Foi durante o Home Office que muitos negócios puderam ver a importância de um sistema de gestão em nuvem. É a partir desse sistema que toda a administração da empresa pode ser gerida de qualquer lugar, utilizando de um simples aparelho móvel.
Mas como funciona o sistema de gestão em nuvem?
Acompanhe este artigo até o final e saiba as funcionalidades dessa ferramenta e quais os benefícios que ela traz para o seu negócio, principalmente, enquanto trabalha de casa.
Conheça o programa de Consultoria Ecommerce na Prática e multiplique os resultados do seu negócio.
Índice:
Tecnologia aliada ao Home Office
O Home Office só é possível graças às tecnologias. O formato remoto faz com que as empresas sobrevivam à oscilação do mercado com mais facilidade…
Foi exatamente isso que possibilitou não só que muitas empresas se mantessem funcionando diante do fechamento do comércio físico, mas também crescessem em volume de vendas na período.
Mesmo sem a realidade atual da pandemia, já existiam milhares de empresários e empresárias que comandando o negócio da própria casa. Às vezes, sozinhos. Às vezes, com equipes enxutas que também trabalham em home office.
Essa flexibilidade ajuda diretamente com a produtividade e o crescimento do negócio.
Mas, para conseguir tudo isso, é preciso investir em tecnologia, como o cloud computing ou armazenamento de dados em nuvem.
E isso não é complicado, como o nome talvez faça parecer…
Para empresas que querem começar a trabalhar remotamente, uma dica é apostar em aplicativos e ter a tecnologia como aliada.
Já existem muitas ferramentas que auxiliam os empreendedores, como os sistemas de gestão, os sistemas em nuvem e os softwares gratuitos.
Só que muitas vezes, quando divididos em vários sistemas diferentes, o armazenamento, a indexação, a pesquisa e o acesso de dados em uma empresa exige muito tempo dos empreendedores. Tempo este que poderia ser investido em outros processos do negócio.
É aí que o uso do sistema de gestão (ERP) em nuvem mostra-se uma estratégia inteligente para acompanhar os dados, sem gastar mais do que se deve.
Leia também: 4 Formas de Trabalhar em Casa e Gerar Renda
Como funciona o sistema de gestão em nuvem?
O sistema de gestão em nuvem (também conhecido como “cloud computing”) se modernizou nos últimos anos por conta da popularização da computação remota e pelo aumento do uso de dispositivos móveis.
Ele é executado em uma plataforma com sistema global de servidores que operam em um único ecossistema, o que possibilita que toda informação fique devidamente guardada sem ocupar espaço no computador.
Esse sistema de gestão em nuvem permite o armazenamento e o compartilhamento de arquivos por meio da internet. Todos os formatos e tamanhos de empresas se adaptam facilmente a esse sistema, que garante: segurança da informação e oferece a possibilidade de se acessar os documentos em qualquer lugar do mundo.
Segurança é um ponto alto do sistema de gestão em nuvem, sem sombra de dúvidas. Além disso, comparado ao armazenamento local, que depende de manutenção e atualizações constantes, o ERP em nuvem funciona de forma automática, salvando também backups.
Vantagens do Sistema de Gestão em Nuvem
O sistema de gestão ERP em nuvem foi criado para ser uma alternativa mais barata e inteligente do que os sistemas convencionais.
A partir dele, as empresas passaram a ter acesso à modelos de implantação mais ajustados a suas realidades, modelos unificados de sistema, de rápido acesso e baixo custo.
Esse modelo de gestão pode ser utilizado em qualquer ambiente, mas, em Home Office, se tornou um aliado por simplificar e agilizar o trabalho, além de outros benefícios, como:
- Acesso sem limites: É possível acessar as informações atualizadas da empresa, sem precisar abrir planilhas pesadas e imprimir materiais. O sistema estando em nuvem, possibilita o empresário ou qualquer funcionário autorizado a acessar informações em qualquer horário e local.
- Organização: com as informações atualizadas de qualquer lugar, você terá maior organização nos processos e, consequentemente, o aumento de produtividade;
- Redução: Além de reduzir custos pequenos, diminuir custo de horas de trabalho e evitar organização manual dessas planilhas, o sistema em nuvem também reduz o espaço físico utilizado para armazenamento de arquivos, contratos e documentos. Tudo fica armazenado no sistema online. Toda a estrutura e profissionais de TI que seriam necessários para controlar a infraestrutura não serão mais necessários, podendo aplicar esse investimento em outras áreas.
- Integração: É permitido a conexão do usuário com os dados do sistema e com os setores diversos, como vendas, estoque, recursos humanos.
Qual Sistema em Nuvem usar?
Existem diversas opções de sistema de gestão em nuvem no mercado, mas, hoje, uma das mais populares soluções é o Bling ERP.
O Bling é um sistema de gestão empresarial (ERP) em nuvem para micro e pequenas empresas. Com ele, os empresários e empresárias podem fazer a organização e a gestão do negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.
Mas, além de ter um sistema ERP com os recursos indispensáveis que o Bling oferece, é necessário estruturar o seu negócio para que todos os setores funcionem no mesmo nível.
Precisa de Ajuda com a Gestão do seu Negócio?
Se você sente que precisa de ajuda para gerir seu negócio ou percebe que sua empresa tem alto potencial de crescimento, mas não sabe quais são os próximos passos deve dar, preste atenção no que vou te dizer agora.
Ao longo dos últimos anos, nós, do Ecommerce na Prática, desenvolvemos um programa de consultoria online que funciona como um guia passo a passo do que precisa ser feito para multiplicar os resultados que tem hoje.
O processo parte de uma análise geral do negócio, passando por todos os pontos de melhoria e mostrando, na prática, o que deve ser feito.
Saiba mais sobre o programa de Consultoria Ecommerce na Prática:
Nossa! Conteúdo Incrível! Obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Valeu, Maria! Acompanhe também os nossos conteúdos no Youtube e no Instagram -> @ecommercedapratica