Você já se imaginou criando sua loja virtual e ganhando dinheiro por meio das redes sociais? Esse cenário pode se tornar realidade se você criar sua loja no Instagram Shopping.

Essa é uma funcionalidade criada pela própria empresa, permitindo que marcas criem espaços para anunciar os seus produtos dentro do Instagram. 

A função foi lançada em março de 2018 e, desde então, já ajudou as mais de 25 milhões de contas empresariais da plataforma a venderem mais.

De acordo com o próprio Instagram, todos os meses, mais de 130 milhões de usuários clicam numa publicação de compra. Nada mais justo do que você utilizar esse aplicativo para começar a vender online também, não acha?

Neste guia sobre Instagram Shopping você encontrará informações como:

  • O que é a ferramenta;
  • Como o Instagram Shopping funciona;
  • Como criar uma loja no Instagram do zero;
  • Quais as vantagens desse recurso;
  • E mais!

Para começar, assista a este vídeo. Nele, você encontra o passo a passo completo de como criar uma loja no Instagram: 

O que é o Instagram Shopping?

O Instagram Shopping é uma função que permite que lojas marquem produtos em publicações no feed e stories

Ela está disponível apenas para contas comerciais e, nos perfis em que está ativada, cria uma aba extra com todos os itens catalogados. 

Nessa seção, o seu seguidor poderá mandar uma mensagem, ver o seu site ou comprar o produto. Bem simples, não é mesmo? 

Essa funcionalidade está disponível apenas para empresas que vendem produtos, ou seja, não pode ser ativada por companhias que vendem serviços

Logo que essa função foi criada, existia apenas a opção de catálogo, em que você colocava todos os seus produtos, mas eles ficavam um pouco desorganizados e não era fácil para o cliente encontrar o que queria...

Por isso, foi criado um novo recurso da ferramenta, que são as coleções. Ou seja, agora você consegue montar um grupo de produtos e destacar o que quiser de acordo com uma temática ou categoria.

Por exemplo, você pode criar uma coleção de datas comemorativas, lançamentos, promoções, outlet, entre outros… 

Veja agora, destacado em amarelo, como o Instagram Shopping aparece no perfil comercial de uma empresa.

instagram shopping
Veja como a aparência do Instagram Shopping em um perfil comercial.

Como funciona o Instagram Shopping?

Essa função tem o objetivo de tornar mais simples o processo de compra dentro da rede social, aumentando as chances de as pessoas adquirirem suas peças.

Ao invés do cliente ter que ir até o seu site para ter acesso ao catálogo ou solicitar por meio do Whatsapp, ele pode simplesmente olhar suas coleções no Instagram. 

Além disso, usando essa ferramenta, você consegue divulgar os seus produtos de forma mais orgânica – sem necessidade de anúncios. Isso porque, se você tem o Instagram Shoppin ativado, é possível postar fotos de seus produtos e marcá-los na publicação, assim como na foto abaixo… 

instagram shopping
Com o Instagram Shopping é possível marca produtos em fotos do seu perfil.

Se a sua postagem for relevante para os usuários, você tem a chance de aparecer no espaço “explorar”, um dos mais disputados para ganhar visibilidade.

E agora tem uma aba especialmente dedicada às lojas, chamada “Diretório de Loja” e fica dentro do Explorar.

Essas indicações de lojas que aparecem nessa aba são feitas com base nos interesses dos clientes. 

Por exemplo, se você é uma pessoa que pesquisou bastante sobre decoração de casa, vão aparecer diversas sugestões de coleções que estão relacionadas a esse segmento. 

Então, essa é uma ótima oportunidade das pessoas descobrirem novas marcas, inclusive a sua. Assim, você vai alcançar outras pessoas, podendo atrair para a sua loja no Instagram Shopping.

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA]

instagram shopping

Vantagens do Instagram Shopping

Ter seus produtos cadastrados no Instagram Shopping proporciona uma experiência de compra diferenciada para o seu cliente… 

Não só pelo fácil acesso aos preços e imagens, mas também por conta de outras vantagens que são valiosas tanto para você que vende, quanto para o seu cliente. 

Listamos aqui as principais vantagens: 

  • Redirecionamento para a página de compra: Ao fazer a marcação do seu produto com todas as informações, o cliente que clicar no link será redirecionado direto para uma página com os detalhes do produto, além do site de compra;
  • Jornada de compra mais rápida: Agiliza o processo e diminui as chances de desistência do cliente que não precisará sair do Instagram para comprar;
  • Fim das limitações dos links: antes, só era possível colocar um link na bio e no Instagram Stories a partir de 10 mil seguidores. Com o Instagram Shopping, você consegue expor os links dos seus produtos. 
  • Oportunidade de conquistar novos clientes: como o aplicativo oferece diversas ferramentas criativas e interativas de postagem, a divulgação dos seus produtos podem trazer bons resultados de forma orgânica – ou seja, sem investir em anúncios.

Mas, antes de criar sua loja no Instagram, você precisa conhecer algumas regras da plataforma…

Leia também: Como Vender no Instagram: 11 dicas que Realmente Funcionam

Quais são as regras para ativar a loja no Instagram Shopping?

Para você conseguir montar sua loja e não ter nenhum transtorno futuramente, é necessário seguir algumas normas do aplicativo.

As regras são:

  • Venda produtos físicos – atenção: itens como álcool, produto para adultos, animais e outros também não são autorizados. 
  • Siga as políticas da plataforma;
  • Tenha uma conta comercial no Instagram;
  • Associe essa conta à Página do Facebook da sua loja ou tenha uma conta no Gerenciador de Negócios da Meta;
  • Tenha uma conta com mais de 90 dias de atividade – e com engajamento! 

Por isso, confira se você está seguindo todas essas regras antes de criar a sua loja no Instagram Shopping. Do contrário, pode ter problemas ao longo do caminho e não conseguirá finalizar o processo. 

Está de acordo com todas as regras exigidas pelo Instagram? Então, vamos ao passo a passo para se cadastrar no Instagram Shopping! 

Como criar uma loja no Instagram? Veja o passo a passo

Antes de mais nada, vale ressaltar que a sua conta comercial no Instagram precisa estar conectada à página no Facebook e ao Gerenciador de Anúncios da Meta. 

Todos os produtos são cadastrados e aprovados no Facebook para, só depois, chegarem ao Instagram. Essa é uma regra aplicada a todos os perfis que desejam ter uma loja no Instagram Shopping.

Portanto, sem as duas plataformas, o sistema não vai funcionar. Agora, vamos começar a configurar a sua conta no Instagram Shopping? 

Veja os passos: 

1. Configure a sua conta no Gerenciador de Negócios da Meta 

Antes de começar, você vai precisar configurar a sua conta no Gerenciador de Negócios da Meta para criar um catálogo de produtos

O catálogo de produtos é um espaço que permite o cadastro de todos os itens que você pretende vender na rede social. Sem um catálogo – que tenha pelo menos 1 produto – não é possível ativar a loja no Instagram Shopping. 

Para criar um catálogo de produtos, siga os seguintes passos: 

Passo 01 | Acesse o Gerenciador de Negócios 

Antes de mais nada, acesse o Gerenciador de Negócios da sua página no Facebook. Você pode fazer isso clicando aqui

Ao entrar na página inicial do seu negócio dentro da plataforma, vá até o menu lateral esquerdo, na opção “Todas as ferramentas” e depois em “Vendas”. Você também pode chegar a esta página acessando o link

Você vai se deparar com essa tela aqui: 

Instagram Shopping

Passo 02 | Clique na opção “Adicionar conta”

O primeiro passo nessa etapa é conectar a sua conta à uma página do Facebook. Então, informe o e-mail comercial da sua página e clique em “Avançar”. O próximo passo é clicar na opção “Criar um novo catálogo”, como vemos na imagem abaixo.

Instagram Shopping

Nomeie o seu catálogo da forma que fizer mais sentido para o seu controle interno. Essa não é uma informação que ficará disponível para o público. Ainda assim, é importante que você estabeleça um padrão de nomenclatura dos seus catálogos de produto, para que seja mais fácil fazer o controle posteriormente. 

Por fim, clique em “Avançar” e confirme as informações que você inseriu nos passos anteriores. 

Passo 03 | Escolha o método de finalização de compra e envio

Hoje, o Instagram permite três meios de finalização de compra: finalização de compra em outro site, a finalização de compra no próprio Facebook ou Instagram ou a finalização de compra por meio de mensagens diretas no Messenger ou no WhatsApp.

No Brasil, atualmente, apenas a primeira e a última opção estão disponíveis. Vale lembrar que, para optar pela finalização via WhatsApp você precisa ter um WhatsApp Business, ou seja, uma conta comercial dentro do aplicativo de mensagens. 

Nessa etapa você também vai escolher as regiões para as quais você envia os seus produtos. Se você atua só no Brasil, escolha essa região apenas. Mas, se você tem a possibilidade de enviar para outros países, é necessário marcá-los nessa fase também. 

Para seguirmos com o tutorial, vamos usar a opção de finalização que usa o seu próprio site de vendas

Passo 04 | Escolha o método de criação do catálogo

Esse é o momento de criar o seu catálogo de produtos! Aqui, você vai estar na página inicial do seu Gerenciador de Comércio, dentro da plataforma da Meta. No menu lateral esquerdo, procure pela opção “Catálogo” e, depois, “Fonte de dados”.

Você vai perceber que existem três opções disponíveis para adicionar itens ao seu catálogo no Instagram Shopping: preencher um formulário manual, usar uma planilha, ou utilizar o Pixel do Facebook para extrair dados diretamente do seu site. 

Se você tem um mix de produtos variado, o mais indicado é que você escolha a segunda ou a terceira opção, já que o cadastro manual precisa ser alterado toda vez que alguma alteração acontecer em seu estoque. 

O Pixel é o método mais indicado. Isso porque ele proporciona uma alteração automática sempre que um item for alterado em seu site. Isso inclui, por exemplo, mudanças no preço, no estoque e mais. Além disso, você já precisa ter o Pixel instalado em seu site para vender…

Instalar o Pixel é um processo por si só. Por isso, neste tutorial, vamos seguir com a opção de criação de catálogo por meio da planilha, chamada de Data Feed. 

Ao clicar na opção “Data Feed”, você terá a oportunidade de baixar uma planilha específica, criada pela Meta, para fazer o upload de catálogo. Você tem a opção de baixar um modelo padrão ou escolher um modelo personalizado de acordo com a categoria de produtos que você vende. 

Faça o download da planilha e vamos seguir para o próximo passo! 

2. Configure a planilha de upload de catálogo de produtos

Agora, você deve acessar o Excel ou o Google Planilhas e fazer a importação do documento que você acabou de baixar. A planilha vem preenchida com um modelo. Você pode observá-lo e, a partir dele, cadastrar os seus próprios produtos. 

A planilha tem diversas informações obrigatórias e opcionais. Tenha muita atenção na hora de preencher esse documento, afinal de contas, é ele que vai determinar a qualidade do seu catálogo de produtos. 

Depois de preencher todos os campos solicitados, volte ao Gerenciador de Comércio da Meta e faça upload da sua planilha. Você pode fazer o upload de um excel direto do seu computador, ou usar o link da planilha Google. 

Vale lembrar que, se você vai usar a planilha do Google, é importante configurar o documento para que qualquer pessoa com o link possa ver as informações. 

3. Publique a sua loja no Facebook

Depois de completar o upload do catálogo é hora de voltar à página de “Visão geral” no Gerenciador de Comércio da Meta e clicar em “Publicar loja”

É nessa hora que você vai ver como a sua loja aparece dentro do Facebook. Nessa etapa você também pode configurar e personalizar o layout que os seus clientes vão ver, dando mais destaque para um ou outro produto. 

4. Ative o catálogo de produtos no Instagram Shopping

Percebeu que, até agora, a maioria dos passos aconteceram no Gerenciador de Comércio da Meta, certo? Pois é… 

Essa é a empresa responsável por gerenciar o Instagram e, por consequência, o Instagram Shopping. Por isso, a maior parte do tutorial acontece nesta plataforma. 

Se você seguiu todas as etapas até aqui, já tem a sua loja no Facebook pronta para receber compras. Mas e a loja no Instagram Shopping? Ativá-la é o último passo desse tutorial. Veja como fazer isso agora… 

Passo 01 | Conecte a sua página do Instagram à página do Facebook 

Na página inicial do Gerenciador de Comércio, vá até a aba lateral direita e clique em “Abrir mais lojas”. Dentro da opção “Canais de venda”, clique no menu referente ao Instagram.

Aqui, vale lembrar que a sua conta do Instagram precisa ser comercial e estar conectada à página na qual o catálogo foi criado. Para isso, abra o seu perfil no Instagram, clique em “Configurações” > “Empresa” > “Conectar a uma página do Facebook”

Passo 02 | Vá até o seu perfil do Instagram e termine a configuração

Se você completou todos os passos anteriores, da próxima vez que abrir o seu aplicativo do Instagram, vai receber a notificação de que uma loja está conectada ao seu perfil. Clique em “Configurar sua loja”

O próximo passo é aguardar a aprovação da loja. Para saber se a sua loja no Instagram Shopping foi aprovada, vá novamente no menu “Configurações” > “Empresa” > “Verificar status”. 

E pronto! Em breve você estará pronto para marcar os seus produtos no seu perfil do Instagram, usando todas as funcionalidades do Instagram Shopping. 

Publicações em stories e feeds na loja do Instagram: dicas extras para o Instagram Shopping

Criar a sua loja virtual e começar a utilizar o Instagram Shopping é um passo importante para conseguir vender mais na rede social. Mas esse deve ser apenas o começo da sua jornada. 

A verdade é que existem muitos cuidados que você precisa tomar para garantir que suas publicações – e, por consequência, seus produtos – estão chegando às pessoas certas. Compartilhamos algumas das dicas que julgamos serem as mais importantes a seguir, veja;

1. Crie descrições apropriadas para seus produtos 

O Facebook tem regras bastante estritas sobre o que pode, ou não, ser escrito na descrição de cada produto. Tenha atenção a termos pornográficos, provocativos ou que remetam à conteúdo adulto. 

Termos não permitidos podem prejudicar a publicação dos produtos e deixá-los em análise permanentemente. 

2. Tenha uma identidade visual forte

O Instagram é uma rede visual, sendo assim, nada mais justo do que ter um cuidado redobrado com este aspecto da comunicação. Tenha uma identidade visual forte e coesa, aplicando-a em todas as publicações de forma harmônica. 

Pense também que, se você tem um site, essa identidade visual precisa se estender por todo o seu Ecommerce, a fim de não causar estranhamento em seu cliente. 

3. Tire fotos boas de seus produtos e não esqueça de marcá-los

Um dos grandes benefícios do Instagram Shopping, como falamos há alguns tópicos, é poder marcar produtos em suas fotos e torná-los mais acessíveis para clientes. Sendo assim, invista em fotos de alta qualidade, criativas e que mostrem os detalhes da sua mercadoria.

Se você não tem equipamento profissional para tirar fotos, não desanime. Hoje, um celular, uma boa iluminação e um pouquinho de criatividade já são o suficiente para conseguir belas imagens. Falamos sobre como tirar fotos profissionais para Ecommerce neste artigo aqui: Como tirar fotos de produtos profissionais pelo celular: 7 dicas práticas.  

Aqui vão alguns artigos que podem te ajudar nesse sentido: 

4. Não se esqueça das hashtags

Elas podem até parecer coisa do passado, mas as hashtags ainda são muito importantes no quesito descoberta dentro do Instagram. Por isso, nada de deixar elas de lado na hora de fazer suas publicações!

Procure por hashtags menos competitivas, mas que sejam específicas do seu nicho. Você também pode usar hashtags relacionadas ao produto de cada foto, à uma cor, formato, enfim… as possibilidades são enormes.

O Ecommerce na Prática tem um guia bem completo sobre o assunto, clica aqui pra ler: Como usar Hashtag no Instagram. 

Quando postar para ter engajamento?

Para ter bom engajamento, você precisa de estratégias que chamem atenção das pessoas... 

Por isso, não adianta postar apenas imagens de produtos. Isso não vai trazer relevância para sua marca e, aos poucos, as pessoas vão perder interesse no que você tem a dizer. 

Mas o que pode ser aplicado para que as pessoas continuem acompanhando a marca?

Esse é o papel do Marketing de Conteúdo.

Além disso, preste atenção ao horário em que vai publicar as suas postagens… 

Saber qual é a melhor hora para realizar postagens é essencial para alcançar o melhor engajamento possível, influenciando as pessoas usarem o Instagram Shopping.

Afinal, se sua audiência não estiver presente na hora da sua postagem, o algoritmo do Instagram entende que as pessoas não estão interessadas no seu conteúdo e, consequentemente, a sua relevância cai. 

Ou seja, o tempo e o esforço dedicados a criar uma boa foto ou vídeo de divulgação serão em vão, já que a postagem ficará perdida em meio aos demais posts feitos na plataforma.

Uma boa maneira de entender qual o melhor horário para postar no Instagram é fazendo um estudo de público-alvo, além de estudar um pouco o Instagram Insights, que acompanha a sua conta comercial. 

Nós falamos um pouco mais sobre isso neste artigo: O Melhor Horário para Postar no Instagram: O Segredo

Mas mais do que saber quando postar para ter engajamento, é preciso entender que o conteúdo das suas postagens também é importante. Afinal, de nada adianta fazer publicações de baixa qualidade, mesmo que o horário seja o ideal.

O objetivo é que você invista em conteúdo de valor, que realmente engaje os seus usuários. E, para te ajudar a fazer isso, nós criamos um e-book gratuito com 32 ideias de postagem para aplicar HOJE no seu negócio.

São ideias simples e fáceis de implementar, que vão trazer resultados imediatos de engajamento, retenção de clientes, atração e vendas. 

Baixe clicando aqui:

Perguntas Frequentes

Como funciona o Shopping do Instagram?

O Shopping do Instagram tem o intuito de facilitar as compras na rede. A função permite que lojistas marquem produtos em publicações no feed e stories, facilitando o acesso dos clientes.

É preciso ter CNPJ para vender no Instagram?

O Instagram não exige que você tenha um CNPJ para criar uma loja e vender seus produtos. No entanto, se você quer vender na internet de forma profissional, é recomendável que regularize sua empresa.

O que posso vender no Instagram?

É possível vender de tudo no Instagram, desde que os itens não sejam proibidos pela política da empresa.

Precisa ter site para ter loja no Instagram?

Para criar uma loja no Instagram é preciso ter uma conta comercial e uma página do negócio no Facebook. Você não precisa de um site próprio, mas esse é um recurso essencial se você quer vender em maior volume.

Como ativar o shopping no Instagram?

1. Acesse o perfil da sua empresa no Instagram e toque no menu de três barrinhas; 2. Selecione “Configurações”; 3. Toque em “Empresas” e em “Compras”; 4. Selecione o “Catálogo de produtos” que você deseja conectar à sua conta; 5. Selecione a opção “Concluir”.