o relatório Panorama Mobile Time, da Opinion Box, uma das funcionalidades mais valorizadas por consumidores que compram pelo celular é a de retirada na loja. Aproximadamente 52% dos entrevistados afirmam que essa é uma opção importante. 

Mesmo que você não tenha uma loja física, nem pretenda abrir uma, oferecer opções personalizadas de entrega – como o frete por motoboy ou a entrega em mãos, por exemplo – podem ser fatores que diferenciam o seu negócio.  

Se você quiser saber mais sobre o assunto, sugerimos o seguinte artigo: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo].

4. Escolha produtos ou serviços que você tem afinidade 

Outro ponto que muitos empreendedores negligenciam é a afinidade que têm com os produtos que vendem. Muitos pensam que devem apenas focar nos produtos com o maior potencial para lucro, ou nos itens que estão em tendência de crescimento. 

Tudo isso é importante, é claro, mas não deve ser o seu único fator de escolha. 

Ter afinidade com os produtos vendidos e conhecê-los a fundo é a chave para criar ofertas irresistíveis e, ainda mais importante do que isso, se comunicar com os clientes de forma significativa. 

Se você tem um hobby ou atividade que faz para passar o tempo, por que não transformar isso em uma possível fonte de renda? Se você precisa de uma ajudinha para escolher, leia este artigo: O que as pessoas mais compram na internet? Conheça os 91 produtos em alta [2023]

5. Esteja sempre buscando conhecimento

Quando falamos das vendas online, não há como fugir do estudo. Isso porque o mercado está em constante mudança e as tendências de mercado precisam ser acompanhadas de perto. 

Até mesmo o mais experiente dos empreendedores precisa reciclar os seus conhecimentos de tempos em tempos. 

E, se você ainda não tem experiência no mercado de Ecommerce, este é um cuidado ainda mais importante. Ter a orientação adequada te impede de cometer erros simples, mas que podem comprometer o crescimento da sua empresa. 

Se você quer começar a vender pelo celular do jeito certo, com a ajuda de especialistas experientes no mercado, participe agora do treinamento Mobile Business. Nas aulas, você vai aprender como usar o WhatsApp para começar a vender e escalar a sua empresa. 

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Imagine faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas, em apenas 2 dias. Isso pode até parecer uma proposta impossível, mas acredite: nós, do Ecommerce na Prática, fazemos isso todos os meses. E queremos te ensinar como conseguir os mesmos resultados. 

No treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!

Perguntas Frequentes

Como fazer uma venda pelo celular?

Existem muitas maneiras diferentes de vender pelo celular. Lojistas podem, por exemplo, criar um site de vendas, por meio de uma plataforma de Ecommerce. Além disso, também é possível criar um perfil em redes sociais e fazer vendas por lá. O Facebook e o Instagram costumam ser as principais escolhas, já que têm ferramentas voltadas para a venda.

Como ganhar dinheiro com o celular?

Existem muitas formas de ganhar dinheiro com o celular, mas a mais efetiva – e duradoura – delas é criar uma loja online, seja em uma plataforma de Ecommerce ou marketplace.

O que eu posso vender pelo celular?

Segundo o relatório Panorama Mobile Time, da Opinion Box, esses são os 10 produtos mais populares do M-commerce: roupas, eletroeletrônicos, refeições, itens cosméticos ou de higiene pessoal, alimentos, acessórios de moda, livros, utensílios domésticos, remédios e brinquedos.

Como vender na internet pelo celular?

Você pode vender na internet pelo celular usando as redes sociais, marketplaces ou uma loja virtual própria. Também existe a possibilidade de vender pelo celular ao se associar a um programa de afiliados.