Atualizado em 25/01/2023 por Ana Clara Magalhães
Se você acompanha o mercado de Ecommerce, certamente sabe que o crescimento das lojas virtuais não é nenhuma tendência passageira. Ainda assim, muitos empreendedores têm dificuldades em fazer suas empresas crescerem… Não é à toa que a profissão de consultor de Ecommerce está com uma demanda cada vez maior.
Em novembro de 2022, o Ecommerce brasileiro registrou mais de 2,63 bilhões de visitas, de acordo com o Relatório Setores do E-Commerce, elaborado pela Conversion.
Além disso, dados do estudo Latin America 2022, promovido pela Retail X, mostram que o Brasil tem a maior taxa de crescimento no comércio eletrônico da América Latina. No total, somos responsáveis por 84% de todo tráfego na região.
Esses são dados recentes, mas de maneira nenhuma eles representam uma tendência nova. Ano após ano, o Ecommerce brasileiro se destaca pela sua força e crescimento, tanto que este se tornou um dos maiores alvos de investimento para empreendedores.
O que acontece, no entanto, é que nem todos eles têm o conhecimento ou as ferramentas necessárias para prosperar frente a um mercado tão competitivo.
É aí que entra o importante papel do consultor de Ecommerce, um profissional especializado nas necessidades de varejistas digitais. Esse é um profissional tão valorizado, que sua remuneração mensal pode, facilmente, chegar à casa dos 5 dígitos.
Quer saber como se tornar um e aproveitar as oportunidades deste mercado também? Nós vamos te contar neste artigo!
Índice:
O que é um consultor de Ecommerce?
Um consultor de Ecommerce é o profissional que presta serviços de consultoria para empresas que vendem pela internet. Usualmente, este profissional é necessário quando um empreendimento está começando ou tem problemas para crescer no digital.
Sua missão é oferecer seus conhecimentos e indicar as ações necessárias para resolver os problemas do negócio, direcionando o empreendedor e a sua equipe. E, ao contrário do que muitos podem pensar, colocar a mão na massa e executar essas tarefas não é um dos papéis do consultor de Ecommerce.
Trabalhar como consultor de Ecommerce requer aptidão para os estudos e uma eterna vontade de aprender. Afinal, o segmento de Ecommerce é extremamente dinâmico e, para se manter atualizado, é preciso estar alerta às tendências.
Além de ser uma profissão em alta demanda, a consultoria para Ecommerce também tem atraído profissionais pois proporciona uma experiência de trabalho diferenciada. Ao prestar consultorias, você poderá trabalhar de casa, em qualquer parte do Brasil, fazendo a sua própria rotina.
Agora você já sabe um pouco mais sobre o que é ser um consultor de Ecommerce. Vamos entender, em números, como anda o mercado de trabalho para este tipo de profissional?
O mercado para consultores de Ecommerce
O cenário do varejo online brasileiro tem superado até mesmo as mais otimistas expectativas. Com um mercado variado e clientes mais do que dispostos a comprar pela internet, o cenário para empreendedores digitais é muito vantajoso.
As vendas pela internet têm crescido a um ritmo regular nas últimas décadas, mas depois de 2020 – e a crise sanitária que obrigou lojas físicas a fecharem suas portas temporariamente – as taxas de crescimento têm sido aceleradas.
Neste ano, mais de 13 milhões de brasileiros fizeram a sua primeira compra online. O resultado foi um crescimento de 73,88%, de acordo com o MCC-ENET.
Muitos pensaram que, depois desse período, o Ecommerce ia retrair, mas não foi isso que aconteceu. O crescimento foi desacelerado, é claro, mas continuou firme.
Em 2021, o crescimento foi de 21% e, em 2022, o crescimento foi de 6% apenas no 1º semestre. Esses dados são do relatório Webshoppers 46, elaborado pela NielsenIQ | Ebit.
Tudo isso mostra que o mercado está em ampla expansão, com cada vez mais demanda para profissionais que conheçam as técnicas de venda certas. Ou seja, os consultores de Ecommerce.
Vale lembrar que essa demanda não é acompanhada pelo suprimento de profissionais. Existe uma grande falta de consultores de qualidade no mercado, uma situação preocupante – mas que valoriza aqueles profissionais que são realmente sérios.
Foi por isso que nós, do Ecommerce na Prática, criamos o Programa de Formação de Consultores. Nossa missão é educar e preparar profissionais de alta qualidade para atuar no mercado de consultoria. Falaremos mais sobre o assunto em breve…
Por enquanto, que tal conhecermos as atividades que um consultor de Ecommerce pode exercer?
Quais atividades estão na rotina de um consultor de Ecommerce?
Como já adiantamos no início deste artigo, o consultor de Ecommerce é um profissional mais estratégico. Isso quer dizer que, raramente, ele terá que executar as iniciativas propostas.
Sua missão é, simplesmente, mostrar o caminho para que empreendedores possam alavancar o crescimento de suas empresas.
E isso pode ser feito em diferentes frentes:
- Planejamento: o planejamento trata da análise de mercado, de estratégias relacionadas à marca, mix de produtos, viabilidade financeira e cronogramas de entrega de resultados;
- Estrutura e integrações: esse é o momento de definir qual a melhor loja virtual para atuação, as melhores ferramentas, os sistemas de gestão de acordo com o perfil do negócio e também os principais marketplaces;
- Identidade visual e usabilidade: a consultoria em branding e usabilidade (UX) irá conduzir a criação de uma marca inesquecível e de fácil uso para todos os tipos de clientes;
- Logística: a consultoria facilita a criação de um fluxo de pedidos eficiente, assim como gerenciamento de estoque sem falhas;
- Otimização e SEO: essa é a otimização do site para os mecanismos de busca, como o Google. Ela existe para atrair mais clientes sem uso de mídia paga;
- Questões legais: aqui entra a orientação necessária para adequação ao CDC (Código de Defesa do Consumidor), emissão de notas e contabilidade adequada ao digital, além de questões com o CNPJ;
- Precificação e fluxo de caixa: em uma consultoria é possível criar uma base de precificação correta para o negócio, incluindo as despesas fixas e variáveis;
- Marketing digital: essa é a hora de definir as redes sociais, criar diretrizes de relacionamento com o cliente, criar métricas, KPIs e metas.
5 benefícios de atuar como um consultor de Ecommerce
Consultores de Ecommerce, como você já sabe, são profissionais em alta demanda e que têm pouca expressividade no mercado. Mas a valorização não é o único benefício dessa ocupação profissional.
Veja algumas das vantagens de ser um consultor de Ecommerce:
- Mobilidade para trabalhar de onde estiver;
- Flexibilidade de horários;
- Ganhos elevados;
- Contratos lucrativos;
- Pouca competitividade.
O que é o evento Profissão Consultor de Ecommerce?
O evento Profissão Consultor de Ecommerce é uma bateria de aulas ao vivo, gratuitas, que acontecerão entre os dias 23 a 25 de janeiro, às 19h30.
As aulas serão ministradas por Babi Tonhela, empresária e consultora de Ecommerce há muitos anos. Ela é criadora de uma metodologia exclusiva, que já ajudou milhares de empreendedores em todo o Brasil.
Além de oferecer seus serviços para empreendedores, ela também dedica o seu tempo a ensinar aqueles que desejam entrar no segmento de consultoria.
Durante as aulas, ela vai mostrar o passo a passo para se tornar um consultor de sucesso dentro do Ecommerce, conseguir clientes e fechar contratos de alto valor. Para saber mais sobre o evento e fazer sua inscrição, acesse a página oficial.
Para quem é o evento Profissão Consultor de Ecommerce?
O evento Profissão Consultor de Ecommerce é para todos aqueles que desejam começar uma carreira como consultores de Ecommerce, mas não sabem por onde começar.
Depois de entender o que faz um consultor de Ecommerce e quais as vantagens dessa linha de atuação profissional, você pode estar se perguntando quais os requisitos para entrar neste mercado.
A boa notícia é que você não precisa de um diploma específico, nem ampla experiência. Quanto às competências comportamentais, podemos listar algumas:
- Imparcialidade;
- Proatividade;
- Curiosidade;
- Criatividade;
- Vontade de aprender;
- Independência.
Mas e quanto aos requisitos acadêmicos? A grande verdade é que profissionais de todos os setores podem se tornar bons consultores de Ecommerce. O único requisito é um conjunto de conhecimentos específicos e um método comprovado.
E é exatamente este método que queremos te ensinar no evento gratuito Profissão Consultor de Ecommerce.
O que você vai aprender durante o evento?
Durante as aulas do evento, que acontece entre os dias 23 e 25 de janeiro, às 19h30, você vai aprender sobre os seguintes tópicos:
- Como começar a prestar serviços de consultoria;
- Contexto sobre o mercado de consultoria e como se destacar;
- Ferramentas usadas no dia a dia da consultoria;
- Processos e gestão da rotina de um consultor;
- Como conseguir clientes;
- E mais!
Vale lembrar que as aulas são gratuitas e acontecem online! Para garantir a sua participação no evento, inscreva-se agora:
Deixe um comentário