Encontrar um nicho de mercado lucrativo é o primeiro passo para o sucesso de um novo empreendimento. Muitos empreendedores, no entanto, não sabem do que se trata este conceito, nem como fazer essa escolha. Neste artigo, falamos tudo sobre o assunto. Leia! 


4 BANNER BLOG - EDZ AULA

Saber em qual segmento do mercado vai trabalhar nem sempre é algo fácil para o empreendedor. Afinal, muitos fatores – como gostos pessoais, viabilidade econômica e demanda no mercado –  precisam ser levados em consideração.

Para facilitar esse processo, nós criamos este artigo com todos os pontos mais importantes sobre nicho de mercado…

Nele, você vai aprender o que é nicho de mercado, qual a sua importância, os tipos existentes, como escolher, entre outros pontos. Aqui estão algumas coisas que você precisa saber logo de cara: 

  • Um nicho de mercado é uma segmentação específica dentro de um segmento maior, focando em consumidores com necessidades que não são amplamente atendidas;
  • A definição clara de um nicho possibilita preços competitivos e uso eficiente de recursos, já que o foco da comunicação é mais direcionado;
  • Para encontrar um nicho, ferramentas gratuitas e pagas podem ser utilizadas. Algumas das mais populares são o Google Trends, o Keyword Planner e o SEMRush.

Vamos começar?

O que é nicho de mercado? 

Um nicho de mercado é um um recorte de um mercado maior. Ele representa um número limitado de clientes com necessidades e desejos específicos.

Normalmente, esses clientes têm dificuldade para encontrar soluções para seus problemas dentro das opções oferecidas atualmente no mercado. E isso é uma grande oportunidade para empreendedores!

Entender profundamente seu público te permite tomar decisões mais assertivas. Afinal de contas, é muito mais fácil conversar com quem você conhece bem, não concorda? 

Vamos dar um exemplo… 

Imagine que você tem uma empresa do ramo de alimentos. Este é um mercado gigantesco e, dentro dele podem estar empresas como: 

  • Supermercados;
  • Mercearias;
  • Restaurantes;
  • Confeitarias;
  • Empresas de delivery;
  • E mais.

Vamos imaginar que a sua empresa está no segmento de refeições prontas. Ainda que este seja um recorte mais específico, ainda é um tanto amplo. Afinal, o que sua empresa vende? 

  • Pizzas;
  • Quentinhas; 
  • Comida japonesa;
  • Marmitas fit; 
  • Bolos e doces;
  • Etc.

Cada uma dessas soluções atende a um tipo diferente de persona, ou seja, um perfil de cliente específico. 

Agora, vamos dizer que o cliente da sua empresa seja uma pessoa ocupada, que precisa de refeições prontas para agilizar a rotina do dia a dia. Mas, ela não quer qualquer tipo de comida… 

A persona da sua empresa busca por opções vegetarianas ou veganas, feitas com ingredientes orgânicos, com pouca adição de gordura e sem elementos processados. 

Está aí um belo nicho de mercado, não concorda? 🔎

Lembramos que nem sempre encontrar o nicho ideal requer a criação de um produto inovador. O que você precisa é de um conhecimento profundo sobre as necessidades e anseios do seu público. 

Continue lendo para aprender como fazer isso! 

Qual a importância de definir o nicho de mercado?

Definir um nicho de mercado é importante porque, sem isso, é muito mais difícil cativar o seu público e reter clientes no longo prazo.

Muitos empreendedores pensam que, quanto mais generalista for o seu foco, mais pessoas vão poder comprar o seu produto e, por consequência, mais vendas serão feitas. 

Infelizmente, no mundo dos negócios, essa equação não é tão simples… 

O foco generalista pode tirar toda a personalidade da sua comunicação. Conhece aquele ditado que diz que quem quer agradar a todos, não agrada a ninguém? É mais ou menos isso… 

Vamos explicar algumas vantagens de definir um nicho de mercado agora: 

1. Menor concorrência

Grandes empresas – como a Amazon, por exemplo –  dominam mercados com uma variedade imensa de produtos. No entanto, quanto mais especializado você for, menor a possibilidade de encontrar concorrentes tão poderosos. 

Essas grandes empresas têm o orçamento necessário para falar com grandes públicos. E, normalmente, isso tem um custo: a negligência de públicos específicos

Essa especificidade permite que sua marca se destaque mais facilmente, pois não está competindo diretamente com gigantes do varejo. Portanto, ao se concentrar em um nicho, você tem maior potencial para se tornar uma referência!

2. Público mais qualificado para a sua oferta

Definir um nicho de mercado permite não apenas escapar da concorrência massiva, mas também conectar-se a um público mais engajado

Imagine a situação de um consumidor que busca algo muito específico, como equipamentos para fotografar bebês recém-nascidos. 

Esse consumidor pode encontrar muitas lojas que vendem câmeras, mas poucas que oferecem acessórios para o cenário e conselhos de como aplicar esses produtos para ter os melhores resultados. 

Por isso, quando você foca em um nicho, o conteúdo do seu site e suas ofertas podem ser muito mais alinhados com o que seu público realmente deseja e precisa. No fim das contas, isso aumenta muito a percepção de valor do que você oferece. 

💡 Falamos mais sobre isso neste artigo: Conheça 17 ações para aumentar o valor percebido pelo cliente 

3. Maiores chances de fidelizar o cliente 

Ao definir um nicho de mercado, a probabilidade de fidelizar seus clientes aumenta muito! Isso acontece porque, ao dar atenção a necessidades específicas que antes eram negligenciadas, você se posiciona como uma referência para esse público. 

Quando os clientes percebem que sua empresa não só identifica seus problemas específicos, mas também os resolve de maneira eficaz, eles desenvolvem um forte senso de lealdade.

4. Mais facilidade para encontrar parcerias 

Empresas que focam em nichos específicos muitas vezes atraem o interesse de outras empresas com objetivos ou produtos complementares

Por exemplo, se sua empresa se especializa em produtos ecológicos para o lar, você poderia formar parcerias com empresas que produzem ingredientes naturais ou que promovem a sustentabilidade. Interessante, não concorda?

Essas parcerias podem abrir portas para oportunidades de co-marketing, que é quando duas ou mais empresas compartilham recursos, bases de clientes e estratégias de marketing. 

5. Ações mais assertivas 

Com um entendimento profundo das necessidades, comportamentos e preferências do seu público, você pode criar campanhas que falem diretamente aos seus clientes. E isso não tem preço! 

Isso porque, conhecendo as suas necessidades, é possível personalizar ofertas e comunicações, proporcionando uma experiência mais individualizada. A construção de um relacionamento a longo prazo é um fator determinante para o sucesso em mercados de nicho.

Uma breve história dos nichos de mercado

Apesar do que muitos empreendedores pensam, o conceito de nicho de mercado nem sempre existiu. Antes da internet, eles eram simplesmente inviáveis.

Você já leu um livro chamado “A Cauda Longa”, de Chris Anderson? Se a resposta for não, saiba que recomendamos muito a leitura. É fundamental para quem quer trabalhar com a lógica de nichos. 😉

Mas se você quer um resumo dos conceitos do livro, aqui vai: 

Antes da chegada da internet, era praticamente impossível trabalhar com nicho de mercado. Se você abrisse uma mercearia em uma cidade do interior do estado, por exemplo, teria que vender de tudo: desde pão até ração para cachorro.

Isso acontece por um motivo simples: cada consumidor da cidade possui uma necessidade diferente. Alguns querem comprar pão, outros desejam um galão de vinho, outros querem ração para o cachorro… Quanto mais soluções você oferecer, mais você lucra.

Por isso, o conceito de nicho de mercado pode ser explicado por meio de 3 pilares principais: 

Pilar 01 | A internet e a viabilização do nicho de mercado

Trabalhar com um nicho de mercado, antes da internet, seria mais ou menos como abrir esta mercearia. Em vez de vender produtos variados, você focaria em vender diferentes tipos de queijos, por exemplo. 

É claro que as pessoas compram queijos. Mas o problema é que, ao oferecer somente esse produto, você perderia todos aqueles outros clientes interessados em vinho, pão e ração. 

O negócio tornaria-se inviável, pois a demanda por queijos na cidade não supriria a oferta do seu produto.

Agora, imagine se você pudesse abrir a mesma mercearia especialista em queijos mas, dessa vez, tendo a possibilidade de vender para consumidores de todo o país?

Enquanto antes o alcance do seu negócio era uma cidade com 100 mil habitantes, agora é um país com mais de 200 milhões deles.

É provável que, nesse novo panorama, você consiga vender muito mais queijo, certo? 

Foi justamente a internet que possibilitou que empreendedores parassem de vender apenas para sua cidade e começassem a fazer negócios com o restante do país.

Depois da internet, a localização geográfica de um negócio simplesmente deixou de ser fundamental para o sucesso. Basta ter uma boa ideia, algum recurso financeiro, uma conexão estável com a internet e pronto: você já pode começar um negócio.

Pilar 02 | A competição com os grandes players do mercado

Quando o Ecommerce ainda estava engatinhando no mercado brasileiro, muitos empreendedores acabavam entrando na dura competição com os grandes players do mercado. 

Por inexperiência, eles queriam bater de frente com empresas que contam com investimentos maciços, tais como Netshoes, Dafiti, etc. Hoje, sabemos que isso é um erro. 

Não faz sentido querer montar uma loja de sapatos e passar a oferecer as mesmas soluções da Netshoes, por exemplo.

Por conta de toda a sua estrutura, essa concorrente provavelmente conseguirá vender mais barato, entregar mais rápido, trocar com mais eficiência, entre muitas outras vantagens que tornarão seu negócio inviável.

Isso quer dizer que a única saída é desistir da sua ideia? Jamais! Isso quer dizer que você precisa tornar-se um especialista em determinado nicho.

Pilar 03 | A individualização do consumo

Uma mudança vem se mostrando cada vez mais clara: os consumidores querem se sentir únicos. Se a criação da internet modificou a forma com que vendemos, ela também trouxe muitas transformações na maneira com que o cliente deseja ser percebido pelas marcas que consome.

Hoje, se uma empresa dificulta a vida de um consumidor, ele simplesmente escreve sobre o caso nas redes sociais e pronto: a reputação daquela marca estará arruinada.

É fundamental ter a noção de que o consumidor está mais atento e sensível do que nunca.

Antes, a comunicação da empresa era direcionada para uma grande massa de pessoas. Hoje, ela precisa ser feita no “um-para-um”. É necessário falar para cada cliente individualmente, pois os consumidores de hoje são complexos: têm características e demandas diferentes.

Eles sabem que têm problemas únicos e buscam por soluções exclusivas no mercado. 

É nessa tendência do “um-para-um” que gigantes do Ecommerce como Netshoes e Dafiti deixam lacunas que podem ser preenchidas por nós, os pequenos e médios empreendedores.

Enquanto os grandes players querem abraçar o mundo, você precisa fazer o exato oposto: especializar-se em algum tipo específico de produto.

💡 Por exemplo:

Se você acessar o site da Netshoes agora, verá que ele disponibiliza tênis para corrida de alta performance, mas também oferece barracas e bicicletas.

Se um usuário está começando a correr os seus primeiros quilômetros, pode até ser que compre um tênis com a Netshoes, mas dificilmente saberá se está realmente fazendo o melhor negócio.

Por ter uma operação tão grande, a marca simplesmente não consegue atender o cliente no “um-para-um”, pecando no momento do atendimento personalizado, aspecto tão valorizado pelo consumidor.

Se você quisesse aproveitar a lacuna deixada pela Netshoes, o caminho seria a criação de um ecommerce especializado em tênis para corrida, por exemplo.

Nele, você poderia oferecer alguns diferenciais muito interessantes, tais como:

  1. Identificação do tipo de pisada do corredor, seguida da indicação do melhor tipo de tênis para cada caso;
  2. Criação de conteúdos relevantes, como um guia sobre “Como se preparar para a primeira maratona”, dicas sobre “Como começar a correr”, entre outros.

Só com as duas ações básicas listadas acima, já seria possível prospectar muitos clientes da Netshoes. Eles comprariam com você porque enxergam valor no que a sua marca entrega.

5 exemplos de nicho de mercado 

Agora você já sabe o que é um nicho de mercado e qual a importância de definir um. Ainda assim, queremos dar alguns exemplos de nichos hipotéticos, mas que podem te inspirar na busca pelo seu próprio lugar no mercado. 

Veja! 

  • Saúde > Suplementos alimentares > Suplementos para melhorar a vitalidade de idosos: este nicho se concentra em suplementos nutricionais projetados especificamente para as necessidades de saúde mental e física de idosos;
  • Produtos para o lar > Produtos ecológicos > Produtos de limpeza sustentáveis: uma loja online dedicada a produtos de limpeza que não só são eficazes mas também feitos com ingredientes 100% naturais e embalagens recicláveis, apelando para o consumidor eco-consciente;
  • Esportes > Equipamentos de treino > Equipamentos ergonômicos para home office: à medida que o trabalho remoto se torna mais comum, este nicho atende a uma necessidade crescente de produtos que ajudam a manter a forma física e a ergonomia no ambiente doméstico;
  • Hobbies > Fotografia > Câmeras e acessórios para fotografia subaquática: este nicho atende aos entusiastas da fotografia que se especializam em capturar imagens sob a água, um mercado específico que exige equipamentos especializados.
  • Produtos para animais > Alimentação para pets > Alimentos personalizados para cães idosos: este nicho oferece soluções alimentares personalizadas para donos de pets que precisam de dietas específicas para seus bichinhos.
4 BANNER BLOG - EDZ AULA

Quais os tipos de nicho de mercado?

Agora que você já sabe o que é nicho de mercado e qual a sua importância, é a hora de entender quais os tipos de segmentação que existem. 

É importante destacar que não existem regras exatas quando o assunto é encontrar um segmento de mercado nichado. Você pode utilizar informações sobre seus concorrentes, clientes, características dos seus produtos e diversos outros elementos para encontrar o nicho ideal.

A seguir, no entanto, vamos falar sobre algumas das segmentações mais populares. Confira!

Segmentação geográfica

A segmentação geográfica é aquela que leva em consideração a localização do mercado consumidor. Dentro deste recorte podem ser considerados alguns fatores como: 

  • País;
  • Estado;
  • Cidade;
  • Bairro;
  • Em alguns casos, até mesmo a rua. 

Essa é uma segmentação particularmente interessante para negócios físicos.  Digamos, por exemplo, que em determinada região da sua cidade não existam mercearias.  Esse pode ser um bom indício de que ali existe um mercado inexplorado. 

Por outro lado, lugares que têm algumas mercearias por perto também podem indicar que ali existe um mercado ávido pelo consumo deste tipo de serviço.  

O ideal é que sejam feitas pesquisas aprofundadas sobre quais as necessidades que a sua empresa pode suprir,  antes que qualquer plano saia do papel.

Nesse caso, uma empresa pode decidir focar sua comunicação em pessoas que vivem a um raio de 5 km da sede, por exemplo. Isso pode facilitar entregas e retiradas e ainda integrar operações digitais e físicas.

⚠️ Vale lembrar também que, no caso dos negócios digitais, essa é uma segmentação pouco útil.  Afinal de contas, o comércio eletrônico é conhecido por quebrar barreiras geográficas e conectar empresas e clientes que estão em diferentes espaços.

Veja alguns exemplos de segmentação geográfica: 

  • Padarias > Padaria artesanal no bairro Centro de Belo Horizonte;
  • Lojas de artesanato > Loja de produtos artesanais na região da Serra Gaúcha;
  • Estúdios de Yoga > Estúdio de yoga para gestantes na Vila Mariana em São Paulo;
  • Cafeterias > Cafeteria especializada em cafés orgânicos em Curitiba;
  • Lojas de produtos naturais > Loja de suplementos naturais em Porto Alegre.

Segmentação demográfica

Já a segmentação demográfica leva em consideração alguns aspectos populacionais relacionados aos consumidores.  Alguns dos elementos mais importantes são: 

  • Faixa etária;
  • Gênero;
  • Nível de escolaridade;
  • Profissão;
  • Raça;
  • Classe social.

Ao contrário da segmentação geográfica, entender as diferenças demográficas do público pode ser útil também para lojas virtuais. Isso porque muitas ferramentas de anúncios tem como base informações como essas. 

Um exemplo de nicho de mercado focado em particularidades demográficas seria o seguinte: mulheres, de 18 a 25 anos, universitárias, da classe B.

Aqui estão alguns exemplos de nichos de mercado segmentados por demografia: 

  • Produtos de beleza > Cosméticos veganos para mulheres de 30 a 45 anos, de classe A;
  • Serviços educacionais > Cursos preparatórios para vestibular para estudantes do ensino médio, de classe B;
  • Equipamentos esportivos > Equipamentos de trekking para homens de 25 a 40 anos, profissionais da área de tecnologia;
  • Lojas de música > Instrumentos musicais para jovens adultos, músicos amadores, de 20 a 35 anos;
  • Acessórios de moda > Bolsas de luxo para mulheres executivas de 35 a 50 anos, de classe A.

Segmentação por afinidades

Quando falamos sobre afinidades, estamos nos referindo a aspectos da personalidade do Consumidor que podem ser utilizados na segmentação. 

Usualmente, essas são características comuns a determinados grupos de pessoas, mas nem sempre elas têm raízes profundas em valores ou crenças. 

Por vezes, essas afinidades podem ser definidas por questões de gosto pessoal, por exemplo.  

➡️ Vamos dar alguns exemplos:

  • Pessoas que seguem o vegetarianismo;
  • Pessoas interessadas em técnicas de finalização para cabelos cacheados;
  • Indivíduos preocupados com a equidade de gênero; 
  • Pessoas intolerantes à lactose;
  • Ouvintes de um determinado estilo musical; 
  • Pessoas preocupadas com o impacto ambiental do seu consumo. 

Aqui estão alguns exemplos de segmentação por afinidades:

  • Alimentos > Produtos alimentícios sem glúten para pessoas com doença celíaca;
  • Moda > Roupas feitas de materiais reciclados para ambientalistas preocupados com a sustentabilidade;
  • Beleza > Produtos de maquiagem cruelty-free para consumidores veganos;
  • Entretenimento > Clubes de livro focados em literatura feminista para pessoas interessadas em questões de gênero;
  • Tecnologia > Gadgets de alta tecnologia para entusiastas de realidade virtual.

Segmentação comportamental

A segmentação comportamental está relacionada a como esses consumidores realizam suas compras. Por exemplo:

  • Eles utilizam mais a internet na hora de buscar por novos produtos? 
  • Quais os perfis de influenciadores que mais têm aderência entre esse segmento de pessoas? 
  • Elas costumam consumir conteúdo em vídeo? 
  • O WhatsApp é a forma mais utilizada de comunicação? 

É claro que as perguntas que precisam ser feitas vão variar de acordo com a área de atuação da empresa, mas a ideia é tentar mapear os caminhos que podem levar o seu cliente até a solução que a sua companhia oferece. 

A segmentação comportamental pode ser mais ou menos assim: 

  • Moda > Lojas online com provador virtual para consumidores que preferem experimentar roupas em casa antes de comprar;
  • Educação > Cursos online de curta duração sobre habilidades específicas para profissionais que preferem aprendizado rápido e prático;
  • Alimentos e bebidas > Serviços de assinatura de café para amantes de café que desejam experimentar diferentes grãos e misturas entregues em sua porta.

Segmentação psicográfica

Por último, mas não menos importante, temos a segmentação psicográfica. Ela está relacionada aos hábitos de vida dos clientes, assim como seus valores e desejos mais profundos. 

Podemos ver isso em empresas com propósito forte, como por exemplo marcas de cosméticos que não testam em animais, ou empresas de alimentos focadas em soluções veganas, vegetarianas, etc. 

Dessa forma, a segmentação tem menos a ver com quem o cliente é, e mais com o que ele procura de um produto. Em outras palavras, esse tipo de segmentação foca na necessidade do cliente

Veja alguns exemplos de nichos de mercado baseados na segmentação psicográfica:

  • Viagens > Pacotes de turismo ecológico para viajantes que valorizam experiências que respeitam e conservam a natureza local;
  • Alimentos > Produtos alimentícios baseados em superalimentos para pessoas que buscam melhorar a saúde e o bem-estar através de uma dieta rica em nutrientes;
  • Tecnologia > Gadgets projetados com materiais recicláveis para consumidores que valorizam a inovação sustentável.

Como definir o seu nicho de mercado? 

O processo de escolher o seu nicho de mercado nem sempre é fácil, ainda mais quando consideramos a grande variedade de segmentos e públicos que estão disponíveis para o lojista dentro do Ecommerce. 

Existem, no entanto, algumas boas práticas que podem ser aplicadas. Vamos conhecer algumas delas agora? 

1. Escolha o segmento em que quer atuar 

O nome nicho de mercado já diz tudo que precisamos saber sobre o conceito: um segmento menor de uma parcela mais abrangente. Por isso, antes de definir o seu nicho, é preciso entender qual o mercado no qual você pretende atuar.

Digamos, por exemplo, que você queira atuar dentro do segmento de moda. Esse é um mercado amplo, com muitas possibilidades: moda feminina, moda praia, moda infantil e por aí vai… 

Veja um exemplo: 

  • Mercado: moda;
  • Segmento: moda praia
  • Nicho: biquínis, maiôs e acessórios de praia para mulheres plus size.

Sendo assim, primeiro escolha a sua área de atuação no nível mais abrangente, para depois refinar a sua busca por produtos e públicos mais específicos. 

Para fazer essa pesquisa mais refinada, você vai precisar de algumas ferramentas específicas. Falaremos sobre elas logo mais! 

2. Identifique suas afinidades e aptidões

Muitos empreendedores pensam que, para fazer sucesso, devem focar na venda dos produtos mais populares. Mas isso é um erro… 

É claro que entender a demanda do produto é importante – afinal, você precisa ter um público interessado na sua oferta – mas existem outros fatores que devem ser levados em consideração. E a sua afinidade e aptidões são dois deles. 

Por isso, se você está tendo dificuldades para encontrar um nicho de mercado, que tal analisar os seus hobbies e interesses? Pense naquilo que você conhece mais do que a maioria das pessoas.. 

Com isso, sua rotina não apenas será mais prazerosa, mas você também terá mais propriedade para se comunicar com seu público e tomar decisões estratégicas. 

3. Encontre um problema para resolver 

Procurar por problemas pode parecer uma coisa contraprodutiva, mas vamos explicar… 

A maioria das pessoas não compra um produto, a não ser que ele resolva um problema ou uma necessidade para ela. O ideal é que você olhe com atenção para o seu público e entenda quais as demandas existentes que ainda não foram supridas por nenhuma empresa. 

Nem sempre as respostas são óbvias, por isso buscar itens que têm a ver com seus interesses – como falamos no tópico anterior – pode ser um atalho interessante para encontrar essa necessidade do mercado.

4. Entenda se sua ideia é economicamente viável 

Você já decidiu seu mercado, entendeu as suas afinidades e as necessidades do mercado pretendido. Agora é hora de colocar tudo na ponta do lápis e entender se a sua ideia é economicamente viável. 

A ideia aqui é olhar para o mercado e entender quem são seus concorrentes, quais os preços cobrados por produtos semelhantes, quem vai ser seu fornecedor e mais. Também vale entender o valor agregado daquele produto e qual a margem de lucro que você deseja ter.

5. Analise a concorrência

O último passo, e talvez um dos mais importantes, é entender quem são seus concorrentes e o que eles já estão fazendo no mercado. 

Nesse sentido, nem sempre seus concorrentes de nicho vão ser empresas que vendem o mesmo que você. Muitas vezes, você vai competir com eles pela atenção do seu público. 

Ou seja, seus concorrentes podem ser empresas que falam com as mesmas pessoas que você quer atingir

Em resumo, portanto, aqui estão as 5 melhores práticas para encontrar o seu nicho de mercado: 

  • Escolha o seu segmento; 
  • Entenda quais são as suas afinidades e interesses; 
  • Encontre um problema ou necessidade dentre os consumidores; 
  • Calcule a viabilidade econômica do seu nicho;
  • Analisar a concorrência. 

Quais são os principais nichos de mercado hoje? 

Agora, vamos te mostrar alguns dos segmentos mais lucrativos do mercado hoje! Temos certeza de que os itens dessa lista vão te inspirar. Confira: 

1. Personalização

A personalização não é uma tendência exatamente nova, mas ela tem tido um crescimento muito considerável nos últimos anos. Para você ter uma ideia, de acordo com estudo da Dassault Systèmes, 83% das pessoas preferem consumir itens personalizados.

E essas pessoas estão dispostas a pagar até 25,3% a mais por itens do tipo. Interessante, não acha? 

De acordo com achados da pesquisa, essa tendência tem a ver com a conexão emocional que muitas pessoas desejam ter com certos produtos. Hoje, o consumo é mais do que uma ação automática; é algo que reflete a personalidade do cliente.

Nesse mercado de produtos personalizados, as possibilidades são gigantes. Elas vão desde itens de vestuário, acessórios até cosméticos e itens de decoração.

💡 Leia também: 7 plataformas de print on demand que você precisa conhecer 

2. Aromaterapia 

Depois de ter sido inserida na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no Sistema Único de Saúde (PNPIC-SUS), em 2018, a terapia dos aromas tem ganhado muitos adeptos

De acordo com dados da Business Research Insights, o mercado global de óleos essenciais e aromaterapia deve atingir um tamanho global de US$ 16 milhões até 2031. 

Clientes que optam pela aromaterapia estão buscando soluções calmantes e estimulantes. Dentro desse mercado, as soluções podem tomar várias formas, como óleos essenciais, perfumes e até mesmo velas aromáticas

3. Alimentação saudável 

Os cuidados com o corpo e a mente através da alimentação só têm se tornado mais populares no decorrer do tempo. E isso não é um mero achismo… 

Dados da pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) mostram que 72% dos brasileiros passaram a cuidar mais da alimentação nos últimos anos.

Consultorias especializadas, como a SkyQuest, apontam que o faturamento do mercado vegano deve chegar a US$ 34 bilhões até 2028 no mundo todo. No Brasil, atualmente, a receita gerada por alimentos vegetarianos e veganos ultrapassa os R$ 15 milhões.

4. Itens para pets

Hoje, é difícil encontrar alguém que não tenha ao menos um pet em casa. De acordo com dados da  ABINPET (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), já são mais de 168 milhões de bichinhos em lares brasileiros

Isso coloca o Brasil como o 3º país em número de animais domésticos! Pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha.

Sem nenhuma surpresa, o mercado pet já representa 0,36% do PIB brasileiro e só em 2023, a indústria de produtos para animais de estimação faturou R$ 41,96 bilhões. E a maior fatia desse faturamento (80%) foi para o nicho de alimentação.

Mas esse não é o único segmento lucrativo dentro desse mercado. A Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet) mostrou que o nicho de bem-estar e higiene para pets teve um faturamento estimado de R$ 3 bilhões em 2023, crescendo 15%. 

Sendo assim, empreendedores têm muitas oportunidades de negócio dentro deste nicho de mercado! 

5. Inclusão

Atualmente, existe uma lacuna imensa no mercado para produtos e serviços inclusivos. E quando falamos de inclusão estamos considerando pessoas com deficiência, pessoas da comunidade LGBTQ+, idosos e vários outros grupos sub-representados.

De acordo com um estudo do Google, cerca de 45 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência, e mais da metade deles (51%) dos entrevistados não se sente representado pelas campanhas publicitárias veiculadas no país.

Além disso, segundo um levantamento da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP), o Brasil tem 12% de pessoas adultas que se declaram como assexuais, lésbicas, gays, bissexuais e transgênero. 

O percentual corresponde a 19 milhões de brasileiros, de acordo com os dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Certamente, as opções de produtos destinados para pessoas desses grupos são extremamente variadas e guardam oportunidades muito interessantes para empreendedores! 

10 perguntas para descobrir o seu nicho de mercado 

Descobrir o seu nicho de mercado pode parecer uma tarefa complexa, mas com as perguntas certas, você transforma esse desafio em uma oportunidade para inovar e se destacar. 

Aqui estão algumas perguntas que vão guiar você nesse processo, combinando uma explicação com pontos práticos para que você possa se orientar melhor. Veja!

  1.  Você tem paixão pelo nicho escolhido? A paixão é um componente essencial. Se você escolher um nicho que realmente ama, será mais fácil superar os desafios e conectar-se com seu público. Lembre-se, os consumidores percebem quando uma marca compartilha suas paixões verdadeiramente;
  1. Você possui conhecimento específico sobre esse nicho? O conhecimento não é apenas poder; é a base de qualquer negócio de sucesso em um nicho específico. Ter uma compreensão profunda do seu nicho permite criar soluções mais eficazes e comunicações mais autênticas.
  1. Qual problema você está resolvendo? Cada nicho de mercado surge de uma necessidade não atendida. Identifique um problema comum e pense em como sua solução pode ser única e valiosa.
  1. Qual é o tamanho e a demanda do mercado? Estudar o tamanho e a demanda do mercado é vital. Não basta ter uma boa ideia; ela precisa de um mercado suficientemente grande para ser rentável.
  1. Quem mais precisa do que você tem a oferecer? Conhecer seu público-alvo é fundamental. Identifique quem são, o que precisam e como preferem consumir informações e produtos. Isso vai direcionar suas estratégias de marketing de maneira mais eficaz.
  1. Qual a sua verdadeira motivação para escolher este mercado? Reflita sobre o que o atrai para este nicho, além do potencial financeiro.
  1. Você está profundamente familiarizado com o problema que deseja resolver? Certifique-se de que você entende completamente as nuances do problema que seu produto ou serviço visa solucionar.
  1. Você possui as habilidades necessárias para oferecer uma solução efetiva? Avalie suas capacidades e experiência para garantir que você pode criar uma solução viável e valiosa.
  1. Há uma audiência significativa enfrentando este problema? Identifique o tamanho do grupo de pessoas que enfrentam o problema que você deseja resolver, garantindo que há um mercado suficiente.
  1. Qual é a consequência de não resolver este problema? Compreenda a gravidade do problema e o impacto que sua solução pode ter, o que pode ajudar a destacar a urgência e a necessidade de sua oferta.

Ferramentas para te ajudar a encontrar seu nicho

A escolha pelo nicho de mercado ideal pode parecer subjetiva – até porque, em partes, realmente é – mas a verdade é que existem diversas ferramentas que podem te ajudar a tomar uma decisão mais assertiva, baseada em dados… 

Elas variam em níveis de sofisticação e investimento, por isso, analise todas as opções com cuidado para escolher a que pode ser mais útil na sua busca. Vamos conhecer algumas delas? 

Google

A primeira opção dessa lista dispensa qualquer apresentação, não é mesmo? O Google é a ferramenta de busca mais utilizada do mundo, mas ela também guarda alguns segredinhos que podem ser úteis para empreendedores em busca de inspiração…

O autocompletar do buscador é um desses segredos, por exemplo.

Você pode utilizar a palavra-chave relacionada ao seu produto + termos complementares como “de” ou “para”. Temos certeza de que esta pode ser uma busca muito produtiva e cheia de insights para sua empresa. 

nicho de mercado

SEMrush

O Semrush é o queridinho de todos aqueles que trabalham com estratégia de conteúdo na internet – e não é para menos. Essa é uma das ferramentas mais completas do mercado quando falamos em pesquisa de palavras-chave, acompanhamento de redes sociais e mais! 

Com ela, é possível analisar o tráfego de qualquer site, descobrir as estratégias de divulgação dos concorrentes, ter ideia de conteúdo, encontrar tópicos que condizem com o seu público, dentre muitas outras funcionalidades.  

Essa é uma ferramenta paga, mas você pode experimentar o período gratuito de testes para fazer algumas pesquisas. 

nicho de mercado

Google Trends

O Google Trends é uma plataforma gratuita, que serve para entender quais os termos mais em alta do momento. Ela também oferece um histórico de pesquisas relacionadas àquela palavra-chave, dando uma boa noção de sazonalidade no nicho de mercado. 

Ah, com essa ferramenta você também pode comparar termos e ver como eles performam em determinados demográficos. Por exemplo, na imagem abaixo, é possível ver o crescimento da busca pelo termo “cadeira de escritório” nos últimos 5 anos.  É bem interessante! 

nicho de mercado

Keyword Planner

O Keyword Planner também é uma ferramenta do Google disponível para todos aqueles que têm conta no Google Ads. Ele te ajuda a entender quais são as palavras-chave relacionadas ao nome do seu produto, empresa ou segmento de mercado. 

Essa ferramenta pode expandir o seu entendimento sobre determinado público, além de permitir que você encontre mais informações sobre o tamanho do nicho a ser escolhido, apenas por meio do volume de palavras-chave. 

nicho de mercado

Maps

Uma outra ferramenta do Google que pode render vários insights – principalmente para quem busca segmentação geográfica – é o Google Maps. Para usá-lo, basta pesquisar o tipo de estabelecimento + a região desejada.

Veja no exemplo os resultados para busca de livrarias no Centro do Rio de Janeiro.

nicho de mercado

Como tornar-se uma referência em seu nicho de mercado?

Se você já encontrou o seu nicho dentro do mercado, um outro passo muito importante precisa ser dado: o de se destacar frente à concorrência. Isso porque as pessoas compram mais de empresas nas quais confiam, ou seja, que se destacam como especialistas em sua área de atuação. 

Mas, afinal de contas, como fazer isso? 

A seguir, vamos compartilhar algumas dicas para que você comece a construir a autoridade da sua empresa dentro do nicho de atuação escolhido. Vem ver: 

1. Faça um conteúdo de qualidade

Muito antes de pensar em comprar qualquer produto, o seu cliente vai pesquisar sobre o problema, a fim de entender o que ele precisa e quais as opções disponíveis no mercado. Esse é um dos primeiros passos do funil de marketing

Por isso, uma das formas mais efetivas de se mostrar autoridade é criando um conteúdo de alta relevância para o cliente, ou seja, um conteúdo que realmente tire suas dúvidas. Nós estamos falando, mais precisamente, sobre marketing de conteúdo, que é crucial para quem vende online. 

Sabe por quê? Porque, de acordo com o relatório Social Commerce, 76% dos consumidores recorrem às redes sociais antes de comprar. Por isso, pense: quando seu cliente chega ao perfil da sua marca, o que ele vai encontrar? 

O mesmo vale para canais como o blog, YouTube e demais plataformas na qual a sua empresa está disponível. A qualidade do seu conteúdo vai refletir o nível de expertise que ela representa, portanto, é importante caprichar. 

marketing de conteudo

2. Invista em um branding bem feito 

O branding nada mais é do que o conjunto de elementos que compõem a sua marca, desde a identidade visual até a linguagem com a qual ela se comunica. Ter uma aparência desleixada vai causar uma péssima impressão em seus clientes e pode te custar muitas e muitas vendas

Trabalhe para que a imagem e o tom de voz da sua empresa sejam coesos em todos os seus canais de comunicação. 

3. Ofereça uma experiência de compra diferenciada

Falamos bastante sobre marketing até agora, mas não é por isso que outras áreas da sua empresa devam ser ignoradas. A experiência do cliente passa por todas as partes da empresa, desde o site ou a compra na loja física, até a entrega do produto e o pós-venda.

Trate o seu cliente com empatia e cuidado – certamente este é um investimento que tem alto retorno para sua empresa!  

Como encontrar fornecedores dentro do seu nicho de mercado? 

Depois de escolher um nicho de mercado para atuar, é natural que a próxima dúvida seja como encontrar os melhores fornecedores para o seu negócio. Apesar de parecer complicado, essa é uma etapa bastante simples do processo. 

É importante dedicar um tempo e se organizar, mas negociar com fornecedores não é um bicho de sete cabeças.

Antes de mais nada, você precisa saber que não é preciso contatos em grandes empresas ou de um grande networking para identificar fornecedores para o seu negócio. Uma simples pesquisa no Google pode trazer muitas opções interessantes.

Isso, desde que você dedique tempo suficiente para selecionar os melhores parceiros. Um grande erro de alguns empreendedores que vão até o Google para saber como encontrar fornecedores para o seu negócio é a pressa e a falta de atenção.

Se você já for clicando nos primeiros resultados, sem nem mesmo considerar buscas com palavras-chave diferentes, por exemplo, é provável que acabe insatisfeito com as opções encontradas. 

Lembre-se que encontrar bons fornecedores para o seu Ecommerce é uma etapa fundamental para o negócio. Reserve tempo para fazer isso e esteja atento a todas as oportunidades.

Utilize palavras-chave diferentes para ter mais opções, como por exemplo:

  • Fornecedor bolsas;
  • Fábrica bolsas;
  • Importador bolsas;
  • distribuidor bolsas;
  • confecção bolsas.

Isso vai fazer uma grande diferença para o seu negócio. É fundamental ter alguns fornecedores listados. Assim você consegue saber uma média do mercado e negociar com eles um preço justo para as duas partes.

🔽 No e-book “Como encontrar fornecedores em 30 minutos?” você aprende todas as técnicas para conseguir fornecedores, de maneira rápida, independentemente do seu nicho de mercado. Baixe agora, de graça! 

Como encontrar fornecedores

Cuidados que você precisa ter com a escolha do nicho de mercado

Se você chegou até aqui, já deve ter esclarecido diversos pontos sobre em qual nicho de mercado quer ou não atuar, certo? Agora vamos a algumas sacadas finais sobre o tema:

1. Estude o produto

Assim que você validar o mercado, precisa voltar-se para o produto e ver se a sua comercialização é viável. Vender bonés de pano é uma coisa extremamente simples, o que já não acontece com quadros para decoração de residências, por exemplo.

É preciso pensar se o produto é frágil, volumoso demais, perecível etc. Nesse caso, podem haver complicações logísticas que, se não forem resolvidas, acabam inviabilizando a ideia.

2. Entenda quais são os seus ganhos esperados

Ao iniciar uma loja virtual, cada empreendedor tem um desejo diferente.

Enquanto alguns querem faturar somente alguns milhares de reais que sejam suficientes para sustentar a família ao final do mês, outros já começam com o desejo de atingir faturamentos milionários.

Não há nada de errado com nenhuma das duas abordagens, só é preciso definir qual jogo você está jogando, pois para cada um deles você fará uso de estratégias diferentes.

“Qual situação financeira quero atingir com a criação desse novo negócio?”

Ao refletir sobre essa questão, você perceberá que, dependendo das projeções que estiver fazendo, alguns nichos serão incompatíveis.

3. Seja bastante específico

No momento de escolher o seu nicho de mercado, um erro cometido por muitos empreendedores é não ser específico o bastante na escolha do produto que será vendido. Isso acaba trazendo desconhecimento sobre a persona, dificuldades na divulgação, etc.

Se você vai vender eletrônicos, por exemplo, o ideal é que não venda smartphones, tablets, videogames e computadores em um só lugar. Que tal especializar-se em vendas de aparelhos de alta performance para gamers? Ou na revenda de aparelhos Apple usados, por exemplo?

O mesmo vale para a questão dos tênis de corrida. Em vez de vender “tênis esportivos”, que tal focar os esforços em comercializar tênis especialmente desenhados para quem pratica corrida de alta performance?

Sendo assim, você entenderá muito sobre o seu público, podendo satisfazê-lo cada vez mais! 

Decidiu o seu nicho de mercado? É hora de colocar a mão na massa 

Neste artigo nós explicamos o que é nicho de mercado, demos exemplos de nichos em alta e até te ensinamos como se destacar no mercado – independentemente do mercado escolhido. 

Cobrimos bastante conteúdo e, se você chegou até aqui, é porque está realmente interessado em fazer do seu negócio um sucesso

🎁 Por isso, temos um presente para te oferecer: uma aula gratuita! 

Na aula Ecommerce do Zero, você vai aprender como planejar, construir e validar um negócio, mesmo sem nenhuma experiência prévia.

Essa é a mesma metodologia que já ajudou milhares de empreendedores a faturar R$ 30 mil em 90 dias

A aula começa em breve! Não perca tempo e faça a sua inscrição agora: