Você sabe como se organizar financeiramente para empreender? Conhecer a técnicas certas para gestão de recursos pode ser a diferença entre ter um negócio próspero e um que só dá dores de cabeça. Vamos entender os princípios da organização financeira neste artigo. Boa leitura! 

A organização financeira é crucial para um negócio saudável. Mas, ao mesmo tempo, este assunto pode ser considerado um tabu. 

Como pouco se fala sobre dinheiro e finanças abertamente, existem incontáveis dúvidas a respeito de como calcular o preço certo do produto, ter um fluxo de caixa positivo e separar o dinheiro pessoal do da empresa.

Esse é um problema ainda maior para quem não está acostumado a lidar com controle financeiro, ou está abrindo uma empresa agora. Se você sente que também tem dificuldades para se organizar financeiramente, este artigo é para você. 

A importância de se organizar financeiramente 

Saber como se organizar financeiramente é a chave para ter um negócio de sucesso. Em outras palavras, a organização financeira é fundamental para que um empreendedor consiga ter controle sobre o capital pessoal, além do da empresa, a fim de tomar boas decisões e garantir a lucratividade da companhia.

Entretanto, muitos ainda possuem dúvidas a respeito de como isso pode ser feito e quais rotinas são ideais para ter um Ecommerce sólido e lucrativo.

De forma simples, o planejamento financeiro consiste em uma projeção de receitas e despesas para determinado período. É preciso administrar as receitas de modo mais eficaz e entender quanto recurso será necessário para o pagamento de impostos e outras despesas mensais, além de verificar os gastos e despesas que podem ser cortados ou diminuídos.

A principal vantagem que ele proporciona para o empreendedor é a clareza em relação a todas as movimentações que a empresa pretende ter em determinado período. Assim, fica muito mais fácil organizar as diretrizes para fazer sua empresa crescer de forma sustentável, desviando do perigo de dificuldades financeiras e da falência.

Sabemos que imprevistos acontecem. Por isso, organizar as finanças para não ser pego totalmente desprevenido é fundamental. Caso não tenha nenhum conhecimento sobre o tema, estudar gestão financeira é essencial.

Leia também: Ciclo financeiro: entenda o que é, sua importância e como diminuí-lo.

Como se organizar financeiramente? 6 dicas para a sua empresa 

Se organizar financeiramente é uma atividade de alta relevância não só para a manutenção do Ecommerce, mas também para seu desenvolvimento. 

Mas, para administrar o dinheiro da sua empresa do jeito certo, não basta elaborar um planejamento e controlar o fluxo de caixa. Existem algumas outras ações fundamentais para uma gestão eficiente. Vamos falar sobre elas agora: 

1. Redução de custos

A redução de custos é uma das principais medidas para melhorar o controle financeiro no curto e médio prazo.  

Toda empresa precisa manter alguns gastos para que as atividades sejam executadas normalmente, porém, quando eles vão além do necessário, comprometem a margem de lucro e, a longo prazo, podem complicar toda a vida financeira da empresa.

Portanto, o ideal é sempre avaliar oportunidades de melhorias e otimização dos processos que contribuem para a redução de custos. O único cuidado que se precisa ter nessa atividade é o de não comprometer a qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.

2. Acompanhamento de indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são uma excelente ferramenta de gestão. Além de identificarem os resultados dos processos, eles também avaliam se os esforços empregados em determinada atividade são suficientes para obter os resultados esperados, ou se é necessário adotar uma estratégia diferente.

Além disso, é muito importante acompanhar aspectos importantes, como o faturamento, a lucratividade, a rentabilidade, a taxa de endividamento e a liquidez. 

Assim, o gestor passa a ter informações valiosas a respeito de como a empresa está perante aos objetivos que foram traçados, ao mesmo tempo em que possui uma base sólida para tomar decisões mais acertadas.

Leia também: Como ganhar dinheiro com vendas? Confira 18 ideias para começar.

3. Separação das finanças pessoais e as da empresa

Quando você decide empreender, é fácil cair no erro de que todo o dinheiro que a sua empresa produz pode ser usado na sua vida pessoal. Esse erro acontece, principalmente, porque muitos empreendedores acreditam que o fato de serem donos da empresa permite que gastem o dinheiro como acham melhor.

Porém, é preciso ressaltar que essa atitude afeta seriamente a organização financeira do negócio, podendo fazer com que, em médio e longo prazo, não seja possível mais honrar os compromissos.

O que você precisa fazer, desde o início, é separar claramente as suas finanças pessoais e empresariais. É muito importante entender que o dinheiro da sua empresa não é o seu. 

Para resolver esse tipo de problema, o empreendedor deve estipular uma retirada mensal, que é chamada de pró-labore – uma espécie de salário – para ser utilizado nas questões pessoais. Outra opção é criar contas separadas no banco para que não haja essa mistura entre o dinheiro e as contas.

Leia também: O que é Pronampe: vale a pena fazer esse tipo de empréstimo?

4. Automação dos processos

O investimento em um sistema de administração também é um excelente meio de como se organizar financeiramente. 

A utilização de um software – como um ERP, por exemplo – ajuda a diminuir a necessidade de processos manuais, reduz o índice de erros humanos e aumenta a agilidade e a produtividade.

Além disso, esses sistemas ainda contribuem para a redução de custos. Em muitos casos, essas ferramentas permitem gerar relatórios que proporcionam ao gestor um acompanhamento maior e mais preciso de suas operações.

Isso também ajuda a criar uma base sólida que auxilia no processo de tomada de decisão, elaborando ações mais eficazes, de acordo com as metas que foram traçadas.

5. Atenção ao capital de giro

O capital de giro é o dinheiro disponível que a empresa possui para honrar seus compromissos de médio ou curto prazo. Seu caixa precisa ter liquidez e ser suficiente para o pagamento dos custos totais, sem que seja necessário contar com empréstimos. 

Tenha atenção, porém, ao dinheiro parado…

Ter dinheiro parado representa uma forma de desperdício, já que ele poderia ser aplicado e proporcionar rendimentos. Caso haja um valor maior do que o necessário para girar, vale a pena procurar uma aplicação financeira. Nesse caso, é preciso ter o cuidado de escolher um investimento que permita a retirada a qualquer momento, sem a aplicação de penalizações.

Você pode gostar deste artigo: Como investir dinheiro com CNPJ e aumentar o caixa do seu negócio

6. Precificação correta dos produtos

Falando de varejo, Ecommerce e comércio, o empreendedor precisa comprar seus produtos e vender lucrando em cima do valor.

Se você calcular o preço de venda errado, a conta não fecha e você pode acabar saindo no prejuízo. Por isso, é muito importante precificar o produto da forma correta, levando em consideração todos os custos que você vai ter.

Domine a gestão financeira da sua empresa

A organização financeira é essencial para um negócio saudável e lucrativo. Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil de não cair no erro de administrar o dinheiro da sua empresa da forma errada e acabar tendo sérias consequências.

Para te ajudar nesta parte financeira, nós desenvolvemos um curso completo para você se tornar Mestre das Finanças. Esse curso está disponível em nossa plataforma de assinatura e as aulas são ministradas por Diego Ceciliano, especialista em finanças do Ecommerce na Prática.

No curso, você vai aprender:

  • A linguagem dos negócios;
  • Estruturação completa do seu financeiro;
  • Processos e fluxos financeiros para o sucesso;
  • Precificação e planejamento financeiro;
  • E mais!

Torne-se o mestre das finanças da sua empresa agora mesmo!