O que é realidade aumentada?” é a pergunta que tem sido feita por diversos empresários do Ecommerce em meio aos constantes avanços tecnológicos. A verdade é que a mistura do digital com o mundo real tem impactado os hábitos dos consumidores e, se você é um empreendedor, a hora de entender mais sobre o assunto é agora! 

De acordo com relatório feito pela Statista, em 2020, 61% dos entrevistados afirmaram já terem utilizado a realidade aumentada e preferem comprar em sites que ofereçam essa tecnologia. 

Além disso, um estudo realizado pela Deloitte Digital e o Snap Inc, aponta que cerca de 4,3 bilhões de consumidores globais usarão realidade aumentada com frequência até 2025. Hoje, já são 1,5 bilhão de usuários da tecnologia. Dados impressionantes, não é mesmo?

Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é realidade aumentada, como essa tecnologia funciona, seus tipos disponíveis hoje no mercado e vários outros pontos importantes. Preparado para conhecer tudo sobre o tema? Vamos lá!

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia capaz de unir o mundo físico a elementos do digital. Em outras palavras, ela cria uma maior interação entre esses universos, fazendo com que uma pessoa experimente um espaço completamente diferente do habitual. 

Essa tecnologia também é conhecida como “realidade expandida” e “realidade ampliada”, podendo ser acessada por meio de câmeras de smartphones, tablets, webcams e outros dispositivos.  

Um bom exemplo de realidade aumentada no Ecommerce é o QR Code, utilizado por negócios dos mais variados segmentos. Por meio dele, um indivíduo consegue ter acesso a mais informações sobre determinado produto ou serviço ou realizar uma ação. Basta apontar o leitor – que pode ser a câmera do seu celular, por exemplo – para o código. 

Sendo assim, na hora de entender o que é realidade aumentada, saiba que ela adiciona itens virtuais a um ambiente que já existe. Isto é, não cria um espaço totalmente novo para o usuário, como a realidade virtual faz... 

Inclusive, é muito comum que haja certa confusão em relação a esses dois termos. Mas vamos falar sobre isso em detalhe adiante. Continue a leitura…

Qual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?

Existe muita confusão sobre o que é realidade aumentada e virtual. Além dos termos serem ligeiramente parecidos, o que já gera certa facilidade para haver a troca dos nomes, muitas pessoas também confundem a forma como cada tecnologia funciona... 

Como vimos, a realidade aumentada acontece por meio da integração entre espaço físico e componentes do mundo virtual. É a associação de ambas as partes, o que faz com que o usuário esteja vendo e vivendo em mundo real com elementos do virtual.  

Já na realidade virtual, por sua vez, a pessoa fica totalmente inserida em um ambiente 3D, criado por meio dessa tecnologia. Há efeitos visuais, sonoros e, até mesmo, táteis, que podem ser vistos e sentidos por meio de óculos, por exemplo. Basicamente, a realidade virtual permite o contato com um espaço totalmente simulado.

Vamos dar um exemplo para deixar a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual ainda mais clara:

Se você tem uma loja virtual de decoração, a realidade aumentada pode ajudar a fazer o seu cliente visualizar móveis em determinados pontos da casa, paredes pintadas com cores diferentes e por aí vai…

Já com a realidade virtual, o cliente tem uma experiência imersiva e consegue visualizar o cômodo ou a casa toda decorada. Na prática, não é a casa dele realmente, mas uma imagem tridimensional oposta à realidade. 

Como funciona a realidade aumentada?

Agora que você já sabe o que é realidade aumentada e as diferenças deste conceito para o de realidade virtual, vamos entender um pouco mais sobre como esse recurso funciona? 

A realidade aumentada funciona a partir da integração entre câmeras, imagens, software e o processamento de dados. Esses são os elementos necessários para a construção e funcionamento da realidade aumentada. 

Assim, uma imagem real do mundo físico é combinada com uma do digital (uma animação em 3D, por exemplo). A partir da união desses dois elementos por meio de um software, cria-se uma nova imagem já baseada na realidade aumentada.

Ecommerces de moda aplicam essa tecnologia por meio de provadores virtuais. Eles permitem que as pessoas "experimentem" roupas, acessórios e sapatos no ambiente digital. Normalmente, o provador virtual funciona a partir do cruzamento de dados entre informações das peças e as do próprio cliente, como: altura, peso, idade, gênero e medidas corporais.

Falamos mais sobre isso no artigo: Provador virtual: o que é e quais são as vantagens de ter um no seu negócio. Leia quando puder!

Tipos de realidade aumentada

Quando o assunto é o que é realidade aumentada e todas as suas respectivas implicações, vale a pena você conhecer os tipos existentes dessa tecnologia. Certamente você já se deparou com alguns deles no seu dia a dia. Confira:

RA baseada em marcadores

Acontece a partir do uso de um objeto em foco e uma câmera para identificar e digitalizar a imagem. O sistema da realidade aumentada identifica e calcula a posição desse marcador, posicionando o conteúdo… 

Na sequência, inicia-se o processo das animações visuais que os usuários veem na tela do dispositivo de sua escolha. Um bom exemplo é o QR Code, que citamos anteriormente.

RA sem marcadores

Como o próprio nome já diz, esse tipo de realidade aumentada é sem marcadores - ao contrário do anterior. E se subdivide em 4 tipos, como: 

RA na localização

Neste tipo de realidade aumentada, utiliza-se um GPS para a localização do recurso de realidade aumentada. Há também a fusão dos objetos virtuais 3D no ambiente físico em que o usuário está

Um dos mais conhecidos exemplos desse tipo de realidade aumentada é o jogo Pokémon Go, que virou uma febre mundial por volta de 2016. Nele, as pessoas conseguem “caçar” pokémons pelas ruas ou dentro de espaços fechados, conseguindo, assim, desbravar um universo totalmente novo e desconhecido. 

RA em projeções

A realidade aumentada em projeções ocorre a partir da renderização de imagens virtuais 3D em espaços físicos. Em muitos casos, inclusive, é possível que haja certo nível de interação entre o objeto e uma pessoa. 

Na prática, esse tipo de realidade aumentada cria uma ilusão sobre a profundidade, posição e orientação de um objeto. E projeta luz artificial sobre superfícies planas que existem na realidade. 

Para deixar o conceito mais claro, podemos citar os hologramas, muito utilizados em filmes, programas de TV, apresentações, etc. 

RA em sobreposição

Esse tipo de realidade aumentada insere objetivos a uma determinada imagem, substituindo a original por uma nova de maneira parcial ou total

Um dos exemplos mais conhecidos de realidade aumentada em sobreposição é o catálogo da rede de decoração sueca IKEA. Com ela, o aplicativo da empresa escaneia um cômodo e, a partir disso, os consumidores podem selecionar diversos móveis e itens decorativos para compor o ambiente. 

Quais são as vantagens de usar a realidade aumentada no Ecommerce?

Neste ponto do artigo você já sabe bem o que é realidade aumentada, mas podemos aprofundar o assunto ainda mais, não é mesmo? 

Vamos conhecer, então, as vantagens de utilizar essa tecnologia no Ecommerce:

Desperta o interesse do consumidor

Saber que existe a possibilidade de experimentar produtos sem tê-los em mãos é algo bem instigante, não acha? Essa é uma das vantagens da realidade aumentada: despertar o interesse do consumidor.

Imagine quantas pessoas ainda deixam de comprar roupas pela internet, por exemplo, porque não sabem se o caimento das peças será bom ou não. Talvez você mesmo já tenha passado por esse problema!  

Sendo assim, ao utilizar tecnologias como a de realidade aumentada, automaticamente, os clientes terão a chance de acabar com as suas dúvidas em relação às mercadorias... 

Isso não só tende a contribuir para a satisfação deles, mas também para a diminuição de trocas e devoluções, o que otimiza bastante toda a logística reversa do seu negócio

Melhora a experiência de compra 

Uma boa experiência de compra é algo que todo consumidor moderno deseja. Um dado que comprova isso é que 63% dos compradores afirmam que a realidade aumentada melhora a experiência de compra - de acordo com a pesquisa do Statista citada anteriormente.

Diante disso, tão importante quanto ter um site rápido, responsivo e com uma vitrine virtual bem organizada, é garantir formas de o cliente conhecer mais sobre o produto… E a realidade aumentada, como vimos até aqui, apresenta-se como uma boa opção nesse sentido. 

Aumenta a taxa de conversão

A realidade aumentada tem levado a uma taxa de conversão 94% maior, de acordo com a pesquisa da Deloitte que citamos lá na introdução deste artigo. Nada mal para quem vende online… 

Isso acontece porque, ao poder testar o produto por meio da realidade aumentada, mais objeções de compra são quebradas. E quando o cliente tem menos objeções… o seu Ecommerce tem mais vendas.  

Dessa forma, quanto mais recursos e tecnologias você usar nesse sentido, mais chances de aumentar o volume de vendas do seu negócio. Quem sabe a realidade aumentada não pode te ajudar nisso, não é mesmo?

Como aplicar a realidade aumentada nos negócios?

Após tantas informações importantes, podemos avançar para um ponto crucial sobre o tema: como aplicar a realidade aumentada na sua empresa

Como todo novo processo que se adota em um negócio, a realidade aumentada precisa ser feita por etapas, de forma organizada e com muita atenção. Vamos falar mais sobre isso nos ótimos a seguir:

1. Conheça a persona do seu negócio

Não adianta incluir uma tecnologia na sua empresa que não vai acrescentar muito aos seus clientes e ao negócio como um todo, concorda? 

Diante disso, o primeiro passo para entender se a realidade aumentada faz sentido para a empresa, é conhecer profundamente a sua persona. Isto é, quem são os seus clientes, quais são as suas necessidades, como eles se comportam e por aí vai

Na prática, a persona nada mais é do que a representação ideal do seu cliente, fornecendo tudo o que você precisa saber para implementar ações no seu negócio. E isso vai desde a produção de conteúdo para redes sociais à disponibilização de novos produtos e, até mesmo, a adoção de novas tecnologias, como a própria realidade aumentada. 

2. Faça um planejamento

Um fato é verdade: de nada adianta saber tudo sobre o que é realidade aumentada, sem ter um bom planejamento. Esse é um processo essencial na vida do empreendedor. Para toda nova ação, um novo planejamento que, muitas vezes, está diretamente ligado ao que foi traçado para toda a empresa com foco em um determinado período. 

Sendo assim, para adoção da realidade aumentada, isso não poderia ser diferente… Analise a viabilidade de incluir na sua empresa uma tecnologia como essa que, querendo ou não, vai demandar verba e profissionais habilitados para sua aplicação. 

E se você tem alguma dificuldade com planejamento ou simplesmente quer entender mais sobre isso, sugerimos a leitura do artigo: 6 Passos que Não Podem faltar no Planejamento

3. Verifique a disponibilidade de orçamento 

Como vimos, ter a iniciativa de adotar a realidade aumentada na sua empresa e fazer um planejamento para isso acontecer são pontos importantes… Mas você não pode parar por aí: é preciso verificar o orçamento. Isto é, se há budget disponível para isso. 

Nesse aspecto, vale a pena entender não só os custos para disponibilizar a tecnologia no seu negócio, mas também para mantê-la funcionando plenamente para os seus clientes.  

É importante ter em mente que você quer utilizar a realidade aumentada na sua empresa para gerar novas transações, não para causar prejuízos. Logo, estruture o financeiro da sua empresa da melhor maneira possível, combinado? 

O artigo “Planejamento financeiro: como manter seu Ecommerce no azul” pode te ajudar nisso. Boa leitura!

4. Busque por profissionais qualificados em realidade aumentada

A realidade aumentada é uma tecnologia complexa, que precisa ser executada da maneira certa para gerar resultados positivos para as empresas. Se você quer aplicá-la ao seu negócio, então, saiba que será preciso contar com profissionais capacitados para isso. 

Para isso, dedique um bom tempo à pesquisa por empresas especializadas em realidade aumentada para Ecommerce. Além disso, converse com outros empresários que já utilizam a tecnologia e que você tenha uma boa relação.

Buscar informações com quem já tem alguma experiência com realidade aumentada pode ajudar a evitar equívocos não só na escolha da empresa prestadora desse serviço. Mas também na manutenção da tecnologia em si no dia a dia.

5. Faça testes

Todo processo a ser implementado em um negócio precisa ser devidamente testado. Isso não poderia ser diferente no que diz respeito à realidade aumentada. 

Ao longo do  processo de instauração da tecnologia, certifique-se de que testes serão feitos com um pequeno grupo de consumidores antes de o recurso ser liberado para todos.

Por meio desses testes, você e a equipe responsável conseguem avaliar se será necessário fazer ajustes ou se está acontecendo como o esperado. 

6. Monitore os resultados

A cada dia que passa o trabalho das empresas está mais orientado à análise de dados. No que diz respeito às vendas online, essa premissa ganha ainda mais força…

A verdade é que todas as iniciativas de um negócio podem e devem ser devidamente mensuradas - claro, se assim for possível. E no que diz respeito à implementação da realidade aumentada também. 

Assim, após o período de testes, já com a tecnologia disponível para seus consumidores, monitore os números obtidos. Isto é, cada conversão em venda feita após o uso da ferramenta, o percentual de trocas e devoluções, etc. 

Cada pequeno resultado importa e tem a chance de impactar o seu negócio. Então, não deixe de monitorá-los!

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!

Perguntas Frequentes

O que é realidade aumentada?

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia capaz de unir o mundo físico a elementos do digital. Em outras palavras, ela cria uma maior interação entre esses universos, fazendo com que uma pessoa experimente um espaço completamente diferente do habitual.

Qual a diferença entre realidade aumentada e realidade virtual?

A realidade aumentada acontece por meio da integração entre espaço físico e componentes do mundo virtual. Já na realidade virtual, a pessoa fica totalmente inserida em um ambiente 3D, criado por meio dessa tecnologia.

Como funciona a realidade aumentada?

A realidade aumentada funciona a partir da integração entre câmeras, imagens, software e o processamento de dados. Assim, uma imagem real é combinada a digital por meio de um software e, assim, cria-se uma nova imagem já baseada na realidade aumentada.

Como aplicar a realidade aumentada nos negócios?

1. Conheça a persona do seu negócio; 2. Faça um planejamento; 3. Verifique a disponibilidade de orçamento; 4. Busque por profissionais qualificados em realidade aumentada; 5. Faça testes; 6. Monitore os resultados.