A escolha de uma boa plataforma de Ecommerce é uma etapa primordial para a criação de sucesso da sua loja virtual. No entanto, nessa hora, costumam surgir dúvidas a respeito do uso de plataformas open source para Ecommerce e qual é a melhor opção.

No Ecommerce na Prática, indicamos que você avalie todas as opções de plataforma open source do mercado e analise pontos fracos e fortes antes de tomar a sua decisão. Isso, claro, se você tiver decido seguir pelo modelo open source, em vez do Saas (Software as a Service), que é o modelo mais prático para quem está começando e não tem time de tecnologia.

Neste artigo, para esclarecer melhor sobre o assunto e te ajudar na hora da escolha, vamos falar de Plataformas de Ecommerce Open Source, sua definição e, principalmente, as vantagens e desvantagens. Leia esse artigo por só 5 minutos, você vai melhorar o seu entendimento sobre essas plataformas e poderá fazer uma escolha melhor.

O que são Plataformas Open Source de Ecommerce?

Plataformas open source são aquelas cujo sistema de código fonte é aberto para criação e administração de lojas virtuais. O código de programação que essas ferramentas geralmente utilizam é o “php” em conjunto com outras linguagens de programação, como o Java Script.

Existem casos em que o código fonte é disponibilizado gratuitamente para download e qualquer pessoa pode baixar e instalar em um domínio para criar uma loja virtual, sem pagar nada, o que acaba chamando a atenção de quem quer abrir uma loja virtual com baixo custo.

Como esses sistemas têm o seu código fonte aberto, qualquer programador pode estudar o código e aperfeiçoá-lo, fazer melhorias ou adaptações. Inclusive, é comum que os códigos sejam criados e constantemente aperfeiçoados por uma comunidade de programadores engajados no projeto.

Foi isso o que motivou um mercado gigante de adoradores de plataformas open source ao redor do mundo.

Não só adoradores, mas também negócios que giram ao redor dessas plataformas. São milhares de agências, programadores, designers e outros profissionais especializados em trabalhar e prestar suporte aos clientes dessas ferramentas.

Precisa de ajuda para criar sua própria loja virtual? Assista ao nosso treinamento Loja Virtual do Zero, com todos os passos para criar o seu site e destacá-lo na internet. Inscreva-se aqui de forma gratuita.

Como funcionam as plataformas open source?

Plataformas de Ecommerce Open Source são naturalmente cruas. Isso significa que o código original dessas plataformas disponibiliza apenas um sistema que controla o “carrinho de compras” e possui um painel administrativo que controla as operações. Todas as outras necessidades da sua loja precisam ser atendidas por meio de módulos ou plugins, que você instala a parte na plataforma.

Existem módulos e plugins com milhares de funcionalidades diferentes para cada tipo de Ecommerce. Os mais comuns são módulos de integração da plataforma com meios de pagamento,  módulos de integração com transportadoras, correios, cupons de desconto entre milhares de opções de customização.

Além dos módulos, a plataforma também não vem com um layout adequado – você precisa comprar um template pronto ou customizar os originais.

Esses templates e módulos são desenvolvidos por empresas ou programadores engajados na comunidade.

Existem módulos e templates gratuitos, porém, de acordo com a importância e complexidade do módulo, podem ser cobrados.

Plataformas Open Source de Ecommerce mais Usadas no Brasil

Existem dezenas de opções de plataformas de Ecommerce Open Source disponíveis no mundo, porém a maioria delas não está adaptada à realidade do comércio eletrônico Brasileiro.

Isso é importante analisar porque essas ferramentas são “totalmente comunitárias”. Quem usa está sempre trocando informações com outros profissionais e lojistas que também trabalham com a ferramenta.

Se você optar por uma plataforma que não é popular, terá dificuldades em conseguir templates, recursos prontos, programadores, designers e até mesmo suporte.

No Brasil, as duas mais utilizadas atualmente são Magento (Community Edition) e Prestashop.

Além dessas duas, tem outras que também já contam com bastante material e profissionais no mercado: Open Cart e o Woo Commerce.

1. Magento Community Edition

magento

O Magento é uma plataforma muito poderosa, com infinitas possibilidades de customizações, recursos prontos disponíveis no mercado e uma boa quantidade de profissionais especializados.

Ele é muito utilizado pelo mercado de moda em milhares de lojas virtuais ao redor do mundo.

Aqui no Brasil existem Vários casos de Sucesso de Lojas que utilizam o Magento. Uma que eu posso destacar é a Saraiva.

Eu particularmente não gostei muito de usar o Magento. Já testei e achei a interface complicada apesar da quantidade de recursos, além dos plugins serem um tanto quanto caros. Isso pode mudar no futuro, mas esta é minha opinião hoje.

2. Prestashop

prestashop

O Prestashop, na minha opinião, é o melhor dos quatro que mencionei. Já testei a ferramenta, criei uma loja nessa plataforma de Ecommerce Open Source e gostei bastante.

Não precisei contratar nenhum programador – eu mesmo instalei, fiz as alterações necessárias no código, comprei as integrações que precisava e um template pronto.

Uma grande vantagem do Prestashop para o comércio eletrônico no Brasil é que ele possui site e versão do software em português, além de Blog e Fórum oficiais em português.

O material de suporte disponível é excelente se você é autodidata e tem condição de aprender sozinho como alterar o código e layout.

Um bom exemplo de loja virtual que usa o Prestashop é a Amo Muito, que usa muito bem a plataforma desde a criação da loja.

3. Open Cart

opencart

O Open Cart é uma plataforma bem similar às duas anteriores. Ele possui recursos bem interessantes e também grande possibilidade de customização.

4. Woo Commerce

woo-commerce

O Woo Commerce é um plataforma de Ecommerce para WordPress. É um plugin para WordPress com todos os recursos de outras plataformas de loja virtual.

Se o seu negócio atualmente é um Blog em WordPress e pretende apenas abrir uma loja online para vender um produto ou outro, o Woo Commerce pode ser uma opção muito interessante. Além de poder administrar tudo pelo próprio painel administrativo do WordPress, você vai ter tudo instalado dentro do mesmo site, sem necessidade de usar subdomínio ou até mesmo outro domínio.

O WordPress é a maior plataforma de criação de blogs do mundo, utilizada por milhões de usuários no mundo. Devido a isso, será fácil encontrar funcionalidades adicionais, templates e suporte para a plataforma.

Encontrar profissionais, como programadores ou designers, para Woo Commerce também é fácil. Basta pesquisar por especialistas em WordPress e eles não terão dificuldade em fazer as alterações que você precisa.

Continue lendo a Segunda Parte desse Artigo e Descubra: Se Vale a Pena ou Não começar seu Ecommerce com uma Plataforma Open Source:

Uma vez que você está em busca da plataforma de Ecommerce ideal para seu negócio, é necessário considerar algumas questões. Este é exatamente o ponto que vou abordar ao longo deste artigo.

Não Existe Almoço Grátis

Apesar das plataformas open source serem gratuitas, as customizações (módulos) e templates geralmente são pagos.

Isso acontece porque qualquer um pode criar um recurso ou template, essa pessoa pode disponibilizar isso gratuitamente ou pode vender, que é o que geralmente acontece.

Até existe alguns módulos gratuitos, porém, quanto mais importante e complexo é o recurso, geralmente mais caro ele vai custar.

Para montar uma loja virtual você precisaria de alguns módulos como por exemplo:

  • módulos de integração com meios de pagamento (pagseguro, mercado, bcash etc…),
  • módulo de integração com os correios,
  • entre outras particularidades de cada negócio.

Caso você precise de algum recurso que não esteja disponível, você precisará contratar um programador para criar o módulo. Isso na verdade é bom pelo lado de tornar esse recurso possível, mas também é ruim pelo custo alto, se você tiver um orçamento apertado.

Você precisa analisar bem, porque mesmo a plataforma sendo gratuita, a soma do custo desses módulos pode sair bem mais caro que contratar uma plataforma alugada pronta.

Precisa de Acompanhamento

acompanhamento

Tá vendo o bebezinho da foto acima? Ele precisa de acompanhamento diário dos pais ou de uma babá.

Quando você cria uma loja virtual com uma plataforma de comércio eletrônico open source, você é dono do código (sistema) da loja, isso precisa ficar instalado e hospedado em um servidor que você terá que contratar.

Isso faz com que a hospedagem e gerenciamento de problemas sejam por sua conta, você será o responsável por corrigir erros que aconteçam, monitorar a capacidade e estabilidade do servidor de hospedagem entre outras tarefas.

Ou você Cuida da Plataforma ou Cuida do seu Negócio

Como dono e/ou gerente de uma loja virtual eu garanto que você não terá tempo para se dedicar a “tomar conta” da sua plataforma. Lembre-se que não existe suporte direto do Magento, do Prestashop ou de qualquer outra…

Para tornar o uso dessa plataforma viável, você precisará contratar uma pessoa para fazer isso, porém, esse tipo de profissional não custa barato, esse custo poderá inviabilizar o seu negócio no inicio.

Uma solução pra isso é contratar uma agência especializada na plataforma para criar e administrar a plataforma e a hospedagem. Esse é o único caminho viável na minha opinião para quem está começando e decidido a usar uma plataforma open source, mas já adianto que não é barato.

Atualizações Constantes mas sem Certeza

Uma das grandes vantagens de uma plataforma de e-commerce open source é o fato de ter constantes atualizações por parte da comunidade de programadores.

Essas atualizações, apesar de serem uma vantagem, por outro lado também podem ser um grande problema, afinal essa comunidade não tem fins lucrativos, não há certeza alguma de que as atualizações continuarão, nem quando continuarão.

Pra quem está começando, Escolher uma Plataforma Open Source de Ecommerce , Sim ou Não?

A minha opinião pessoal é Não!

Meu foco é ajudar startups de ecommerce, projetos de jovens empreendedores que vão começar pequenos e crescer rápido… muitas vezes vão utilizar o próprio lucro gerado para crescer, é assim que eu trabalho, para esses negócios não vale a pena no começo.

Existem muitos outros custos no inicio de um negócio, se você tem pouco capital, recomendo não investir muito dinheiro na plataforma.

Além disso a criação de um e-commerce com plataforma open source é muito trabalhoso, muito mesmo, é preciso muito tempo para encontrar os módulos necessários, instalar, resolver problemas de bugs entre outras coisas. Não temos tempo pra isso.

Como eu disse anteriormente, a única maneira de eu criar uma loja virtual com esse tipo de plataforma seria através de agencia, onde eu não precisasse me preocupar com nada em relação a instalação, criação, manutenção ou hospedagem da loja. Mesmo assim eu avaliaria antes o custo disso e faria uma comparação com uma boa plataforma alugada.

Então não Vale a Pena Escolher uma Plataformas Open Source de Ecommerce ?

Depende! No meu caso o foco são startups, para esses projetos não vale a pena, pelo menos não no inicio.

Tudo vai depender do seu plano de negócios, do tamanho do seu projeto, expectativas e capacidade de investimento.

As plataformas open source são muito poderosas e podem suportar lojas muito robustas, com milhares de visitas e vendas.

Se o seu plano é ter uma loja virtual com até 200 vendas e 5000 visitas por dia, o custo de criação e manutenção do open source eu considero alto demais. Nesse caso uma plataforma pronta alugada (bem escolhida) pode ser muito mais vantajoso.

Por outro lado, se o seu projeto é muito robusto e seu plano é atingir 100 mil visitas e mais de 1 mil pedidos por dia, o custo disso em uma plataforma alugada seria altíssimo, pois essas plataformas cobram por quantidade de visitas. Nesse caso o uso de uma plataforma open source é muito recomendado, mas você não precisa começar grande.

Se Você Quer ser Grande, Migrar é Inevitável

Ter uma Loja Virtual de Sucesso com milhares de pedidos por dia é o sonho de muitos empreendedores desse mercado, talvez seja o seu também.

Para chegar nesse nível, você não precisa de uma plataforma open source no começo, você pode começar com custos mais baixos em uma plataforma alugada, crescer até o limite dessa plataforma e aí sim investir em algo “maior”.

Nesse ponto você terá tempo e recursos, para investir na criação de uma loja virtual de alto nível com uma plataforma open source, escolhendo uma boa agência parceira ou até mesmo montando uma equipe própria de profissionais.

Após desenvolver a plataforma dos seus sonhos, sua equipe trabalhará na migração da sua loja, da plataforma que você começou para a sua nova.

É lógico que a migração poderá ocorrer para outros tipos de plataforma, existem plataformas prontas para grandes operações como é o caso da Vtex, Rakuten entre outras. Mas nesse ponto do seu negócio, analisar bem uma plataforma open source tem que fazer parte do plano.

Como começar sua Loja Virtual do Zero

Bom, depois de ficar por dentro dessas 4 plataformas de criação de loja virtual, o próximo passo é colocar a sua loja no ar.

Mas não adianta saber apenas os recursos mais importantes… Você precisa saber também onde colocá-los, quais produtos destacar e como fazer para seu sistema de estoque funcionar corretamente..

Pensando nisso, criamos um treinamento que te mostra exatamente como começar sua Loja Virtual do Zero, passo a passo.

Quer garantir seu acesso ao treinamento Loja Virtual do Zero? Inscreva-se no botão abaixo.